O dissídio de Monitor de Braile 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239225 no cargo de Monitor de Braile.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 4.681,72

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

66 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Mossoró - RN

R$ 1.636,13

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

34 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

R$ 4.687,59

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

85 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência visual Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência visual Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Alfabetiza em Braille Ensina sorobã Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva.

Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área.

Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Monitor de Braile

O Professor de alunos com deficiência visual participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência visual, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.

Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência visual, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência visual.

Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência visual Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Planeja programas de intervenção educacional individual.

Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.

Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência visual Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência visual Transcreve textos em tinta para o Braille e textos em tipos ampliados.

Transcreve, à tinta, textos em Braille Cria texturas e relevos que transmitem conhecimentos Prepara materiais de alto contraste.

Adapta jogos pedagógicos em Braille e tipos ampliados Elabora material visual destinado a alunos com baixa visão.

Grava textos em diferentes suportes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.

Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Alfabetiza em Braille.

Ensina o uso de sorobã para cálculos matemáticos Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, recurso que conecta voluntários videntes com pessoas com deficiência visual para auxílio à execução de tarefas cotidianas e leitores de tela e ampliadores de imagem que transcrevem para linguagem falada o conteúdo textual de dispositivos digitais – Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.

Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência visual, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos.

Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes, guias-intérpretes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência visual Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do Professor de alunos com deficiência visual

O profissional Monitor de Braile deve avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, atuar no processo de ensino-aprendizagem, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, formar profissionais para atuação na Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, pesquisar sobre temas de interesse da Área, divulgar conhecimentos da Área.

Condições de trabalho da profissão

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência visual

Um Professor de alunos com deficiência visual deve orientar voluntários para educação especial em comunidades, elaborar relatórios, elaborar projetos com instituições não escolares, encaminhar aluno para ensino regular, estudar a língua escrita da língua de sinais, elaborar instrumentos de avaliação, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, participar das associações da área, demonstrar capacidade de observação, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, atuar em programas de habilitação educacional, ministrar aulas de orientação para o trabalho, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, planejar programas de intervenção educacional individual, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, participar de palestras e cursos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, preparar materiais de autocontrate, participar da elaboração de textos sobre temas da área, participar de associações da categoria, elaborar plano de aulas, atuar em programas de reabilitação educacional, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, planejar atividades extraclasse, trabalhar com recursos da linguagem da informática, ensinar as atividades de vida diária (avd), participar de programas de inclusão escolar, demonstrar capacidade de motivar o outro, elaborar projetos de estimulação essencial, definir conteúdos escolares, dominar conteúdos e metodologias da área, ensinar atividades recreativas, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, avaliar os resultados dos projetos, pesquisar o uso de tecnologias, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, transcrever textos em tipos ampliados, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, avaliar comunicação receptiva dos alunos, orientar estágios dos alunos, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, participar de reuniões pedagógicas, demonstrar capacidade de administrar frustações, ministrar palestras e cursos, orientar trabalho em sala de leitura, analisar propostas pedagógicas, estudar as propostas da legislação educacional, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, demonstrar capacidade de liderança, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, dominar língua de sinais, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, ensinar língua portuguesa, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, demonstrar criatividade, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, atuar em programas de estimulação essencial, criar materiais didático-pedagógicos, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, realizar atividades para orientação e mobilidade, implementar programas de atendimento educacional, estabelecer parcerias com as famílias, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), dominar braile, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, participar de fóruns de saúde e educação, confeccionar materiais didático-pedagógicos, demonstrar capacidade de improvisação, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, criar materiais para comunicação alternativa, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, demonstrar capacidade de planejamento, dominar diferentes formas de comunicação, preparar professores para classes de inclusão, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, participar de conselhos de classe, proceder com ética, encaminhar alunos para avaliações específicas, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, elaborar registros de avanços dos alunos, registrar notas e conteúdos em diários de classe, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar da elaboração do currículo escolar, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, pesquisar temas de educação especial, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, demonstrar tolerância, participar de projetos de pesquisa, elaborar material visual para alunos, demonstrar flexibilidade, prestar assessoria à comunidade escolar, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, analisar novas teorias para implementação prática, transcrever textos em tinta para o braile, coordenar curso, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar da elaboração do plano de ensino, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, avaliar rendimento escolar, corrigir trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, elaborar programas de atendimento educacional, preparar a comunidade para uso do braile, avaliar comunicação expressiva dos alunos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, acompanhar treinamento do aluno em empresas, adequar o currículo às necessidades dos alunos, alfabetizar em braile, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, avaliar conhecimento do aluno iniciante, ensinar as atividades de vida autônoma, elaborar projetos de pesquisa, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, participar da organização de eventos sobre prevenção.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Monitor de Braile ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Monitor de Braile e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 3.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Monitor de Braile em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Monitor de Braile ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025

O salário de Monitor de Braile mostrado aqui é resultado do levantamento de 221 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Monitor de Braile com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Monitor de Braile CBO 239225 salário