O dissídio de Cegonheiro ( Motorista de Caminhão) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Cegonheiro ( Motorista de Caminhão).
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 2.699,65
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
289.312 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.353,52
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
38.591 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano
R$ 4.334,82
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
444.660 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.
Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.
Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Cegonheiro ( Motorista de Caminhão)
O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.
Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.
Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).
Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.
Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.
Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.
Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.
Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.
Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.
Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.
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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
O profissional Cegonheiro ( Motorista de Caminhão) deve realizar inspeções e reparos no veículo, trabalhar com segurança, transportar cargas, vistoriar cargas transportadas, operar equipamentos, verificar documentos do veículo e da carga, definir rotas, prestar socorro, comunicar-se em tempo real, movimentar cargas volumosas e pesadas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.
Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve distribuir peso da carga entre eixos, dominar noções básicas de mecânica, manusear carga com segurança, dimensionar peso da carga, transportar líquidos em caminhão-tanque, verificar certificados de vacina dos animais, verificar limite máximo de carga do veículo, identificar altura, comprimento e largura do veículo, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, controlar velocidade de batimento do balão, definir tempo de permanência na direção do veículo, realizar manutenção preventiva, transportar concreto em caminhão betoneira, movimentar cargas perigosas, dominar funcionamento da máquina, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, conferir a carga com a nota fiscal, inspecionar pneus, conferir a posição dos animais na gaiola, evitar o raio de ação de empilhadeiras, comunicar a chegada à central, manusear alavanca de compressão da betoneira, operar caminhão-pipa, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, realizar manutenção corretiva, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, examinar acondicionamento da carga, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, conferir manifesto, transportar contêiner em porta-contêineres, definir ponto de equilíbrio da carga, demonstrar determinação, enlonar carga, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, operar sistema bottom load, participar de treinamentos, carregar veículo com peso limite estabelecido, amarrar carga, prestar serviços com qualidade, conferir roteiro, inspecionar água e óleo, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, respeitar os limites da sua força física, desenvolver dirigibilidade para carga viva, montar relatório de avarias no veículo, transportar carga dimensionada em veículos especiais, identificar avarias na mercadoria, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, conferir ponto de carga na base (combustível), posicionar carga de acordo com ordem de entrega, conferir quantidade de carga, observar posicionamento de carga suspensa, verificar vazamentos de carga, distribuir o peso em partes iguais, transportar cargas vivas em gaiola, dominar noções básicas de condução econômica, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, coletar mercadorias, centralizar cargas, medir altura da carga, conferir peso e volume da carga, selecionar veículo por tipo de carga, identificar irregularidades na superfície, arrumar carga de acordo com o peso, contatar seguradora, sinalizar local de acidente, transportar produtos minerais em caçamba, planejar itinerário, demonstrar rapidez de reflexos, demonstrar capacidade de resistência física, comunicar a chegada e saída do cliente à central, anotar informações no diário de bordo, conferir ponto de descarga de inflamável, preservar integridade da carga, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), enviar mensagem de desvio de rota à central, definir pontos de abastecimento, demonstrar senso de responsabilidade, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, obter informações precisas sobre o local do acidente, verificar cabos de aço, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), transportar carga resfriada em baú isotérmico, comunicar-se por rádio, dominar noções básicas de primeiros socorros, realizar pequenos reparos no veículo, propor mudanças operacionais, identificar ruídos estranhos do veículo, ter consciência dos limites da máquina, comunicar-se via satélite (sistema gps), verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, operar empilhadeira com funções múltiplas, controlar tempo de descarga do concreto, isolar área de descarga, com cones, transportar carga excedente em veículo específico, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, gerenciar autonomia do veículo, operar equipamentos de combate a incêndio, operar veículo com plataforma e motosserra, operar caminhão bomba de lança e arrasto, travar locks de contêiner, cumprir leis de trânsito, posicionar veículo para carga e descarga, inspecionar parte mecânica, controlar descarga do concreto, comunicar a saída à central, elevar cargas, pesquisar itinerários, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, propor itinerários, inspecionar a lataria, operar rampa hidráulica (cegonheira), conferir mercadorias, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, manusear cargas por meio de empilhadeira, trajar-se adequadamente, conferir lacre, entregar mercadorias, demonstrar coerência, contar cabeças de animais, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, inspecionar parte elétrica, transportar grãos em caminhões graneleiros, inspecionar ferramentas obrigatórias.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Cegonheiro ( Motorista de Caminhão) ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Cegonheiro ( Motorista de Caminhão) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 4.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Cegonheiro ( Motorista de Caminhão) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Cegonheiro ( Motorista de Caminhão) ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025
O salário de Cegonheiro ( Motorista de Caminhão) mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Cegonheiro ( Motorista de Caminhão) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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