O dissídio de Gerente Técnico Operacional de Transporte 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141605 no cargo de Gerente Técnico Operacional de Transporte.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 8.075,57
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.703 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Barueri - SP
R$ 13.719,24
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
679 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de operações de transportes planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais de transportes terrestre, aéreo e aquaviário - de passageiros e cargas - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla tráfego, roteiros, itinerários e fluxo de entrada e saída de materiais e veículos, entre outros aspectos das operações de transporte.
Avalia resultados, acompanhando indicadores de desempenho e adotando medidas para corrigir distorções Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros Define plano de manutenção para veículos, máquinas, equipamentos e instalações de transporte.
Colabora nos estudos de modernização tecnológica da frota e adapta processos operacionais às novas tecnologias Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Gerente Técnico Operacional de Transporte
O Gerente de operações de transportes presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de trabalho, em áreas operacionais de transportes - de passageiros e cargas - terrestre, aéreo e aquaviário.
Planeja recursos humanos e materiais para as operações.
Elabora orçamento Planeja expansão de áreas e de capacidade de atendimento em modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e dutoviário de transporte.
Estabelece padrões para serviços subcontratados Propõe inovações tecnológicas.
Colabora no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais.
Elabora e aprova normas e procedimentos Organiza as atividades das equipes, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Define linhas e itinerários e planeja viagens diferenciadas ou fretamentos, de cargas e de passageiros.
Desenvolve produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos No transporte intermodal, faz a gestão dos diversos contratos para cada trecho da rota.
No transporte multimodal, gerencia o contrato único para toda a rota Monitora tráfego rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial Controla disponibilidade de veículos.
Monitora roteiros e itinerários de veículos Controla o fluxo de entrada e de saída de materiais e veículos.
Controla uso e funcionalidade de equipamentos de bordo Transmite informações sobre condições de navegação e de tráfego, aos comandantes e condutores de veículos Encaminha informações - aos órgãos de segurança, de saúde, entre outros -, sobre ocorrências nas operações de transporte.
Aciona e controla serviços de manutenção Adapta os processos operacionais às novas tecnologias - incluindo automação - com o intuito de simplificar etapas operacionais, acrescentar ganhos de produtividade e aprimorar a qualidade das operações de transporte Utiliza “softwares” de planejamento de rotas e de navegação.
Faz uso intensivo de ferramentas computacionais em logística de transporte, como os sistemas de ERP-Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning), TMS–Sistema de Administração de Transporte (Transportation Management System), entre outros Avalia resultados, definindo indicadores de desempenho, como número de passageiros por viagem, volume de carga transportada, tempo para liberação dos veículos, pontualidade, margem de lucro média, entre outros Acompanha e avalia indicadores de desempenho da área de operações de transporte, adotando medidas para corrigir distorções.
Soluciona reclamações de clientes Avalia execução orçamentária Administra pessoal, identificando necessidade de contratação, contribuindo na elaboração da descrição de cargos e do plano de carreiras, e promovendo a equalização entre cargos e remunerações Avalia desempenho das equipes de trabalho Planeja desenvolvimento de pessoal.
Gerencia recursos materiais e financeiros da área Analisa conjuntamente a demanda operacional e a capacidade de ocupação dos equipamentos, com os objetivos de otimizar o uso de recursos materiais e do espaço físico e de racionalizar custos das operações Autoriza requisição de compras, gastos com terceirização, e aluguel de equipamentos a terceiros Define plano de manutenção para veículos, máquinas, equipamentos e instalações de transporte Colabora nos estudos de modernização tecnológica da frota Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Zela pelo cumprimento das normas de segurança Promove ações de preservação ambiental Implementa medidas para redução de emissões poluentes nos serviços de transporte Providencia descarte de sucatas e de resíduos de acordo com normas ambientais.
Funções do Gerente de operações de transportes
O profissional Gerente Técnico Operacional de Transporte deve avaliar resultados, gerir recursos materiais e financeiros da Área, planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações, demonstrar competências pessoais, controlar processo operacional, assessorar diretoria e setores da empresa, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, administrar equipes, buscar novas tecnologias.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomunicações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição. São assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e em veículos. O horário de trabalho é diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante. O gerente de operações transportes pode estar exposto a ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuo de computadores, provocando dores.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Gerente de operações de transportes
Um Gerente de operações de transportes deve equalizar cargos e remunerações, elaborar normas e procedimentos, planejar alternativas de terceirização, monitorar roteiros e itinerários de veículos, desenvolver produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros, revisar planos, distribuir tarefas, propor inovações tecnológicas, cooperar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais, definir plano operacional e de manutenção, racionalizar custos operacionais, estabelecer padrões para serviços subcontratados, manter-se atualizado profissionalmente, elaborar orçamentos, sensibilizar equipes para a utilização de novas tecnologias, transmitir informações sobre condições de navegação aos comandantes, acompanhar indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº de passageiros por viagem...), selecionar candidatos, assessorar eventos promovidos por outros setores da empresa, otimizar uso do espaço físico, promover ações de preservação ambiental, avaliar indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº de passageiros por viagem...), trabalhar em equipe, identificar a necessidade de estratégias de segurança, controlar disponibilidade de veículos, controlar o fluxo de entrada e saída de materiais e veículos, controlar uso e funcionalidade dos equipamentos à bordo, providenciar descarte de sucatas e resíduos em geral, preparar substituto, representar a empresa publicamente, planejar viagens diferenciadas (fretamentos - cargas/passageiros), negociar condições e prioridades de projetos, redigir comunicados e orientações, zelar pelo cumprimento das normas de segurança, aprovar normas e procedimentos, otimizar uso de recursos materiais, interagir com outros setores, agir com criatividade, solucionar reclamações de clientes, controlar serviços de manutenção, subsidiar, com informações, as tomadas de decisões relativas à sua área de atuação, assessorar na elaboração do plano estratégico, definir indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº passageiros por viagem....), colaborar na definição de epis e epcs, avaliar inovações, contribuir na elaboração de descrição de cargos, aplicar medidas para corrigir distorções, demonstrar capacidade de empreendimento, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, contribuir na elaboração do plano de carreira, planejar soluções de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de organização, adaptar processos operacionais às novas tecnologias, preparar relatórios gerenciais, elaborar plano de contingência e ações preventivas, avaliar execução orçamentária, acionar serviços de manutenção, planejar expansão de capacidade de atendimento, requisitar contratações e desligamentos de funcionários, planejar recursos humanos e materiais para as operações, monitorar tráfego aéreo, marítimo, fluvial, rodoviário, ferroviário....), atender auditoria e inspeções internas e externas, demonstrar capacidade de comunicação, requisitar treinamento e desenvolvimento, demonstrar flexibilidade, zelar pela organização do local de trabalho, demonstrar capacidade de negociação, controlar execução de serviços de terceiros, definir metas (redução de custos, ganhos de produtividade, renovação de frota....), demonstrar credibilidade, demonstrar liderança, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos...), demonstrar iniciativa, programar escala de férias, definir processos de trabalho, analisar demanda operacional, autorizar comercialização de espaço físico para anúncios, exposições, serviços....), demonstrar decisão, sugerir ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, detectar necessidade de contratação de pessoal, providenciar reposição de epis e epcs, relacionar-se interpessoalmente, priorizar alocação de recursos, delegar tarefas, acionar plano de contingência, avaliar desempenhos das equipes, qualificar fornecedores, autorizar alienação de equipamentos, implantar inovações, autorizar aluguel de equipamentos a terceiros, planejar desenvolvimento de mão-de-obra, eliminar não-conformidades, administrar rotatividade de pessoal, analisar capacidade de ocupação dos equipamentos, estimular a motivação da equipe, autorizar requisições de compras, participar de feiras, seminários, congressos, simpósios...., encaminhar ofícios aos órgãos de segurança e/ou saúde sobre ocorrências (assaltos, acidentes, doença), administrar remanejamentos de pessoal, definir linhas e itinerários, administrar conflitos, autorizar gastos com terceirização, divulgar implantação de inovações, planejar expansão de áreas de atendimento, planejar serviços de rádio chamada, delegar atribuições.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Gerente Técnico Operacional de Transporte ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente Técnico Operacional de Transporte e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que ficou em 6.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente Técnico Operacional de Transporte em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente Técnico Operacional de Transporte ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) 2024
O salário de Gerente Técnico Operacional de Transporte mostrado aqui é resultado do levantamento de 8020 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente Técnico Operacional de Transporte com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Gerente de Frota
- Agente de Navio - no Transporte Marítimo
- Gerente de Tráfego
- Gerente de Correio Expresso - Internacional
- Encarregado de Operação de Porto
- Gerente de Movimentação de Materiais
- Gerente de Encomendas Nas Operações de Correios e Telecomunicações
- Gerente de Operações e Transportes
- Gerente de Logística (armazenagem e Distribuição)
- Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações
Valor do salário na CCT 2024 de Gerente Técnico Operacional de Transporte em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 6.550,90 | 6.804,80 | 9.603,14 | 31,19 | 6.50% |
Minas Gerais | 43h | 4.731,50 | 4.914,88 | 6.936,02 | 22,63 | 5.50% |
Paraná | 44h | 4.665,33 | 4.846,15 | 6.839,03 | 22,15 | 4.10% |
Mato Grosso | 44h | 4.063,30 | 4.220,78 | 5.956,50 | 19,24 | 7.50% |
Santa Catarina | 44h | 4.308,19 | 4.475,16 | 6.315,48 | 20,47 | 6.80% |
Rio de Janeiro | 43h | 7.774,26 | 8.075,57 | 11.396,49 | 37,54 | 6.80% |
Rio Grande do Sul | 44h | 4.223,28 | 4.386,96 | 6.191,02 | 19,99 | 4.30% |
Goiás | 44h | 3.897,94 | 4.049,02 | 5.714,09 | 18,53 | 5.90% |
Bahia | 43h | 4.630,09 | 4.809,54 | 6.787,37 | 22,31 | 8.30% |
Espírito Santo | 43h | 5.148,93 | 5.348,49 | 7.547,95 | 24,64 | 5.60% |
Pará | 43h | 4.824,91 | 5.011,91 | 7.072,95 | 23,31 | 5.40% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 4.553,48 | 4.729,96 | 6.675,06 | 21,93 | 5.30% |
Pernambuco | 44h | 4.991,10 | 5.184,54 | 7.316,58 | 23,73 | 7.70% |
Ceará | 44h | 4.160,58 | 4.321,83 | 6.099,10 | 19,69 | 4.30% |
Amazonas | 43h | 5.002,59 | 5.196,48 | 7.333,43 | 24,03 | 4.60% |
Maranhão | 43h | 4.631,17 | 4.810,66 | 6.788,95 | 22,16 | 6.10% |
Distrito Federal | 43h | 4.886,80 | 5.076,19 | 7.163,68 | 23,46 | 6.90% |
Tocantins | 44h | 2.801,04 | 2.909,60 | 4.106,12 | 13,26 | 6.90% |
Paraíba | 44h | 3.685,02 | 3.827,85 | 5.401,97 | 17,46 | 7.30% |
Rio Grande do Norte | 43h | 3.395,33 | 3.526,92 | 4.977,30 | 16,29 | 4.50% |
Rondônia | 43h | 2.722,03 | 2.827,53 | 3.990,29 | 13,11 | 7.30% |
Piauí | 43h | 5.098,53 | 5.296,13 | 7.474,06 | 24,61 | 7.70% |
Alagoas | 44h | 4.385,19 | 4.555,15 | 6.428,36 | 20,78 | 6.10% |
Acre | 44h | 4.726,32 | 4.909,50 | 6.928,43 | 22,56 | 5.80% |
Amapá | 44h | 4.426,30 | 4.597,85 | 6.488,62 | 21,08 | 6.70% |
Sergipe | 43h | 3.587,28 | 3.726,31 | 5.258,68 | 17,43 | 4.50% |
Roraima | 44h | 2.256,06 | 2.343,50 | 3.307,22 | 10,65 | 7.70% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente Técnico Operacional de Transporte. |
Dissídio de Gerente Técnico Operacional de Transporte por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 7.805,77 | 8.108,30 | 11.442,67 | 37,50 | 7.80% |
Rinopolis, SP | 44 | 2.355,26 | 2.446,54 | 3.452,63 | 11,14 | 7.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 9.438,82 | 9.804,64 | 13.836,61 | 45,69 | 8.20% |
Rondonópolis, MT | 44 | 4.402,40 | 4.573,03 | 6.453,59 | 20,79 | 5.50% |
Guarulhos, SP | 44 | 5.428,47 | 5.638,86 | 7.957,73 | 25,77 | 7.40% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 5.043,48 | 5.238,95 | 7.393,36 | 24,18 | 4.50% |
Goiânia, GO | 44 | 3.841,40 | 3.990,28 | 5.631,20 | 18,24 | 5.40% |
Curitiba, PR | 44 | 5.825,22 | 6.050,99 | 8.539,33 | 27,57 | 6.00% |
Barueri, SP | 44 | 13.207,36 | 13.719,24 | 19.361,00 | 62,82 | 7.60% |
Campinas, SP | 43 | 6.790,02 | 7.053,18 | 9.953,65 | 32,53 | 5.70% |
Cuiabá, MT | 43 | 4.623,61 | 4.802,81 | 6.777,87 | 22,13 | 8.00% |
Manaus, AM | 43 | 5.326,14 | 5.532,57 | 7.807,72 | 25,64 | 5.90% |
Uberlândia, MG | 44 | 3.557,05 | 3.694,91 | 5.214,37 | 16,89 | 6.00% |
Santos, SP | 44 | 6.465,95 | 6.716,55 | 9.478,59 | 30,82 | 6.30% |
Itajaí, SC | 44 | 4.966,46 | 5.158,94 | 7.280,45 | 23,60 | 8.00% |
Campo Grande, MS | 42 | 3.721,49 | 3.865,72 | 5.455,42 | 18,26 | 7.70% |
Brasília, DF | 43 | 4.886,80 | 5.076,19 | 7.163,68 | 23,46 | 7.40% |
Contagem, MG | 43 | 5.783,92 | 6.008,08 | 8.478,79 | 27,76 | 6.40% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 5.455,80 | 5.667,25 | 7.997,79 | 25,93 | 5.20% |
Fortaleza, CE | 44 | 4.203,78 | 4.366,71 | 6.162,43 | 19,85 | 7.60% |
Porto Alegre, RS | 44 | 4.993,29 | 5.186,82 | 7.319,80 | 23,67 | 6.60% |
Jundiaí, SP | 44 | 7.825,65 | 8.128,95 | 11.471,82 | 37,06 | 5.80% |
Londrina, PR | 44 | 4.717,64 | 4.900,48 | 6.915,71 | 22,38 | 4.60% |
Sinop, MT | 44 | 3.412,17 | 3.544,41 | 5.001,98 | 16,14 | 6.60% |
Salvador, BA | 43 | 5.974,99 | 6.206,56 | 8.758,89 | 28,84 | 6.80% |
Criciúma, SC | 44 | 3.011,58 | 3.128,30 | 4.414,75 | 14,24 | 7.40% |
Osasco, SP | 44 | 9.104,06 | 9.456,91 | 13.345,87 | 43,14 | 4.80% |
Duque de Caxias, RJ | 44 | 6.156,35 | 6.394,95 | 9.024,75 | 29,12 | 6.00% |
Recife, PE | 43 | 4.660,25 | 4.840,86 | 6.831,57 | 22,29 | 6.50% |
Cascavel, PR | 44 | 4.338,87 | 4.507,04 | 6.360,46 | 20,55 | 5.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente Técnico Operacional de Transporte. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Gerente Técnico Operacional de Transporte no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 4.706,65 | 4.889,07 | 6.899,60 | 5.20% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 4.344,17 | 4.512,53 | 6.368,22 | 5.80% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 7.365,90 | 7.651,38 | 10.797,85 | 6.50% | |
Locação de automóveis sem condutor | 4.139,33 | 4.299,76 | 6.067,95 | 5.40% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 5.163,81 | 5.363,95 | 7.569,76 | 5.80% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 5.877,59 | 6.105,38 | 8.616,10 | 6.80% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional | 4.069,40 | 4.227,12 | 5.965,43 | 7.80% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 6.333,83 | 6.579,31 | 9.284,92 | 7.20% | |
Organização logística do transporte de carga | 9.203,30 | 9.559,99 | 13.491,34 | 4.60% | |
Carga e descarga | 3.744,74 | 3.889,87 | 5.489,51 | 7.50% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.892,18 | 5.081,78 | 7.171,56 | 8.20% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 8.847,24 | 9.190,13 | 12.969,39 | 6.50% | |
Serviços de entrega rápida | 2.740,47 | 2.846,68 | 4.017,32 | 6.50% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 6.285,08 | 6.528,67 | 9.213,46 | 7.50% | |
Armazéns gerais - emissão de warrant | 8.153,54 | 8.469,55 | 11.952,48 | 5.30% | |
Construção de edifícios | 3.488,77 | 3.623,99 | 5.114,28 | 6.00% | |
Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo | 11.264,53 | 11.701,11 | 16.512,96 | 6.00% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal | 3.473,16 | 3.607,77 | 5.091,39 | 6.00% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 4.943,34 | 5.134,93 | 7.246,57 | 7.90% | |
Estacionamento de veículos | 5.174,28 | 5.374,82 | 7.585,10 | 4.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |