O dissídio de Técnico em Atendimento e Vendas 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 354140 no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso

R$ 3.552,61

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.751 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Bebedouro - SP

R$ 7.128,57

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

8.836 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico em atendimento e vendas atende clientes e presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços Analisa o comportamento do mercado consumidor, estuda o cliente potencial da empresa e avalia a adequação das estratégias de marketing a cada tipo de cliente.

Divulga produtos e serviços, concretiza vendas e faz acompanhamento pós-venda, levantando expectativas, opiniões e sugestões dos clientes Presta assistência à equipe de vendedores, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias nos processos.

Cumpre normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Técnico em Atendimento e Vendas

O Técnico em atendimento e vendas analisa o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda o cliente potencial da empresa, analisando seu perfil e suas expectativas, visando ao estabelecimento de possíveis estratégias de fidelização.

Avalia qual estratégia de marketing é mais adequada para cada tipo de cliente.

Analisa vantagens e desvantagens no uso de comércio eletrônico (e-commerce), dependendo do tipo de cliente Pesquisa ações dos concorrentes, para analisar o que é oferecido aos clientes.

Providencia o cadastramento de clientes potenciais e efetivos, atualizando os dados sempre que necessário Pode usar cadastro de clientes centralizado da plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).

Contata clientes, usando estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras) e/ou realizando visitas.

Comunica-se com os clientes, identificando suas necessidades e expectativas e analisando seu potencial de compras Divulga produtos e serviços aos clientes, apresentando características e benefícios do produto ou serviço, esclarecendo dados técnicos, informando preços e detalhando formas de pagamento.

Pode fornecer amostras e convidar clientes para visitar a empresa.

Concretiza vendas presencialmente, por telefone ou por meios digitais, de acordo com as características dos clientes Acompanha o cliente após a venda – inclusive por meio de visita – para sanar suas dúvidas, providenciar apoio técnico e verificar suas opiniões e suas sugestões Analisa reclamações e insatisfações, para propor melhorias no processo de vendas.

Elabora relatórios e estatísticas sobre atendimento ao cliente e sobre o processo de vendas Presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias no atendimento ao cliente e no processo de vendas.

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Funções do Técnico em atendimento e vendas

O profissional Técnico em Atendimento e Vendas deve planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, concretizar vendas, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, contatar Áreas internas da empresa, sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.

Condições de trabalho da profissão

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Técnico em atendimento e vendas

Um Técnico em atendimento e vendas deve participar de treinamento de técnica de venda, discriminar tipos de produtos, discutir estratégias com o superior, estabelecer prazos de entrega dos produtos, apresentar tabelas de preços, enviar mala direta aos clientes, definir estratégia de marketing, definir participação no mercado, definir autonomia para negociação, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar capacidade de persuasão, analisar potencial de clientes, demonstrar criatividade, prever vendas, participar de palestras relacionadas a área, consultar publicações técnicas, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, preparar cadastro de novos clientes, fazer itinerário de visitas, atender solicitação de clientes, demonstrar capacidade de liderança, implantar contratos de serviços, explicar formas de pagamento, trabalhar sob pressão, receber indicação de futuros clientes, elaborar relatórios e estatísticas, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), esclarecer dúvidas do pedido, visitar cliente pós-venda, fornecer amostras, treinar novos funcionários, obter informações de pré-venda, identificar necessidades do cliente, demonstrar senso ético, cumprir cotas de venda do produto, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, alterar contratos de clientes, controlar vendas efetuadas, integrar novos funcionários, sugerir novos mercados consumidores, requisitar material de consumo, explicar objetivos da visita, entrevistar novos candidatos, participar de feiras relacionadas a área, contornar situações adversas, agendar horário, tirar pedidos de produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar flexibilidade, requisitar material de divulgação, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar características e benefícios do produto, discriminar tipos de serviços, convidar clientes para visitar empresa, filtrar informações para melhorar serviços, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, verificar prazo de entrega dos produtos, contatar clientes, dar retorno das sugestões ao cliente, esclarecer dúvidas do contrato, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar senso de organização, participar de reuniões, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar confiança, trabalhar em equipe, visitar área industrial da empresa, calcular custo do produto, apresentar proposta ao cliente, participar de cursos de aperfeiçoamento, expor produtos em locais definidos pela empresa, tomar decisões, classificar clientes por faturamento, emitir recibo de venda, transmitir pedido de venda ao escritório central, comunicar as transações realizadas, receber pagamento do produto, pesquisar ações dos concorrentes, encaminhar documentação do cliente, verificar opiniões do cliente, participar de lançamento de novos produtos, preencher contrato, renovar contratos, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar resiliência, demonstrar capacidade de gerenciar tempo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Técnico em Atendimento e Vendas ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Especialistas em promoção de produtos e vendas que ficou em 6.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Atendimento e Vendas em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Técnico em Atendimento e Vendas ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Especialistas em promoção de produtos e vendas 2024

O salário de Técnico em Atendimento e Vendas mostrado aqui é resultado do levantamento de 29105 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Especialistas em promoção de produtos e vendas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Atendimento e Vendas com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 354140 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Técnico em Atendimento e Vendas em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Técnico em Atendimento e Vendas por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 2.673,89 2.777,52 3.919,72 13,23 4.10%
Paraná 41h 2.616,37 2.717,77 3.835,40 13,15 7.50%
Minas Gerais 43h 2.658,57 2.761,61 3.897,27 12,80 5.20%
Rio Grande do Sul 44h 2.488,50 2.584,95 3.647,96 11,85 7.20%
Santa Catarina 43h 3.034,60 3.152,22 4.448,50 14,58 7.20%
Rio de Janeiro 42h 2.223,53 2.309,71 3.259,53 10,91 6.70%
Pernambuco 43h 2.123,02 2.205,31 3.112,19 10,21 5.40%
Goiás 43h 2.711,29 2.816,38 3.974,56 12,96 8.30%
Mato Grosso 43h 3.420,06 3.552,61 5.013,56 16,34 7.30%
Bahia 44h 2.081,93 2.162,62 3.051,95 9,94 7.60%
Espírito Santo 43h 1.860,43 1.932,53 2.727,25 8,95 5.50%
Ceará 43h 2.031,67 2.110,41 2.978,28 9,82 4.20%
Pará 44h 1.742,05 1.809,57 2.553,72 8,28 8.20%
Distrito Federal 43h 2.122,67 2.204,94 3.111,68 10,33 5.90%
Mato Grosso do Sul 43h 2.553,97 2.652,96 3.743,93 12,33 7.70%
Rondônia 44h 1.861,76 1.933,92 2.729,21 8,79 4.80%
Maranhão 44h 2.404,93 2.498,14 3.525,45 11,42 5.40%
Paraíba 44h 1.559,05 1.619,48 2.285,46 7,44 8.30%
Tocantins 43h 2.843,47 2.953,67 4.168,31 13,62 7.20%
Amazonas 44h 1.971,81 2.048,23 2.890,52 9,32 8.30%
Rio Grande do Norte 43h 1.642,06 1.705,71 2.407,14 7,87 4.20%
Alagoas 44h 1.544,54 1.604,41 2.264,19 7,36 8.20%
Sergipe 44h 1.699,12 1.764,98 2.490,79 8,07 8.20%
Piauí 44h 1.699,15 1.765,00 2.490,82 8,06 5.10%
Roraima 43h 1.602,44 1.664,54 2.349,05 7,81 7.00%
Amapá 44h 1.457,04 1.513,51 2.135,91 6,88 4.90%
Acre 44h 1.444,40 1.500,38 2.117,39 6,82 7.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Técnico em Atendimento e Vendas.

Dissídio de Técnico em Atendimento e Vendas por cidade

Quanto ganha um Técnico em Atendimento e Vendas nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Técnico em Atendimento e Vendas na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 2.800,68 2.909,23 4.105,59 13,62 5.60%
Barueri, SP 38 2.128,47 2.210,96 3.120,18 11,64 7.70%
Curitiba, PR 40 2.439,48 2.534,02 3.576,09 12,77 4.40%
Belo Horizonte, MG 43 2.344,70 2.435,57 3.437,15 11,33 4.90%
Porto Alegre, RS 44 2.223,44 2.309,61 3.259,39 10,61 7.40%
Rio de Janeiro, RJ 42 2.304,32 2.393,63 3.377,96 11,41 8.30%
Embu, SP 38 1.764,96 1.833,36 2.587,30 9,74 6.70%
Osasco, SP 37 1.898,65 1.972,23 2.783,28 10,63 4.70%
Recife, PE 43 2.244,95 2.331,95 3.290,92 10,86 7.00%
Santo André, SP 44 3.125,31 3.246,44 4.581,48 14,85 4.50%
Campinas, SP 43 3.139,99 3.261,69 4.602,99 15,19 4.80%
Fortaleza, CE 43 2.014,75 2.092,84 2.953,48 9,74 6.50%
Brasília, DF 43 2.122,67 2.204,94 3.111,68 10,33 7.50%
Florianópolis, SC 42 3.099,59 3.219,72 4.543,77 15,19 8.30%
Goiânia, GO 43 2.197,93 2.283,12 3.222,01 10,53 8.30%
Contagem, MG 43 2.261,88 2.349,54 3.315,75 10,90 7.10%
Uberlândia, MG 43 2.621,92 2.723,54 3.843,54 12,75 6.90%
Salvador, BA 44 1.895,98 1.969,46 2.779,36 9,00 6.20%
São Bernardo do Campo, SP 41 3.114,03 3.234,72 4.564,93 15,63 6.40%
Ribeirão Preto, SP 43 2.856,13 2.966,83 4.186,87 13,75 6.60%
Guarulhos, SP 44 2.120,28 2.202,46 3.108,17 10,03 6.00%
Hortolândia, SP 43 1.887,16 1.960,30 2.766,43 9,20 6.50%
Joinville, SC 44 2.722,10 2.827,60 3.990,39 12,95 6.40%
Campo Grande, MS 43 2.432,38 2.526,65 3.565,68 11,87 6.50%
Sorocaba, SP 44 3.039,45 3.157,25 4.455,61 14,50 6.30%
Itajaí, SC 44 2.502,89 2.599,89 3.669,05 11,90 7.10%
Belém, PA 44 1.680,33 1.745,46 2.463,24 8,01 5.70%
Cuiabá, MT 43 1.901,22 1.974,90 2.787,04 9,22 7.60%
Serra, ES 43 1.947,05 2.022,51 2.854,22 9,48 5.10%
Chapeco, SC 44 5.326,69 5.533,13 7.808,52 25,25 7.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Técnico em Atendimento e Vendas. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Técnico em Atendimento e Vendas no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de cobrança e informações cadastrais 2.028,75 2.107,38 2.974,00 6.00%
Atividades de teleatendimento 1.624,84 1.687,81 2.381,89 7.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.380,20 2.472,45 3.489,20 7.60%
Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo 5.042,35 5.237,77 7.391,70 8.00%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.742,55 1.810,09 2.554,45 6.90%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 4.008,07 4.163,41 5.875,53 4.80%
Locação de mão-de-obra temporária 2.590,26 2.690,65 3.797,13 4.90%
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis 1.776,15 1.844,99 2.603,70 6.20%
Outras sociedades de participação, exceto holdings 1.624,37 1.687,33 2.381,21 6.40%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.865,81 1.938,13 2.735,14 5.90%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 2.251,20 2.338,45 3.300,09 7.00%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 3.476,50 3.611,24 5.096,29 6.70%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 4.331,80 4.499,69 6.350,10 5.30%
Agências de viagens 3.124,55 3.245,64 4.580,35 6.30%
Incorporação de empreendimentos imobiliários 1.908,73 1.982,71 2.798,06 6.70%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.616,55 1.679,20 2.369,74 8.30%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.787,46 1.856,74 2.620,29 7.40%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 2.934,99 3.048,74 4.302,47 4.60%
Agências de publicidade 2.167,66 2.251,67 3.177,63 5.20%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.353,40 2.444,61 3.449,91 8.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.