O dissídio de Telefonista-líder 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422215 no cargo de Telefonista-líder.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 5.133,20
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
95 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 1.973,54
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
69 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de
O que faz um Telefonista-líder
O .
Funções do
O profissional Telefonista-líder deve elaborar escalas de trabalho, comunicar-se, cadastrar informações, monitorar atendimentos, demonstrar competências pessoais, atender o cliente, fornecer informações, operar equipamentos, treinar funcionários, prestar serviços.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um
Um deve demonstrar capacidade de assimilação, viabilizar descanso de onze horas, avaliar qualidade de atendimento do operador, relatar informações de troca de turno, difundir alerta aos funcionários, otimizar distribuição de operadores, redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais, ouvir o cliente, analisar fluxo diário de ligações, sugerir agenda de folgas, elaborar gráficos de desempenho, demonstrar segurança, consultar banco de dados de procedimentos via internet, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, comunicar-se em outros idiomas, preencher livros de ocorrências diárias, pronunciar-se claramente, demonstrar imparcialidade, escutar atentamente (saber ouvir), participar de cursos específicos, demonstrar paciência, higienizar equipamentos de trabalho, demonstrar entusiasmo, demonstrar respeito com o cliente, atualizar painel de procedimentos, verificar cumprimento das normas de atendimento, consultar código de grupo, atualizar cadastro, permutar dias e turnos de trabalho, demonstrar pontualidade, encaminhar reclamações ao supervisor, demonstrar agilidade, registrar reclamações de trote, identificar-se (nome do atendente), transmitir informações corretamente, demonstrar prontidão, informar códigos de área nacionais e internacionais, falar formalmente, replicar informações da empresa aos funcionários, conservar equipamentos de trabalho, identificar pontos de melhoria, documentar serviços prestados, digitar teclados, propor medidas corretivas, completar chamadas nacionais e internacionais, atentar para comunicados na tela do computador, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, demonstrar autocontrole, pesquisar banco de dados telefônico, consultar terminal de informações, saudar o cliente, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), monitorar tempo de atendimento, elaborar revezamento, adequar o tom de voz, controlar frequência de funcionários, fazer monitoria ativa, acompanhar execução dos trabalhos, manter sigilo, dominar o idioma inglês, enviar correio eletrônico, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, retornar contato com cliente, remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações, monitorar tempo de pausa, identificar tipo de chamada, demonstrar cordialidade, atualizar código de grupo, transmitir normas de atendimento padrão, direcionar cliente a outros serviços, verificar diariamente correio eletrônico, responder a questionários de avaliação interna, demonstrar objetividade, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, simular situações reais, cadastrar números de telefones, elaborar relatórios mensais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Telefonista-líder ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Telefonista-líder e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 4.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Telefonista-líder em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Telefonista-líder ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 28,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2025
O salário de Telefonista-líder mostrado aqui é resultado do levantamento de 131 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Telefonista-líder com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2025 de Telefonista-líder em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 40h | 1.869,69 | 1.942,15 | 2.740,83 | 9,61 | 7.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Telefonista-líder. |
Dissídio de Telefonista-líder por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 40 | 1.899,90 | 1.973,54 | 2.785,11 | 9,94 | 5.60% |
Barueri, SP | 41 | 1.781,15 | 1.850,19 | 2.611,04 | 9,03 | 8.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Telefonista-líder. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Telefonista-líder no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de teleatendimento | 1.816,80 | 1.887,22 | 2.663,30 | 4.10% | |
Distribuição de energia elétrica | 4.941,68 | 5.133,20 | 7.244,13 | 5.70% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.830,26 | 1.901,20 | 2.683,03 | 4.10% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.130,91 | 2.213,50 | 3.123,76 | 4.70% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 1.450,45 | 1.506,67 | 2.126,25 | 5.80% | |
Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente | 2.749,44 | 2.856,00 | 4.030,47 | 7.20% | |
Planos de saúde | 2.012,02 | 2.090,00 | 2.949,47 | 4.80% | |
Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 1.629,19 | 1.692,33 | 2.388,27 | 4.10% | |
Locação de automóveis sem condutor | 1.771,51 | 1.840,17 | 2.596,90 | 5.10% | |
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente | 1.567,26 | 1.628,00 | 2.297,48 | 7.50% | |
Agências de viagens | 3.111,41 | 3.232,00 | 4.561,10 | 8.20% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.651,01 | 1.715,00 | 2.420,26 | 8.10% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.397,82 | 1.452,00 | 2.049,11 | 7.10% | |
Atividades de vigilância e segurança privada | 1.511,42 | 1.570,00 | 2.215,63 | 4.30% | |
Condomínios prediais | 1.605,77 | 1.668,00 | 2.353,93 | 4.10% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.636,57 | 1.700,00 | 2.399,09 | 5.80% | |
Atividades de condicionamento físico | 1.655,83 | 1.720,00 | 2.427,32 | 8.00% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.726,10 | 1.793,00 | 2.530,34 | 7.80% | |
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados | 6.090,93 | 6.327,00 | 8.928,85 | 6.30% | |
Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico | 1.540,30 | 1.600,00 | 2.257,97 | 7.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |