O dissídio de Motorista de Caminhão Leve 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Motorista de Caminhão Leve.

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 2.699,65

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

289.312 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 2.353,52

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

38.591 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano

R$ 4.334,82

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

444.660 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.

Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Motorista de Caminhão Leve

O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.

Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.

Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.

Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.

Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

O profissional Motorista de Caminhão Leve deve prestar socorro, movimentar cargas volumosas e pesadas, transportar cargas, demonstrar competências pessoais, realizar inspeções e reparos no veículo, operar equipamentos, definir rotas, trabalhar com segurança, comunicar-se em tempo real, vistoriar cargas transportadas, verificar documentos do veículo e da carga.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.

Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve operar veículo com plataforma e motosserra, operar equipamentos de combate a incêndio, verificar limite máximo de carga do veículo, controlar velocidade de batimento do balão, conferir a posição dos animais na gaiola, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, transportar cargas vivas em gaiola, demonstrar capacidade de resistência física, evitar o raio de ação de empilhadeiras, ter consciência dos limites da máquina, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, definir ponto de equilíbrio da carga, demonstrar rapidez de reflexos, centralizar cargas, dimensionar peso da carga, respeitar os limites da sua força física, transportar líquidos em caminhão-tanque, conferir manifesto, inspecionar água e óleo, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), transportar carga dimensionada em veículos especiais, demonstrar determinação, controlar descarga do concreto, transportar carga resfriada em baú isotérmico, amarrar carga, transportar produtos minerais em caçamba, propor itinerários, medir altura da carga, manusear cargas por meio de empilhadeira, operar caminhão bomba de lança e arrasto, verificar vazamentos de carga, inspecionar parte elétrica, demonstrar coerência, dominar noções básicas de condução econômica, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), transportar carga excedente em veículo específico, montar relatório de avarias no veículo, operar sistema bottom load, cumprir leis de trânsito, identificar avarias na mercadoria, dominar noções básicas de primeiros socorros, sinalizar local de acidente, distribuir o peso em partes iguais, transportar grãos em caminhões graneleiros, dominar noções básicas de mecânica, movimentar cargas perigosas, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, desenvolver dirigibilidade para carga viva, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, enviar mensagem de desvio de rota à central, definir tempo de permanência na direção do veículo, selecionar veículo por tipo de carga, elevar cargas, operar empilhadeira com funções múltiplas, carregar veículo com peso limite estabelecido, conferir quantidade de carga, isolar área de descarga, com cones, prestar serviços com qualidade, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, realizar manutenção corretiva, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, propor mudanças operacionais, inspecionar ferramentas obrigatórias, transportar concreto em caminhão betoneira, identificar altura, comprimento e largura do veículo, conferir mercadorias, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, operar rampa hidráulica (cegonheira), utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, definir pontos de abastecimento, comunicar-se via satélite (sistema gps), pesquisar itinerários, planejar itinerário, transportar contêiner em porta-contêineres, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), entregar mercadorias, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, conferir roteiro, gerenciar autonomia do veículo, preservar integridade da carga, operar caminhão-pipa, conferir peso e volume da carga, posicionar veículo para carga e descarga, realizar manutenção preventiva, participar de treinamentos, inspecionar pneus, obter informações precisas sobre o local do acidente, inspecionar parte mecânica, contatar seguradora, comunicar a chegada à central, manusear carga com segurança, dominar funcionamento da máquina, conferir lacre, examinar acondicionamento da carga, contar cabeças de animais, enlonar carga, controlar tempo de descarga do concreto, inspecionar a lataria, identificar irregularidades na superfície, conferir ponto de carga na base (combustível), comunicar a chegada e saída do cliente à central, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, verificar cabos de aço, conferir a carga com a nota fiscal, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, realizar pequenos reparos no veículo, comunicar-se por rádio, comunicar a saída à central, trajar-se adequadamente, arrumar carga de acordo com o peso, anotar informações no diário de bordo, manusear alavanca de compressão da betoneira, identificar ruídos estranhos do veículo, coletar mercadorias, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, observar posicionamento de carga suspensa, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, demonstrar senso de responsabilidade, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, conferir ponto de descarga de inflamável, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, distribuir peso da carga entre eixos, verificar certificados de vacina dos animais, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, travar locks de contêiner.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Motorista de Caminhão Leve ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão Leve e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão Leve em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Caminhão Leve ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025

O salário de Motorista de Caminhão Leve mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão Leve com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Motorista de Caminhão Leve CBO 782510 salário