O dissídio de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239405 no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.570,44

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

9.620 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Santana de Parnaíba - SP

R$ 10.800,29

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.052 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries

O Coordenador pedagógico planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Coordenador pedagógico

O profissional Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries deve viabilizar o trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais, promover a formação contínua dos profissionais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico deve participar das avaliações externas, auto avaliar-se, propor soluções para problemas educacionais detectados, assessorar o trabalho docente, articular a ação da escola com outras instituições, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, traçar metas educacionais, publicar experiências pedagógicas, demonstrar capacidade de observação, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, demonstrar criatividade, levantar necessidades educacionais e sociais, atualizar-se continuamente, estimular o respeito mútuo, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, coordenar reuniões, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, contextualizar historicamente a escola, estimular a cooperação, olhar com intencionalidade pedagógica, demonstrar flexibilidade, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, reunir-se com conselhos de classe, demonstrar versatilidade, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, criar espaços de participação/interação, estimular o senso de justiça, equalizar informações, administrar a demanda por vagas, emitir pareceres, participar de cursos, seminários e congressos, construir sistema de avaliação, observar conselhos de classe e de escola, valorizar experiências pedagógicas significativas, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, intervir na aplicação de medidas disciplinares, selecionar bibliografia, estudar continuamente, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, organizar encontros, congressos e seminários, divulgar resultados de avaliação, formar-se continuamente, formar equipes de trabalho, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, criar clima favorável de trabalho, estimular a solidariedade, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, traçar objetivos educacionais, administrar recursos de trabalho, estruturar os tempos pedagógicos, divulgar deliberações, criar espaços para o exercício da diversidade, compreender o contexto, avaliar a instituição escolar, promover trocas de experiências, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, verificar o cumprimento das metas, detectar eventuais problemas educacionais, respeitar a autoria do educador, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, trabalhar em equipe, participar da avaliação proposta pela instituição, pesquisar práticas educativas, dominar a língua portuguesa, caracterizar o perfil dos alunos, estimular a participação dos diferentes sujeitos, estimular o senso crítico, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, elaborar relatórios, observar o desempenho das classes, estimular a transparência na condução dos trabalhos, estimular a criatividade, respeitar as diversidades, intermediar conflitos entre a escola e a família, criar mecanismos de participação/interação, planejar reuniões com equipes de trabalho, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, planejar ações de operacionalização, organizar reuniões com equipes de trabalho, avaliar o desempenho das classes/turmas, construir instrumentos de avaliação, socializar informações, acompanhar a produção dos alunos, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, estimular valores estéticos, fornecer subsídios teóricos, orientar atividades interdisciplinares, divulgar experiências pedagógicas, analisar o desempenho das classes, interagir com os pais, respeitar a alteridade, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, organizar grupos de estudos, entrevistar, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, demonstrar proatividade, dimensionar os problemas, sugerir mudanças no projeto pedagógico, produzir material de apoio pedagógico, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, selecionar referencial teórico, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, administrar conflitos, estimular a participação nas instituições associativas, elaborar textos de orientação, avaliar a implementação de projetos educacionais, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, expressar-se com clareza, administrar tempo, desenvolver a autoestima, organizar encontro de educandos, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, observar o processo de trabalho em salas de aula, avaliar o desempenho profissional dos educadores, respeitar a autonomia do educador, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, acompanhar a trajetória escolar do aluno.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 8.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 7.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024

O salário de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries mostrado aqui é resultado do levantamento de 32015 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries CBO 239405 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 39h 4.399,91 4.570,44 6.449,94 23,24 5.70%
Rio de Janeiro 38h 3.238,82 3.364,35 4.747,87 17,87 8.20%
Minas Gerais 36h 3.452,33 3.586,14 5.060,86 19,77 5.60%
Paraná 39h 3.549,11 3.686,67 5.202,73 18,98 4.50%
Pernambuco 40h 3.031,54 3.149,03 4.444,01 15,93 4.70%
Bahia 39h 3.286,73 3.414,12 4.818,10 17,44 7.80%
Ceará 41h 2.765,78 2.872,97 4.054,42 14,12 7.80%
Rio Grande do Sul 36h 3.446,13 3.579,70 5.051,77 19,87 6.80%
Santa Catarina 38h 3.952,43 4.105,62 5.793,97 21,63 8.20%
Distrito Federal 40h 4.205,26 4.368,25 6.164,60 22,09 4.10%
Goiás 39h 2.947,96 3.062,21 4.321,49 15,90 6.30%
Pará 39h 2.842,07 2.952,22 4.166,27 15,00 5.80%
Espírito Santo 37h 3.061,03 3.179,67 4.487,24 17,29 5.70%
Paraíba 40h 2.754,17 2.860,91 4.037,40 14,32 5.80%
Maranhão 38h 3.063,43 3.182,16 4.490,76 16,70 5.30%
Mato Grosso 38h 3.547,75 3.685,25 5.200,74 19,49 7.10%
Mato Grosso do Sul 39h 3.330,33 3.459,40 4.882,01 17,76 4.30%
Rio Grande do Norte 40h 2.554,37 2.653,37 3.744,52 13,34 5.10%
Alagoas 38h 2.807,62 2.916,43 4.115,76 15,24 7.60%
Amazonas 41h 3.307,54 3.435,73 4.848,61 16,93 7.20%
Sergipe 39h 2.743,42 2.849,74 4.021,65 14,68 6.50%
Piauí 38h 3.142,51 3.264,30 4.606,68 17,12 5.70%
Rondônia 38h 3.484,50 3.619,55 5.108,01 19,04 5.10%
Tocantins 41h 3.869,64 4.019,61 5.672,60 19,50 6.30%
Amapá 41h 2.694,16 2.798,58 3.949,44 13,50 5.50%
Acre 39h 3.242,19 3.367,85 4.752,81 17,18 8.20%
Roraima 41h 2.809,64 2.918,53 4.118,72 14,23 5.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries.

Dissídio de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries por cidade

Quanto ganha um Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 39 5.279,60 5.484,22 7.739,50 27,85 7.30%
Rio de Janeiro, RJ 39 3.553,64 3.691,37 5.209,37 19,13 4.60%
Fortaleza, CE 41 2.749,19 2.855,74 4.030,10 13,88 4.30%
Brasília, DF 40 4.205,26 4.368,25 6.164,60 22,09 4.90%
Belo Horizonte, MG 37 4.330,12 4.497,94 6.347,63 24,17 6.20%
Recife, PE 39 3.316,26 3.444,79 4.861,39 17,57 6.70%
Curitiba, PR 39 4.253,45 4.418,30 6.235,24 22,58 5.90%
Salvador, BA 39 3.488,80 3.624,01 5.114,32 18,58 5.10%
Porto Alegre, RS 39 3.598,63 3.738,11 5.275,33 19,41 7.90%
Goiânia, GO 39 3.118,17 3.239,03 4.571,01 16,53 4.20%
Guarulhos, SP 40 3.671,73 3.814,04 5.382,48 18,97 5.50%
Belém, PA 39 2.917,22 3.030,28 4.276,42 15,51 6.20%
Campinas, SP 39 4.116,30 4.275,84 6.034,19 21,81 5.40%
Campo Grande, MS 39 3.369,30 3.499,88 4.939,14 17,73 7.50%
São Luís, MA 39 3.068,63 3.187,56 4.498,38 16,14 4.20%
João Pessoa, PB 40 2.905,13 3.017,72 4.258,70 15,16 8.20%
Manaus, AM 41 3.102,93 3.223,19 4.548,66 15,68 6.30%
Niterói, RJ 36 3.287,45 3.414,86 4.819,16 18,88 8.00%
Maceió, AL 38 2.895,05 3.007,25 4.243,93 15,92 6.10%
Natal, RN 39 2.744,90 2.851,28 4.023,82 14,57 6.80%
Aracaju, SE 39 2.958,06 3.072,70 4.336,29 15,86 5.70%
Ribeirão Preto, SP 40 4.199,23 4.361,98 6.155,75 21,82 5.50%
Florianópolis, SC 38 3.755,97 3.901,54 5.505,96 20,40 8.00%
Juiz de Fora, MG 36 3.045,13 3.163,15 4.463,93 17,61 4.40%
Uberlândia, MG 38 3.319,90 3.448,57 4.866,73 17,94 4.30%
Teresina, PI 38 3.386,97 3.518,23 4.965,04 18,32 6.50%
São José dos Campos, SP 39 4.463,77 4.636,77 6.543,55 24,03 4.50%
São Bernardo do Campo, SP 41 4.289,62 4.455,87 6.288,26 21,95 7.40%
Osasco, SP 41 4.416,20 4.587,36 6.473,82 22,27 8.00%
Sorocaba, SP 40 3.536,80 3.673,87 5.184,68 18,42 5.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.834,17 3.982,77 5.620,61 5.50%
Educação infantil - pré-escola 3.172,93 3.295,90 4.651,27 7.60%
Educação infantil - creche 3.396,89 3.528,54 4.979,58 4.30%
Educação superior - graduação e pós-graduação 4.476,66 4.650,16 6.562,45 7.50%
Ensino médio 3.843,64 3.992,61 5.634,49 5.80%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.629,30 3.769,97 5.320,29 7.00%
Educação superior - graduação 4.083,01 4.241,26 5.985,39 6.50%
Ensino de idiomas 2.748,36 2.854,87 4.028,88 7.10%
Educação profissional de nível técnico 2.410,83 2.504,26 3.534,09 5.50%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.244,13 4.408,62 6.221,58 8.10%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.130,61 2.213,18 3.123,31 8.10%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.855,99 4.005,43 5.652,59 6.00%
Administração pública em geral 3.930,19 4.082,52 5.761,37 4.60%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.766,76 3.912,75 5.521,79 4.90%
Cursos preparatórios para concursos 3.142,88 3.264,69 4.607,23 6.10%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.403,07 3.534,96 4.988,64 4.90%
Treinamento em informática 2.047,81 2.127,17 3.001,93 6.50%
Edição de livros 6.066,70 6.301,83 8.893,33 5.70%
Comércio varejista de livros 2.796,63 2.905,02 4.099,66 7.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.500,34 3.636,00 5.131,23 5.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.