O dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 12.907,35

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

278 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 12.423,33

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

131 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.

Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho

O que faz um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa

O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.

Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.

Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.

Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.

Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.

Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.

Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.

Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.

Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

O profissional Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa deve coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, avaliar o trabalho acadêmico científico, comunicar-se, participar de atividades administrativas, atualizar-se na Área, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, produzir material de trabalho, orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, demonstrar competências pessoais, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, supervisionar formação pedagógica em estágios.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve avaliar cursos, coordenar pesquisas, proferir palestras, atender alunos, individualmente e em grupo, prestar assessoria a órgãos públicos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, produzir cartazes, avaliar planos de ação pedagógica, avaliar o desenvolvimento das aulas, compromissar-se social e politicamente, coordenar equipes de trabalho, avaliar material didático, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, estudar a constituição de profissões no campo educacional, dominar a língua portuguesa, dialogar com os alunos, avaliar políticas educacionais, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, planejar a produção de materiais didáticos, orientar monitores, coordenar grupos de pesquisa, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, produzir artigos para divulgação, desenvolver atividades interativas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, estudar propostas e políticas educacionais, avaliar trabalhos científicos, auto avaliar-se, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, avaliar projetos de pesquisa, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, atuar em debates, discutir resultados de avaliação, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, coordenar áreas, disciplinas e turmas, trabalhar em equipe, produzir vídeos, treinar auxiliares de pesquisa, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, participar de atividades culturais, avaliar projetos de extensão, atuar em comissões editoriais, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, sugerir composição de bancas examinadoras, produzir planos de cursos e de aulas, participar de colegiados, avaliar currículos e propostas pedagógicas, coordenar projetos pedagógicos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, atuar em projetos de extensão, sistematizar conteúdos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir textos para uso pedagógico, elaborar projetos de extensão, colaborar em comissões de avaliação, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar o desempenho dos alunos, estudar a legislação educacional, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, demonstrar postura crítica, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, planejar pesquisas, avaliar a própria prática de pesquisa, redigir relatórios de pesquisa, coordenar convênios, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, constituir grupos de pesquisa, coordenar cursos, participar de comissões, avaliar currículos de alunos, divulgar resultados de pesquisas, organizar publicações, trabalhar com diferentes formas de interação humana, realizar revisão da literatura na área, desenvolver propostas de avaliação, coordenar reuniões, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, planejar aulas, analisar pesquisas educacionais, participar de reuniões, preencher relatórios de atividades, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, planejar projetos de intervenção pedagógica, coordenar projetos de extensão, prever fontes de financiamento, gerenciar projetos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, gerenciar convênios, planejar eventos e seminários, planejar os ambientes de aprendizagem, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, produzir instrumentos de avaliação, sistematizar dados e materiais de pesquisa, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), dialogar com os professores da instituição, atuar em banca examinadora docente e discente, analisar dados e materiais de pesquisa, produzir hipertextos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, orientar alunos de iniciação científica, programar cursos para atendimento a demandas externas, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, estudar a produção científica da área, participar de associações de classe, redigir publicações científicas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, participar de associações científicas, elaborar pareceres, demonstrar postura ética, coordenar eventos, organizar coletâneas, estudar outros idiomas, produzir transparências, atribuir notas e conceitos, dialogar com as entidades representativas, estudar diferentes formas de comunicação, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, participar de congressos e eventos científicos, exercer cargos de representação, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, coletar dados e materiais para pesquisa, estabelecer relações com os órgãos de fomento, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, analisar os problemas da realidade brasileira, elaborar programas e cronogramas, exercer cargos de direção, atuar no processo de seleção de alunos e professores, planejar projetos de extensão, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, realizar eventos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 5.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2024

O salário de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa mostrado aqui é resultado do levantamento de 629 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa CBO 234515 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 35h 10.649,55 11.062,30 15.611,45 62,72 7.50%
Paraná 29h 7.950,32 8.258,45 11.654,57 57,26 4.60%
Santa Catarina 26h 7.786,75 8.088,54 11.414,79 61,75 5.30%
Rio de Janeiro 30h 9.426,18 9.791,51 13.818,08 66,17 4.70%
Rio Grande do Sul 13h 2.887,38 2.999,29 4.232,69 47,81 7.00%
Minas Gerais 26h 6.415,36 6.664,00 9.404,44 50,39 5.90%
Bahia 23h 6.936,59 7.205,43 10.168,52 62,29 6.40%
Sergipe 37h 5.979,88 6.211,64 8.766,06 33,51 4.60%
Maranhão 13h 2.272,06 2.360,12 3.330,67 36,31 6.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa.

Dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa por cidade

Quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 38 11.959,80 12.423,33 17.532,17 65,84 6.10%
Maringá, PR 27 7.337,48 7.621,85 10.756,19 57,31 4.40%
Votuporanga, SP 31 9.123,50 9.477,10 13.374,37 61,11 5.90%
Campinas, SP 35 9.927,01 10.311,75 14.552,25 59,05 6.50%
Rio de Janeiro, RJ 24 8.435,45 8.762,38 12.365,74 72,67 8.00%
Curitiba, PR 35 10.009,74 10.397,69 14.673,53 59,34 6.80%
Joinville, SC 20 8.835,78 9.178,23 12.952,60 92,22 6.40%
Aracaju, SE 35 6.222,67 6.463,84 9.121,97 37,33 8.30%
Balsas, MA 7 1.968,70 2.045,00 2.885,97 55,46 7.10%
Caxias do Sul, RS 14 2.701,05 2.805,73 3.959,54 41,26 6.10%
Blumenau, SC 40 9.173,60 9.529,14 13.447,81 47,65 6.10%
Barueri, SP 37 9.986,87 10.373,93 14.640,00 56,08 7.50%
Salvador, BA 40 13.827,98 14.363,92 20.270,79 71,82 7.90%
Sorocaba, SP 44 7.591,20 7.885,42 11.128,14 36,12 7.60%
Uberlândia, MG 20 2.665,42 2.768,73 3.907,31 27,69 4.10%
Saquarema, RJ 43 12.808,77 13.305,20 18.776,70 62,17 5.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 9.199,81 9.556,36 13.486,23 6.30%
Educação superior - graduação 8.953,05 9.300,04 13.124,50 8.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 8.687,80 9.024,51 12.735,66 7.40%
Locação de mão-de-obra temporária 7.088,20 7.362,92 10.390,77 8.30%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 3.793,32 3.940,33 5.560,72 6.10%
Educação profissional de nível técnico 1.823,17 1.893,83 2.672,63 5.50%
Educação superior - pós-graduação e extensão 4.380,04 4.549,80 6.420,81 5.00%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.244,50 4.409,00 6.222,11 8.00%
Ensino médio 2.663,04 2.766,25 3.903,81 8.00%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 12.127,27 12.597,29 17.777,67 7.20%
Ensino fundamental 2.480,61 2.576,75 3.636,39 5.30%
Educação infantil - pré-escola 1.917,68 1.992,00 2.811,17 5.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.077,48 2.158,00 3.045,43 7.30%
Ensino de idiomas 1.399,75 1.454,00 2.051,93 8.10%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 2.574,23 2.674,00 3.773,63 7.80%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 1.359,32 1.412,00 1.992,66 5.60%
Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos 5.776,13 6.000,00 8.467,38 4.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.