O dissídio de Conservador de Via Permanente (trilhos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 991105 no cargo de Conservador de Via Permanente (trilhos).

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 2.346,68

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

3.337 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.654,55

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Belo Horizonte - MG

1.511 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Estruturas Metálicas

R$ 3.127,08

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Construção de Rodovias e Ferrovias

6.323 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Conservador de via permanente (trilhos) executa atividades de conservação e manutenção de via permanente, percorrendo o local para inteirar-se do trabalho a ser realizado, reparando e substituindo trilhos e outros componentes da via, e fazendo a limpeza da área Comunica-se com o centro de controle operacional, confirmando liberação de via para realização dos serviços.

Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Conservador de Via Permanente (trilhos)

O Conservador de via permanente (trilhos) prepara-se para a execução de atividades de conservação e manutenção de via permanente, analisando a programação de atividades e deslocando-se para a via Inteira-se do trabalho a ser realizado, verificando trincas, cavidades e fixação dos trilhos, conferindo o sistema de drenagem da via, examinando os componentes dos aparelhos de mudança de vias (AMV), e observando o funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos.

Executa a reparação de componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, corrigindo bitola, esmerilhando os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV), dos trilhos e das juntas, recompondo lastro, esmerilhando rebarbas e cavidades, nivelando linha, e aliviando tensão térmica dos trilhos.

Realiza a substituição de componentes da via, descarregando materiais diversos Troca trilhos, dormentes e lastros.

Preenche com britas os vãos entre os novos dormentes Substitui a fixação de trilhos e os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV).

Remove lastro contaminado e recoloca lastro tratado.

Faz a limpeza da via, lavando-a Poda árvores e roça o leito da via.

Peneira brita para remoção de detritos.

Limpa placas deslizantes e recolhe objetos estranhos da via Retira e ensaca animais mortos, detritos, troncos, galhos e folhas Preenche formulários, informando as atividades desenvolvidas, as horas de trabalho cumpridas e as ocorrências.

Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados, examinando suas condições de funcionamento e fazendo sua limpeza Encaminha máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho para aferição.

Solicita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, relacionando os problemas detectados durante o funcionamento Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual.

Aplica procedimentos de segurança, sinalizando e isolando área de trabalho na via, interditando linha em caso de emergência, e removendo animais da via.

Funções do Conservador de via permanente (trilhos)

O profissional Conservador de Via Permanente (trilhos) deve desguarnecer lastro, esmerilhar trilhos, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, realizar soldagem aluminotérmica, inspecionar vias, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Conservador de via permanente (trilhos)

Um Conservador de via permanente (trilhos) deve recolher objetos estranhos da via, substituir parafusos, substituir componentes do amv (aparelho de movimentação de via), inspecionar vias conforme normas de segurança, conferir juntas, furar trilhos, confirmar liberação de via para manutenção, socar lastro manualmente, carregar materiais diversos, sinalizar vias, cortar trilho, nivelar linha manualmente, pulverizar produtos químicos na via (capina química), analisar programação de inspeção, demonstrar capacidade de concentração, relacionar pendências do equipamento, inteirar-se do trabalho a ser realizado, recompor lastro manualmente, substituir fixação de trilhos, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, injetar produtos químicos nos dormentes, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, demonstrar iniciativa, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, anotar detalhes do serviço executado, atentar para as normas de segurança, verificar componentes de amv, remover lastro contaminado, limpar placas deslizantes, trocar informações com outras áreas, examinar o estado do trilho, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, furar dormentes, esmerilhar manualmente rebarbas e cavidades, interditar linha em situação de emergência, classificar nível de falhas, comunicar ocorrências, descarregar britas e dormentes, recolocar lastro tratado, pedir autorização para interdição de linha, peneirar brita para remoção de detritos, aplicar procedimentos de segurança, substituir lastros, substituir dormentes, demonstrar senso de ética, deslocar-se a pé pela via, descarregar trilhos, examinar condições das ferramentas, roçar leito da via, lavar vias, preencher com britas vãos entre dormentes, podar árvores, varrer lastro, isolar áreas, remover animais da via, substituir trilhos, aliviar tensão térmica dos trilhos, verificar funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos, inspecionar materiais recuperados, usar equipamentos de segurança individual, corrigir bitola, demonstrar bom senso, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, trabalhar em equipe, inspecionar sistema de drenagem da via, demonstrar responsabilidade, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, reciclar-se.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Conservador de Via Permanente (trilhos) ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Conservador de Via Permanente (trilhos) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) que ficou em 7.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Conservador de Via Permanente (trilhos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Conservador de Via Permanente (trilhos) ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) 2025

O salário de Conservador de Via Permanente (trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 9.083 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Conservadores de vias permanentes (trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Conservador de Via Permanente (trilhos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Conservador de Via Permanente (trilhos) CBO 991105 salário