O dissídio de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.835,79
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.408 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 2.211,53
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.005 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Extração de Carvão Mineral
R$ 5.296,43
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Manutenção e Reparação Mecânica de Veículos Automotores
8.073 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores)
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O profissional Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) deve elaborar plano de manutenção, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, substituir peças dos diversos sistemas, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve montar motor, reparar sistema de carga e partida, testar circuitos eletroeletrônicos, lubrificar articulações da suspensão, desmontar sistema de transmissão, testar motor no veículo, trocar mangueiras, correias e polias, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, testar desempenho do motor em dinamômetro, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, instalar sistemas de transmissão no veículo, drenar filtros da linha de alimentação, demonstrar orientação espacial, trocar amortecedores, reparar válvulas pneumáticas, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), realizar manutenção do compressor de ar, manter relacionamento interpessoal, reparar sistema de escapamento, alinhar sistema de direção, estimar tempo de execução, reparar sistema elétrico, trocar componentes da unidade hidráulica, coordenar braços e pernas, reparar bomba de combustível, reparar chassis, vestir equipamentos de proteção individual, regular freios, desmontar o motor, reparar bomba injetora, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, reparar bomba hidráulica da direção, testar pressão de alimentação e vazão, orçar serviços manuais e por computador, trocar molas, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, remover sistemas de transmissão, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, interpretar desenhos e normas técnicas, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, trocar componentes eletroeletrônicos, controlar dimensional das peças, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, sangrar sistema de freios, identificar sons no ambiente, realizar teste de emissão de poluentes, identificar tipos de transmissão e funcionamento, substituir agregados da suspensão, trocar terminais esféricos (pivôs), diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, limpar filtros de transmissão, interpretar diagramas eletroeletrônicos, reparar caixa de direção, manter o local de trabalho organizado, conferir peças no recebimento, avaliar satisfação do cliente, trocar peças com defeito de fabricação, preencher ordem de serviço, identificar áreas de risco, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, reparar sistema de arrefecimento, trocar rolamentos de rodas, orientar o cliente no uso correto do veículo, trocar radiadores, cumprir compromissos assumidos, reparar sistema de sobrealimentação, realizar manutenção da bomba hidráulica, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trocar vedantes de óleo e água, trabalhar com responsabilidade, enviar peças para retificação, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, confirmar plano de manutenção com o cliente, testar estanqueidade do sistema de alimentação, trocar fluidos hidráulicos, substituir braços do sistema, substituir bolsas de ar, efetuar limpeza geral, manter-se atualizado profissionalmente, ajustar componentes pneumáticos, ajustar cubos de rodas, instalar motor no veículo, trocar filtros e lubrificantes, trocar peças do sistema de escapamento, reparar bomba d'água, trocar sistema de embreagem, regular sistema de ignição e injeção, reparar válvula injetora (diesel), testar válvulas injetoras, identificar o trabalho a ser realizado, trabalhar com atenção seletiva, trocar buchas, preencher requisição de material, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, reparar unidade hidráulica, realizar o trabalho de modo eficiente, ajustar válvulas no motor, trocar válvula injetora, trocar sensores térmicos, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, demonstrar destreza manual, trocar válvulas pneumáticas, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, trabalhar em equipe, remover o motor do veículo, trocar tensores, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, testar sistema de transmissão no veículo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 6.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025
O salário de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) mostrado aqui é resultado do levantamento de 43.951 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Mecânico de Motonetas
- Mecânico de Auto em Geral
- Mecânicos de Veículos Automotores
- Retificador de Motores a Gasolina
- Mecânico de Amortecedores
- Oficial Mecânico de Veículos
- Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores)
- Mecânico de Motor de Explosão
- Mecânico de Manutenção de Ônibus
- Encarregado de Montagem de Caixa Diferencial