O dissídio de Arquivista 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Arquivista.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Arquivista
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Arquivista
O profissional Arquivista deve planejar atividades técnico-administrativas, administrar atividades patrocinadas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, comunicar-se, preparar ações educativas e/ou culturais, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, dar acesso À informação, demonstrar competências pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, conservar acervos, orientar a implantação de atividades técnicas.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve ministrar cursos e palestras, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, solicitar compras de materiais e equipamentos, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, solicitar a contratação de serviços de terceiros, trabalhar em equipe, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, pesquisar materiais de conservação, definir migração para outro tipo de suporte, representar oficialmente a instituição, classificar documentos de arquivo, participar de conselhos profissionais, orientar estagiários, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, autorizar a eliminação de documentos públicos, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, gerir depósitos de armazenamento, elaborar plano de classificação, autenticar reprodução de documentos de arquivo, avaliar documentação, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, emitir certidões sobre documentos de arquivo, desenvolver ações educativas e/ou culturais, definir a tipologia do documento, desenvolver acuidade espacial, proceder com flexibilidade, implantar procedimentos de arquivo, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, formular instrumentos de pesquisa, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, proceder com criatividade, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, monitorar programas de conservação preventiva, planejar sistemas de documentação museológica, preparar material educativo, acondicionar documentos/acervos, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, armazenar documentos/acervos, estabelecer plano de destinação de documentos, acompanhar a eliminação do documento descartado, apresentar trabalhos técnicos e científicos, atender usuários, coordenar as políticas públicas de arquivos, administrar prazos, realizar empréstimos de documentos e acervos, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, atualizar-se, supervisionar trabalhos de restauração, consultar normas internacionais de descrição arquivística, evidenciar senso de organização, realizar pesquisa histórica e administrativa, coordenar ações educativas e/ou culturais, assessorar a implantação de novas instituições, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, planejar ações educativas e/ou culturais, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, ser meticuloso, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, higienizar documentos/acervos, produzir vocabulários controlados/thesaurus, planejar a ocupação das instalações físicas, escrever trabalhos técnicos e científicos, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, descrever o do documento (forma e conteúdo), negociar parcerias e produtos, monitorar as condições ambientais, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, preparar visitas técnicas, prestar contas dos financiamentos, elaborar projeto para captar recursos, transferir documentos para guarda intermediária, recolher documentos para guarda permanente, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, negociar recursos e patrocinadores, gerenciar atividades de consulta, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, registrar documentos de arquivo, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, descartar documentos de arquivo, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, desenvolver percepção aguçada, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, planejar sistema de recuperação de informação, diagnosticar a situação dos arquivos, codificar documentos de arquivo, capacitar pessoal técnico-administrativo, identificar a produção e o fluxo documental, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, classificar documentos por grau de sigilo, redigir a correspondência oficial, planejar programas de conservação preventiva, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, elaborar tabelas de temporalidade, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, produzir normas e procedimentos técnicos, ordenar documentos, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, estabelecer diálogo com usuário, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, conhecer a legislação da área de atuação, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, decidir o suporte do registro de informação, trabalhar interdisciplinarmente, identificar fundos de arquivos, orientar a organização de arquivos correntes, apoiar as atividades de consulta, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, divulgar o acervo, diagnosticar o estado de conservação do acervo, planejar a alteração do suporte da informação, solicitar manutenção de equipamentos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Arquivista ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Arquivista e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Arquivista em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Arquivista ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Arquivista mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Arquivista com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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- Especialista em Documentação Museológica
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