O dissídio de Inspetor de Via Permanente (trilhos) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 991110 no cargo de Inspetor de Via Permanente (trilhos).
Estado com maior salário médio
Espírito Santo
R$ 5.000,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
12 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
10 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Inspetor de via permanente (trilhos) inspeciona serviços de conservação e manutenção de vias permanentes, verificando o estado das edificações, examinando as condições de conservação dos trilhos, observando os parâmetros técnicos dos aparelhos de mudança de vias (AMV), identificando a condição do isolador do tramo (linha energizada), e averiguando a limpeza da via permanente Elabora relatório das falhas detectadas durante a inspeção e da avaliação dos trabalhos executados.
Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Inspetor de Via Permanente (trilhos)
O Inspetor de via permanente (trilhos) planeja o trabalho a ser realizado, elaborando a programação de inspeção e definindo prioridades Realiza a inspeção, percorrendo a via permanente e anotando detalhes do serviço executado.
Vistoria iluminação, verifica o estado das edificações – tais como túneis, viadutos, muros e passarelas, e examina o sistema de drenagem da via.
Inspeciona os trilhos, observando o seu estado de conservação, medindo seu desgaste ondulatório, levantando dados de seus desgastes vertical e lateral, verificando o funcionamento das caixas de lubrificação, e analisando trincas, cavidades e fixação Analisa resultados de ensaios com líquidos penetrantes ou ensaios de ultrassom, para detectar possíveis descontinuidades superficiais em trilhos, após realização de soldagem aluminotérmica.
Examina os aparelhos de mudança de vias (AMV), observando seus componentes e seus parâmetros técnicos Inspeciona o isolador do tramo (linha energizada), identificando suas trincas.
Verifica a limpeza da via permanente.
Elabora relatório das falhas detectadas durante a inspeção e da avaliação dos trabalhos executados, para a área técnica Troca informações com outras áreas, encaminhando detalhamento das horas de trabalho e das atividades desenvolvidas pela equipe.
Comunica-se com o centro de controle operacional, confirmando a liberação da via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha.
Define o destino dos resíduos retirados da via permanente, observando as normas ambientais Avalia o local de depósito do rejeito Examina as condições das ferramentas utilizadas pela equipe e encaminha equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho para aferição.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Mapeia as áreas de risco, isolando-as e definindo os riscos em potencial Aplica procedimentos de segurança, sinalizando as vias e interditando a linha em casos de emergência.
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Funções do Inspetor de via permanente (trilhos)
O profissional Inspetor de Via Permanente (trilhos) deve inspecionar vias, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, esmerilhar trilhos, trabalhar com segurança, desguarnecer lastro, realizar soldagem aluminotérmica, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via.
Condições de trabalho da profissão
Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Inspetor de via permanente (trilhos)
Um Inspetor de via permanente (trilhos) deve verificar funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos, atentar para as normas de segurança, verificar parâmetros técnicos de amv, mapear áreas de risco, inspecionar materiais recuperados, verificar componentes de amv, classificar nível de falhas, demonstrar senso de ética, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, verificar edificações (túneis, viadutos, muros, passarelas etc...), comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, comunicar ocorrências, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, avaliar qualidade do esmerilhamento do trilho, definir prioridades, sinalizar vias, usar equipamentos de segurança individual, examinar condições das ferramentas, identificar trincas no isolador do tramo (linha energizada), isolar áreas, confirmar liberação de via para manutenção, demonstrar responsabilidade, limpar placas deslizantes, pedir autorização para interdição de linha, medir desgaste ondulatório de trilhos, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, dar destino aos resíduos extraídos, aplicar procedimentos de segurança, inspecionar vias conforme normas de segurança, conferir juntas, inteirar-se do trabalho a ser realizado, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, trocar informações com outras áreas, definir riscos em potencial, anotar detalhes do serviço executado, reciclar-se, levantar dados de desgaste vertical e lateral de trilhos, trabalhar em equipe, examinar o estado do trilho, recolher objetos estranhos da via, inspecionar tramo (linha energizada), vistoriar iluminação, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar iniciativa, avaliar local de depósito do rejeito, inspecionar sistema de drenagem da via, deslocar-se a pé pela via, analisar programação de inspeção, realizar ensaios com líquidos penetrantes, demonstrar bom senso, participar da elaboração da programação de trabalho, interditar linha em situação de emergência.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Inspetor de Via Permanente (trilhos) ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor de Via Permanente (trilhos) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) que ficou em 5.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor de Via Permanente (trilhos) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Inspetor de Via Permanente (trilhos) ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) 2024
O salário de Inspetor de Via Permanente (trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 29 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Conservadores de vias permanentes (trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor de Via Permanente (trilhos) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Conservador de Via Permanente (trilhos)
- Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos)
- Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- Trabalhador de Linha Férrea
- Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos
- Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea
Valor do salário na CCT 2024 de Inspetor de Via Permanente (trilhos) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 3.610,73 | 3.750,67 | 5.293,05 | 17,18 | 4.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Inspetor de Via Permanente (trilhos). |
Dissídio de Inspetor de Via Permanente (trilhos) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 3.331,67 | 3.460,80 | 4.883,98 | 15,88 | 7.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Inspetor de Via Permanente (trilhos). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Inspetor de Via Permanente (trilhos) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Testes e análises técnicas | 3.866,43 | 4.016,29 | 5.667,90 | 4.10% | |
Serviços de engenharia | 4.813,45 | 5.000,00 | 7.056,15 | 6.70% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 1.482,93 | 1.540,40 | 2.173,86 | 6.10% | |
Transporte ferroviário de carga | 3.294,85 | 3.422,55 | 4.830,00 | 8.00% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.817,56 | 1.888,00 | 2.664,40 | 4.40% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 3.149,44 | 3.271,50 | 4.616,84 | 7.00% | |
Construção de edifícios | 5.005,98 | 5.200,00 | 7.338,40 | 5.10% | |
Organização logística do transporte de carga | 3.756,41 | 3.902,00 | 5.506,62 | 6.10% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.937,89 | 2.013,00 | 2.840,81 | 7.60% | |
Recuperação de materiais metálicos, exceto alumínio | 3.593,72 | 3.733,00 | 5.268,12 | 5.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |