O dissídio de Chefe de Bar 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 510130 no cargo de Chefe de Bar.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.206,06
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.736 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.858,87
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.140 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços de Organização de Feiras, Congressos, Exposições e Festas
R$ 3.965,58
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Restaurantes e Similares
3.374 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Chefe de bar supervisiona os serviços de bar, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Chefe de Bar
O Chefe de bar planeja as rotinas de trabalho em serviços de bar, no estabelecimento especializado em servir bebidas ou no interior de estabelecimentos maiores, tais como uma unidade do departamento de alimentos e bebidas de hotéis ou uma área delimitada de restaurantes Define as funções da equipe de trabalho e descreve os procedimentos de execução dos serviços.
Programa o abastecimento do bar, pesquisando os preços de matérias-primas e produtos.
Atende clientes do bar, recepcionando-os e orientando seus pedidos Verifica o fundamento de reclamações dos clientes.
Controla a emissão de comandas Realiza o controle do suprimento de matérias-primas e produtos para o bar, monitorando o consumo e realizando aquisição para reposição.
Controla o recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos adquiridos.
Examina prazo de validade dos produtos Supervisiona a preparação de bebidas e petiscos.
Pesquisa e cria novas receitas.
Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes sobre produtos e serviços Avalia o tempo de espera e a qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes Avalia a apresentação dos coquetéis, drinques, sucos e outras bebidas.
Verifica o estado de conservação das instalações do bar, realizando pequenos reparos Providencia serviços de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços Monitora a realização dos serviços de dedetização e desratização.
Monitora o funcionamento dos equipamentos, realizando pequenos reparos ou providenciando serviços de manutenção Propõe a substituição de equipamentos tecnologicamente ultrapassados por novos.
Realiza triagem de utensílios para descarte ou reparo Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.
Soluciona situações de conflito na equipe ou problemas entre a equipe e os clientes Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.
Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento Organiza treinamento para execução de novas receitas, novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.
Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas e produtos, elaborando documento com informações de vendas, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Mantém a organização e a limpeza do bar, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Funções do Chefe de bar
O profissional Chefe de Bar deve avaliar desempenho de funcionários, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, preparar alimentos e bebidas, elaborar relatórios de operação e de avaliação, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, coordenar equipe de trabalho, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, avaliar execução de serviços, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Chefe de bar
Um Chefe de bar deve providenciar reparos de equipamentos e instalações, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, demonstrar senso de organização, demonstrar atitudes inovadoras, tratar clientes e subordinados com cortesia, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, controlar guarda de bilhetes, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, atribuir tarefas aos funcionários, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, finalizar pratos e bebidas, distribuir funcionários em setores, participar de programas de treinamento, controlar consumo de matérias-primas e insumos, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, pesquisar preços de produtos, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, sugerir atualização de equipamentos, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, controlar preparação dos alimentos, simular atividades para aprendizagem, coletar dados sobre desempenho de funcionários, controlar emissão de comandas, descrever procedimentos de execução dos serviços, elaborar cronogramas de execução de tarefas, verificar funcionamento de equipamentos, manter bons hábitos de higiene, criar receitas de preparo de bebidas, executar preparação de bebidas, motivar funcionários, coletar dados sobre operação de reservas, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, registrar ocorrências nos setores, acompanhar visitações, acomodar clientes, organizar treinamento para execução de novos serviços, propor treinamento externo para funcionários, coletar dados sobre venda de bilhetes, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, demonstrar bom senso, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, controlar recebimento de mercadorias e valores, executar preparação de alimentos e bebidas, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, avaliar novos equipamentos e utensílios, pesquisar receitas de preparo de bebidas, solicitar autoavaliação dos funcionários, finalizar atendimento ao cliente, programar abastecimento dos setores, orientar execução dos serviços, pesquisar receitas de preparo de alimentos, encaminhar clientes, verificar estado das instalações, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, delegar responsabilidade aos funcionários, criar receitas de preparo de alimentos, demonstrar agilidade, definir funções da equipe de trabalho, executar trabalho de subordinados, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, escolher matéria-prima, registrar pedido do cliente, intermediar informações entre equipe e superiores, providenciar atividades de capacitação, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, examinar produtos, segundo validade de utilização, recepcionar clientes, atender reclamações, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, realizar reuniões de avaliação de funcionários, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes, adequar equipe a situações atípicas, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, definir trajetórias para condutores e maquinistas, estabelecer rotinas de passagem de turnos, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, manter-se atualizado, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, degustar alimentos e bebidas, examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros), manter boa postura pessoal, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, avaliar funcionários para promoções, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, elaborar normas para treinamento de funcionários, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, dimensionar equipe de trabalho, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, orientar pedido do cliente, liderar equipe.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Chefe de Bar ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Bar e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que ficou em 4.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Bar em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Bar ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios 2025
O salário de Chefe de Bar mostrado aqui é resultado do levantamento de 9.641 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Bar com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: