O dissídio de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 510135 no cargo de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.508,33
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.299 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio Branco - AC
R$ 1.920,73
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.810 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Clubes Sociais, Esportivos e Similares
R$ 4.303,35
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Restaurantes e Similares
5.033 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Maître supervisiona os serviços prestados em restaurantes, em eventos e em outros locais que servem comidas preparadas e bebidas, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação
O Maître planeja as rotinas de servir comidas preparadas e bebidas nos restaurantes, nos eventos e em outros locais, definindo as funções da equipe de trabalho e descrevendo os procedimentos para execução dos serviços Orienta os garçons em relação ao cardápio e às opções de bebida, detalhando a composição dos pratos e expondo as características de vinhos, licores e outras bebidas.
Planeja operações para datas especiais.
Atende clientes, recepcionando-os e encaminhando-os à mesa escolhida Orienta os pedidos dos clientes, aplicando técnicas de harmonização entre alimentos e bebidas.
Atende reclamações dos clientes, verificando seus fundamentos e procurando solucionar os problemas apontados Pode acompanhar visitações de clientes nas instalações do restaurante.
Coordena e supervisiona os serviços de mesa.
Controla o tempo para preparação de alimentos e bebidas e para entrega do pedido aos clientes Pode finalizar pratos.
Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes.
Examina a preparação de ambientes onde alimentos e bebidas são servidos Analisa a apresentação dos pratos e das bebidas Verifica a aceitação de novos serviços e a utilização de novos equipamentos e utensílios.
Controla o suprimento de matérias-primas e produtos no salão do restaurante ou em outro local onde alimentos e bebidas são servidos Verifica o consumo de matérias-primas e produtos e requisita aquisição para reposição Controla recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento de matérias-primas e produtos.
Examina o prazo de validade de produtos Examina o estado de conservação das instalações e monitora o funcionamento de equipamentos, executando pequenos reparos e encaminhando requisição de serviços de manutenção.
Verifica os resultados de serviços de dedetização Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.
Soluciona situações de conflito na equipe e problemas entre a equipe e os clientes Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.
Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.
Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas de alimentos e bebidas, relatando a avaliação de cardápio, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatório estatístico de vendas do restaurante Conserva o salão do restaurante limpo e organizado, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Funções do Maître
O profissional Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação deve avaliar desempenho de funcionários, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, elaborar relatórios de operação e de avaliação, coordenar equipe de trabalho, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, avaliar execução de serviços, preparar alimentos e bebidas, demonstrar competências pessoais, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Maître
Um Maître deve definir funções da equipe de trabalho, adequar equipe a situações atípicas, tratar clientes e subordinados com cortesia, finalizar pratos e bebidas, acomodar clientes, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, planejar cardápios de bebidas, avaliar novos equipamentos e utensílios, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, participar de programas de treinamento, elaborar cronogramas de execução de tarefas, atribuir tarefas aos funcionários, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, simular atividades para aprendizagem, manter-se atualizado, realizar reuniões de avaliação de funcionários, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, finalizar atendimento ao cliente, programar abastecimento dos setores, orientar pedido do cliente, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, solicitar autoavaliação dos funcionários, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, registrar pedido do cliente, controlar consumo de matérias-primas e insumos, definir trajetórias para condutores e maquinistas, planejar operações para datas especiais, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, delegar responsabilidade aos funcionários, intermediar informações entre equipe e superiores, atender reclamações, criar receitas de preparo de bebidas, examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros), propor treinamento externo para funcionários, orientar execução dos serviços, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, dimensionar equipe de trabalho, providenciar atividades de capacitação, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, manter boa postura pessoal, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, demonstrar agilidade, coletar dados sobre operação de reservas, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, coletar dados sobre venda de bilhetes, descrever procedimentos de execução dos serviços, verificar estado das instalações, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, avaliar funcionários para promoções, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes, encaminhar clientes, controlar recebimento de mercadorias e valores, elaborar normas para treinamento de funcionários, providenciar reparos de equipamentos e instalações, degustar alimentos e bebidas, recepcionar clientes, distribuir funcionários em setores, criar receitas de preparo de alimentos, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, controlar preparação dos alimentos, demonstrar senso de organização, acompanhar visitações, manter bons hábitos de higiene, pesquisar receitas de preparo de bebidas, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, sugerir atualização de equipamentos, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, escolher matéria-prima, pesquisar receitas de preparo de alimentos, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, executar trabalho de subordinados, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, pesquisar preços de produtos, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, registrar ocorrências nos setores, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, executar preparação de alimentos e bebidas, calcular custo de alimentos e bebidas, organizar treinamento para execução de novos serviços, demonstrar atitudes inovadoras, estabelecer rotinas de passagem de turnos, verificar funcionamento de equipamentos, demonstrar bom senso, liderar equipe, examinar produtos, segundo validade de utilização, controlar guarda de bilhetes, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, coletar dados sobre desempenho de funcionários, motivar funcionários.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que ficou em 5.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios 2025
O salário de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.805 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: