O dissídio de Gerente de Hotel 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141505 no cargo de Gerente de Hotel.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 6.124,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

917 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barueri - SP

R$ 11.325,65

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

251 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de hotel Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de hotéis, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove produtos e serviços em empresas de hospedagem, supervisionando os serviços de reservas, de recepção, de governança, de apoio e outros.

Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões e outros meios de hospedagem Programa e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações.

Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Gerente de Hotel

O Gerente de hotel planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas de hotelaria, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Gerencia serviços em hotéis e outros meios de hospedagem, definindo políticas de atendimento a clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de governança, de apoio (manutenção, segurança e informática).

Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.

Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, identificando segmentos de turismo, definindo produtos, serviços e preços, montando pacotes hoteleiros para atendimentos turísticos, de lazer, gastronômicos e de negócios, incluindo locação de salões de eventos.

Define políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.

Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia Coordena as áreas operacionais de hotéis, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.

Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução de obras.

Define a programação de atividades de lazer, recreação e eventos Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, degustado alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade.

Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo aos funcionários.

Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.

Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.

Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência Propõe reformas das instalações.

Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.

Funções do Gerente de hotel

O profissional Gerente de Hotel deve prestar assessoria, promover vendas de produtos e serviços, administrar pessoal, administrar recursos financeiros, gerenciar compras, demonstrar competências pessoais, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, administrar Área de alimentos e bebidas, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, executar rotinas administrativas.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de hotel

Um Gerente de hotel deve demonstrar dinamismo, atender fiscalizações, identificar segmentos de turismo, definir critérios de avaliação dos serviços, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, acompanhar fluxo de caixa, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, coordenar logística para recebimento de produtos, definir benefícios aos funcionários, acompanhar aplicações financeiras, avaliar produtos e serviços adquiridos, definir fornecedores, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, relacionar-se com a mídia, degustar alimentos e bebidas, autorizar compras, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, controlar desperdícios, participar da promoção de ações sociais, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, criar planos de incentivo, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, avaliar relatórios de atividades financeiras, controlar estoque do almoxarifado, avaliar necessidade treinamento, demonstrar senso de organização, montar cadastro de fornecedores, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, tomar decisões, definir critérios de seleção de pessoal, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, propor investimentos, atender auditorias, negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, supervisionar atividades de recreação e lazer, participar na elaboração do plano estratégico, motivar equipes, supervisionar serviços de eventos, definir políticas de atendimento a clientes, definir padrões de serviços em hotéis, supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática), medir satisfação do cliente, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, propor reformas de instalações, definir equipes de trabalho, controlar qualidade dos serviços, montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos), coordenar execução de obras, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, participar na elaboração de planos de emergência, demonstrar fluência verbal, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, liderar equipes, promover reuniões da equipe, participar na avaliação da política de marketing, supervisionar preparação de receitas, administrar conflitos, definir prioridades de execução dos serviços, demonstrar capacidade de negociação, administrar andamento de questões trabalhistas, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, avaliar relatórios de desempenho, tratar sugestões e reclamações de clientes, controlar inventários, elaborar relatórios gerenciais, assumir responsabilidade, analisar previsões de mercado, definir produtos, serviços e preços, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, viabilizar treinamento, elaborar cardápio, alocar recursos, definir parcerias com outras empresas, supervisionar serviços de governança, monitorar treinamento de funcionários, elaborar carta de bebidas, supervisionar serviços de reservas, participar da elaboração de normas e procedimentos, atender fornecedores, elaborar orçamento, supervisionar serviços de recepção, controlar documentação, pesquisar novas receitas, participar na definição da política financeira da empresa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Gerente de Hotel ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Hotel e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que ficou em 6.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Hotel em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Hotel ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação 2024

O salário de Gerente de Hotel mostrado aqui é resultado do levantamento de 3547 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Hotel com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Hotel CBO 141505 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Hotel em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Hotel por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 4.804,75 4.990,97 7.043,41 22,93 6.50%
Rio de Janeiro 42h 3.405,61 3.537,60 4.992,37 16,83 7.40%
Minas Gerais 43h 3.094,44 3.214,37 4.536,21 15,01 5.10%
Santa Catarina 43h 3.817,82 3.965,79 5.596,64 18,35 6.30%
Bahia 43h 4.226,69 4.390,50 6.196,01 20,45 7.00%
Rio Grande do Sul 43h 3.802,44 3.949,81 5.574,09 18,19 7.10%
Paraná 44h 4.201,19 4.364,01 6.158,63 20,00 4.60%
Ceará 44h 3.734,56 3.879,30 5.474,58 17,81 4.40%
Pernambuco 44h 4.046,67 4.203,50 5.932,11 19,32 4.20%
Goiás 43h 3.770,63 3.916,77 5.527,46 18,31 4.80%
Alagoas 44h 5.895,51 6.124,00 8.642,37 28,02 4.80%
Mato Grosso 42h 3.044,90 3.162,91 4.463,60 15,01 7.00%
Espírito Santo 44h 2.772,16 2.879,60 4.063,78 13,23 8.20%
Mato Grosso do Sul 44h 3.095,80 3.215,78 4.538,21 14,71 7.60%
Pará 42h 2.761,69 2.868,73 4.048,44 13,54 5.30%
Rio Grande do Norte 44h 4.435,27 4.607,17 6.501,77 20,94 4.30%
Maranhão 43h 2.665,25 2.768,55 3.907,06 13,02 7.80%
Paraíba 43h 3.485,16 3.620,23 5.108,98 16,88 7.80%
Distrito Federal 43h 3.284,93 3.412,25 4.815,46 15,84 6.60%
Tocantins 42h 2.510,32 2.607,61 3.679,94 12,47 6.20%
Amazonas 44h 4.521,10 4.696,32 6.627,59 21,59 5.70%
Rondônia 44h 2.223,58 2.309,76 3.259,60 10,54 4.10%
Piauí 44h 1.981,64 2.058,44 2.904,93 9,38 6.30%
Amapá 39h 2.106,36 2.188,00 3.087,77 11,10 6.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Hotel.

Dissídio de Gerente de Hotel por cidade

Quanto ganha um Gerente de Hotel nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Hotel na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 7.086,53 7.361,18 10.388,32 33,90 7.90%
Rio de Janeiro, RJ 41 3.887,57 4.038,24 5.698,88 19,61 7.80%
Belo Horizonte, MG 43 4.257,49 4.422,49 6.241,16 20,56 6.80%
Porto Seguro, BA 43 3.915,46 4.067,21 5.739,78 18,88 4.90%
Armação de Búzios, RJ 44 3.279,09 3.406,18 4.806,91 15,62 6.60%
Curitiba, PR 44 4.806,46 4.992,75 7.045,91 22,69 5.90%
Maceió, AL 44 6.117,28 6.354,36 8.967,47 29,14 8.20%
Gramado, RS 44 4.223,83 4.387,53 6.191,82 20,13 7.80%
Campos do Jordao, SP 44 3.477,50 3.612,28 5.097,76 16,52 7.10%
Natal, RN 44 4.581,85 4.759,43 6.716,65 21,63 5.00%
Fortaleza, CE 43 3.403,41 3.535,32 4.989,15 16,44 4.90%
Brasília, DF 43 3.284,93 3.412,25 4.815,46 15,84 5.40%
Angra dos Reis, RJ 42 3.307,49 3.435,68 4.848,53 16,40 6.80%
Recife, PE 44 5.255,95 5.459,66 7.704,83 25,08 5.20%
Foz do Iguaçu, PR 44 4.157,70 4.318,84 6.094,88 19,75 5.40%
Barueri, SP 44 10.903,08 11.325,65 15.983,09 51,64 6.00%
Salvador, BA 44 7.173,96 7.452,00 10.516,49 34,19 8.00%
Porto Alegre, RS 43 4.420,88 4.592,22 6.480,68 21,22 4.20%
Goiânia, GO 43 4.096,67 4.255,44 6.005,41 19,91 6.90%
Ubatuba, SP 44 3.059,27 3.177,84 4.484,66 14,44 4.10%
Ipojuca, PE 44 4.377,49 4.547,15 6.417,07 20,67 7.40%
Florianópolis, SC 44 4.901,15 5.091,11 7.184,72 23,30 5.80%
Ribeirão Preto, SP 44 6.018,34 6.251,59 8.822,43 28,42 5.80%
Jijoca de Jericoacoara, CE 43 1.815,09 1.885,44 2.660,79 8,72 6.20%
Contagem, MG 43 2.136,57 2.219,38 3.132,05 10,32 8.00%
Manaus, AM 44 4.807,11 4.993,42 7.046,86 22,83 7.20%
Pirenópolis, GO 44 2.283,26 2.371,75 3.347,08 10,84 6.30%
Camanducaia, MG 44 3.132,21 3.253,60 4.591,58 14,79 7.00%
Uberlândia, MG 44 4.019,53 4.175,32 5.892,33 18,98 6.10%
Ilhabela, SP 44 2.593,17 2.693,68 3.801,40 12,24 7.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Hotel. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Hotel no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Hotéis 4.165,36 4.326,80 6.106,11 7.80%
Motéis 2.404,80 2.498,00 3.525,25 4.40%
Condomínios prediais 7.523,79 7.815,39 11.029,31 7.30%
Outros alojamentos 2.875,84 2.987,30 4.215,77 5.50%
Restaurantes e similares 2.850,09 2.960,55 4.178,02 4.10%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.587,46 1.648,98 2.327,09 4.70%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 2.386,55 2.479,04 3.498,50 6.80%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 5.517,26 5.731,09 8.087,89 4.20%
Apart-hotéis 5.050,45 5.246,19 7.403,58 8.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.290,59 3.418,12 4.823,75 5.20%
Atividades de exibição cinematográfica 2.148,39 2.231,66 3.149,38 4.20%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.760,25 1.828,47 2.580,40 7.20%
Albergues, exceto assistenciais 2.403,89 2.497,06 3.523,93 7.70%
Pensões (alojamento) 3.207,38 3.331,69 4.701,78 5.50%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.160,22 5.360,21 7.564,50 7.60%
Agências de viagens 2.476,86 2.572,86 3.630,89 4.60%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 5.919,20 6.148,62 8.677,11 4.30%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 5.430,23 5.640,69 7.960,31 6.00%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 2.874,43 2.985,83 4.213,70 4.90%
Locação de mão-de-obra temporária 2.986,66 3.102,41 4.378,22 7.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.