O dissídio de Administrador de Arquivos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Administrador de Arquivos.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Administrador de Arquivos
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Arquivista
O profissional Administrador de Arquivos deve administrar atividades patrocinadas, comunicar-se, realizar atividades técnico-administrativas, conservar acervos, demonstrar competências pessoais, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, preparar ações educativas e/ou culturais, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, planejar atividades técnico-administrativas, orientar a implantação de atividades técnicas, dar acesso À informação.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve prestar contas dos financiamentos, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, planejar sistemas de documentação museológica, decidir o suporte do registro de informação, planejar sistema de recuperação de informação, higienizar documentos/acervos, proceder com flexibilidade, consultar normas internacionais de descrição arquivística, planejar programas de conservação preventiva, desenvolver percepção aguçada, acompanhar a eliminação do documento descartado, identificar fundos de arquivos, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, armazenar documentos/acervos, redigir a correspondência oficial, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, implantar procedimentos de arquivo, orientar estagiários, produzir vocabulários controlados/thesaurus, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, avaliar documentação, negociar recursos e patrocinadores, gerenciar atividades de consulta, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, divulgar o acervo, trabalhar em equipe, solicitar manutenção de equipamentos, classificar documentos por grau de sigilo, acondicionar documentos/acervos, solicitar compras de materiais e equipamentos, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, registrar documentos de arquivo, assessorar a implantação de novas instituições, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, coordenar as políticas públicas de arquivos, ordenar documentos, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, monitorar as condições ambientais, estabelecer diálogo com usuário, realizar empréstimos de documentos e acervos, negociar parcerias e produtos, definir migração para outro tipo de suporte, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, transferir documentos para guarda intermediária, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, recolher documentos para guarda permanente, emitir certidões sobre documentos de arquivo, solicitar a contratação de serviços de terceiros, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, planejar a alteração do suporte da informação, gerir depósitos de armazenamento, ministrar cursos e palestras, identificar a produção e o fluxo documental, descartar documentos de arquivo, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, proceder com criatividade, preparar material educativo, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, descrever o do documento (forma e conteúdo), preparar visitas técnicas, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, elaborar plano de classificação, apoiar as atividades de consulta, monitorar programas de conservação preventiva, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, classificar documentos de arquivo, representar oficialmente a instituição, capacitar pessoal técnico-administrativo, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, escrever trabalhos técnicos e científicos, planejar a ocupação das instalações físicas, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, desenvolver acuidade espacial, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, desenvolver ações educativas e/ou culturais, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, elaborar projeto para captar recursos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, formular instrumentos de pesquisa, atender usuários, autorizar a eliminação de documentos públicos, supervisionar trabalhos de restauração, conhecer a legislação da área de atuação, evidenciar senso de organização, participar de conselhos profissionais, elaborar tabelas de temporalidade, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, produzir normas e procedimentos técnicos, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, autenticar reprodução de documentos de arquivo, trabalhar interdisciplinarmente, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, codificar documentos de arquivo, planejar ações educativas e/ou culturais, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, orientar a organização de arquivos correntes, administrar prazos, ser meticuloso, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, apresentar trabalhos técnicos e científicos, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realizar pesquisa histórica e administrativa, estabelecer plano de destinação de documentos, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, definir a tipologia do documento, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, coordenar ações educativas e/ou culturais, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, atualizar-se, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, diagnosticar o estado de conservação do acervo, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, pesquisar materiais de conservação, diagnosticar a situação dos arquivos, estabelecer procedimentos de segurança do acervo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Administrador de Arquivos ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador de Arquivos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 7.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador de Arquivos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Administrador de Arquivos ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Administrador de Arquivos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador de Arquivos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Especialista em Organização de Arquivos
- Especialista em Documentação Arquivística
- Especialista em Museografia de Exposição
- Especialista em Educação em Museus
- Museólogo
- Especialista em Conservação de Acervos
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- Especialista em Documentação Museológica
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