O dissídio de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239405 no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.570,44
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
9.620 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Santana de Parnaíba - SP
R$ 10.800,29
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.052 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries
O Coordenador pedagógico planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Coordenador pedagógico
O profissional Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries deve viabilizar o trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais, promover a formação contínua dos profissionais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico
Um Coordenador pedagógico deve participar das avaliações externas, auto avaliar-se, propor soluções para problemas educacionais detectados, assessorar o trabalho docente, articular a ação da escola com outras instituições, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, traçar metas educacionais, publicar experiências pedagógicas, demonstrar capacidade de observação, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, demonstrar criatividade, levantar necessidades educacionais e sociais, atualizar-se continuamente, estimular o respeito mútuo, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, coordenar reuniões, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, contextualizar historicamente a escola, estimular a cooperação, olhar com intencionalidade pedagógica, demonstrar flexibilidade, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, reunir-se com conselhos de classe, demonstrar versatilidade, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, criar espaços de participação/interação, estimular o senso de justiça, equalizar informações, administrar a demanda por vagas, emitir pareceres, participar de cursos, seminários e congressos, construir sistema de avaliação, observar conselhos de classe e de escola, valorizar experiências pedagógicas significativas, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, intervir na aplicação de medidas disciplinares, selecionar bibliografia, estudar continuamente, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, organizar encontros, congressos e seminários, divulgar resultados de avaliação, formar-se continuamente, formar equipes de trabalho, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, criar clima favorável de trabalho, estimular a solidariedade, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, traçar objetivos educacionais, administrar recursos de trabalho, estruturar os tempos pedagógicos, divulgar deliberações, criar espaços para o exercício da diversidade, compreender o contexto, avaliar a instituição escolar, promover trocas de experiências, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, verificar o cumprimento das metas, detectar eventuais problemas educacionais, respeitar a autoria do educador, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, trabalhar em equipe, participar da avaliação proposta pela instituição, pesquisar práticas educativas, dominar a língua portuguesa, caracterizar o perfil dos alunos, estimular a participação dos diferentes sujeitos, estimular o senso crítico, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, elaborar relatórios, observar o desempenho das classes, estimular a transparência na condução dos trabalhos, estimular a criatividade, respeitar as diversidades, intermediar conflitos entre a escola e a família, criar mecanismos de participação/interação, planejar reuniões com equipes de trabalho, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, planejar ações de operacionalização, organizar reuniões com equipes de trabalho, avaliar o desempenho das classes/turmas, construir instrumentos de avaliação, socializar informações, acompanhar a produção dos alunos, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, estimular valores estéticos, fornecer subsídios teóricos, orientar atividades interdisciplinares, divulgar experiências pedagógicas, analisar o desempenho das classes, interagir com os pais, respeitar a alteridade, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, organizar grupos de estudos, entrevistar, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, demonstrar proatividade, dimensionar os problemas, sugerir mudanças no projeto pedagógico, produzir material de apoio pedagógico, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, selecionar referencial teórico, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, administrar conflitos, estimular a participação nas instituições associativas, elaborar textos de orientação, avaliar a implementação de projetos educacionais, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, expressar-se com clareza, administrar tempo, desenvolver a autoestima, organizar encontro de educandos, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, observar o processo de trabalho em salas de aula, avaliar o desempenho profissional dos educadores, respeitar a autonomia do educador, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, acompanhar a trajetória escolar do aluno.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 8.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 7.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024
O salário de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries mostrado aqui é resultado do levantamento de 32015 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Orientador Profissional
- Auxiliar de Supervisor Escolar
- Coordenador de Orientação Pedagógica
- Técnico de Orientação Profissional
- Auxiliar de Orientação Pedagógica
- Orientador Escolar
- Auxiliar de Orientação Educacional
- Orientador de Disciplina e Área de Estudo
- Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais
- Supervisor Educacional
Valor do salário na CCT 2024 de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 4.399,91 | 4.570,44 | 6.449,94 | 23,24 | 5.70% |
Rio de Janeiro | 38h | 3.238,82 | 3.364,35 | 4.747,87 | 17,87 | 8.20% |
Minas Gerais | 36h | 3.452,33 | 3.586,14 | 5.060,86 | 19,77 | 5.60% |
Paraná | 39h | 3.549,11 | 3.686,67 | 5.202,73 | 18,98 | 4.50% |
Pernambuco | 40h | 3.031,54 | 3.149,03 | 4.444,01 | 15,93 | 4.70% |
Bahia | 39h | 3.286,73 | 3.414,12 | 4.818,10 | 17,44 | 7.80% |
Ceará | 41h | 2.765,78 | 2.872,97 | 4.054,42 | 14,12 | 7.80% |
Rio Grande do Sul | 36h | 3.446,13 | 3.579,70 | 5.051,77 | 19,87 | 6.80% |
Santa Catarina | 38h | 3.952,43 | 4.105,62 | 5.793,97 | 21,63 | 8.20% |
Distrito Federal | 40h | 4.205,26 | 4.368,25 | 6.164,60 | 22,09 | 4.10% |
Goiás | 39h | 2.947,96 | 3.062,21 | 4.321,49 | 15,90 | 6.30% |
Pará | 39h | 2.842,07 | 2.952,22 | 4.166,27 | 15,00 | 5.80% |
Espírito Santo | 37h | 3.061,03 | 3.179,67 | 4.487,24 | 17,29 | 5.70% |
Paraíba | 40h | 2.754,17 | 2.860,91 | 4.037,40 | 14,32 | 5.80% |
Maranhão | 38h | 3.063,43 | 3.182,16 | 4.490,76 | 16,70 | 5.30% |
Mato Grosso | 38h | 3.547,75 | 3.685,25 | 5.200,74 | 19,49 | 7.10% |
Mato Grosso do Sul | 39h | 3.330,33 | 3.459,40 | 4.882,01 | 17,76 | 4.30% |
Rio Grande do Norte | 40h | 2.554,37 | 2.653,37 | 3.744,52 | 13,34 | 5.10% |
Alagoas | 38h | 2.807,62 | 2.916,43 | 4.115,76 | 15,24 | 7.60% |
Amazonas | 41h | 3.307,54 | 3.435,73 | 4.848,61 | 16,93 | 7.20% |
Sergipe | 39h | 2.743,42 | 2.849,74 | 4.021,65 | 14,68 | 6.50% |
Piauí | 38h | 3.142,51 | 3.264,30 | 4.606,68 | 17,12 | 5.70% |
Rondônia | 38h | 3.484,50 | 3.619,55 | 5.108,01 | 19,04 | 5.10% |
Tocantins | 41h | 3.869,64 | 4.019,61 | 5.672,60 | 19,50 | 6.30% |
Amapá | 41h | 2.694,16 | 2.798,58 | 3.949,44 | 13,50 | 5.50% |
Acre | 39h | 3.242,19 | 3.367,85 | 4.752,81 | 17,18 | 8.20% |
Roraima | 41h | 2.809,64 | 2.918,53 | 4.118,72 | 14,23 | 5.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries. |
Dissídio de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 39 | 5.279,60 | 5.484,22 | 7.739,50 | 27,85 | 7.30% |
Rio de Janeiro, RJ | 39 | 3.553,64 | 3.691,37 | 5.209,37 | 19,13 | 4.60% |
Fortaleza, CE | 41 | 2.749,19 | 2.855,74 | 4.030,10 | 13,88 | 4.30% |
Brasília, DF | 40 | 4.205,26 | 4.368,25 | 6.164,60 | 22,09 | 4.90% |
Belo Horizonte, MG | 37 | 4.330,12 | 4.497,94 | 6.347,63 | 24,17 | 6.20% |
Recife, PE | 39 | 3.316,26 | 3.444,79 | 4.861,39 | 17,57 | 6.70% |
Curitiba, PR | 39 | 4.253,45 | 4.418,30 | 6.235,24 | 22,58 | 5.90% |
Salvador, BA | 39 | 3.488,80 | 3.624,01 | 5.114,32 | 18,58 | 5.10% |
Porto Alegre, RS | 39 | 3.598,63 | 3.738,11 | 5.275,33 | 19,41 | 7.90% |
Goiânia, GO | 39 | 3.118,17 | 3.239,03 | 4.571,01 | 16,53 | 4.20% |
Guarulhos, SP | 40 | 3.671,73 | 3.814,04 | 5.382,48 | 18,97 | 5.50% |
Belém, PA | 39 | 2.917,22 | 3.030,28 | 4.276,42 | 15,51 | 6.20% |
Campinas, SP | 39 | 4.116,30 | 4.275,84 | 6.034,19 | 21,81 | 5.40% |
Campo Grande, MS | 39 | 3.369,30 | 3.499,88 | 4.939,14 | 17,73 | 7.50% |
São Luís, MA | 39 | 3.068,63 | 3.187,56 | 4.498,38 | 16,14 | 4.20% |
João Pessoa, PB | 40 | 2.905,13 | 3.017,72 | 4.258,70 | 15,16 | 8.20% |
Manaus, AM | 41 | 3.102,93 | 3.223,19 | 4.548,66 | 15,68 | 6.30% |
Niterói, RJ | 36 | 3.287,45 | 3.414,86 | 4.819,16 | 18,88 | 8.00% |
Maceió, AL | 38 | 2.895,05 | 3.007,25 | 4.243,93 | 15,92 | 6.10% |
Natal, RN | 39 | 2.744,90 | 2.851,28 | 4.023,82 | 14,57 | 6.80% |
Aracaju, SE | 39 | 2.958,06 | 3.072,70 | 4.336,29 | 15,86 | 5.70% |
Ribeirão Preto, SP | 40 | 4.199,23 | 4.361,98 | 6.155,75 | 21,82 | 5.50% |
Florianópolis, SC | 38 | 3.755,97 | 3.901,54 | 5.505,96 | 20,40 | 8.00% |
Juiz de Fora, MG | 36 | 3.045,13 | 3.163,15 | 4.463,93 | 17,61 | 4.40% |
Uberlândia, MG | 38 | 3.319,90 | 3.448,57 | 4.866,73 | 17,94 | 4.30% |
Teresina, PI | 38 | 3.386,97 | 3.518,23 | 4.965,04 | 18,32 | 6.50% |
São José dos Campos, SP | 39 | 4.463,77 | 4.636,77 | 6.543,55 | 24,03 | 4.50% |
São Bernardo do Campo, SP | 41 | 4.289,62 | 4.455,87 | 6.288,26 | 21,95 | 7.40% |
Osasco, SP | 41 | 4.416,20 | 4.587,36 | 6.473,82 | 22,27 | 8.00% |
Sorocaba, SP | 40 | 3.536,80 | 3.673,87 | 5.184,68 | 18,42 | 5.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 3.834,17 | 3.982,77 | 5.620,61 | 5.50% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.172,93 | 3.295,90 | 4.651,27 | 7.60% | |
Educação infantil - creche | 3.396,89 | 3.528,54 | 4.979,58 | 4.30% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 4.476,66 | 4.650,16 | 6.562,45 | 7.50% | |
Ensino médio | 3.843,64 | 3.992,61 | 5.634,49 | 5.80% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.629,30 | 3.769,97 | 5.320,29 | 7.00% | |
Educação superior - graduação | 4.083,01 | 4.241,26 | 5.985,39 | 6.50% | |
Ensino de idiomas | 2.748,36 | 2.854,87 | 4.028,88 | 7.10% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.410,83 | 2.504,26 | 3.534,09 | 5.50% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 4.244,13 | 4.408,62 | 6.221,58 | 8.10% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.130,61 | 2.213,18 | 3.123,31 | 8.10% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.855,99 | 4.005,43 | 5.652,59 | 6.00% | |
Administração pública em geral | 3.930,19 | 4.082,52 | 5.761,37 | 4.60% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 3.766,76 | 3.912,75 | 5.521,79 | 4.90% | |
Cursos preparatórios para concursos | 3.142,88 | 3.264,69 | 4.607,23 | 6.10% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 3.403,07 | 3.534,96 | 4.988,64 | 4.90% | |
Treinamento em informática | 2.047,81 | 2.127,17 | 3.001,93 | 6.50% | |
Edição de livros | 6.066,70 | 6.301,83 | 8.893,33 | 5.70% | |
Comércio varejista de livros | 2.796,63 | 2.905,02 | 4.099,66 | 7.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.500,34 | 3.636,00 | 5.131,23 | 5.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |