O dissídio de Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782505 no cargo de Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta).

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 2.704,40

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.779 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itaquaquecetuba - SP

R$ 3.177,98

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

316 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, gerenciando o seu caminhão e todo o processo de transporte Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Estima custos e calcula preços de frete Confere informações sobre o transporte contratado e a conformidade da documentação da carga Realiza manutenção básica do caminhão.

Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta)

O Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Verifica o itinerário e examina as características da carga, em proposta de viagem.

Estima custos e calcula preços de frete Elabora plano de viagem, após contratação do serviço.

Verifica a possibilidade de transportar outra carga, na viagem de volta.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com outros caminhoneiros Verifica a legalidade e a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) e os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica documentação necessária para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro da mercadoria Coleta a carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço.

Dirige e manobra caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos.

Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Faz cobrança de valores previamente acordados, recebendo numerário ou por outros meios de pagamento e emitindo comprovantes Elabora instrumentos para controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo, tempos e custos.

Realiza manutenção básica do caminhão, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Controla prazos ou quilometragem para revisões Detecta defeitos, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o veículo de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais)

O profissional Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) deve definir rotas, vistoriar cargas transportadas, comunicar-se em tempo real, prestar socorro, verificar documentos do veículo e da carga, operar equipamentos, trabalhar com segurança, transportar cargas, demonstrar competências pessoais, assegurar regularidade do transporte, realizar inspeções e reparos no veículo, movimentar cargas volumosas e pesadas.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais)

Um Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) deve transportar carga excedente em veículo específico, selecionar veículo por tipo de carga, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), definir estadia (tempo concedido para carga e descarga), ter consciência dos limites da máquina, definir horários apropriados para carga e descarga, propor mudanças operacionais, sinalizar local de acidente, inspecionar pneus, gerenciar autonomia do veículo, dominar noções básicas de primeiros socorros, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, definir período de descarga da mercadoria, inspecionar parte elétrica, controlar descarga do concreto, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, dominar noções básicas de condução econômica, comunicar-se via satélite (sistema gps), conferir a carga com a nota fiscal, demonstrar senso de responsabilidade, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, estimar custos de frete em rodovias não pavimentadas, realizar manutenção preventiva, arrumar carga de acordo com o peso, operar veículo com plataforma e motosserra, calcular preço tonelada / km do frete, examinar acondicionamento da carga, centralizar cargas, isolar área de descarga, com cones, verificar cabos de aço, enlonar carga, manusear carga com segurança, transportar concreto em caminhão betoneira, participar de treinamentos, definir período de carregamento da mercadoria, definir ponto de equilíbrio da carga, inspecionar parte mecânica, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, comunicar a saída à central, inspecionar a lataria, distribuir peso da carga entre eixos, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, controlar velocidade de batimento do balão, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, planejar itinerário, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, definir tempo de permanência na direção do veículo, propor itinerários, verificar limite máximo de carga do veículo, definir custos do veículo parado, identificar irregularidades na superfície, identificar avarias na mercadoria, obter informações precisas sobre o local do acidente, carregar veículo com peso limite estabelecido, coletar mercadorias, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), operar equipamentos de combate a incêndio, conferir a posição dos animais na gaiola, identificar altura, comprimento e largura do veículo, contar cabeças de animais, respeitar os limites da sua força física, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, conferir manifesto, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, transportar contêiner em porta-contêineres, negociar dívidas, operar sistema bottom load, controlar tempo de descarga do concreto, inspecionar água e óleo, demonstrar determinação, conferir ponto de carga na base (combustível), definir pontos de abastecimento, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, montar relatório de avarias no veículo, posicionar veículo para carga e descarga, preservar integridade da carga, demonstrar coerência, conferir roteiro, cobrar, do embarcador ou do cliente, local próprio para carga e descarga, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, transportar líquidos em caminhão-tanque, transportar produtos minerais em caçamba, comunicar-se por rádio, contatar seguradora, comunicar a chegada e saída do cliente à central, elevar cargas, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), entregar mercadorias, anotar informações no diário de bordo, dominar noções básicas de mecânica, identificar ruídos estranhos do veículo, estimar custos do transporte, segundo o tipo de carga, definir valores de desgaste do veículo, transportar carga dimensionada em veículos especiais, conferir ponto de descarga de inflamável, dimensionar peso da carga, operar caminhão-pipa, inspecionar ferramentas obrigatórias, pesquisar itinerários, distribuir o peso em partes iguais, transportar carga resfriada em baú isotérmico, cumprir leis de trânsito, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, demonstrar capacidade de resistência física, conferir lacre, enviar mensagem de desvio de rota à central, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, operar empilhadeira com funções múltiplas, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, desenvolver dirigibilidade para carga viva, travar locks de contêiner, dominar funcionamento da máquina, operar rampa hidráulica (cegonheira), observar posicionamento de carga suspensa, amarrar carga, transportar grãos em caminhões graneleiros, manusear cargas por meio de empilhadeira, verificar vazamentos de carga, operar guincho pesado, com munk, medir altura da carga, administrar finanças, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, verificar certificados de vacina dos animais, transportar cargas vivas em gaiola, trajar-se adequadamente, operar caminhão bomba de lança e arrasto, comunicar a chegada à central, conferir mercadorias, conferir quantidade de carga, realizar manutenção corretiva, demonstrar rapidez de reflexos, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, evitar o raio de ação de empilhadeiras, realizar pequenos reparos no veículo, prestar serviços com qualidade, manusear alavanca de compressão da betoneira, conferir peso e volume da carga, movimentar cargas perigosas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 5.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024

O salário de Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) mostrado aqui é resultado do levantamento de 6165 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) CBO 782505 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.410,20 2.503,62 3.533,18 11,42 5.90%
Paraná 44h 2.523,23 2.621,02 3.698,87 11,92 6.20%
Minas Gerais 43h 2.288,66 2.377,36 3.355,00 10,93 5.40%
Santa Catarina 44h 2.277,30 2.365,56 3.338,35 10,83 4.50%
Rio Grande do Sul 44h 2.340,43 2.431,13 3.430,89 11,08 5.50%
Rio de Janeiro 43h 2.176,25 2.260,60 3.190,22 10,53 7.80%
Bahia 44h 2.217,27 2.303,21 3.250,35 10,55 7.90%
Goiás 44h 1.939,54 2.014,71 2.843,22 9,25 5.10%
Mato Grosso do Sul 44h 2.108,42 2.190,13 3.090,78 10,04 6.00%
Mato Grosso 44h 2.420,51 2.514,32 3.548,29 11,44 4.80%
Ceará 44h 2.076,90 2.157,40 3.044,58 9,87 8.30%
Pará 44h 2.603,49 2.704,40 3.816,53 12,34 5.70%
Sergipe 43h 2.117,98 2.200,07 3.104,80 10,13 7.70%
Pernambuco 43h 2.254,51 2.341,88 3.304,94 10,82 7.70%
Rondônia 44h 2.251,19 2.338,44 3.300,08 10,63 6.70%
Espírito Santo 43h 2.071,17 2.151,44 3.036,18 9,98 8.00%
Paraíba 44h 2.141,68 2.224,68 3.139,54 10,17 4.30%
Alagoas 43h 1.600,86 1.662,91 2.346,75 7,71 6.40%
Maranhão 43h 2.238,23 2.324,98 3.281,08 10,79 6.80%
Rio Grande do Norte 44h 2.220,25 2.306,31 3.254,73 10,58 4.20%
Distrito Federal 43h 1.963,11 2.039,20 2.877,78 9,50 7.70%
Amazonas 44h 2.222,11 2.308,23 3.257,45 10,57 6.70%
Tocantins 44h 2.085,01 2.165,82 3.056,47 9,84 4.30%
Amapá 42h 1.812,63 1.882,88 2.657,18 8,94 7.70%
Piauí 43h 2.327,96 2.418,18 3.412,61 11,37 4.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta).

Dissídio de Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) por cidade

Quanto ganha um Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.526,72 2.624,65 3.703,98 11,94 5.00%
Tarumã, SP 44 1.866,44 1.938,78 2.736,06 8,81 7.50%
Ponta Grossa, PR 44 2.778,21 2.885,88 4.072,64 13,12 4.40%
Guarulhos, SP 44 3.002,16 3.118,51 4.400,93 14,20 7.70%
Campo Grande, MS 43 1.962,16 2.038,21 2.876,38 9,39 5.50%
Leme, SP 44 2.433,06 2.527,36 3.566,68 11,49 4.80%
Curitiba, PR 44 2.226,85 2.313,16 3.264,40 10,53 7.30%
São José dos Pinhais, PR 44 2.421,60 2.515,45 3.549,88 11,43 8.00%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.192,10 2.277,06 3.213,46 10,53 4.10%
Jundiaí, SP 44 2.455,86 2.551,04 3.600,11 11,66 8.00%
Fortaleza, CE 43 1.976,38 2.052,98 2.897,23 9,48 5.30%
Joinville, SC 44 2.290,72 2.379,50 3.358,02 10,82 7.50%
Sombrio, SC 44 1.895,66 1.969,13 2.778,89 8,95 7.20%
Brasília, DF 43 1.963,11 2.039,20 2.877,78 9,50 4.20%
Ipatinga, MG 44 2.542,25 2.640,78 3.726,75 12,07 7.00%
Dracena, SP 44 2.318,03 2.407,87 3.398,06 10,94 4.50%
Sete Lagoas, MG 44 2.712,29 2.817,42 3.976,02 12,88 5.20%
Bento Goncalves, RS 44 2.284,29 2.372,83 3.348,60 10,80 6.40%
Itaquaquecetuba, SP 44 3.059,40 3.177,98 4.484,85 14,51 5.90%
Laranjeiras, SE 44 2.414,08 2.507,64 3.538,86 11,40 6.90%
Concordia, SC 44 2.650,70 2.753,43 3.885,73 12,52 4.70%
Três Cachoeiras, RS 44 2.243,44 2.330,39 3.288,72 10,59 5.10%
Iturama, MG 44 1.808,59 1.878,68 2.651,25 8,54 4.10%
Simões Filho, BA 44 2.147,02 2.230,24 3.147,37 10,14 6.20%
Guanhães, MG 44 2.423,05 2.516,96 3.552,01 11,44 5.10%
Taubaté, SP 44 2.376,16 2.468,26 3.483,28 11,22 7.90%
Catanduva, SP 44 2.563,30 2.662,65 3.757,60 12,10 7.30%
Uberlândia, MG 44 2.386,76 2.479,27 3.498,82 11,27 7.00%
Manaus, AM 44 2.231,61 2.318,10 3.271,37 10,64 4.60%
Nova Iguaçu, RJ 44 1.681,20 1.746,36 2.464,51 7,94 5.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.366,94 2.458,68 3.469,76 5.20%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 2.385,93 2.478,40 3.497,60 5.60%
Transporte rodoviário de produtos perigosos 2.418,44 2.512,17 3.545,25 4.70%
Serviços de engenharia 2.543,03 2.641,59 3.727,89 5.90%
Cultivo de cana-de-açúcar 1.891,58 1.964,90 2.772,92 6.90%
Construção de rodovias e ferrovias 2.404,30 2.497,48 3.524,52 5.70%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 1.961,31 2.037,32 2.875,13 7.40%
Locação de mão-de-obra temporária 2.236,27 2.322,95 3.278,21 7.30%
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica 2.571,33 2.670,99 3.769,38 4.30%
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados 1.899,05 1.972,65 2.783,87 5.10%
Obras de terraplenagem 2.206,72 2.292,25 3.234,89 6.40%
Construção de edifícios 2.425,96 2.519,99 3.556,28 7.60%
Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões 2.399,67 2.492,68 3.517,74 4.40%
Comércio varejista de madeira e artefatos 2.054,38 2.134,00 3.011,56 6.40%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.664,19 2.767,44 3.905,50 4.90%
Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.620,90 2.722,48 3.842,04 8.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.056,48 2.136,18 3.014,64 6.40%
Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos 2.459,78 2.555,12 3.605,86 7.90%
Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas 2.925,89 3.039,29 4.289,14 7.20%
Criação de bovinos para corte 2.660,01 2.763,11 3.899,38 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.