O dissídio de Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141610 no cargo de Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações.
Estado com maior salário médio
Pará
R$ 10.880,73
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
280 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 9.720,56
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
119 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de operações de correios e telecomunicações planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais de correios (recepção e de distribuição de correspondências, produtos, encomendas e outros bens) e de telecomunicações (transmissão, emissão ou recepção - por fio, meios ópticos ou outro processo eletromagnético - de voz, imagens e dados) em empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja expansão de capacidade de atendimento, de acordo com a demanda por novos serviços.
Gerencia contratos e projetos Avalia resultados, acompanhando indicadores de desempenho e adotando medidas para corrigir distorções Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros.
Aciona e controla serviços de manutenção Adapta processos operacionais às novas tecnologias Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações
O Gerente de operações de correios e telecomunicações presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de trabalho, em áreas operacionais de correios e telecomunicações de empresa.
Propõe inovações tecnológicas.
Elabora orçamentos Elabora e aprova normas e procedimentos.
Organiza as atividades das equipes, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Planeja expansão de capacidade de atendimento, de acordo com a demanda por novos serviços.
Desenvolve produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros.
Desenvolve operações de apoio aos serviços de rastreamento associados às operações de correios Atua nas operações em serviços - de banda larga, televisão por assinatura paga, entre outros -, de acordo com demandas do mercado de telecomunicações.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Adapta processos operacionais às novas tecnologias, de acordo com a evolução das operações de correios e da concorrência, incluindo soluções de automação e de rede empregada nos serviços postais e de entrega em geral Pode colaborar nas iniciativas de diversificação da oferta de serviços de correio, desenvolvendo operações logísticas para comércio eletrônico (e-Commerce), importação e exportação, entre outras possibilidades Acompanha tendências pró-convergência de voz, dados e TV, disseminação da comunicação via internet, entre outros aspectos da evolução tecnológica em telecomunicações.
Nas operações de telecomunicações, pode desenvolver processos automatizados de operação e manutenção de equipamentos, sistemas e instalações Controla a execução dos serviços, definindo indicadores de desempenho para operações de correios e telecomunicações Monitora indicadores de desempenho diversificados, nas operações de correios.
Monitora segurança, tráfego, capacidade e outros indicadores de desempenho em operação de telecomunicações, podendo utilizar “software” e outros recursos tecnológicos específicos Monitora incidentes de quebra de segurança na proteção de dados, em operações de telecomunicações.
Analisa desempenho da área de operações de correios e telecomunicações, adotando medidas para corrigir distorções Soluciona reclamações de clientes, implementando ações de melhoria, para manter o padrão de qualidade requerido nas operações de correios e nas operações de telecomunicações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Administra pessoal, identificando necessidade de contratação, contribuindo na elaboração da descrição de cargos e do plano de carreiras, e promovendo a equalização entre cargos e remunerações Avalia desempenho das equipes de trabalho.
Planeja desenvolvimento de pessoal Gerencia recursos materiais e financeiros da área Analisa conjuntamente a demanda operacional e a capacidade de ocupação dos equipamentos, com os objetivos de otimizar o uso de recursos materiais e do espaço físico e de racionalizar custos das operações.
Autoriza requisição de compras e gastos com terceirização Avalia execução orçamentária Define plano de manutenção Aciona e controla serviços de manutenção Zela pelo cumprimento das normas de segurança.
Colabora na definição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Promove ações de preservação ambiental Providencia descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.
Funções do Gerente de operações de correios e telecomunicações
O profissional Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações deve gerir recursos materiais e financeiros da Área, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, avaliar resultados, administrar equipes, buscar novas tecnologias, planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações, controlar processo operacional, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomunicações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição. São assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e em veículos. O horário de trabalho é diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante. O gerente de operações transportes pode estar exposto a ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuo de computadores, provocando dores.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Gerente de operações de correios e telecomunicações
Um Gerente de operações de correios e telecomunicações deve requisitar treinamento e desenvolvimento, elaborar plano de contingência e ações preventivas, contribuir na elaboração do plano de carreira, atender auditoria e inspeções internas e externas, representar a empresa publicamente, distribuir tarefas, planejar soluções de atendimento a clientes, assessorar eventos promovidos por outros setores da empresa, avaliar execução orçamentária, analisar demanda operacional, administrar remanejamentos de pessoal, manter-se atualizado profissionalmente, controlar execução de serviços de terceiros, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, monitorar tráfego dos serviços de correios e telecomunicações, relacionar-se interpessoalmente, otimizar uso de recursos materiais, zelar pelo cumprimento das normas de segurança, definir metas (redução de custos, ganhos de produtividade, renovação de frota....), zelar pela organização do local de trabalho, assessorar na elaboração do plano estratégico, agir com criatividade, aprovar normas e procedimentos, elaborar normas e procedimentos, adaptar processos operacionais às novas tecnologias, avaliar desempenhos das equipes, delegar tarefas, definir processos de trabalho, acionar plano de contingência, delegar atribuições, estabelecer padrões para serviços subcontratados, interagir com outros setores, demonstrar capacidade de empreendimento, solucionar reclamações de clientes, definir plano operacional e de manutenção, participar de feiras, seminários, congressos, simpósios...., preparar substituto, aplicar medidas para corrigir distorções, estimular a motivação da equipe, demonstrar capacidade de organização, trabalhar em equipe, priorizar alocação de recursos, demonstrar decisão, colaborar na definição de epis e epcs, avaliar inovações, autorizar gastos com terceirização, planejar recursos humanos e materiais para as operações, promover ações de preservação ambiental, controlar serviços de manutenção, demonstrar credibilidade, elaborar orçamentos, preparar relatórios gerenciais, demonstrar liderança, planejar desenvolvimento de mão-de-obra, demonstrar iniciativa, definir indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº passageiros por viagem....), eliminar não-conformidades, autorizar alienação de equipamentos, detectar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de comunicação, administrar conflitos, acompanhar indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº de passageiros por viagem...), requisitar contratações e desligamentos de funcionários, providenciar descarte de sucatas e resíduos em geral, identificar a necessidade de estratégias de segurança, sugerir ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, desenvolver produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos...), analisar capacidade de ocupação dos equipamentos, planejar alternativas de terceirização, negociar condições e prioridades de projetos, qualificar fornecedores, implantar inovações, autorizar requisições de compras, redigir comunicados e orientações, divulgar implantação de inovações, autorizar aluguel de equipamentos a terceiros, avaliar indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº de passageiros por viagem...), programar escala de férias, sensibilizar equipes para a utilização de novas tecnologias, demonstrar flexibilidade, otimizar uso do espaço físico, acionar serviços de manutenção, planejar expansão de capacidade de atendimento, administrar rotatividade de pessoal, demonstrar capacidade de negociação, cooperar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais, propor inovações tecnológicas, contribuir na elaboração de descrição de cargos, racionalizar custos operacionais, selecionar candidatos, equalizar cargos e remunerações, subsidiar, com informações, as tomadas de decisões relativas à sua área de atuação, revisar planos, autorizar comercialização de espaço físico para anúncios, exposições, serviços....).
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que ficou em 7.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) 2024
O salário de Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações mostrado aqui é resultado do levantamento de 985 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Gerente de Armazém
- Gerente de Depósito
- Gerente de Serviços Operacionais de Correios e Telecomunicações
- Gerente de Movimentação de Materiais
- Gerente de Correio Expresso - Internacional
- Gerente de Rede Nas Operações de Correios e Telecomunicações
- Gerente de Tráfego
- Gerente de Operações e Transportes
- Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações
- Encarregado de Operação de Porto
Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 7.569,67 | 7.863,05 | 11.096,57 | 36,32 | 5.10% |
Rio de Janeiro | 44h | 4.736,76 | 4.920,34 | 6.943,73 | 22,51 | 7.30% |
Minas Gerais | 44h | 3.444,42 | 3.577,91 | 5.049,26 | 16,33 | 7.40% |
Pernambuco | 42h | 5.532,67 | 5.747,10 | 8.110,48 | 27,52 | 4.80% |
Santa Catarina | 44h | 5.201,31 | 5.402,90 | 7.624,73 | 24,67 | 4.90% |
Bahia | 44h | 6.379,94 | 6.627,21 | 9.352,52 | 30,40 | 5.80% |
Rio Grande do Sul | 43h | 6.448,38 | 6.698,31 | 9.452,85 | 30,84 | 7.60% |
Paraná | 44h | 7.300,23 | 7.583,16 | 10.701,58 | 34,73 | 5.50% |
Ceará | 44h | 6.562,01 | 6.816,33 | 9.619,41 | 31,27 | 7.90% |
Goiás | 42h | 7.493,05 | 7.783,46 | 10.984,25 | 36,93 | 5.20% |
Espírito Santo | 44h | 4.441,91 | 4.614,06 | 6.511,50 | 21,09 | 5.60% |
Maranhão | 43h | 4.630,26 | 4.809,71 | 6.787,61 | 22,15 | 7.80% |
Mato Grosso do Sul | 42h | 6.077,16 | 6.312,69 | 8.908,66 | 29,73 | 6.80% |
Distrito Federal | 43h | 7.299,75 | 7.582,67 | 10.700,89 | 35,00 | 6.20% |
Pará | 44h | 10.474,76 | 10.880,73 | 15.355,21 | 49,87 | 4.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações. |
Dissídio de Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 44 | 5.870,73 | 6.098,26 | 8.606,05 | 27,95 | 5.10% |
São Paulo, SP | 43 | 9.357,88 | 9.720,56 | 13.717,95 | 45,25 | 4.30% |
Bauru, SP | 44 | 4.176,94 | 4.338,83 | 6.123,08 | 19,75 | 4.10% |
Recife, PE | 42 | 5.437,22 | 5.647,96 | 7.970,56 | 27,14 | 6.90% |
Salvador, BA | 44 | 6.887,88 | 7.154,83 | 10.097,11 | 32,90 | 5.30% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 3.240,39 | 3.365,98 | 4.750,17 | 15,33 | 7.10% |
Niterói, RJ | 44 | 1.478,57 | 1.535,88 | 2.167,48 | 6,98 | 7.40% |
Fortaleza, CE | 44 | 6.583,83 | 6.839,00 | 9.651,40 | 31,44 | 5.20% |
Curitiba, PR | 43 | 7.757,22 | 8.057,87 | 11.371,51 | 37,08 | 7.20% |
São Jose, SC | 44 | 5.984,68 | 6.216,62 | 8.773,09 | 28,26 | 7.40% |
Porto Alegre, RS | 43 | 6.707,41 | 6.967,37 | 9.832,56 | 32,28 | 4.30% |
Barueri, SP | 43 | 10.833,94 | 11.253,83 | 15.881,75 | 52,48 | 7.60% |
Nova Iguaçu, RJ | 44 | 1.891,96 | 1.965,29 | 2.773,47 | 8,95 | 8.00% |
São Luís, MA | 43 | 4.630,26 | 4.809,71 | 6.787,61 | 22,15 | 6.60% |
Cotia, SP | 41 | 17.625,95 | 18.309,08 | 25.838,32 | 89,48 | 6.20% |
Goiânia, GO | 41 | 9.311,20 | 9.672,08 | 13.649,53 | 46,92 | 7.60% |
Brasília, DF | 43 | 7.299,75 | 7.582,67 | 10.700,89 | 35,00 | 5.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 5.459,30 | 5.670,89 | 8.002,93 | 5.20% | |
Construção de estações e redes de telecomunicações | 5.121,07 | 5.319,55 | 7.507,11 | 5.10% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 7.589,14 | 7.883,27 | 11.125,11 | 4.80% | |
Atividades de teleatendimento | 9.723,53 | 10.100,39 | 14.253,97 | 5.70% | |
Instalação e manutenção elétrica | 5.143,40 | 5.342,74 | 7.539,84 | 8.30% | |
Atividades de franqueadas e permissionárias do correio nacional | 2.995,31 | 3.111,40 | 4.390,91 | 6.30% | |
Edição de livros | 1.534,10 | 1.593,56 | 2.248,88 | 6.70% | |
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc | 11.139,25 | 11.570,97 | 16.329,31 | 4.10% | |
Provedores de acesso às redes de comunicações | 3.930,40 | 4.082,73 | 5.761,67 | 5.70% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 6.782,75 | 7.045,63 | 9.943,01 | 5.40% | |
Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente | 10.791,74 | 11.210,00 | 15.819,89 | 7.10% | |
Telefonia móvel celular | 9.598,45 | 9.970,46 | 14.070,61 | 5.90% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 9.563,20 | 9.933,85 | 14.018,94 | 5.20% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação | 3.817,15 | 3.965,09 | 5.595,66 | 7.60% | |
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 2.858,03 | 2.968,80 | 4.189,66 | 4.10% | |
Serviços de engenharia | 6.519,44 | 6.772,11 | 9.557,01 | 6.30% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 4.410,77 | 4.581,71 | 6.465,85 | 7.40% | |
Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação | 5.749,50 | 5.972,33 | 8.428,34 | 7.80% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 7.887,15 | 8.192,83 | 11.561,97 | 5.70% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 6.588,26 | 6.843,60 | 9.657,89 | 7.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |