O dissídio de Motorista de Caminhão Leve 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Motorista de Caminhão Leve.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 2.699,65
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
289.312 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.353,52
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
38.591 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano
R$ 4.334,82
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
444.660 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.
Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.
Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Motorista de Caminhão Leve
O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.
Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.
Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).
Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.
Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.
Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.
Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.
Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.
Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.
Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.
.
Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
O profissional Motorista de Caminhão Leve deve prestar socorro, demonstrar competências pessoais, vistoriar cargas transportadas, realizar inspeções e reparos no veículo, verificar documentos do veículo e da carga, movimentar cargas volumosas e pesadas, operar equipamentos, comunicar-se em tempo real, definir rotas, transportar cargas, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.
Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve cumprir leis de trânsito, conferir peso e volume da carga, controlar velocidade de batimento do balão, comunicar a chegada e saída do cliente à central, ter consciência dos limites da máquina, conferir a posição dos animais na gaiola, propor mudanças operacionais, operar caminhão-pipa, observar posicionamento de carga suspensa, posicionar veículo para carga e descarga, examinar acondicionamento da carga, pesquisar itinerários, identificar altura, comprimento e largura do veículo, demonstrar senso de responsabilidade, identificar ruídos estranhos do veículo, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), verificar limite máximo de carga do veículo, inspecionar a lataria, transportar grãos em caminhões graneleiros, conferir manifesto, realizar pequenos reparos no veículo, demonstrar coerência, conferir a carga com a nota fiscal, contatar seguradora, desenvolver dirigibilidade para carga viva, demonstrar capacidade de resistência física, movimentar cargas perigosas, transportar líquidos em caminhão-tanque, dominar funcionamento da máquina, obter informações precisas sobre o local do acidente, distribuir peso da carga entre eixos, medir altura da carga, operar caminhão bomba de lança e arrasto, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, conferir ponto de carga na base (combustível), posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, evitar o raio de ação de empilhadeiras, carregar veículo com peso limite estabelecido, realizar manutenção corretiva, enviar mensagem de desvio de rota à central, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, conferir mercadorias, montar relatório de avarias no veículo, conferir lacre, participar de treinamentos, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), enlonar carga, inspecionar parte elétrica, operar sistema bottom load, coletar mercadorias, entregar mercadorias, demonstrar determinação, controlar descarga do concreto, operar veículo com plataforma e motosserra, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, centralizar cargas, inspecionar água e óleo, comunicar-se por rádio, identificar avarias na mercadoria, manusear alavanca de compressão da betoneira, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, transportar produtos minerais em caçamba, verificar certificados de vacina dos animais, demonstrar rapidez de reflexos, verificar cabos de aço, operar equipamentos de combate a incêndio, identificar irregularidades na superfície, elevar cargas, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, comunicar a saída à central, inspecionar pneus, anotar informações no diário de bordo, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), trajar-se adequadamente, conferir ponto de descarga de inflamável, manusear cargas por meio de empilhadeira, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, definir pontos de abastecimento, preservar integridade da carga, operar empilhadeira com funções múltiplas, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, definir ponto de equilíbrio da carga, distribuir o peso em partes iguais, realizar manutenção preventiva, sinalizar local de acidente, amarrar carga, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, transportar carga dimensionada em veículos especiais, contar cabeças de animais, verificar vazamentos de carga, isolar área de descarga, com cones, transportar cargas vivas em gaiola, inspecionar parte mecânica, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, comunicar-se via satélite (sistema gps), inspecionar ferramentas obrigatórias, dominar noções básicas de mecânica, transportar concreto em caminhão betoneira, conferir roteiro, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, dominar noções básicas de primeiros socorros, prestar serviços com qualidade, operar rampa hidráulica (cegonheira), respeitar os limites da sua força física, planejar itinerário, gerenciar autonomia do veículo, controlar tempo de descarga do concreto, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, arrumar carga de acordo com o peso, transportar carga excedente em veículo específico, conferir quantidade de carga, comunicar a chegada à central, propor itinerários, dominar noções básicas de condução econômica, dimensionar peso da carga, transportar carga resfriada em baú isotérmico, manusear carga com segurança, transportar contêiner em porta-contêineres, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, definir tempo de permanência na direção do veículo, selecionar veículo por tipo de carga, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, travar locks de contêiner, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Motorista de Caminhão Leve ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão Leve e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 5.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão Leve em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Caminhão Leve ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025
O salário de Motorista de Caminhão Leve mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão Leve com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Caminhoneiro Carreteiro
- Caminhoneiro Autônomo (rotas Regionais e Internacionais)
- Motorista de Caminhão
- Motorista de Caminhão-betoneira
- Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais)
- Caminhoneiro Gaioleiro (gado)
- Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas
- Caminhoneiro de Caminhão-betoneira
- Motorista Carreteiro
- Motorista de Caminhão-guincho Médio