O dissídio de Analista de Documentação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261210 no cargo de Analista de Documentação.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.804,26

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.833 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.799,65

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

884 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 8.922,79

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

307 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Documentalista Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.

Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

O que faz um Analista de Documentação

O Documentalista organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.

Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.

Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.

Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.

Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.

Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.

Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.

Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.

Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.

Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.

Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.

Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Documentalista

O profissional Analista de Documentação deve desenvolver estudos e pesquisas, prestar serviços de assessoria e consultoria, desenvolver ações educativas, disseminar informação, tratar tecnicamente recursos informacionais, disponibilizar informação em qualquer suporte, realizar difusão cultural, desenvolver recursos informacionais, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.

Atividades exercidas por um Documentalista

Um Documentalista deve desenvolver interfaces de serviços informatizados, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, projetar custos de serviços e produtos, disseminar seletivamente a informação, promover ação cultural, preservar acervos, conservar acervos, participar de bancas de concursos, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, coletar dados estatísticos, elaborar manuais de serviços e procedimentos, demonstrar raciocínio lógico, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, demonstrar capacidade de negociação, compilar sumários correntes, registrar recursos informacionais, promover eventos culturais, catalogar recursos informacionais, coletar informações para memória institucional, demonstrar senso de organização, controlar circulação de recursos informacionais, promover atividades para usuários especiais, gerar fontes de informação, prestar assessoria técnica a publicações, subsidiar informações para tomada de decisões, demonstrar capacidade de concentração, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, demonstrar capacidade de análise e síntese, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, desenvolver bases de dados, elaborar boletim bibliográfico, implementar atividades cooperativas entre instituições, promover atividades de fomento à leitura, demonstrar conhecimento de outros idiomas, participar de bancas acadêmicas, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, classificar recursos informacionais, projetar unidades, redes e sistemas de informação, realizar atividades de ensino, agir com ética, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, analisar fluxos de informações, desenvolver planos de segurança ambiental, demonstrar proatividade, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, descartar recursos informacionais, preparar provas para concursos, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, buscar patrocínios e parcerias, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, compilar bibliografia, elaborar clipping de informações, inventariar acervos, prestar serviços de informação on-line, realizar visitas técnicas, armazenar recursos informacionais, migrar dados, contratar assessorias, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, prestar atendimento personalizado, elaborar levantamento bibliográfico, controlar a execução dos planos de atividades, administrar recursos orçamentários, demonstrar criatividade, analisar dados estatísticos, desenvolver políticas de informação, elaborar serviços de apoio para educação presencial e à distância, liderar equipes, selecionar recursos informacionais, orientar estágios, ministrar palestras, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, implantar unidades, redes e sistemas de informação, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, manter-se atualizado, reformatar suportes, desenvolver planos de divulgação e marketing, elaborar dossiês de informações, automatizar unidades de informação, elaborar programas e projetos de ação, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, trabalhar em equipe e em rede, recuperar informações, elaborar relatórios, efetuar manutenção de bases de dados, desenvolver padrões de qualidade gerencial, capacitar recursos humanos, desenvolver planos de conservação preventiva, capacitar o usuário, localizar informações, elaborar alerta bibliográfico, elaborar estratégias de buscas avançadas, elaborar linguagens documentárias, intercambiar informações e documentos, demonstrar capacidade empreendedora, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, fazer sondagens sob demanda informacional, analisar tecnologias de informação e comunicação, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, participar da elaboração de planos e carreiras, avaliar acervos, adquirir recursos informacionais, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar trabalhos técnico-científicos, elaborar pesquisas temáticas, elaborar resenhas e resumos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Analista de Documentação ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Documentação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais da informação que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Documentação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Analista de Documentação ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais da informação 2025

O salário de Analista de Documentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.505 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Documentação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Analista de Documentação CBO 261210 salário