O dissídio de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 510135 no cargo de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.447,96
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.152 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Angra dos Reis - RJ
R$ 5.989,40
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.757 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Maître supervisiona os serviços prestados em restaurantes, em eventos e em outros locais que servem comidas preparadas e bebidas, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação
O Maître planeja as rotinas de servir comidas preparadas e bebidas nos restaurantes, nos eventos e em outros locais, definindo as funções da equipe de trabalho e descrevendo os procedimentos para execução dos serviços Orienta os garçons em relação ao cardápio e às opções de bebida, detalhando a composição dos pratos e expondo as características de vinhos, licores e outras bebidas.
Planeja operações para datas especiais.
Atende clientes, recepcionando-os e encaminhando-os à mesa escolhida Orienta os pedidos dos clientes, aplicando técnicas de harmonização entre alimentos e bebidas.
Atende reclamações dos clientes, verificando seus fundamentos e procurando solucionar os problemas apontados Pode acompanhar visitações de clientes nas instalações do restaurante.
Coordena e supervisiona os serviços de mesa.
Controla o tempo para preparação de alimentos e bebidas e para entrega do pedido aos clientes Pode finalizar pratos.
Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes.
Examina a preparação de ambientes onde alimentos e bebidas são servidos Analisa a apresentação dos pratos e das bebidas Verifica a aceitação de novos serviços e a utilização de novos equipamentos e utensílios.
Controla o suprimento de matérias-primas e produtos no salão do restaurante ou em outro local onde alimentos e bebidas são servidos Verifica o consumo de matérias-primas e produtos e requisita aquisição para reposição Controla recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento de matérias-primas e produtos.
Examina o prazo de validade de produtos Examina o estado de conservação das instalações e monitora o funcionamento de equipamentos, executando pequenos reparos e encaminhando requisição de serviços de manutenção.
Verifica os resultados de serviços de dedetização Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.
Soluciona situações de conflito na equipe e problemas entre a equipe e os clientes Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.
Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.
Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas de alimentos e bebidas, relatando a avaliação de cardápio, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatório estatístico de vendas do restaurante Conserva o salão do restaurante limpo e organizado, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Funções do Maître
O profissional Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação deve elaborar relatórios de operação e de avaliação, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, avaliar desempenho de funcionários, demonstrar competências pessoais, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, coordenar equipe de trabalho, preparar alimentos e bebidas, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, avaliar execução de serviços, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Maître
Um Maître deve examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros), sugerir atualização de equipamentos, coletar dados sobre venda de bilhetes, acomodar clientes, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, finalizar pratos e bebidas, manter boa postura pessoal, registrar ocorrências nos setores, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, orientar pedido do cliente, estabelecer rotinas de passagem de turnos, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, encaminhar clientes, distribuir funcionários em setores, coletar dados sobre desempenho de funcionários, pesquisar receitas de preparo de alimentos, propor treinamento externo para funcionários, demonstrar agilidade, elaborar normas para treinamento de funcionários, calcular custo de alimentos e bebidas, executar trabalho de subordinados, verificar funcionamento de equipamentos, solicitar autoavaliação dos funcionários, pesquisar preços de produtos, controlar recebimento de mercadorias e valores, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, realizar reuniões de avaliação de funcionários, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, degustar alimentos e bebidas, executar preparação de alimentos e bebidas, controlar preparação dos alimentos, planejar operações para datas especiais, participar de programas de treinamento, planejar cardápios de bebidas, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, definir trajetórias para condutores e maquinistas, adequar equipe a situações atípicas, verificar estado das instalações, simular atividades para aprendizagem, demonstrar senso de organização, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, tratar clientes e subordinados com cortesia, avaliar funcionários para promoções, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, criar receitas de preparo de bebidas, registrar pedido do cliente, providenciar atividades de capacitação, atender reclamações, providenciar reparos de equipamentos e instalações, elaborar cronogramas de execução de tarefas, pesquisar receitas de preparo de bebidas, manter bons hábitos de higiene, escolher matéria-prima, avaliar novos equipamentos e utensílios, motivar funcionários, programar abastecimento dos setores, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, organizar treinamento para execução de novos serviços, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, coletar dados sobre operação de reservas, criar receitas de preparo de alimentos, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, orientar execução dos serviços, recepcionar clientes, descrever procedimentos de execução dos serviços, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, definir funções da equipe de trabalho, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, atribuir tarefas aos funcionários, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, demonstrar atitudes inovadoras, demonstrar bom senso, controlar guarda de bilhetes, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, manter-se atualizado, liderar equipe, finalizar atendimento ao cliente, dimensionar equipe de trabalho, intermediar informações entre equipe e superiores, delegar responsabilidade aos funcionários, examinar produtos, segundo validade de utilização, acompanhar visitações, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, controlar consumo de matérias-primas e insumos, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que ficou em 5.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios 2024
O salário de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 8368 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.356,63 | 2.447,96 | 3.454,64 | 11,21 | 7.50% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.272,56 | 2.360,63 | 3.331,40 | 10,96 | 4.10% |
Bahia | 43h | 2.041,54 | 2.120,66 | 2.992,74 | 9,83 | 4.80% |
Minas Gerais | 43h | 1.957,84 | 2.033,72 | 2.870,05 | 9,42 | 6.50% |
Paraná | 44h | 2.258,75 | 2.346,30 | 3.311,16 | 10,77 | 7.30% |
Santa Catarina | 43h | 2.272,04 | 2.360,10 | 3.330,64 | 10,88 | 5.10% |
Pernambuco | 44h | 2.011,58 | 2.089,54 | 2.948,83 | 9,57 | 7.10% |
Distrito Federal | 43h | 1.933,97 | 2.008,93 | 2.835,06 | 9,24 | 8.30% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.112,23 | 2.194,09 | 3.096,37 | 10,09 | 4.50% |
Goiás | 44h | 1.977,63 | 2.054,28 | 2.899,06 | 9,43 | 5.20% |
Ceará | 44h | 1.923,96 | 1.998,53 | 2.820,39 | 9,14 | 8.10% |
Alagoas | 44h | 2.259,07 | 2.346,62 | 3.311,62 | 10,77 | 4.20% |
Paraíba | 44h | 1.632,47 | 1.695,74 | 2.393,08 | 7,74 | 4.30% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.755,92 | 1.823,98 | 2.574,05 | 8,36 | 5.30% |
Mato Grosso | 42h | 1.952,98 | 2.028,67 | 2.862,92 | 9,56 | 8.00% |
Espírito Santo | 43h | 2.157,74 | 2.241,37 | 3.163,09 | 10,32 | 6.00% |
Maranhão | 43h | 1.720,18 | 1.786,84 | 2.521,65 | 8,25 | 6.90% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 1.945,85 | 2.021,26 | 2.852,46 | 9,36 | 8.10% |
Sergipe | 43h | 1.817,83 | 1.888,29 | 2.664,81 | 8,74 | 4.70% |
Pará | 43h | 2.087,56 | 2.168,46 | 3.060,20 | 10,11 | 7.00% |
Piauí | 44h | 1.794,66 | 1.864,22 | 2.630,84 | 8,57 | 5.10% |
Amazonas | 43h | 1.880,94 | 1.953,84 | 2.757,32 | 9,18 | 5.20% |
Tocantins | 43h | 1.519,54 | 1.578,43 | 2.227,53 | 7,39 | 8.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação. |
Dissídio de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.424,59 | 2.518,55 | 3.554,26 | 11,51 | 5.40% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.254,90 | 2.342,30 | 3.305,52 | 10,85 | 8.30% |
Brasília, DF | 43 | 1.933,97 | 2.008,93 | 2.835,06 | 9,24 | 6.00% |
Salvador, BA | 43 | 1.941,90 | 2.017,17 | 2.846,69 | 9,29 | 4.40% |
Recife, PE | 44 | 2.016,91 | 2.095,08 | 2.956,64 | 9,59 | 6.40% |
Campinas, SP | 44 | 2.287,04 | 2.375,68 | 3.352,63 | 10,88 | 6.40% |
Goiânia, GO | 44 | 1.890,68 | 1.963,96 | 2.771,60 | 8,95 | 6.10% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 1.959,81 | 2.035,76 | 2.872,93 | 9,38 | 7.90% |
Fortaleza, CE | 44 | 1.887,64 | 1.960,80 | 2.767,14 | 8,98 | 5.40% |
Florianópolis, SC | 44 | 2.193,90 | 2.278,92 | 3.216,09 | 10,45 | 7.20% |
Curitiba, PR | 43 | 2.344,21 | 2.435,06 | 3.436,44 | 11,24 | 5.90% |
Gramado, RS | 44 | 2.218,51 | 2.304,49 | 3.252,17 | 10,55 | 6.30% |
Campos do Jordao, SP | 43 | 2.201,72 | 2.287,06 | 3.227,56 | 10,70 | 5.40% |
Foz do Iguaçu, PR | 44 | 2.510,56 | 2.607,86 | 3.680,29 | 11,88 | 7.40% |
Porto Seguro, BA | 43 | 2.190,30 | 2.275,19 | 3.210,81 | 10,57 | 6.70% |
Maceió, AL | 43 | 2.136,08 | 2.218,87 | 3.131,34 | 10,21 | 6.40% |
Porto Alegre, RS | 44 | 2.031,83 | 2.110,58 | 2.978,52 | 9,64 | 7.60% |
João Pessoa, PB | 44 | 1.650,59 | 1.714,56 | 2.419,64 | 7,83 | 4.70% |
Maringá, PR | 44 | 1.903,04 | 1.976,80 | 2.789,71 | 9,02 | 4.20% |
Balneário Camboriú, SC | 44 | 2.293,55 | 2.382,44 | 3.362,17 | 10,86 | 4.40% |
Natal, RN | 44 | 1.830,10 | 1.901,03 | 2.682,79 | 8,68 | 4.20% |
Ipojuca, PE | 44 | 2.140,04 | 2.222,98 | 3.137,13 | 10,19 | 6.30% |
Niterói, RJ | 43 | 1.991,66 | 2.068,85 | 2.919,62 | 9,54 | 4.50% |
Atibaia, SP | 43 | 2.765,54 | 2.872,73 | 4.054,08 | 13,23 | 7.60% |
São José dos Campos, SP | 44 | 1.797,26 | 1.866,92 | 2.634,65 | 8,52 | 7.20% |
Barueri, SP | 44 | 2.063,18 | 2.143,15 | 3.024,47 | 9,81 | 4.40% |
Cuiabá, MT | 43 | 1.855,68 | 1.927,60 | 2.720,28 | 9,00 | 4.60% |
Aracaju, SE | 43 | 1.818,50 | 1.888,98 | 2.665,79 | 8,76 | 5.50% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 1.940,61 | 2.015,82 | 2.844,79 | 9,27 | 5.90% |
São Luís, MA | 43 | 1.784,05 | 1.853,20 | 2.615,29 | 8,53 | 5.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Restaurantes e similares | 2.051,25 | 2.130,75 | 3.006,97 | 7.90% | |
Hotéis | 2.748,03 | 2.854,54 | 4.028,41 | 5.40% | |
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê | 2.469,93 | 2.565,66 | 3.620,73 | 5.10% | |
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 1.991,78 | 2.068,98 | 2.919,80 | 6.70% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 2.055,20 | 2.134,85 | 3.012,77 | 5.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.993,85 | 2.071,13 | 2.922,84 | 7.90% | |
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar | 2.045,27 | 2.124,54 | 2.998,21 | 5.00% | |
Condomínios prediais | 2.853,92 | 2.964,53 | 4.183,64 | 7.20% | |
Comércio varejista de bebidas | 2.039,90 | 2.118,96 | 2.990,34 | 7.60% | |
Padaria e confeitaria com predominância de revenda | 2.135,10 | 2.217,85 | 3.129,90 | 6.30% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 2.213,23 | 2.299,01 | 3.244,43 | 5.40% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns | 1.939,84 | 2.015,03 | 2.843,67 | 5.00% | |
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas | 2.321,56 | 2.411,54 | 3.403,23 | 6.90% | |
Casas de festas e eventos | 2.234,14 | 2.320,73 | 3.275,09 | 5.50% | |
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios | 2.010,42 | 2.088,34 | 2.947,13 | 6.60% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 1.821,49 | 1.892,09 | 2.670,17 | 7.00% | |
Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria | 2.029,32 | 2.107,97 | 2.974,83 | 8.00% | |
Clubes sociais, esportivos e similares | 4.116,65 | 4.276,20 | 6.034,70 | 8.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 6.206,00 | 6.446,52 | 9.097,52 | 6.40% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 3.465,80 | 3.600,12 | 5.080,60 | 6.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |