O dissídio de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239205 no cargo de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial).
Estado com maior salário médio
Goiás
R$ 5.354,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
131 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Gabriel do Oeste - MS
R$ 3.025,16
Cidade que mais contrata
Curitiba - PR
26 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial)
O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.
Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.
Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.
Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
O profissional Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) deve avaliar as necessidades educacionais dos alunos, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, atuar no processo de ensino-aprendizagem, pesquisar sobre temas de interesse da Área, divulgar conhecimentos da Área, demonstrar competências pessoais, formar profissionais para atuação na Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, participar de atividades pedagógico-administrativas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos deve dominar braile, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, orientar estágios dos alunos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, encaminhar aluno para ensino regular, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, elaborar material visual para alunos, atuar em programas de estimulação essencial, adequar o currículo às necessidades dos alunos, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, avaliar comunicação expressiva dos alunos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, ensinar as atividades de vida diária (avd), preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, elaborar projetos de pesquisa, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, registrar notas e conteúdos em diários de classe, avaliar comunicação receptiva dos alunos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, analisar propostas pedagógicas, atuar em programas de reabilitação educacional, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, pesquisar estratégias de aquisição de língua, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, pesquisar temas de educação especial, dominar língua de sinais, participar de reuniões pedagógicas, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, avaliar o desempenho linguístico do surdos, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, definir conteúdos escolares, participar de projetos de pesquisa, participar da organização de eventos sobre prevenção, participar de fóruns de saúde e educação, pesquisar a língua de sinais, criar materiais para comunicação alternativa, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, elaborar relatórios, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, planejar programas de intervenção educacional individual, avaliar os resultados dos projetos, prestar assessoria à comunidade escolar, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, ministrar aulas de orientação para o trabalho, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, elaborar projetos de estimulação essencial, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar da elaboração do plano de ensino, corrigir trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de planejamento, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, ensinar as atividades de vida autônoma, participar de palestras e cursos, criar materiais didático-pedagógicos, dominar conteúdos e metodologias da área, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, encaminhar alunos para avaliações específicas, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, demonstrar capacidade de administrar frustações, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, participar de programas de inclusão escolar, participar de conselhos de classe, implementar programas de atendimento educacional, elaborar programas de atendimento educacional, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, estabelecer parcerias com as famílias, ensinar língua portuguesa, estudar a língua escrita da língua de sinais, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, avaliar rendimento escolar, planejar atividades extraclasse, demonstrar flexibilidade, estudar as propostas da legislação educacional, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, pesquisar o uso de tecnologias, elaborar instrumentos de avaliação, coordenar curso, orientar voluntários para educação especial em comunidades, demonstrar capacidade de improvisação, participar da elaboração do currículo escolar, demonstrar capacidade de liderança, dominar diferentes formas de comunicação, participar das associações da área, pesquisar língua escrita de sinais, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa, demonstrar capacidade de observação, preparar professores para classes de inclusão, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de motivar o outro, confeccionar materiais didático-pedagógicos, elaborar registros de avanços dos alunos, orientar trabalho em sala de leitura, analisar novas teorias para implementação prática, participar de associações da categoria, ensinar atividades recreativas, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, atuar em programas de habilitação educacional, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, elaborar plano de aulas, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, proceder com ética, ministrar palestras e cursos, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, participar da elaboração de textos sobre temas da área, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, divulgar a língua de sinais para a comunidade, acompanhar treinamento do aluno em empresas, encaminhar o aluno para treinamento em empresas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 3.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024
O salário de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) mostrado aqui é resultado do levantamento de 429 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Reabilitação Visual
- Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação
- Professor de Alunos Com Deficiência Visual
- Professor de Braile
- Monitor de Braile
- Professor de Orientação e Mobilidade de Cegos
- Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação
- Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos
- Professor na Área de Deficiência Física
- Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 30h | 2.907,24 | 3.019,92 | 4.261,80 | 20,10 | 8.00% |
Paraná | 26h | 2.633,25 | 2.735,30 | 3.860,14 | 20,66 | 7.30% |
Mato Grosso do Sul | 36h | 2.760,24 | 2.867,22 | 4.046,30 | 15,99 | 6.40% |
Santa Catarina | 34h | 3.239,08 | 3.364,62 | 4.748,25 | 19,79 | 6.30% |
Minas Gerais | 21h | 2.508,01 | 2.605,22 | 3.676,56 | 24,46 | 7.00% |
Rio Grande do Sul | 20h | 2.065,06 | 2.145,10 | 3.027,23 | 21,94 | 7.60% |
Rio de Janeiro | 28h | 2.454,01 | 2.549,13 | 3.597,40 | 18,05 | 6.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial). |
Dissídio de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Curitiba, PR | 25 | 2.372,64 | 2.464,59 | 3.478,11 | 19,57 | 6.50% |
São Gabriel do Oeste, MS | 30 | 2.912,29 | 3.025,16 | 4.269,20 | 19,95 | 7.60% |
Rio Claro, SP | 27 | 2.760,63 | 2.867,62 | 4.046,87 | 20,91 | 7.30% |
São Paulo, SP | 29 | 2.286,09 | 2.374,70 | 3.351,24 | 16,14 | 5.50% |
Belo Horizonte, MG | 19 | 2.716,59 | 2.821,88 | 3.982,32 | 30,23 | 7.70% |
Criciúma, SC | 29 | 3.197,75 | 3.321,69 | 4.687,67 | 23,11 | 6.70% |
Ipiranga, PR | 37 | 2.435,88 | 2.530,29 | 3.570,82 | 13,56 | 5.40% |
Santa Rita do Pardo, MS | 44 | 2.183,08 | 2.267,69 | 3.200,24 | 10,31 | 7.80% |
Angatuba, SP | 40 | 4.368,20 | 4.537,50 | 6.403,46 | 22,69 | 6.40% |
Monte Alto, SP | 31 | 2.231,51 | 2.318,00 | 3.271,23 | 15,12 | 7.10% |
Bonito, MS | 34 | 2.425,98 | 2.520,00 | 3.556,30 | 14,63 | 6.20% |
Capitão Leônidas Marques, PR | 20 | 2.470,70 | 2.566,45 | 3.621,86 | 25,66 | 4.10% |
Cristais Paulista, SP | 29 | 3.233,67 | 3.359,00 | 4.740,32 | 22,95 | 5.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.699,73 | 2.804,36 | 3.957,60 | 8.00% | |
Administração pública em geral | 3.157,05 | 3.279,40 | 4.627,99 | 8.00% | |
Ensino fundamental | 2.581,17 | 2.681,21 | 3.783,81 | 7.40% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.084,70 | 2.165,50 | 3.056,02 | 6.60% | |
Educação infantil - creche | 2.174,07 | 2.258,33 | 3.187,03 | 4.30% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.060,00 | 2.139,84 | 3.019,81 | 6.60% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.560,86 | 2.660,11 | 3.754,03 | 6.20% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 1.808,76 | 1.878,86 | 2.651,50 | 7.10% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.940,78 | 2.016,00 | 2.845,04 | 5.20% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 3.138,37 | 3.260,00 | 4.600,61 | 5.70% | |
Educação superior - graduação | 2.294,73 | 2.383,67 | 3.363,90 | 4.60% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 2.626,54 | 2.728,33 | 3.850,31 | 6.50% | |
Atividades de fisioterapia | 2.627,18 | 2.729,00 | 3.851,25 | 4.30% | |
Serviços de tradução, interpretação e similares | 1.677,00 | 1.742,00 | 2.458,36 | 6.00% | |
Educação profissional de nível técnico | 1.786,75 | 1.856,00 | 2.619,24 | 5.00% | |
Ensino médio | 3.166,77 | 3.289,50 | 4.642,24 | 5.80% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.494,56 | 3.630,00 | 5.122,76 | 6.10% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 2.117,92 | 2.200,00 | 3.104,71 | 7.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.096,24 | 4.255,00 | 6.004,78 | 6.40% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.462,30 | 5.674,00 | 8.007,32 | 7.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |