O dissídio de Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 991105 no cargo de Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea.

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 2.346,68

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

3.337 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.654,55

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Belo Horizonte - MG

1.511 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Estruturas Metálicas

R$ 3.127,08

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Construção de Rodovias e Ferrovias

6.323 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Conservador de via permanente (trilhos) executa atividades de conservação e manutenção de via permanente, percorrendo o local para inteirar-se do trabalho a ser realizado, reparando e substituindo trilhos e outros componentes da via, e fazendo a limpeza da área Comunica-se com o centro de controle operacional, confirmando liberação de via para realização dos serviços.

Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea

O Conservador de via permanente (trilhos) prepara-se para a execução de atividades de conservação e manutenção de via permanente, analisando a programação de atividades e deslocando-se para a via Inteira-se do trabalho a ser realizado, verificando trincas, cavidades e fixação dos trilhos, conferindo o sistema de drenagem da via, examinando os componentes dos aparelhos de mudança de vias (AMV), e observando o funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos.

Executa a reparação de componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, corrigindo bitola, esmerilhando os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV), dos trilhos e das juntas, recompondo lastro, esmerilhando rebarbas e cavidades, nivelando linha, e aliviando tensão térmica dos trilhos.

Realiza a substituição de componentes da via, descarregando materiais diversos Troca trilhos, dormentes e lastros.

Preenche com britas os vãos entre os novos dormentes Substitui a fixação de trilhos e os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV).

Remove lastro contaminado e recoloca lastro tratado.

Faz a limpeza da via, lavando-a Poda árvores e roça o leito da via.

Peneira brita para remoção de detritos.

Limpa placas deslizantes e recolhe objetos estranhos da via Retira e ensaca animais mortos, detritos, troncos, galhos e folhas Preenche formulários, informando as atividades desenvolvidas, as horas de trabalho cumpridas e as ocorrências.

Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados, examinando suas condições de funcionamento e fazendo sua limpeza Encaminha máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho para aferição.

Solicita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, relacionando os problemas detectados durante o funcionamento Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual.

Aplica procedimentos de segurança, sinalizando e isolando área de trabalho na via, interditando linha em caso de emergência, e removendo animais da via.

Funções do Conservador de via permanente (trilhos)

O profissional Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea deve providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, esmerilhar trilhos, realizar soldagem aluminotérmica, inspecionar vias, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, trabalhar com segurança, desguarnecer lastro, corrigir geometria da via por meio de equipamentos.

Condições de trabalho da profissão

Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Conservador de via permanente (trilhos)

Um Conservador de via permanente (trilhos) deve recolher objetos estranhos da via, substituir lastros, lavar vias, confirmar liberação de via para manutenção, trabalhar em equipe, substituir parafusos, trocar informações com outras áreas, inspecionar vias conforme normas de segurança, limpar placas deslizantes, inspecionar materiais recuperados, injetar produtos químicos nos dormentes, demonstrar bom senso, carregar materiais diversos, recolocar lastro tratado, demonstrar iniciativa, aliviar tensão térmica dos trilhos, demonstrar senso de ética, esmerilhar manualmente rebarbas e cavidades, verificar componentes de amv, examinar o estado do trilho, substituir fixação de trilhos, relacionar pendências do equipamento, comunicar ocorrências, remover lastro contaminado, deslocar-se a pé pela via, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, isolar áreas, anotar detalhes do serviço executado, sinalizar vias, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, reciclar-se, remover animais da via, descarregar trilhos, descarregar britas e dormentes, substituir componentes do amv (aparelho de movimentação de via), comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, analisar programação de inspeção, demonstrar capacidade de concentração, inteirar-se do trabalho a ser realizado, examinar condições das ferramentas, roçar leito da via, recompor lastro manualmente, substituir trilhos, preencher com britas vãos entre dormentes, socar lastro manualmente, demonstrar responsabilidade, atentar para as normas de segurança, cortar trilho, verificar funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos, classificar nível de falhas, furar trilhos, pulverizar produtos químicos na via (capina química), podar árvores, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, conferir juntas, interditar linha em situação de emergência, aplicar procedimentos de segurança, nivelar linha manualmente, inspecionar sistema de drenagem da via, corrigir bitola, peneirar brita para remoção de detritos, furar dormentes, usar equipamentos de segurança individual, pedir autorização para interdição de linha, varrer lastro, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, substituir dormentes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) que ficou em 7.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) 2025

O salário de Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea mostrado aqui é resultado do levantamento de 9.083 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Conservadores de vias permanentes (trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea CBO 991105 salário