O dissídio de Gerente de Armazém 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141615 no cargo de Gerente de Armazém.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 7.575,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

6.423 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 2.674,06

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.327 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Atacadista de álcool Carburante, Biodiesel, Gasolina e Demais Derivados de Petróleo

R$ 22.389,69

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

2.399 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de logística (armazenagem e distribuição) planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais logísticas de armazenagem e distribuição, em empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla fluxo de entrada e de saída de materiais e veículos, entre outros aspectos das operações logísticas de armazenagem e distribuição.

Administra pessoal e gerencia recursos materiais e financeiros Define plano de manutenção para veículos, máquinas, equipamentos e instalações Controla a execução das atividades, acompanhando indicadores de desempenho.

Propõe inovações tecnológicas e adapta processos operacionais às novas tecnologias Utiliza “software” de WMS-Sistema de Gerenciamento de Armazém (Warehouse Management System) Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Gerente de Armazém

O Gerente de logística (armazenagem e distribuição) presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático Analisa dados sobre domínios de logística - tais como gerenciamento da cadeia de suprimentos, capacidade de manutenção e confiabilidade das operações -, com focalização em armazenagem e distribuição.

Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de trabalho, em áreas operacionais logísticas de armazenagem e distribuição de empresa.

Propõe inovações tecnológicas Elabora orçamentos.

Elabora e aprova normas e procedimentos Organiza as atividades das equipes, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Planeja expansão de toda a operação, envolvendo disponibilização de áreas para armazenagem, distribuição de mercadorias, infraestrutura, tecnologia, força de trabalho, embalagem, paletização, recursos para segurança das cargas no depósito, inclusive para importação e exportação, entre outras áreas.

Desenvolve operações de armazenagem e distribuição terceirizadas, sob demanda Desenvolve produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros.

Controla disponibilidade de veículos utilizados nas atividades de armazenagem e distribuição.

Controla o fluxo de entrada e de saída de materiais e veículos Adapta processos operacionais às novas tecnologias e implementa ações de atualização tecnológica nas instalações de armazenagem e distribuição Pode utilizar aplicações de automação, incluindo o uso de recursos de “hardware” e de “software”, para permitir flexibilidade ao armazém automatizado.

Pode fazer uso de aplicações de robotização conforme a necessidade, considerando capacidades de interação dos robôs com o ambiente do armazém Pode incorporar elementos da denominada “logística 40”, como análise de grande volume de dados (“big data”), emprego de etiquetas RFID-Identificação por Radiofrequência (Radio Frequency Identification), aplicações de internet das Coisas, entre outros.

Utiliza “software” de WMS-Sistema de Gerenciamento de Armazém (Warehouse Management System), ferramenta que permite realizar o gerenciamento da armazenagem e dos pedidos Controla a execução das atividades, acompanhando indicadores de desempenho específicos para operações logísticas de armazenagem e distribuição, como custos de armazenagem, tempo médio de carga e descarga, entre outros.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Administra pessoal, identificando necessidade de contratação, contribuindo na elaboração da descrição de cargos e do plano de carreiras, e promovendo a equalização entre cargos e remunerações Avalia desempenho das equipes de trabalho.

Planeja desenvolvimento de pessoal Gerencia recursos materiais e financeiros da área Analisa conjuntamente a demanda operacional e a capacidade de ocupação dos equipamentos, com os objetivos de otimizar o uso de recursos materiais e do espaço físico e racionalizar custos das operações.

Autoriza requisição de compras e gastos com terceirização Pode autorizar locação do espaço excedente de armazenamento Avalia execução orçamentária.

Define plano de manutenção para veículos, máquinas, equipamentos e instalações logísticas de armazenagem e distribuição Pode indicar novas máquinas ou sistemas para o armazém Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Zela pelo cumprimento das normas de segurança.

Providencia reposição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Desenvolve soluções logísticas para reduzir o impacto no meio ambiente.

Funções do Gerente de logística (armazenagem e distribuição)

O profissional Gerente de Armazém deve avaliar resultados, buscar novas tecnologias, controlar processo operacional, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, administrar equipes, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais, planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações, gerir recursos materiais e financeiros da Área.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomunicações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição. São assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e em veículos. O horário de trabalho é diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante. O gerente de operações transportes pode estar exposto a ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuo de computadores, provocando dores.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o ingresso nesses empregos/ocupações, exige-se nível superior completo, exceto para o gerente de operações ¿ transportes, que tem como escolaridade mínima o ensino médio completo. A formação profissional é complementada por cursos especializados de duzentas a quatrocentas horas-aula para o gerente de operações ¿ transportes e mais de quatrocentas horas-aula para o gerente de logística. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de logística (armazenagem e distribuição)

Um Gerente de logística (armazenagem e distribuição) deve administrar remanejamentos de pessoal, delegar tarefas, promover ações de preservação ambiental, acompanhar indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº de passageiros por viagem...), administrar conflitos, detectar necessidade de contratação de pessoal, contribuir na elaboração de descrição de cargos, estabelecer padrões para serviços subcontratados, definir processos de trabalho, analisar capacidade de ocupação dos equipamentos, desenvolver produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros, distribuir tarefas, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos...), zelar pela organização do local de trabalho, demonstrar capacidade de empreendimento, demonstrar iniciativa, elaborar orçamentos, programar escala de férias, planejar soluções de atendimento a clientes, autorizar requisições de compras, selecionar candidatos, preparar relatórios gerenciais, implantar inovações, planejar desenvolvimento de mão-de-obra, otimizar uso do espaço físico, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, definir indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº passageiros por viagem....), trabalhar em equipe, propor inovações tecnológicas, manter-se atualizado profissionalmente, elaborar plano de contingência e ações preventivas, acionar serviços de manutenção, racionalizar custos operacionais, cooperar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais, demonstrar liderança, interagir com outros setores, preparar substituto, delegar atribuições, colaborar na definição de epis e epcs, sensibilizar equipes para a utilização de novas tecnologias, demonstrar capacidade de organização, providenciar reposição de epis e epcs, aplicar medidas para corrigir distorções, priorizar alocação de recursos, assessorar eventos promovidos por outros setores da empresa, relacionar-se interpessoalmente, atender auditoria e inspeções internas e externas, negociar condições e prioridades de projetos, avaliar inovações, aprovar normas e procedimentos, elaborar normas e procedimentos, avaliar execução orçamentária, planejar alternativas de terceirização, agir com criatividade, providenciar descarte de sucatas e resíduos em geral, divulgar implantação de inovações, requisitar treinamento e desenvolvimento, estimular a motivação da equipe, adaptar processos operacionais às novas tecnologias, controlar execução de serviços de terceiros, controlar serviços de manutenção, sugerir ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, qualificar fornecedores, representar a empresa publicamente, identificar a necessidade de estratégias de segurança, avaliar indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº de passageiros por viagem...), participar de feiras, seminários, congressos, simpósios...., demonstrar decisão, redigir comunicados e orientações, acionar plano de contingência, planejar recursos humanos e materiais para as operações, controlar o fluxo de entrada e saída de materiais e veículos, autorizar gastos com terceirização, demonstrar capacidade de comunicação, analisar demanda operacional, planejar expansão de áreas de atendimento, autorizar comercialização de espaço físico para anúncios, exposições, serviços....), controlar disponibilidade de veículos, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar credibilidade, equalizar cargos e remunerações, demonstrar flexibilidade, requisitar contratações e desligamentos de funcionários, administrar rotatividade de pessoal, solucionar reclamações de clientes, contribuir na elaboração do plano de carreira, autorizar aluguel de equipamentos a terceiros, zelar pelo cumprimento das normas de segurança, eliminar não-conformidades, assessorar na elaboração do plano estratégico, avaliar desempenhos das equipes, subsidiar, com informações, as tomadas de decisões relativas à sua área de atuação, otimizar uso de recursos materiais, definir metas (redução de custos, ganhos de produtividade, renovação de frota....), autorizar alienação de equipamentos, revisar planos, definir plano operacional e de manutenção.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Armazém ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Armazém e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que ficou em 7.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Armazém em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Armazém ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) 2025

O salário de Gerente de Armazém mostrado aqui é resultado do levantamento de 17.360 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Armazém com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Armazém CBO 141615 salário