O dissídio de Motorista de Caminhão Leve 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Motorista de Caminhão Leve.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 2.643,96
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
284.813 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Barra do Quarai - RS
R$ 4.099,36
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
38.262 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.
Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.
Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Motorista de Caminhão Leve
O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.
Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.
Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).
Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.
Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.
Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.
Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.
Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.
Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.
Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.
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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
O profissional Motorista de Caminhão Leve deve operar equipamentos, demonstrar competências pessoais, transportar cargas, trabalhar com segurança, movimentar cargas volumosas e pesadas, comunicar-se em tempo real, verificar documentos do veículo e da carga, realizar inspeções e reparos no veículo, vistoriar cargas transportadas, definir rotas, prestar socorro.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve verificar limite máximo de carga do veículo, comunicar a chegada e saída do cliente à central, contar cabeças de animais, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, propor mudanças operacionais, anotar informações no diário de bordo, operar equipamentos de combate a incêndio, demonstrar senso de responsabilidade, conferir peso e volume da carga, inspecionar ferramentas obrigatórias, entregar mercadorias, verificar vazamentos de carga, demonstrar capacidade de resistência física, inspecionar água e óleo, realizar pequenos reparos no veículo, operar rampa hidráulica (cegonheira), dominar noções básicas de mecânica, montar relatório de avarias no veículo, respeitar os limites da sua força física, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), identificar avarias na mercadoria, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, realizar manutenção preventiva, conferir manifesto, comunicar-se por rádio, dominar noções básicas de primeiros socorros, demonstrar rapidez de reflexos, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, comunicar a saída à central, propor itinerários, coletar mercadorias, operar sistema bottom load, inspecionar pneus, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, identificar altura, comprimento e largura do veículo, sinalizar local de acidente, controlar velocidade de batimento do balão, comunicar-se via satélite (sistema gps), obter informações precisas sobre o local do acidente, identificar irregularidades na superfície, demonstrar determinação, distribuir o peso em partes iguais, verificar cabos de aço, elevar cargas, dominar funcionamento da máquina, conferir a posição dos animais na gaiola, inspecionar parte mecânica, conferir roteiro, medir altura da carga, selecionar veículo por tipo de carga, planejar itinerário, conferir mercadorias, desenvolver dirigibilidade para carga viva, conferir quantidade de carga, dominar noções básicas de condução econômica, evitar o raio de ação de empilhadeiras, definir tempo de permanência na direção do veículo, travar locks de contêiner, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, trajar-se adequadamente, demonstrar coerência, conferir ponto de carga na base (combustível), transportar carga resfriada em baú isotérmico, conferir a carga com a nota fiscal, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, transportar grãos em caminhões graneleiros, comunicar a chegada à central, conferir ponto de descarga de inflamável, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, pesquisar itinerários, manusear carga com segurança, transportar contêiner em porta-contêineres, prestar serviços com qualidade, controlar descarga do concreto, ter consciência dos limites da máquina, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, movimentar cargas perigosas, examinar acondicionamento da carga, verificar certificados de vacina dos animais, participar de treinamentos, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, gerenciar autonomia do veículo, distribuir peso da carga entre eixos, manusear cargas por meio de empilhadeira, operar empilhadeira com funções múltiplas, transportar carga dimensionada em veículos especiais, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, inspecionar a lataria, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, enlonar carga, dimensionar peso da carga, contatar seguradora, carregar veículo com peso limite estabelecido, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, controlar tempo de descarga do concreto, transportar produtos minerais em caçamba, transportar concreto em caminhão betoneira, definir pontos de abastecimento, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, centralizar cargas, transportar cargas vivas em gaiola, inspecionar parte elétrica, definir ponto de equilíbrio da carga, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, operar veículo com plataforma e motosserra, arrumar carga de acordo com o peso, amarrar carga, realizar manutenção corretiva, transportar carga excedente em veículo específico, operar caminhão-pipa, isolar área de descarga, com cones, cumprir leis de trânsito, enviar mensagem de desvio de rota à central, identificar ruídos estranhos do veículo, operar caminhão bomba de lança e arrasto, transportar líquidos em caminhão-tanque, conferir lacre, manusear alavanca de compressão da betoneira, observar posicionamento de carga suspensa, preservar integridade da carga, posicionar veículo para carga e descarga.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Motorista de Caminhão Leve ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão Leve e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 7.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão Leve em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Motorista de Caminhão Leve ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 28,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024
O salário de Motorista de Caminhão Leve mostrado aqui é resultado do levantamento de 1148470 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão Leve com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta)
- Motorista de Caminhão-guincho Leve
- Motorista de Caminhão
- Motorista de Caminhão-tanque
- Motorista Operacional de Guincho
- Motorista de Basculante
- Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk
- Caminhoneiro Carreteiro (transporte Animal)
- Motorista de Caminhão-pipa
- Cegonheiro ( Motorista de Caminhão)
Valor do salário na CCT 2024 de Motorista de Caminhão Leve em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.452,92 | 2.547,98 | 3.595,79 | 11,64 | 6.60% |
Minas Gerais | 44h | 2.228,13 | 2.314,48 | 3.266,27 | 10,63 | 5.30% |
Paraná | 44h | 2.545,31 | 2.643,96 | 3.731,24 | 12,06 | 5.40% |
Santa Catarina | 44h | 2.385,48 | 2.477,94 | 3.496,94 | 11,30 | 8.20% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.350,18 | 2.441,26 | 3.445,18 | 11,14 | 4.70% |
Goiás | 44h | 2.010,95 | 2.088,88 | 2.947,90 | 9,56 | 4.30% |
Mato Grosso | 44h | 2.507,89 | 2.605,09 | 3.676,37 | 11,89 | 7.20% |
Bahia | 44h | 2.263,15 | 2.350,86 | 3.317,61 | 10,78 | 7.80% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.119,18 | 2.201,32 | 3.106,56 | 10,20 | 6.20% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.125,79 | 2.208,18 | 3.116,25 | 10,10 | 5.70% |
Espírito Santo | 43h | 2.202,64 | 2.288,01 | 3.228,91 | 10,57 | 5.00% |
Pará | 43h | 2.439,96 | 2.534,52 | 3.576,79 | 11,65 | 7.70% |
Pernambuco | 43h | 2.316,17 | 2.405,94 | 3.395,33 | 11,06 | 4.40% |
Ceará | 44h | 2.067,97 | 2.148,12 | 3.031,49 | 9,84 | 6.00% |
Maranhão | 44h | 2.287,24 | 2.375,89 | 3.352,93 | 10,92 | 5.90% |
Rondônia | 44h | 2.242,38 | 2.329,29 | 3.287,16 | 10,63 | 7.00% |
Tocantins | 44h | 2.264,56 | 2.352,33 | 3.319,68 | 10,74 | 6.30% |
Distrito Federal | 44h | 1.960,42 | 2.036,40 | 2.873,82 | 9,30 | 5.20% |
Alagoas | 44h | 1.886,41 | 1.959,53 | 2.765,34 | 8,96 | 7.50% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.181,85 | 2.266,41 | 3.198,42 | 10,36 | 6.50% |
Amazonas | 43h | 2.140,57 | 2.223,53 | 3.137,91 | 10,27 | 4.20% |
Paraíba | 44h | 2.123,62 | 2.205,92 | 3.113,06 | 10,06 | 6.10% |
Piauí | 44h | 2.054,59 | 2.134,22 | 3.011,87 | 9,75 | 4.40% |
Sergipe | 43h | 1.972,60 | 2.049,05 | 2.891,68 | 9,47 | 7.20% |
Acre | 44h | 1.865,42 | 1.937,72 | 2.734,57 | 8,83 | 7.00% |
Roraima | 44h | 2.042,96 | 2.122,14 | 2.994,83 | 9,69 | 5.80% |
Amapá | 44h | 2.109,01 | 2.190,75 | 3.091,65 | 10,00 | 5.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Motorista de Caminhão Leve. |
Dissídio de Motorista de Caminhão Leve por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.513,12 | 2.610,52 | 3.684,05 | 11,94 | 4.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.086,97 | 2.167,86 | 3.059,34 | 10,01 | 6.70% |
Curitiba, PR | 44 | 2.512,01 | 2.609,37 | 3.682,42 | 11,91 | 7.30% |
Guarulhos, SP | 44 | 2.596,93 | 2.697,58 | 3.806,90 | 12,30 | 4.80% |
Goiânia, GO | 44 | 1.924,62 | 1.999,22 | 2.821,35 | 9,15 | 6.70% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 2.195,98 | 2.281,09 | 3.219,14 | 10,45 | 5.30% |
Maringá, PR | 44 | 2.520,46 | 2.618,14 | 3.694,80 | 11,92 | 5.50% |
Contagem, MG | 44 | 2.218,88 | 2.304,87 | 3.252,71 | 10,56 | 8.00% |
Brasília, DF | 44 | 1.960,42 | 2.036,40 | 2.873,82 | 9,30 | 7.10% |
Campo Grande, MS | 44 | 2.027,82 | 2.106,41 | 2.972,63 | 9,60 | 6.80% |
Uberlândia, MG | 44 | 2.262,35 | 2.350,03 | 3.316,44 | 10,74 | 6.40% |
Manaus, AM | 43 | 2.131,01 | 2.213,61 | 3.123,91 | 10,23 | 7.20% |
Itajaí, SC | 44 | 2.262,36 | 2.350,05 | 3.316,46 | 10,71 | 4.30% |
Fortaleza, CE | 43 | 2.088,51 | 2.169,45 | 3.061,60 | 9,98 | 6.80% |
Cuiabá, MT | 44 | 2.373,29 | 2.465,27 | 3.479,06 | 11,27 | 7.30% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 2.398,48 | 2.491,44 | 3.515,99 | 11,36 | 5.30% |
Barueri, SP | 43 | 2.558,37 | 2.657,53 | 3.750,38 | 12,37 | 7.00% |
Rondonópolis, MT | 44 | 2.471,04 | 2.566,81 | 3.622,36 | 11,71 | 4.60% |
Serra, ES | 43 | 2.278,27 | 2.366,57 | 3.339,78 | 11,01 | 7.80% |
Aparecida de Goiânia, GO | 43 | 1.837,78 | 1.909,00 | 2.694,04 | 8,79 | 7.10% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 2.634,72 | 2.736,84 | 3.862,31 | 12,47 | 8.20% |
Betim, MG | 43 | 2.313,15 | 2.402,80 | 3.390,90 | 11,09 | 7.40% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 2.467,83 | 2.563,47 | 3.617,65 | 11,69 | 7.90% |
Chapeco, SC | 44 | 2.644,68 | 2.747,18 | 3.876,90 | 12,52 | 5.40% |
São José dos Pinhais, PR | 44 | 2.621,84 | 2.723,46 | 3.843,43 | 12,43 | 7.00% |
Duque de Caxias, RJ | 43 | 2.250,65 | 2.337,88 | 3.299,29 | 10,81 | 4.70% |
Rio Verde, GO | 44 | 2.163,17 | 2.247,01 | 3.171,05 | 10,25 | 5.30% |
Anápolis, GO | 44 | 2.058,98 | 2.138,78 | 3.018,30 | 9,77 | 5.90% |
Campinas, SP | 44 | 2.350,62 | 2.441,72 | 3.445,83 | 11,14 | 8.00% |
Salvador, BA | 43 | 2.169,51 | 2.253,60 | 3.180,35 | 10,38 | 6.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Motorista de Caminhão Leve. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Motorista de Caminhão Leve no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.398,49 | 2.491,44 | 3.516,00 | 5.70% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.262,50 | 2.350,19 | 3.316,66 | 4.70% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.423,16 | 2.517,07 | 3.552,17 | 4.90% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 2.425,89 | 2.519,91 | 3.556,17 | 6.10% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 2.080,98 | 2.161,63 | 3.050,56 | 7.60% | |
Obras de terraplenagem | 2.337,71 | 2.428,31 | 3.426,90 | 5.60% | |
Construção de edifícios | 2.342,59 | 2.433,38 | 3.434,06 | 6.90% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 2.292,48 | 2.381,33 | 3.360,60 | 5.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.204,75 | 2.290,20 | 3.232,00 | 6.00% | |
Fabricação de açúcar em bruto | 2.186,56 | 2.271,31 | 3.205,34 | 8.20% | |
Cultivo de cana-de-açúcar | 2.195,23 | 2.280,31 | 3.218,04 | 5.40% | |
Cultivo de soja | 2.826,25 | 2.935,79 | 4.143,07 | 4.30% | |
Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante | 2.071,93 | 2.152,24 | 3.037,30 | 6.60% | |
Fabricação de álcool | 2.250,48 | 2.337,70 | 3.299,03 | 6.60% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 2.293,74 | 2.382,64 | 3.362,46 | 4.60% | |
Serviços de engenharia | 2.296,54 | 2.385,55 | 3.366,56 | 4.90% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 2.444,35 | 2.539,09 | 3.583,24 | 5.00% | |
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral | 2.080,69 | 2.161,34 | 3.050,14 | 6.90% | |
Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos | 2.204,25 | 2.289,68 | 3.231,27 | 6.90% | |
Comércio varejista de materiais de construção | 2.168,28 | 2.252,31 | 3.178,53 | 7.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |