O dissídio de Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234520 no cargo de Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino.
Estado com maior salário médio
Tocantins
R$ 9.869,51
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
4.870 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 6.871,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
2.368 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Apoio à Gestão de Saúde
R$ 9.801,03
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
7.821 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
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Funções do Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O profissional Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino deve planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, supervisionar formação pedagógica em estágios, comunicar-se, participar de atividades administrativas, avaliar o trabalho acadêmico científico, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientar alunos, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, atualizar-se na Área, demonstrar competências pessoais, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, produzir material de trabalho, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino deve analisar dados e materiais de pesquisa, participar de congressos e eventos científicos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, produzir vídeos, avaliar material didático, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, planejar pesquisas, avaliar trabalhos científicos, desenvolver atividades interativas, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, planejar estágios, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, coordenar equipes de trabalho, redigir publicações científicas, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, desenvolver propostas de avaliação, avaliar projetos de extensão, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, colaborar em comissões de avaliação, participar de atividades culturais, analisar os problemas da realidade brasileira, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, orientar alunos de iniciação científica, realizar revisão da literatura na área, atuar no processo de seleção de alunos e professores, coordenar eventos, proferir palestras, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, trabalhar em equipe, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, avaliar a própria prática de pesquisa, estudar propostas e políticas educacionais, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, exercer cargos de direção, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, prever fontes de financiamento, coordenar grupos de pesquisa, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, planejar a produção de materiais didáticos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, prestar assessoria a órgãos públicos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, estudar diferentes formas de comunicação, elaborar programas e cronogramas, gerenciar convênios, participar de comissões, analisar pesquisas educacionais, estudar outros idiomas, dialogar com os professores da instituição, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de colegiados, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, demonstrar postura ética, avaliar currículos e propostas pedagógicas, demonstrar postura crítica, treinar auxiliares de pesquisa, sistematizar conteúdos, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, sistematizar dados e materiais de pesquisa, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, coordenar projetos de extensão, produzir textos para uso pedagógico, atender alunos, individualmente e em grupo, programar cursos para atendimento a demandas externas, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, orientar monitores, planejar os ambientes de aprendizagem, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, planejar projetos de extensão, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, planejar eventos e seminários, produzir cartazes, compromissar-se social e politicamente, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), discutir resultados de avaliação, participar de reuniões, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, planejar aulas, avaliar planos de ação pedagógica, avaliar o desempenho dos alunos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, planejar projetos de intervenção pedagógica, exercer cargos de representação, coordenar áreas, disciplinas e turmas, participar de associações científicas, estudar a legislação educacional, avaliar cursos, elaborar pareceres, avaliar projetos de pesquisa, avaliar o desenvolvimento das aulas, produzir transparências, produzir instrumentos de avaliação, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, coordenar reuniões, mediar a relação do estagiário com a instituição, constituir grupos de pesquisa, coordenar convênios, organizar publicações, participar de associações de classe, atuar em projetos de extensão, sugerir composição de bancas examinadoras, elaborar projetos de extensão, auto avaliar-se, dialogar com os alunos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, estabelecer relações com os órgãos de fomento, dominar a língua portuguesa, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, avaliar currículos de alunos, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, coordenar projetos pedagógicos, mapear campos para estágio, atuar em banca examinadora docente e discente, estudar a produção científica da área, coordenar pesquisas, produzir hipertextos, coordenar cursos, dialogar com as entidades representativas, orientar alunos sobre campos de estágio, atuar em debates, atuar em comissões editoriais, gerenciar projetos, coordenar estágios, trabalhar com diferentes formas de interação humana, atribuir notas e conceitos, preencher relatórios de atividades, produzir planos de cursos e de aulas, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), divulgar resultados de pesquisas, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, coletar dados e materiais para pesquisa, organizar coletâneas, realizar eventos, redigir relatórios de pesquisa, produzir artigos para divulgação, avaliar políticas educacionais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 5.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 17.179 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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