O dissídio de Compensador de Banco 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 413215 no cargo de Compensador de Banco.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 6.972,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

7 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Compensador de banco opera o sistema informatizado de compensação de cheques e títulos recebidos de outras instituições financeiras Retém os originais em papel e captura as imagens digitais dos documentos.

Transfere as imagens captadas e os registros eletrônicos, em lotes, à Centralizadora de Compensação de Cheques (Compe), para consolidação das operações interbancárias Realiza lançamentos contábeis e emite relatórios de fechamento e batimento Cumpre legislação, normas prescritas pelo Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Compensador de Banco

O Compensador de banco realiza o processo de truncagem, que consiste na retenção do cheque em papel - pela instituição financeira que o acolheu em depósito - e na sua apresentação - à instituição financeira sacada - por meio de imagem digital e de outros registros eletrônicos Organiza a captura e o processamento de imagens de documentos como cheques e outros títulos.

Por sistema informatizado, transfere tais imagens e registros eletrônicos, em lotes, à Centralizadora de Compensação de Cheques (Compe), para consolidar as operações interbancárias.

Organiza e armazena os documentos em papel, até a chegada dos avisos de liquidação final Consulta as imagens de documentos, atendendo solicitações de cópias, devidamente autorizadas ou por delegação credenciada.

Recebe documentos - de compensação de cheques e outros títulos - de postos de serviços e instituições não credenciadas pela Compe, para efetivar os serviços como terceirizada Averígua os malotes recebidos ou as imagens recebidas, preparando e encaminhando para a Compe.

Recebe, protocola, arquiva e digitaliza documentos.

Confere informações e emite relatórios gerenciais por intermédio da utilização de sistemas informatizados Realiza lançamentos contábeis e emite relatórios de fechamento e batimento.

Quantifica os serviços terceirizados realizados.

Apoia as atividades das instituições financeiras, controlando documentação, estabelecendo a comunicação com outros bancos e emitindo relatórios sobre tarifas dos serviços.

Funções do Compensador de banco

O profissional Compensador de Banco deve comunicar-se, compensar documentos, administrar fluxo de malotes, apoiar agências e demais setores do banco, controlar arquivos, demonstrar competências pessoais, atender usuários, fornecer documentos ao cliente, realizar operações de caixa.

Condições de trabalho da profissão

Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Compensador de banco

Um Compensador de banco deve operar máquina de classificação de cheques, registrar cheques inconsistidos e devolvidos, consultar documentos microfilmados, encaminhar cheques para câmara de compensação, envelopar documentos, demonstrar senso de organização, providenciar cópia de documentos do cliente, ler mural, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, separar documentos (cheques e títulos), fornecer cópias de títulos e cheques, preparar cheques administrativos, expedir malotes, examinar documentos, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, receber malotes, lacrar malote, conferir relatórios de serviços, comunicar-se, imprimir relatórios, demonstrar dinamismo, trabalhar com ética, expurgar documentos do arquivo, evidenciar atenção, averiguar ocorrências em documentos, verificar número do lacre, identificar necessidades do usuário, endossar cheques, computar lançamentos contábeis, criar pastas, demonstrar versatilidade, ordenar documentos, protocolar recebimento de malotes, distinguir conteúdo do malote, distribuir documentos para áreas específicas, demonstrar raciocínio lógico, efetuar fechamento contábil, ler jornal interno, separar cheques e títulos rejeitados, trabalhar em equipe, orientar usuários, demonstrar dedicação, informar saldos para aplicação financeira, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, agir com discrição, quantificar serviços de compensação terceirizados, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, processar documentos, classificar documentos, atualizar-se profissionalmente, sustar cheques, transferir débitos e créditos entre bancos e agências, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, atualizar documentos em arquivo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Compensador de Banco ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Compensador de Banco e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Escriturários de serviços bancários que ficou em 7.50% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Compensador de Banco em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Compensador de Banco ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Escriturários de serviços bancários 2024

O salário de Compensador de Banco mostrado aqui é resultado do levantamento de 24 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Escriturários de serviços bancários que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Compensador de Banco com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Compensador de Banco CBO 413215 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Compensador de Banco em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Compensador de Banco por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 1.673,05 1.737,89 2.452,56 7,94 6.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Compensador de Banco.

Dissídio de Compensador de Banco por cidade

Quanto ganha um Compensador de Banco nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Compensador de Banco na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Compensador de Banco. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Compensador de Banco no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Cooperativas centrais de crédito 3.666,04 3.808,13 5.374,14 4.20%
Casas lotéricas 1.493,13 1.551,00 2.188,82 5.40%
Cooperativas de crédito mútuo 3.688,06 3.831,00 5.406,42 4.10%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.371,10 2.463,00 3.475,86 7.70%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 1.578,81 1.640,00 2.314,42 4.60%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.359,32 1.412,00 1.992,66 5.60%
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 1.636,57 1.700,00 2.399,09 4.70%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 1.748,24 1.816,00 2.562,79 8.30%
Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos 2.156,42 2.240,00 3.161,16 5.10%
Testes e análises técnicas 2.193,97 2.279,00 3.216,19 7.90%
Fabricação de artefatos para pesca e esporte 2.362,34 2.453,90 3.463,02 7.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.