O dissídio de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239405 no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.773,30

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

9.454 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 3.209,35

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.962 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Atendimento Hospitalar

R$ 12.713,40

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

6.017 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries

O Coordenador pedagógico planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Coordenador pedagógico

O profissional Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries deve avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico deve criar espaços para o exercício da diversidade, observar o desempenho das classes, publicar experiências pedagógicas, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, reunir-se com conselhos de classe, estimular a transparência na condução dos trabalhos, caracterizar o perfil dos alunos, expressar-se com clareza, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, socializar informações, estudar continuamente, demonstrar capacidade de observação, avaliar a implementação de projetos educacionais, estimular a criatividade, estimular o senso crítico, fornecer subsídios teóricos, auto avaliar-se, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, articular a ação da escola com outras instituições, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, coordenar reuniões, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, assessorar o trabalho docente, elaborar relatórios, demonstrar versatilidade, produzir material de apoio pedagógico, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, estimular o senso de justiça, demonstrar proatividade, desenvolver a autoestima, criar clima favorável de trabalho, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, estimular a cooperação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, criar espaços de participação/interação, construir sistema de avaliação, respeitar a alteridade, verificar o cumprimento das metas, intermediar conflitos entre a escola e a família, divulgar deliberações, demonstrar flexibilidade, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, formar equipes de trabalho, administrar tempo, traçar metas educacionais, selecionar referencial teórico, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, observar conselhos de classe e de escola, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, respeitar as diversidades, participar das avaliações externas, orientar atividades interdisciplinares, organizar grupos de estudos, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, contextualizar historicamente a escola, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, equalizar informações, planejar ações de operacionalização, avaliar o desempenho das classes/turmas, dominar a língua portuguesa, emitir pareceres, criar mecanismos de participação/interação, estruturar os tempos pedagógicos, compreender o contexto, respeitar a autoria do educador, analisar o desempenho das classes, atualizar-se continuamente, demonstrar criatividade, avaliar o desempenho profissional dos educadores, traçar objetivos educacionais, trabalhar em equipe, administrar conflitos, sugerir mudanças no projeto pedagógico, construir instrumentos de avaliação, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, elaborar textos de orientação, promover trocas de experiências, estimular a solidariedade, olhar com intencionalidade pedagógica, participar da avaliação proposta pela instituição, planejar reuniões com equipes de trabalho, organizar encontro de educandos, pesquisar práticas educativas, selecionar bibliografia, intervir na aplicação de medidas disciplinares, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, respeitar a autonomia do educador, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, observar o processo de trabalho em salas de aula, levantar necessidades educacionais e sociais, administrar a demanda por vagas, organizar reuniões com equipes de trabalho, acompanhar a produção dos alunos, divulgar resultados de avaliação, divulgar experiências pedagógicas, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, estimular o respeito mútuo, valorizar experiências pedagógicas significativas, interagir com os pais, dimensionar os problemas, estimular a participação dos diferentes sujeitos, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, participar de cursos, seminários e congressos, propor soluções para problemas educacionais detectados, entrevistar, estimular valores estéticos, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, estimular a participação nas instituições associativas, detectar eventuais problemas educacionais, formar-se continuamente, avaliar a instituição escolar, acompanhar a trajetória escolar do aluno, administrar recursos de trabalho, organizar encontros, congressos e seminários.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 7.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025

O salário de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries mostrado aqui é resultado do levantamento de 32.787 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries CBO 239405 salário