O dissídio de Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141610 no cargo de Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 8.819,22
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
294 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 4.487,38
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
106 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços de Telefonia Fixa Comutada - Stfc
R$ 13.937,53
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Manutenção de Estações e Redes de Telecomunicações
246 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de operações de correios e telecomunicações planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais de correios (recepção e de distribuição de correspondências, produtos, encomendas e outros bens) e de telecomunicações (transmissão, emissão ou recepção - por fio, meios ópticos ou outro processo eletromagnético - de voz, imagens e dados) em empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja expansão de capacidade de atendimento, de acordo com a demanda por novos serviços.
Gerencia contratos e projetos Avalia resultados, acompanhando indicadores de desempenho e adotando medidas para corrigir distorções Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros.
Aciona e controla serviços de manutenção Adapta processos operacionais às novas tecnologias Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações
O Gerente de operações de correios e telecomunicações presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de trabalho, em áreas operacionais de correios e telecomunicações de empresa.
Propõe inovações tecnológicas.
Elabora orçamentos Elabora e aprova normas e procedimentos.
Organiza as atividades das equipes, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Planeja expansão de capacidade de atendimento, de acordo com a demanda por novos serviços.
Desenvolve produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros.
Desenvolve operações de apoio aos serviços de rastreamento associados às operações de correios Atua nas operações em serviços - de banda larga, televisão por assinatura paga, entre outros -, de acordo com demandas do mercado de telecomunicações.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Adapta processos operacionais às novas tecnologias, de acordo com a evolução das operações de correios e da concorrência, incluindo soluções de automação e de rede empregada nos serviços postais e de entrega em geral Pode colaborar nas iniciativas de diversificação da oferta de serviços de correio, desenvolvendo operações logísticas para comércio eletrônico (e-Commerce), importação e exportação, entre outras possibilidades Acompanha tendências pró-convergência de voz, dados e TV, disseminação da comunicação via internet, entre outros aspectos da evolução tecnológica em telecomunicações.
Nas operações de telecomunicações, pode desenvolver processos automatizados de operação e manutenção de equipamentos, sistemas e instalações Controla a execução dos serviços, definindo indicadores de desempenho para operações de correios e telecomunicações Monitora indicadores de desempenho diversificados, nas operações de correios.
Monitora segurança, tráfego, capacidade e outros indicadores de desempenho em operação de telecomunicações, podendo utilizar “software” e outros recursos tecnológicos específicos Monitora incidentes de quebra de segurança na proteção de dados, em operações de telecomunicações.
Analisa desempenho da área de operações de correios e telecomunicações, adotando medidas para corrigir distorções Soluciona reclamações de clientes, implementando ações de melhoria, para manter o padrão de qualidade requerido nas operações de correios e nas operações de telecomunicações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Administra pessoal, identificando necessidade de contratação, contribuindo na elaboração da descrição de cargos e do plano de carreiras, e promovendo a equalização entre cargos e remunerações Avalia desempenho das equipes de trabalho.
Planeja desenvolvimento de pessoal Gerencia recursos materiais e financeiros da área Analisa conjuntamente a demanda operacional e a capacidade de ocupação dos equipamentos, com os objetivos de otimizar o uso de recursos materiais e do espaço físico e de racionalizar custos das operações.
Autoriza requisição de compras e gastos com terceirização Avalia execução orçamentária Define plano de manutenção Aciona e controla serviços de manutenção Zela pelo cumprimento das normas de segurança.
Colabora na definição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Promove ações de preservação ambiental Providencia descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.
Funções do Gerente de operações de correios e telecomunicações
O profissional Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações deve gerir recursos materiais e financeiros da Área, demonstrar competências pessoais, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações, administrar equipes, avaliar resultados, buscar novas tecnologias, assessorar diretoria e setores da empresa, controlar processo operacional.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomunicações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição. São assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e em veículos. O horário de trabalho é diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante. O gerente de operações transportes pode estar exposto a ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuo de computadores, provocando dores.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o ingresso nesses empregos/ocupações, exige-se nível superior completo, exceto para o gerente de operações ¿ transportes, que tem como escolaridade mínima o ensino médio completo. A formação profissional é complementada por cursos especializados de duzentas a quatrocentas horas-aula para o gerente de operações ¿ transportes e mais de quatrocentas horas-aula para o gerente de logística. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de operações de correios e telecomunicações
Um Gerente de operações de correios e telecomunicações deve acionar serviços de manutenção, selecionar candidatos, identificar a necessidade de estratégias de segurança, demonstrar capacidade de organização, avaliar indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº de passageiros por viagem...), divulgar implantação de inovações, delegar tarefas, otimizar uso de recursos materiais, assessorar eventos promovidos por outros setores da empresa, atender auditoria e inspeções internas e externas, autorizar aluguel de equipamentos a terceiros, definir indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº passageiros por viagem....), desenvolver produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros, planejar expansão de capacidade de atendimento, elaborar normas e procedimentos, contribuir na elaboração de descrição de cargos, elaborar orçamentos, requisitar treinamento e desenvolvimento, delegar atribuições, demonstrar flexibilidade, analisar capacidade de ocupação dos equipamentos, demonstrar decisão, planejar soluções de atendimento a clientes, demonstrar iniciativa, participar de feiras, seminários, congressos, simpósios...., programar escala de férias, equalizar cargos e remunerações, monitorar tráfego dos serviços de correios e telecomunicações, demonstrar capacidade de comunicação, administrar rotatividade de pessoal, elaborar plano de contingência e ações preventivas, acionar plano de contingência, estabelecer padrões para serviços subcontratados, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos...), subsidiar, com informações, as tomadas de decisões relativas à sua área de atuação, colaborar na definição de epis e epcs, revisar planos, aplicar medidas para corrigir distorções, assessorar na elaboração do plano estratégico, definir plano operacional e de manutenção, demonstrar capacidade de empreendimento, demonstrar capacidade de negociação, analisar demanda operacional, definir processos de trabalho, administrar remanejamentos de pessoal, manter-se atualizado profissionalmente, acompanhar indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº de passageiros por viagem...), avaliar execução orçamentária, promover ações de preservação ambiental, avaliar inovações, sugerir ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, avaliar desempenhos das equipes, autorizar comercialização de espaço físico para anúncios, exposições, serviços....), preparar substituto, requisitar contratações e desligamentos de funcionários, priorizar alocação de recursos, preparar relatórios gerenciais, controlar serviços de manutenção, sensibilizar equipes para a utilização de novas tecnologias, propor inovações tecnológicas, agir com criatividade, demonstrar liderança, demonstrar credibilidade, providenciar descarte de sucatas e resíduos em geral, relacionar-se interpessoalmente, zelar pela organização do local de trabalho, detectar necessidade de contratação de pessoal, adaptar processos operacionais às novas tecnologias, negociar condições e prioridades de projetos, solucionar reclamações de clientes, qualificar fornecedores, autorizar gastos com terceirização, contribuir na elaboração do plano de carreira, racionalizar custos operacionais, administrar conflitos, otimizar uso do espaço físico, zelar pelo cumprimento das normas de segurança, planejar alternativas de terceirização, autorizar requisições de compras, representar a empresa publicamente, cooperar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais, distribuir tarefas, trabalhar em equipe, aprovar normas e procedimentos, eliminar não-conformidades, implantar inovações, estimular a motivação da equipe, planejar desenvolvimento de mão-de-obra, autorizar alienação de equipamentos, planejar recursos humanos e materiais para as operações, controlar execução de serviços de terceiros, redigir comunicados e orientações, definir metas (redução de custos, ganhos de produtividade, renovação de frota....), interagir com outros setores, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que ficou em 5.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) 2025
O salário de Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações mostrado aqui é resultado do levantamento de 958 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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