O dissídio de Recepcionista de Hospital 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422110 no cargo de Recepcionista de Hospital.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.918,94

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

35.201 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Saquarema - RJ

R$ 2.213,31

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

10.565 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.

Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Recepcionista de Hospital

O Recepcionista de consultório médico ou dentário planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.

Pode acionar serviço de higienização.

Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.

Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.

Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.

Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.

Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.

Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.

Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.

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Funções do Recepcionista de consultório médico ou dentário

O profissional Recepcionista de Hospital deve planejar o cotidiano, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário

Um Recepcionista de consultório médico ou dentário deve comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar eficiência, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar autonomia, solicitar o serviço de manobrista, demonstrar interesse, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, avisar a enfermagem da chegada do paciente, atender o cliente com informações precisas, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, internar o paciente, imprimir listagem de pacientes internados, agendar reservas / consultas dos clientes, pedir forma de garantia de pagamento, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, verificar o pedido de internação, acionar alarme de segurança em caso de assalto, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, receber pagamentos, participar de reuniões na troca de turnos, imprimir relatórios de controle, interagir com os outros departamentos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, organizar materiais de trabalho, demonstrar respeito mútuo, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar pró atividade, identificar o espaço físico da empresa, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar iniciativa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, transmitir recados e fax, oferecer transporte ao cliente, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, entregar o crachá de visitante na entrada, averiguar agenda semanal de eventos, pré-cadastrar o cliente, anunciar a chegada do cliente, planejar o dia seguinte, demonstrar empatia, agir com bom senso, acolher o cliente e passageiro, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, distribuir malotes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, ouvir com atenção, circular informações internas, cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, anotar telefonemas e recados, bloquear apartamento, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, verificar cadastro e reserva, registrar acompanhantes, guardar volumes de prestadores de serviços, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar senso de organização, verificar mapa de internação cirúrgico, demonstrar conhecimentos de informática, acionar serviço de higienização, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, fornecer serviço de cofre, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, providenciar solicitações de reservas especiais, organizar malotes, demonstrar paciência, coordenar equipe, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar entusiasmo, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, distribuir jornais, revistas, flores etc., demonstrar espírito de equipe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Recepcionista de Hospital ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Recepcionista de Hospital e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 7.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Recepcionista de Hospital em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Recepcionista de Hospital ficou em 4.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2024

O salário de Recepcionista de Hospital mostrado aqui é resultado do levantamento de 111426 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Recepcionista de Hospital com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Recepcionista de Hospital CBO 422110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Recepcionista de Hospital em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Recepcionista de Hospital por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 1.663,23 1.727,69 2.438,17 8,25 7.30%
Minas Gerais 43h 1.566,51 1.627,23 2.296,39 7,63 5.50%
Rio de Janeiro 42h 1.541,14 1.600,87 2.259,20 7,55 6.90%
Paraná 43h 1.621,71 1.684,57 2.377,31 7,88 5.80%
Santa Catarina 43h 1.847,34 1.918,94 2.708,06 8,92 4.30%
Rio Grande do Sul 42h 1.689,25 1.754,72 2.476,31 8,26 4.50%
Bahia 43h 1.451,34 1.507,59 2.127,56 6,96 7.90%
Goiás 43h 1.478,92 1.536,24 2.167,99 7,19 4.90%
Pernambuco 43h 1.472,17 1.529,23 2.158,09 7,11 6.30%
Mato Grosso 43h 1.552,07 1.612,22 2.275,22 7,52 5.70%
Espírito Santo 43h 1.518,49 1.577,35 2.226,00 7,41 4.50%
Distrito Federal 43h 1.552,37 1.612,53 2.275,66 7,48 6.80%
Ceará 43h 1.427,96 1.483,30 2.093,28 6,92 6.80%
Mato Grosso do Sul 43h 1.543,90 1.603,73 2.263,24 7,38 7.60%
Pará 43h 1.438,80 1.494,56 2.109,17 6,95 5.40%
Maranhão 43h 1.479,97 1.537,33 2.169,52 7,11 7.40%
Paraíba 43h 1.443,88 1.499,84 2.116,61 6,90 5.20%
Rio Grande do Norte 43h 1.397,90 1.452,08 2.049,22 6,72 4.80%
Amazonas 43h 1.430,86 1.486,32 2.097,53 6,99 5.30%
Rondônia 44h 1.484,15 1.541,67 2.175,66 7,04 6.50%
Alagoas 43h 1.445,70 1.501,73 2.119,29 6,93 6.80%
Tocantins 44h 1.462,71 1.519,40 2.144,22 6,98 6.90%
Sergipe 43h 1.396,70 1.450,84 2.047,46 6,76 5.10%
Piauí 43h 1.463,56 1.520,28 2.145,47 7,03 7.70%
Amapá 44h 1.438,48 1.494,23 2.108,70 6,81 7.30%
Acre 44h 1.435,40 1.491,03 2.104,19 6,83 6.10%
Roraima 43h 1.426,17 1.481,44 2.090,65 6,82 5.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Recepcionista de Hospital.

Dissídio de Recepcionista de Hospital por cidade

Quanto ganha um Recepcionista de Hospital nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Recepcionista de Hospital na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 1.740,80 1.808,26 2.551,88 8,61 8.00%
Rio de Janeiro, RJ 42 1.577,36 1.638,49 2.312,29 7,75 8.10%
Belo Horizonte, MG 43 1.690,89 1.756,42 2.478,71 8,23 5.70%
Brasília, DF 43 1.552,37 1.612,53 2.275,66 7,48 7.30%
Curitiba, PR 42 1.740,76 1.808,22 2.551,82 8,58 4.10%
Goiânia, GO 43 1.502,19 1.560,41 2.202,09 7,34 4.20%
Campinas, SP 40 1.727,32 1.794,26 2.532,12 8,99 6.10%
Porto Alegre, RS 42 1.829,20 1.900,10 2.681,48 8,95 5.60%
Recife, PE 43 1.452,36 1.508,65 2.129,05 7,01 4.90%
Fortaleza, CE 43 1.445,82 1.501,86 2.119,46 7,03 5.80%
Salvador, BA 43 1.465,22 1.522,01 2.147,90 7,03 7.20%
Campo Grande, MS 43 1.543,26 1.603,07 2.262,30 7,38 7.10%
Maringá, PR 44 1.613,84 1.676,39 2.365,77 7,70 7.90%
Florianópolis, SC 42 1.870,30 1.942,78 2.741,71 9,15 5.50%
Ribeirão Preto, SP 42 1.655,55 1.719,72 2.426,92 8,13 6.20%
Sorocaba, SP 42 1.646,70 1.710,52 2.413,94 8,12 5.30%
Cuiabá, MT 43 1.526,79 1.585,97 2.238,17 7,38 5.90%
Manaus, AM 42 1.431,45 1.486,93 2.098,40 7,00 5.10%
Santo André, SP 42 1.620,94 1.683,76 2.376,18 7,98 7.10%
Belém, PA 43 1.450,76 1.506,99 2.126,71 7,02 6.70%
São José do Rio Preto, SP 43 1.755,43 1.823,47 2.573,33 8,55 6.80%
Guarulhos, SP 43 1.619,32 1.682,08 2.373,80 7,90 4.60%
Niterói, RJ 42 1.599,01 1.660,98 2.344,02 7,97 6.60%
Vitoria, ES 43 1.584,06 1.645,45 2.322,11 7,69 5.90%
Jundiaí, SP 40 1.715,78 1.782,27 2.515,20 9,01 7.50%
São José dos Campos, SP 43 1.577,01 1.638,13 2.311,77 7,61 6.00%
Osasco, SP 42 1.620,82 1.683,64 2.376,00 8,04 7.00%
Londrina, PR 43 1.647,68 1.711,54 2.415,37 7,88 4.60%
Joinville, SC 43 1.901,23 1.974,92 2.787,06 9,26 4.50%
Anápolis, GO 43 1.448,49 1.504,63 2.123,38 7,04 6.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Recepcionista de Hospital. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Recepcionista de Hospital no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.533,39 1.592,81 2.247,83 8.10%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.624,12 1.687,07 2.380,84 5.60%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.667,46 1.732,08 2.444,37 7.50%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.605,13 1.667,34 2.353,00 5.40%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.656,51 1.720,71 2.428,31 5.90%
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia 1.595,27 1.657,10 2.338,55 5.70%
Laboratórios clínicos 1.552,04 1.612,20 2.275,18 7.00%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 1.564,44 1.625,07 2.293,35 6.40%
Planos de saúde 1.720,59 1.787,28 2.522,26 4.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.593,58 1.655,35 2.336,07 4.70%
Atividades de fisioterapia 1.552,43 1.612,60 2.275,75 4.50%
Atividades de psicologia e psicanálise 1.545,95 1.605,86 2.266,24 7.90%
Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica não especificadas anteriormente 1.577,42 1.638,55 2.312,37 4.40%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 1.662,87 1.727,31 2.437,64 4.90%
Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética 1.567,66 1.628,41 2.298,06 4.80%
Atividades de atenção ambulatorial não especificadas anteriormente 1.624,48 1.687,44 2.381,37 7.50%
Outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente 1.615,60 1.678,21 2.368,35 6.60%
Atividades de apoio à gestão de saúde 1.532,05 1.591,43 2.245,87 4.90%
Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente 1.572,34 1.633,28 2.304,94 4.80%
Atividades de fonoaudiologia 1.537,62 1.597,21 2.254,03 8.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.