O dissídio de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239405 no cargo de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.570,44
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
9.620 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Santana de Parnaíba - SP
R$ 10.800,29
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.052 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Coordenador de Disciplina e Área de Estudo
O Coordenador pedagógico planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Coordenador pedagógico
O profissional Coordenador de Disciplina e Área de Estudo deve comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico
Um Coordenador pedagógico deve avaliar a instituição escolar, administrar a demanda por vagas, desenvolver a autoestima, entrevistar, respeitar a alteridade, administrar conflitos, elaborar textos de orientação, assessorar o trabalho docente, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, avaliar a implementação de projetos educacionais, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, socializar informações, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, respeitar a autonomia do educador, avaliar o desempenho profissional dos educadores, acompanhar a produção dos alunos, pesquisar práticas educativas, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, construir sistema de avaliação, estimular a solidariedade, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, auto avaliar-se, equalizar informações, respeitar as diversidades, traçar objetivos educacionais, demonstrar versatilidade, planejar reuniões com equipes de trabalho, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, selecionar referencial teórico, verificar o cumprimento das metas, levantar necessidades educacionais e sociais, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, reunir-se com conselhos de classe, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, estimular o senso de justiça, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, construir instrumentos de avaliação, organizar grupos de estudos, demonstrar flexibilidade, demonstrar criatividade, divulgar experiências pedagógicas, trabalhar em equipe, intervir na aplicação de medidas disciplinares, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, intermediar conflitos entre a escola e a família, criar espaços de participação/interação, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, estimular a transparência na condução dos trabalhos, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, participar da avaliação proposta pela instituição, caracterizar o perfil dos alunos, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, atualizar-se continuamente, criar clima favorável de trabalho, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, fornecer subsídios teóricos, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, estimular valores estéticos, articular a ação da escola com outras instituições, respeitar a autoria do educador, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, valorizar experiências pedagógicas significativas, elaborar relatórios, dimensionar os problemas, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, estruturar os tempos pedagógicos, organizar encontros, congressos e seminários, interagir com os pais, produzir material de apoio pedagógico, observar o processo de trabalho em salas de aula, estudar continuamente, formar equipes de trabalho, organizar reuniões com equipes de trabalho, divulgar deliberações, formar-se continuamente, traçar metas educacionais, estimular a criatividade, demonstrar proatividade, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, acompanhar a trajetória escolar do aluno, selecionar bibliografia, estimular a cooperação, administrar tempo, sugerir mudanças no projeto pedagógico, criar mecanismos de participação/interação, participar das avaliações externas, olhar com intencionalidade pedagógica, publicar experiências pedagógicas, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, emitir pareceres, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, orientar atividades interdisciplinares, participar de cursos, seminários e congressos, demonstrar capacidade de observação, detectar eventuais problemas educacionais, promover trocas de experiências, divulgar resultados de avaliação, estimular a participação nas instituições associativas, observar conselhos de classe e de escola, propor soluções para problemas educacionais detectados, coordenar reuniões, criar espaços para o exercício da diversidade, avaliar o desempenho das classes/turmas, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, analisar o desempenho das classes, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, contextualizar historicamente a escola, organizar encontro de educandos, estimular a participação dos diferentes sujeitos, compreender o contexto, administrar recursos de trabalho, estimular o respeito mútuo, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, expressar-se com clareza, planejar ações de operacionalização, dominar a língua portuguesa, estimular o senso crítico, observar o desempenho das classes, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Coordenador de Disciplina e Área de Estudo ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 6.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Disciplina e Área de Estudo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Coordenador de Disciplina e Área de Estudo ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024
O salário de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo mostrado aqui é resultado do levantamento de 32015 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Disciplina e Área de Estudo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Ensino
- Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica
- Auxiliar de Supervisor Escolar
- Designer Educacional
- Psicopedagogo
- Projetista Instrucional
- Auxiliar de Orientação Pedagógica em Educação Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Auxiliar de Orientação Educacional
- Coordenador de Ensino
- Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais
Valor do salário na CCT 2024 de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 4.399,91 | 4.570,44 | 6.449,94 | 23,24 | 5.60% |
Rio de Janeiro | 38h | 3.238,82 | 3.364,35 | 4.747,87 | 17,87 | 6.00% |
Minas Gerais | 36h | 3.452,33 | 3.586,14 | 5.060,86 | 19,77 | 8.20% |
Paraná | 39h | 3.549,11 | 3.686,67 | 5.202,73 | 18,98 | 4.40% |
Pernambuco | 40h | 3.031,54 | 3.149,03 | 4.444,01 | 15,93 | 4.20% |
Bahia | 39h | 3.286,73 | 3.414,12 | 4.818,10 | 17,44 | 6.20% |
Ceará | 41h | 2.765,78 | 2.872,97 | 4.054,42 | 14,12 | 6.60% |
Rio Grande do Sul | 36h | 3.446,13 | 3.579,70 | 5.051,77 | 19,87 | 6.50% |
Santa Catarina | 38h | 3.952,43 | 4.105,62 | 5.793,97 | 21,63 | 6.90% |
Distrito Federal | 40h | 4.205,26 | 4.368,25 | 6.164,60 | 22,09 | 6.00% |
Goiás | 39h | 2.947,96 | 3.062,21 | 4.321,49 | 15,90 | 4.90% |
Pará | 39h | 2.842,07 | 2.952,22 | 4.166,27 | 15,00 | 6.90% |
Espírito Santo | 37h | 3.061,03 | 3.179,67 | 4.487,24 | 17,29 | 4.20% |
Paraíba | 40h | 2.754,17 | 2.860,91 | 4.037,40 | 14,32 | 7.00% |
Maranhão | 38h | 3.063,43 | 3.182,16 | 4.490,76 | 16,70 | 4.40% |
Mato Grosso | 38h | 3.547,75 | 3.685,25 | 5.200,74 | 19,49 | 5.40% |
Mato Grosso do Sul | 39h | 3.330,33 | 3.459,40 | 4.882,01 | 17,76 | 6.00% |
Rio Grande do Norte | 40h | 2.554,37 | 2.653,37 | 3.744,52 | 13,34 | 4.30% |
Alagoas | 38h | 2.807,62 | 2.916,43 | 4.115,76 | 15,24 | 5.80% |
Amazonas | 41h | 3.307,54 | 3.435,73 | 4.848,61 | 16,93 | 5.60% |
Sergipe | 39h | 2.743,42 | 2.849,74 | 4.021,65 | 14,68 | 6.00% |
Piauí | 38h | 3.142,51 | 3.264,30 | 4.606,68 | 17,12 | 6.50% |
Rondônia | 38h | 3.484,50 | 3.619,55 | 5.108,01 | 19,04 | 6.40% |
Tocantins | 41h | 3.869,64 | 4.019,61 | 5.672,60 | 19,50 | 5.40% |
Amapá | 41h | 2.694,16 | 2.798,58 | 3.949,44 | 13,50 | 6.20% |
Acre | 39h | 3.242,19 | 3.367,85 | 4.752,81 | 17,18 | 7.00% |
Roraima | 41h | 2.809,64 | 2.918,53 | 4.118,72 | 14,23 | 5.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo. |
Dissídio de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 39 | 5.279,60 | 5.484,22 | 7.739,50 | 27,85 | 4.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 39 | 3.553,64 | 3.691,37 | 5.209,37 | 19,13 | 4.20% |
Fortaleza, CE | 41 | 2.749,19 | 2.855,74 | 4.030,10 | 13,88 | 8.30% |
Brasília, DF | 40 | 4.205,26 | 4.368,25 | 6.164,60 | 22,09 | 6.10% |
Belo Horizonte, MG | 37 | 4.330,12 | 4.497,94 | 6.347,63 | 24,17 | 4.80% |
Recife, PE | 39 | 3.316,26 | 3.444,79 | 4.861,39 | 17,57 | 4.40% |
Curitiba, PR | 39 | 4.253,45 | 4.418,30 | 6.235,24 | 22,58 | 4.90% |
Salvador, BA | 39 | 3.488,80 | 3.624,01 | 5.114,32 | 18,58 | 6.80% |
Porto Alegre, RS | 39 | 3.598,63 | 3.738,11 | 5.275,33 | 19,41 | 5.40% |
Goiânia, GO | 39 | 3.118,17 | 3.239,03 | 4.571,01 | 16,53 | 6.10% |
Guarulhos, SP | 40 | 3.671,73 | 3.814,04 | 5.382,48 | 18,97 | 7.70% |
Belém, PA | 39 | 2.917,22 | 3.030,28 | 4.276,42 | 15,51 | 7.60% |
Campinas, SP | 39 | 4.116,30 | 4.275,84 | 6.034,19 | 21,81 | 5.30% |
Campo Grande, MS | 39 | 3.369,30 | 3.499,88 | 4.939,14 | 17,73 | 4.30% |
São Luís, MA | 39 | 3.068,63 | 3.187,56 | 4.498,38 | 16,14 | 5.00% |
João Pessoa, PB | 40 | 2.905,13 | 3.017,72 | 4.258,70 | 15,16 | 5.20% |
Manaus, AM | 41 | 3.102,93 | 3.223,19 | 4.548,66 | 15,68 | 7.50% |
Niterói, RJ | 36 | 3.287,45 | 3.414,86 | 4.819,16 | 18,88 | 6.70% |
Maceió, AL | 38 | 2.895,05 | 3.007,25 | 4.243,93 | 15,92 | 8.10% |
Natal, RN | 39 | 2.744,90 | 2.851,28 | 4.023,82 | 14,57 | 8.30% |
Aracaju, SE | 39 | 2.958,06 | 3.072,70 | 4.336,29 | 15,86 | 6.80% |
Ribeirão Preto, SP | 40 | 4.199,23 | 4.361,98 | 6.155,75 | 21,82 | 4.80% |
Florianópolis, SC | 38 | 3.755,97 | 3.901,54 | 5.505,96 | 20,40 | 6.50% |
Juiz de Fora, MG | 36 | 3.045,13 | 3.163,15 | 4.463,93 | 17,61 | 5.70% |
Uberlândia, MG | 38 | 3.319,90 | 3.448,57 | 4.866,73 | 17,94 | 7.70% |
Teresina, PI | 38 | 3.386,97 | 3.518,23 | 4.965,04 | 18,32 | 7.10% |
São José dos Campos, SP | 39 | 4.463,77 | 4.636,77 | 6.543,55 | 24,03 | 7.10% |
São Bernardo do Campo, SP | 41 | 4.289,62 | 4.455,87 | 6.288,26 | 21,95 | 5.50% |
Osasco, SP | 41 | 4.416,20 | 4.587,36 | 6.473,82 | 22,27 | 7.00% |
Sorocaba, SP | 40 | 3.536,80 | 3.673,87 | 5.184,68 | 18,42 | 8.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Coordenador de Disciplina e Área de Estudo no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 3.834,17 | 3.982,77 | 5.620,61 | 5.10% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.172,93 | 3.295,90 | 4.651,27 | 5.20% | |
Educação infantil - creche | 3.396,89 | 3.528,54 | 4.979,58 | 4.30% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 4.476,66 | 4.650,16 | 6.562,45 | 4.80% | |
Ensino médio | 3.843,64 | 3.992,61 | 5.634,49 | 7.10% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.629,30 | 3.769,97 | 5.320,29 | 7.00% | |
Educação superior - graduação | 4.083,01 | 4.241,26 | 5.985,39 | 7.60% | |
Ensino de idiomas | 2.748,36 | 2.854,87 | 4.028,88 | 6.70% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.410,83 | 2.504,26 | 3.534,09 | 4.40% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 4.244,13 | 4.408,62 | 6.221,58 | 5.50% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.130,61 | 2.213,18 | 3.123,31 | 4.20% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.855,99 | 4.005,43 | 5.652,59 | 5.90% | |
Administração pública em geral | 3.930,19 | 4.082,52 | 5.761,37 | 7.80% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 3.766,76 | 3.912,75 | 5.521,79 | 6.30% | |
Cursos preparatórios para concursos | 3.142,88 | 3.264,69 | 4.607,23 | 6.00% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 3.403,07 | 3.534,96 | 4.988,64 | 5.20% | |
Treinamento em informática | 2.047,81 | 2.127,17 | 3.001,93 | 7.40% | |
Edição de livros | 6.066,70 | 6.301,83 | 8.893,33 | 6.40% | |
Comércio varejista de livros | 2.796,63 | 2.905,02 | 4.099,66 | 5.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.500,34 | 3.636,00 | 5.131,23 | 6.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |