O dissídio de Mecânico de Amortecedores 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914405 no cargo de Mecânico de Amortecedores.
Estado com maior salário médio
Amazonas
R$ 2.560,10
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
51.543 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.569,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
9.993 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Limpeza em Prédios e em Domicílios
R$ 33.193,81
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Manutenção e Reparação Mecânica de Veículos Automotores
46.250 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas de automóveis Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Mecânico de Amortecedores
O Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realizando o controle dimensional das peças e enviando peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Executa manutenção do sistema de transmissão, removendo-o, efetuando ajuste de montagem, limpando filtros e reinstalando o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos e hidráulicos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas e realiza o balanceamento das rodas.
Regula altura e lubrifica as articulações da suspensão Alinha e substitui os braços do sistema de direção Pode realizar manutenção mecânica em partes e sistemas análogos de carros elétricos e híbridos, identificando e isolando o sistema de alimentação elétrica de alta tensão, para evitar riscos de choque elétrico.
Substitui peças dos diversos sistemas de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, vedantes de óleo e água, mangueiras, correias, polias e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento.
Repara bomba de combustível, válvula injetora diesel, carburador, bomba hidráulica da direção, chassis e unidade hidráulica Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar.
Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, realizando testes do motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão no veículo.
Efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento Verifica o funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios.
Verifica as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados.
Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem.
Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares
O profissional Mecânico de Amortecedores deve elaborar plano de manutenção, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas, demonstrar competências pessoais, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares
Um Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares deve trocar terminais esféricos (pivôs), testar circuitos eletroeletrônicos, trocar sistema de embreagem, substituir bolsas de ar, identificar sons no ambiente, efetuar ajustes de montagem na transmissão, balancear rodas, reparar bomba de combustível, enviar peças para retificação, substituir braços do sistema, testar estanqueidade do sistema de alimentação, instalar motor no veículo, testar sistema de transmissão no veículo, trabalhar com atenção seletiva, vestir equipamentos de proteção individual, reparar sistema elétrico, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, trocar fluidos hidráulicos, reparar sistema de arrefecimento, realizar o trabalho de modo eficiente, ajustar válvulas no motor, manter o local de trabalho organizado, trocar rolamentos de rodas, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, estimar tempo de execução, interpretar desenhos e normas técnicas, reparar sistema de escapamento, avaliar satisfação do cliente, demonstrar destreza manual, trocar radiadores, trocar buchas, montar motor, reparar sistema de carga e partida, trocar filtros e lubrificantes, preencher ordem de serviço, realizar manutenção do compressor de ar, trocar válvula injetora, controlar dimensional das peças, testar pressão de alimentação e vazão, lubrificar articulações da suspensão, remover sistemas de transmissão, trabalhar em equipe, trocar mangueiras, correias e polias, reparar válvula injetora (diesel), trocar amortecedores, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, manter relacionamento interpessoal, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, trocar sensores térmicos, coordenar braços e pernas, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, identificar o trabalho a ser realizado, testar desempenho do motor em dinamômetro, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, testar motor no veículo, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, desmontar o motor, confirmar plano de manutenção com o cliente, trocar molas, trabalhar com responsabilidade, regular altura da suspensão, interpretar diagramas eletroeletrônicos, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, conferir peças no recebimento, manter-se atualizado profissionalmente, preencher requisição de material, trocar vedantes de óleo e água, remover o motor do veículo, orientar o cliente no uso correto do veículo, desmontar sistema de transmissão, cumprir compromissos assumidos, sangrar sistema de freios, identificar áreas de risco, trocar componentes eletroeletrônicos, instalar sistemas de transmissão no veículo, efetuar limpeza geral, trocar peças com defeito de fabricação, realizar manutenção da bomba hidráulica, drenar filtros da linha de alimentação, reparar bomba hidráulica da direção, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, regular sistema de ignição e injeção, reparar sistema de sobrealimentação, substituir agregados da suspensão, trocar válvulas pneumáticas, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, reparar chassis, orçar serviços manuais e por computador, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, alinhar sistema de direção, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, trocar peças do sistema de escapamento, trocar tensores, regular freios, reparar carburadores, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), reparar unidade hidráulica, demonstrar orientação espacial, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, limpar filtros de transmissão, ajustar cubos de rodas, trocar componentes da unidade hidráulica, identificar tipos de transmissão e funcionamento, realizar teste de emissão de poluentes, testar sistema eletroeletrônico do freio abs.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Amortecedores ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Amortecedores e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 7.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Amortecedores em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Amortecedores ficou em 4.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025
O salário de Mecânico de Amortecedores mostrado aqui é resultado do levantamento de 187.511 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Amortecedores com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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