O dissídio de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239405 no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.773,30
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
9.454 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 3.209,35
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
3.962 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Atendimento Hospitalar
R$ 12.713,40
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
6.017 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries
O Coordenador pedagógico planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Coordenador pedagógico
O profissional Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries deve comunicar-se, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, promover a formação contínua dos profissionais, viabilizar o trabalho coletivo, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico
Um Coordenador pedagógico deve atualizar-se continuamente, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, acompanhar a trajetória escolar do aluno, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, estimular valores estéticos, construir sistema de avaliação, avaliar o desempenho das classes/turmas, sugerir mudanças no projeto pedagógico, auto avaliar-se, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, contextualizar historicamente a escola, estimular o senso de justiça, criar clima favorável de trabalho, avaliar o desempenho profissional dos educadores, administrar tempo, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, divulgar experiências pedagógicas, divulgar deliberações, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, entrevistar, administrar a demanda por vagas, estimular a criatividade, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, criar mecanismos de participação/interação, participar da avaliação proposta pela instituição, elaborar relatórios, valorizar experiências pedagógicas significativas, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, administrar conflitos, dominar a língua portuguesa, planejar reuniões com equipes de trabalho, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, respeitar as diversidades, levantar necessidades educacionais e sociais, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, estimular a participação dos diferentes sujeitos, estudar continuamente, estimular a participação nas instituições associativas, respeitar a alteridade, divulgar resultados de avaliação, caracterizar o perfil dos alunos, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, emitir pareceres, planejar ações de operacionalização, equalizar informações, selecionar referencial teórico, formar equipes de trabalho, observar conselhos de classe e de escola, dimensionar os problemas, administrar recursos de trabalho, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, orientar atividades interdisciplinares, demonstrar proatividade, detectar eventuais problemas educacionais, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, avaliar a implementação de projetos educacionais, estimular o respeito mútuo, observar o processo de trabalho em salas de aula, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, estruturar os tempos pedagógicos, estimular a cooperação, estimular o senso crítico, pesquisar práticas educativas, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, demonstrar flexibilidade, observar o desempenho das classes, formar-se continuamente, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, propor soluções para problemas educacionais detectados, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, construir instrumentos de avaliação, reunir-se com conselhos de classe, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, verificar o cumprimento das metas, criar espaços de participação/interação, organizar reuniões com equipes de trabalho, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, produzir material de apoio pedagógico, assessorar o trabalho docente, acompanhar a produção dos alunos, criar espaços para o exercício da diversidade, estimular a solidariedade, demonstrar versatilidade, coordenar reuniões, estimular a transparência na condução dos trabalhos, avaliar a instituição escolar, trabalhar em equipe, analisar o desempenho das classes, traçar objetivos educacionais, demonstrar capacidade de observação, demonstrar criatividade, publicar experiências pedagógicas, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, selecionar bibliografia, compreender o contexto, participar das avaliações externas, traçar metas educacionais, participar de cursos, seminários e congressos, respeitar a autonomia do educador, interagir com os pais, fornecer subsídios teóricos, organizar encontro de educandos, organizar grupos de estudos, elaborar textos de orientação, intervir na aplicação de medidas disciplinares, socializar informações, promover trocas de experiências, desenvolver a autoestima, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, organizar encontros, congressos e seminários, expressar-se com clareza, respeitar a autoria do educador, olhar com intencionalidade pedagógica, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, intermediar conflitos entre a escola e a família, articular a ação da escola com outras instituições.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 4.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 4.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries mostrado aqui é resultado do levantamento de 32.787 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Coordenador Auxiliar de Curso
- Orientador Vocacional e Profissional
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- Auxiliar de Supervisor Escolar
- Orientador de Disciplina e Área de Estudo
- Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais
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- Técnico de Orientação Profissional
- Designer Instrucional
- Desenhista Instrucional