O dissídio de Telefonista Bilíngüe 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422205 no cargo de Telefonista Bilíngüe.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.941,08

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

4.021 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Caratinga - MG

R$ 2.742,97

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.344 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.

Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Telefonista Bilíngüe

O Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.

Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.

Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.

Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.

Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.

Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.

Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do Telefonista

O profissional Telefonista Bilíngüe deve elaborar escalas de trabalho, operar equipamentos, cadastrar informações, fornecer informações, atender o cliente, monitorar atendimentos, prestar serviços, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, treinar funcionários.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Telefonista

Um Telefonista deve direcionar cliente a outros serviços, informar sobre eventos e cursos, preencher boleto de tarifa, verificar cumprimento das normas de atendimento, completar chamadas nacionais e internacionais, escutar atentamente (saber ouvir), transmitir normas de atendimento padrão, redigir ordens de serviço, transmitir recados, demonstrar objetividade, programar pabx, bloquear ligações, informar fuso-horário, responder a questionários de avaliação interna, informar horário de atendimento, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, registrar pendências de informações, interceptar ligações, preencher livros de ocorrências diárias, retornar contato com cliente, sondar tipo de solicitação de serviço, transmitir informações corretamente, saudar o cliente, demonstrar prontidão, identificar código de serviço na tela do computador, informar tarifas, informar alteração de número telefônico, demonstrar imparcialidade, identificar-se (nome do atendente), atualizar painel de informações de eventos, ouvir o cliente, interpretar mensagem do cliente, encaminhar reclamações ao supervisor, demonstrar autocontrole, manter sigilo, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), consultar terminal de informações, identificar tipo de chamada, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, informar ramais, pronunciar-se claramente, demonstrar entusiasmo, falar formalmente, informar números de telefones internos, transferir chamadas internas e externas, demonstrar paciência, acompanhar ligação, pesquisar banco de dados telefônico, acionar despertador automático, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, demonstrar pontualidade, anotar recados, higienizar equipamentos de trabalho, solicitar auxílio de operadoras internacionais, registrar reclamações de trote, identificar pontos de melhoria, informar valor de ligações concluídas via operador, atualizar cadastro, identificar necessidades do cliente, operar plataforma de atendimento telefônico, cadastrar telefone e ramal de funcionários, identificar origem da chamada, demonstrar respeito com o cliente, informar códigos de área nacionais e internacionais, consultar banco de dados de procedimentos via internet, cadastrar números de telefones, demonstrar cordialidade, participar de cursos específicos, demonstrar segurança, cadastrar telefone e ramais de empresas, propor medidas corretivas, despertar hóspedes pelo telefone, demonstrar agilidade, demonstrar capacidade de assimilação, lançar ligações manualmente, operar pabx, digitar teclados, sugerir agenda de folgas, adequar o tom de voz, informar endereços da empresa e filiais, fazer monitoria ativa, conservar equipamentos de trabalho, comunicar-se em outros idiomas, localizar pessoas, dominar o idioma inglês, gravar informações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Telefonista Bilíngüe ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Telefonista Bilíngüe e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 6.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Telefonista Bilíngüe em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Telefonista Bilíngüe ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2024

O salário de Telefonista Bilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 16085 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Telefonista Bilíngüe com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Telefonista Bilíngüe CBO 422205 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Telefonista Bilíngüe em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Telefonista Bilíngüe por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 37h 1.742,34 1.809,87 2.554,14 9,76 7.50%
Santa Catarina 36h 1.868,66 1.941,08 2.739,32 10,89 7.00%
Minas Gerais 37h 1.615,38 1.677,99 2.368,03 9,18 5.80%
Rio Grande do Sul 35h 1.584,39 1.645,80 2.322,60 9,46 7.90%
Rio de Janeiro 37h 1.627,31 1.690,38 2.385,51 9,10 5.80%
Paraná 37h 1.650,88 1.714,87 2.420,07 9,19 6.20%
Goiás 37h 1.548,39 1.608,40 2.269,83 8,65 7.00%
Bahia 38h 1.444,79 1.500,79 2.117,96 7,99 5.10%
Distrito Federal 38h 1.471,04 1.528,05 2.156,43 7,99 7.40%
Ceará 37h 1.552,78 1.612,97 2.276,27 8,74 8.10%
Pernambuco 37h 1.435,77 1.491,42 2.104,73 8,10 4.90%
Espírito Santo 37h 1.529,18 1.588,45 2.241,67 8,66 8.00%
Mato Grosso 39h 1.508,79 1.567,27 2.211,78 8,10 4.60%
Rio Grande do Norte 39h 1.532,26 1.591,65 2.246,18 8,11 5.50%
Paraíba 37h 1.522,65 1.581,66 2.232,08 8,57 8.00%
Maranhão 39h 1.518,45 1.577,30 2.225,94 8,09 7.70%
Piauí 36h 1.548,42 1.608,43 2.269,87 8,94 4.50%
Mato Grosso do Sul 38h 1.493,75 1.551,64 2.189,72 8,14 4.90%
Pará 38h 1.600,44 1.662,47 2.346,12 8,78 7.30%
Amazonas 38h 1.455,79 1.512,22 2.134,09 7,87 6.50%
Sergipe 36h 1.414,68 1.469,51 2.073,81 8,15 5.30%
Alagoas 40h 1.522,86 1.581,88 2.232,40 7,90 4.60%
Tocantins 41h 1.423,40 1.478,57 2.086,60 7,23 7.80%
Rondônia 40h 1.587,06 1.648,57 2.326,51 8,23 5.30%
Acre 43h 1.557,28 1.617,63 2.282,85 7,44 7.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Telefonista Bilíngüe.

Dissídio de Telefonista Bilíngüe por cidade

Quanto ganha um Telefonista Bilíngüe nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Telefonista Bilíngüe na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 39 1.813,10 1.883,37 2.657,87 9,70 5.90%
Rio de Janeiro, RJ 37 1.601,60 1.663,67 2.347,82 8,92 5.50%
Belo Horizonte, MG 36 1.694,43 1.760,10 2.483,91 9,89 7.00%
Barueri, SP 34 1.644,77 1.708,52 2.411,11 9,92 6.50%
Porto Alegre, RS 33 1.483,45 1.540,94 2.174,62 9,40 6.30%
Goiânia, GO 36 1.563,62 1.624,22 2.292,15 8,97 6.00%
Curitiba, PR 36 1.666,48 1.731,07 2.442,93 9,70 7.90%
São Jose, SC 36 2.065,59 2.145,65 3.028,00 11,99 4.40%
Brasília, DF 38 1.471,04 1.528,05 2.156,43 7,99 5.20%
Florianópolis, SC 32 1.836,40 1.907,57 2.692,03 11,78 4.60%
Fortaleza, CE 37 1.562,83 1.623,40 2.290,99 8,84 6.20%
Salvador, BA 37 1.443,70 1.499,66 2.116,36 8,11 5.90%
Joinville, SC 36 1.638,18 1.701,67 2.401,45 9,35 4.80%
Campinas, SP 36 1.774,37 1.843,14 2.601,09 10,27 7.70%
Teresina, PI 36 1.549,77 1.609,84 2.271,85 8,94 5.90%
Recife, PE 36 1.428,39 1.483,75 2.093,91 8,23 4.80%
Guarulhos, SP 36 1.701,18 1.767,12 2.493,81 9,69 5.30%
São Luís, MA 38 1.539,43 1.599,09 2.256,68 8,51 5.70%
Bauru, SP 36 1.569,86 1.630,70 2.301,29 9,06 4.70%
São João de Meriti, RJ 34 1.733,44 1.800,62 2.541,09 10,55 6.10%
João Pessoa, PB 35 1.580,22 1.641,47 2.316,49 9,46 5.40%
Sapucaia do Sul, RS 36 1.738,09 1.805,45 2.547,91 10,01 5.10%
Cuiabá, MT 38 1.508,00 1.566,45 2.210,62 8,17 5.00%
São José dos Campos, SP 38 1.651,33 1.715,34 2.420,73 9,08 6.80%
Manaus, AM 39 1.450,43 1.506,65 2.126,22 7,77 8.30%
Lauro de Freitas, BA 36 1.450,43 1.506,65 2.126,23 8,44 4.40%
Natal, RN 38 1.513,46 1.572,11 2.218,61 8,26 8.00%
Santa Barbara D Oeste, SP 34 2.099,94 2.181,33 3.078,35 12,79 4.80%
Aracaju, SE 36 1.417,02 1.471,94 2.077,25 8,17 5.60%
Belém, PA 37 1.654,96 1.719,10 2.426,04 9,24 4.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Telefonista Bilíngüe. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Telefonista Bilíngüe no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Limpeza em prédios e em domicílios 1.726,03 1.792,93 2.530,24 5.10%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.605,45 1.667,68 2.353,48 8.00%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.690,36 1.755,87 2.477,94 7.50%
Outras obras de acabamento da construção 1.648,79 1.712,69 2.417,00 5.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.613,73 1.676,27 2.365,60 5.70%
Atividades de teleatendimento 1.631,12 1.694,33 2.391,09 5.30%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.513,68 1.572,35 2.218,94 7.00%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.523,67 1.582,72 2.233,58 8.10%
Manutenção de estações e redes de telecomunicações 1.680,15 1.745,27 2.462,97 4.60%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 1.501,74 1.559,94 2.201,43 6.50%
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia 1.512,59 1.571,21 2.217,34 4.30%
Locação de mão-de-obra temporária 1.746,89 1.814,60 2.560,81 6.20%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.598,90 1.660,87 2.343,87 7.90%
Restaurantes e similares 1.614,01 1.676,56 2.366,02 7.80%
Planos de saúde 1.569,60 1.630,43 2.300,92 4.30%
Construção de edifícios 1.684,67 1.749,96 2.469,59 4.50%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.562,33 1.622,88 2.290,25 8.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.003,19 2.080,83 2.936,53 4.10%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.518,98 1.577,85 2.226,71 4.20%
Laboratórios clínicos 1.521,42 1.580,39 2.230,29 8.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.