O dissídio de Arquivista 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Arquivista.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Arquivista
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Arquivista
O profissional Arquivista deve preparar ações educativas e/ou culturais, realizar atividades técnico-administrativas, comunicar-se, orientar a implantação de atividades técnicas, planejar atividades técnico-administrativas, conservar acervos, demonstrar competências pessoais, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, dar acesso À informação, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, administrar atividades patrocinadas.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve ministrar cursos e palestras, escrever trabalhos técnicos e científicos, produzir vocabulários controlados/thesaurus, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, autenticar reprodução de documentos de arquivo, planejar programas de conservação preventiva, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, pesquisar materiais de conservação, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, desenvolver ações educativas e/ou culturais, produzir normas e procedimentos técnicos, higienizar documentos/acervos, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, evidenciar senso de organização, implantar procedimentos de arquivo, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, solicitar a contratação de serviços de terceiros, ser meticuloso, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, conhecer a legislação da área de atuação, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, negociar recursos e patrocinadores, supervisionar trabalhos de restauração, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, monitorar as condições ambientais, proceder com flexibilidade, elaborar projeto para captar recursos, formular instrumentos de pesquisa, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, autorizar a eliminação de documentos públicos, planejar a alteração do suporte da informação, gerir depósitos de armazenamento, trabalhar em equipe, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, planejar sistema de recuperação de informação, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, acondicionar documentos/acervos, estabelecer diálogo com usuário, planejar sistemas de documentação museológica, elaborar tabelas de temporalidade, registrar documentos de arquivo, codificar documentos de arquivo, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, acompanhar a eliminação do documento descartado, redigir a correspondência oficial, estabelecer plano de destinação de documentos, realizar pesquisa histórica e administrativa, ordenar documentos, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, realizar empréstimos de documentos e acervos, desenvolver percepção aguçada, orientar a organização de arquivos correntes, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, coordenar as políticas públicas de arquivos, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, gerenciar atividades de consulta, assessorar a implantação de novas instituições, definir migração para outro tipo de suporte, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, identificar fundos de arquivos, divulgar o acervo, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, diagnosticar o estado de conservação do acervo, avaliar documentação, apresentar trabalhos técnicos e científicos, preparar material educativo, proceder com criatividade, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, apoiar as atividades de consulta, elaborar plano de classificação, solicitar compras de materiais e equipamentos, definir a tipologia do documento, representar oficialmente a instituição, classificar documentos por grau de sigilo, emitir certidões sobre documentos de arquivo, classificar documentos de arquivo, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, armazenar documentos/acervos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, capacitar pessoal técnico-administrativo, monitorar programas de conservação preventiva, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, orientar estagiários, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, descrever o do documento (forma e conteúdo), consultar normas internacionais de descrição arquivística, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, preparar visitas técnicas, decidir o suporte do registro de informação, atender usuários, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, coordenar ações educativas e/ou culturais, identificar a produção e o fluxo documental, transferir documentos para guarda intermediária, trabalhar interdisciplinarmente, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, administrar prazos, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, prestar contas dos financiamentos, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, solicitar manutenção de equipamentos, atualizar-se, planejar a ocupação das instalações físicas, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, recolher documentos para guarda permanente, descartar documentos de arquivo, planejar ações educativas e/ou culturais, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, desenvolver acuidade espacial, negociar parcerias e produtos, participar de conselhos profissionais, diagnosticar a situação dos arquivos, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Arquivista ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Arquivista e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 4.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Arquivista em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Arquivista ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Arquivista mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Arquivista com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
        
		
			
			
			 
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