O dissídio de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.835,79
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.408 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 2.211,53
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.005 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Extração de Carvão Mineral
R$ 5.296,43
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Manutenção e Reparação Mecânica de Veículos Automotores
8.073 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores)
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O profissional Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) deve demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, substituir peças dos diversos sistemas, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança, elaborar plano de manutenção.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve substituir agregados da suspensão, realizar manutenção do compressor de ar, reparar bomba hidráulica da direção, trocar mangueiras, correias e polias, testar circuitos eletroeletrônicos, testar desempenho do motor em dinamômetro, enviar peças para retificação, trabalhar em equipe, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), orientar o cliente no uso correto do veículo, trocar vedantes de óleo e água, manter o local de trabalho organizado, trabalhar com responsabilidade, trocar tensores, orçar serviços manuais e por computador, reparar válvulas pneumáticas, preencher requisição de material, drenar filtros da linha de alimentação, testar motor no veículo, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, trocar terminais esféricos (pivôs), trocar rolamentos de rodas, reparar sistema elétrico, identificar sons no ambiente, realizar teste de emissão de poluentes, ajustar cubos de rodas, reparar chassis, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, limpar filtros de transmissão, trocar buchas, trocar fluidos hidráulicos, desmontar o motor, preencher ordem de serviço, conferir peças no recebimento, avaliar satisfação do cliente, identificar áreas de risco, trocar radiadores, identificar tipos de transmissão e funcionamento, trocar válvulas pneumáticas, substituir bolsas de ar, cumprir compromissos assumidos, reparar sistema de arrefecimento, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, trocar componentes da unidade hidráulica, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, sangrar sistema de freios, trocar sensores térmicos, interpretar desenhos e normas técnicas, reparar bomba d'água, lubrificar articulações da suspensão, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, confirmar plano de manutenção com o cliente, trocar molas, trocar peças do sistema de escapamento, reparar caixa de direção, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, demonstrar destreza manual, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, reparar válvula injetora (diesel), realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, vestir equipamentos de proteção individual, trocar componentes eletroeletrônicos, controlar dimensional das peças, regular freios, ajustar componentes pneumáticos, instalar motor no veículo, reparar sistema de carga e partida, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, alinhar sistema de direção, demonstrar orientação espacial, reparar unidade hidráulica, testar pressão de alimentação e vazão, testar válvulas injetoras, coordenar braços e pernas, testar sistema de transmissão no veículo, reparar bomba injetora, instalar sistemas de transmissão no veículo, interpretar diagramas eletroeletrônicos, efetuar limpeza geral, substituir braços do sistema, desmontar sistema de transmissão, trocar amortecedores, remover o motor do veículo, manter relacionamento interpessoal, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, manter-se atualizado profissionalmente, realizar manutenção da bomba hidráulica, trocar válvula injetora, montar motor, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, reparar sistema de sobrealimentação, remover sistemas de transmissão, regular sistema de ignição e injeção, trocar peças com defeito de fabricação, trocar filtros e lubrificantes, trocar sistema de embreagem, ajustar válvulas no motor, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, reparar sistema de escapamento, estimar tempo de execução, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, testar estanqueidade do sistema de alimentação, trabalhar com atenção seletiva, identificar o trabalho a ser realizado, realizar o trabalho de modo eficiente, reparar bomba de combustível.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 4.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) ficou em 8.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025
O salário de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) mostrado aqui é resultado do levantamento de 43.951 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores)
- Mecânico de Motor a Gasolina
- Mecânico de Chassis
- Reparador de Empilhadeiras
- Mecânico de Freios de Automóveis
- Mecânico de Motor a Diesel
- Mecânico de Radiadores
- Mecânico de Manutenção de Empilhadeiras e Outros Veículos de Cargas Leves
- Retificador de Motores de Veículos
- Mecânico de Diesel e Eletricidade