O dissídio de Assessor de Presidência 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Assessor de Presidência.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 5.411,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.882 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.711,41
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.100 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo
R$ 48.244,32
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos
4.439 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano
O que faz um Assessor de Presidência
O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.
Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.
Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.
Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.
Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.
Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.
Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.
Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .
Funções do Secretária(o) executiva(o)
O profissional Assessor de Presidência deve atender pessoas (cliente externo e interno), elaborar documentos, supervisionar equipes de trabalho, arquivar documentos físicos e eletrônicos, controlar correspondência física e eletrônica, assessorar executivo(s) / Área(s), gerenciar informações, gerir suprimentos, organizar eventos e viagens, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)
Um Secretária(o) executiva(o) deve classificar documentos, controlar prazos, despachar com o(s) executivo(s), reservar sala/local, ordenar documentos, datilografar documentos, ler documentos, administrar agenda do(s) executivo(s), elaborar atas, preparar sala/local, identificar a natureza do documento, definir horários, administrar pendências, demonstrar proatividade, registrar correspondência, direcionar informações, escolher cardápio, recepcionar pessoas, transmitir recados, encaminhar documentos, estabelecer cronograma de atividades, demonstrar discrição, cadastrar documentos, tomar ditados, orientar pessoas, cotar preços, demonstrar sensibilidade, adaptar espaço para armazenagem, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, acompanhar contratos e garantias, digitar documentos, requisitar material, redigir documentos, identificar o assunto, dar suporte durante o evento, elaborar base de dados, fazer checklist, transcrever textos, contratar expositores e palestrantes, atender pedidos e solicitações, cancelar compromissos, capacitar equipe, formatar documentos, arquivar correspondência, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, colher assinatura, controlar malote, enviar correspondência, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, elaborar relatórios, elaborar ficha de avaliação, demonstrar capacidade de comunicação, contornar situações adversas, fazer ligações telefônicas, confirmar presença, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), cobrar relatórios, atender ligações telefônicas, encaminhar pessoas, comprar material, equipamento e mobiliário, anotar informações, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, adaptar-se a mudanças, fornecer informações, monitorar horários de entrada e saída, conferir material, elaborar lista de presença, trabalhar sob pressão, formular pedidos de compra, elaborar prestação de contas, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), solicitar verbas, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, confeccionar clippings, priorizar compromissos e ligações telefônicas, avaliar a equipe, anotar recados, administrar conflitos, atualizar arquivos, transmitir fax, encaminhar certificados, preparar apresentações, demonstrar senso de organização, assinar documentação escolar, demonstrar iniciativa, receber correspondência, demonstrar dinamismo, trabalhar em equipe, cobrar ações, administrar arquivos, acompanhar processos, marcar compromissos, elaborar convites e convocações, elaborar planilhas e gráficos, filtrar ligações telefônicas, divulgar informações, protocolar correspondência, demonstrar capacidade de retórica, secretariar reuniões, manter atualizado o banco de dados, estabelecer atribuições da equipe, enviar convite ou convocação, demonstrar paciência, demonstrar espírito de liderança, dar suporte em reuniões, administrar estresse, monitorar o trabalho da equipe, pesquisar informações e dados, triar correspondência, encaminhar ligações telefônicas, programar as atividades da equipe, consultar profissionais de outras áreas, levantar necessidades de material, controlar cronogramas, selecionar pessoal, cobrar respostas, contratar serviços de terceiros, reproduzir documentos, pesquisar local.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Assessor de Presidência ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assessor de Presidência e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assessor de Presidência em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assessor de Presidência ficou em 6.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025
O salário de Assessor de Presidência mostrado aqui é resultado do levantamento de 69.519 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assessor de Presidência com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: