O dissídio de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231340 no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 8.233,20
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.530 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 8.697,32
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
491 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de matemática do ensino fundamental ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular e avaliar.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série
O Professor de matemática do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona ou cria recursos didáticos.
Pode utilizar ferramentas digitais - tais como jogos, planilhas eletrônicas e “softwares” de geometria dinâmica - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas.
Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e seleciona situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e definindo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Cria contexto significativo para os alunos - com temas do cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática -, para a aprendizagem de determinado conceito ou procedimento.
Incentiva o trabalho em grupo, para realização de debates, busca de informações e identificação de solução de problemas Estimula, ainda, o desenvolvimento da capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos Para tanto, entre outras atividades, pode solicitar que os alunos reelaborem os problemas resolvidos - a partir da reflexão sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado - e formulem novas questões.
Propõe atividades para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da matemática, considerando o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular, obter e interpretar dados e informações Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode propor e organizar atividades extraclasse, como o desenvolvimento de conteúdos de matemática no contexto da construção e da programação de robôs, para ampliar os conhecimentos matemáticos e estimular a criatividade e a motivação dos alunos no processo de aprender Implementa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de matemática.
Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do Professor de matemática do ensino fundamental
O profissional Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve comunicar-se, estudar, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, planejar cursos, aulas e atividades escolares, promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de matemática do ensino fundamental
Um Professor de matemática do ensino fundamental deve trabalhar em equipe, consultar bibliotecas, listar material escolar básico, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, registrar atividades extracurriculares, consultar legislação, propor regras comuns para comunidade escolar, conviver com as ideias ou posições contrárias, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, expressar-se com clareza, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, preencher formulários com notas e faltas, acompanhar as mudanças na área da educação, elaborar o projeto pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, demonstrar controle emocional, preencher diário de classe, demonstrar liderança, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, prever participação em eventos culturais e científicos, colocar-se disponível para os alunos, demonstrar capacidade de diálogo, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, definir processos e critérios de avaliação, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, debater projetos interdisciplinares com os alunos, decodificar diferentes códigos e linguagens, organizar atividades comunitárias, demonstrar pontualidade e assiduidade, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, respeitar a heterogeneidade dos alunos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, agir eticamente, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, estabelecer as metodologias de ensino, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, avaliar a frequência dos alunos, criar situações múltiplas de aprendizagem, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, assumir funções administrativo-pedagógicas, organizar a bibliografia, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, propor atividades culturais, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, registrar atividades culturais e pedagógicas, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar criatividade e iniciativa, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, elaborar os instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, analisar o plano de gestão da escola, propor opções para o horário de trabalho, elencar temas para projetos pedagógicos, sistematizar o conhecimento, ministrar aulas, selecionar os conteúdos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, determinar os objetivos do curso e da disciplina, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, prever recursos materiais e didáticos, revelar interesses multidisciplinares, realizar reuniões com os pais para orientação, construir relações de confiança com os alunos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, estimular a troca de conhecimento, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, aprender novas tecnologias, registrar avaliações e resultados, propor calendário de avaliação escrita, empregar recursos e procedimentos didáticos, possibilitar a apropriação de conhecimentos, respeitar os limites dos alunos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar capacidade de intervir na realidade, dialogar com a direção e coordenações da escola, participar das assembleias escolares, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, participar da gestão escolar nos colegiados, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, trocar experiências com os professores através de reuniões, analisar a autoavaliação dos alunos, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, ler literatura específica da área de conhecimento, demonstrar solidariedade, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, propor estudos interdisciplinares, orientar a autoavaliação dos alunos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, contextualizar os conhecimentos, discutir projetos interdisciplinares com colegas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 5.30% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024
O salário de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 4157 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 25h | 4.285,06 | 4.451,14 | 6.281,58 | 36,21 | 7.00% |
Rio de Janeiro | 24h | 3.841,61 | 3.990,50 | 5.631,51 | 33,16 | 7.00% |
Minas Gerais | 22h | 3.544,13 | 3.681,49 | 5.195,43 | 33,89 | 4.20% |
Rio Grande do Sul | 20h | 3.150,99 | 3.273,12 | 4.619,12 | 32,05 | 4.20% |
Santa Catarina | 26h | 3.582,95 | 3.721,82 | 5.252,34 | 28,52 | 7.00% |
Pernambuco | 32h | 3.627,41 | 3.768,00 | 5.317,52 | 23,43 | 8.10% |
Paraná | 24h | 2.680,22 | 2.784,10 | 3.929,00 | 23,38 | 5.80% |
Distrito Federal | 26h | 5.011,23 | 5.205,45 | 7.346,09 | 40,17 | 5.60% |
Goiás | 23h | 3.045,64 | 3.163,68 | 4.464,68 | 28,04 | 6.40% |
Bahia | 24h | 2.180,52 | 2.265,03 | 3.196,48 | 18,75 | 4.60% |
Pará | 30h | 4.738,14 | 4.921,78 | 6.945,76 | 32,73 | 7.20% |
Espírito Santo | 25h | 2.730,55 | 2.836,37 | 4.002,78 | 23,10 | 4.80% |
Ceará | 28h | 7.926,01 | 8.233,20 | 11.618,94 | 59,34 | 7.50% |
Rio Grande do Norte | 33h | 4.297,53 | 4.464,09 | 6.299,86 | 27,03 | 6.70% |
Maranhão | 25h | 3.981,44 | 4.135,75 | 5.836,50 | 32,48 | 7.80% |
Paraíba | 32h | 4.137,33 | 4.297,69 | 6.065,02 | 26,88 | 6.00% |
Amazonas | 29h | 2.718,04 | 2.823,39 | 3.984,45 | 19,72 | 7.40% |
Mato Grosso | 25h | 3.279,73 | 3.406,84 | 4.807,84 | 27,03 | 4.90% |
Mato Grosso do Sul | 26h | 2.861,16 | 2.972,05 | 4.194,24 | 22,64 | 5.90% |
Sergipe | 29h | 2.411,17 | 2.504,62 | 3.534,60 | 17,10 | 5.80% |
Alagoas | 24h | 2.468,76 | 2.564,44 | 3.619,01 | 21,10 | 6.30% |
Tocantins | 26h | 3.865,77 | 4.015,59 | 5.666,93 | 30,89 | 7.80% |
Piauí | 29h | 5.451,30 | 5.662,58 | 7.991,20 | 39,71 | 7.80% |
Amapá | 32h | 2.501,96 | 2.598,93 | 3.667,69 | 16,06 | 5.90% |
Rondônia | 24h | 2.686,94 | 2.791,07 | 3.938,85 | 23,74 | 4.90% |
Acre | 19h | 2.382,69 | 2.475,04 | 3.492,85 | 25,42 | 5.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. |
Dissídio de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 24 | 6.026,81 | 6.260,39 | 8.834,85 | 52,10 | 5.30% |
Rio de Janeiro, RJ | 23 | 3.580,84 | 3.719,63 | 5.249,25 | 31,72 | 8.30% |
Brasília, DF | 26 | 5.011,23 | 5.205,45 | 7.346,09 | 40,17 | 5.80% |
Santo André, SP | 23 | 3.729,99 | 3.874,56 | 5.467,89 | 33,65 | 5.60% |
Recife, PE | 34 | 4.481,36 | 4.655,04 | 6.569,34 | 27,64 | 4.70% |
Goiânia, GO | 21 | 3.745,37 | 3.890,53 | 5.490,44 | 37,26 | 5.20% |
Belo Horizonte, MG | 22 | 4.038,07 | 4.194,57 | 5.919,51 | 38,72 | 8.00% |
Curitiba, PR | 25 | 3.089,85 | 3.209,60 | 4.529,49 | 25,26 | 5.20% |
Guarulhos, SP | 20 | 2.893,19 | 3.005,32 | 4.241,20 | 29,54 | 4.90% |
Porto Alegre, RS | 22 | 4.140,04 | 4.300,49 | 6.068,98 | 38,40 | 7.20% |
Belém, PA | 34 | 6.334,84 | 6.580,36 | 9.286,41 | 39,17 | 7.40% |
Salvador, BA | 25 | 2.415,84 | 2.509,47 | 3.541,43 | 19,85 | 5.50% |
Manaus, AM | 29 | 2.835,46 | 2.945,36 | 4.156,58 | 19,99 | 8.20% |
Campinas, SP | 21 | 3.761,19 | 3.906,96 | 5.513,63 | 37,77 | 4.40% |
Ribeirão Preto, SP | 21 | 3.193,79 | 3.317,57 | 4.681,85 | 31,82 | 6.60% |
Florianópolis, SC | 24 | 3.965,22 | 4.118,90 | 5.812,72 | 34,17 | 6.10% |
Fortaleza, CE | 22 | 8.372,82 | 8.697,32 | 12.273,92 | 77,72 | 5.00% |
João Pessoa, PB | 32 | 5.014,45 | 5.208,79 | 7.350,81 | 32,77 | 7.90% |
Osasco, SP | 36 | 4.409,17 | 4.580,06 | 6.463,52 | 25,44 | 5.90% |
Natal, RN | 39 | 4.399,13 | 4.569,63 | 6.448,79 | 23,42 | 8.00% |
São Caetano do Sul, SP | 43 | 4.134,31 | 4.294,55 | 6.060,60 | 20,13 | 5.60% |
Saquarema, RJ | 22 | 2.282,66 | 2.371,13 | 3.346,21 | 21,56 | 6.50% |
São Luís, MA | 24 | 5.002,02 | 5.195,88 | 7.332,58 | 43,93 | 7.70% |
Caruaru, PE | 32 | 4.245,36 | 4.409,89 | 6.223,37 | 27,32 | 6.90% |
São José dos Campos, SP | 22 | 3.284,28 | 3.411,57 | 4.814,51 | 31,62 | 6.40% |
Niterói, RJ | 26 | 6.236,98 | 6.478,71 | 9.142,95 | 50,14 | 5.80% |
Novo Horizonte, SP | 39 | 4.922,69 | 5.113,48 | 7.216,30 | 26,22 | 5.30% |
Aracaju, SE | 30 | 2.544,90 | 2.643,53 | 3.730,63 | 17,41 | 8.10% |
Jundiaí, SP | 22 | 3.942,50 | 4.095,30 | 5.779,41 | 37,02 | 6.60% |
Teresina, PI | 31 | 4.940,20 | 5.131,67 | 7.241,96 | 33,57 | 6.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 4.162,43 | 4.323,75 | 6.101,80 | 6.10% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.184,28 | 3.307,70 | 4.667,92 | 8.20% | |
Ensino médio | 4.054,43 | 4.211,57 | 5.943,49 | 8.00% | |
Administração pública em geral | 3.393,30 | 3.524,81 | 4.974,32 | 5.80% | |
Educação infantil - creche | 3.480,32 | 3.615,20 | 5.101,88 | 5.80% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 4.041,29 | 4.197,92 | 5.924,23 | 7.90% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.218,09 | 4.381,57 | 6.183,40 | 6.90% | |
Educação profissional de nível técnico | 3.028,34 | 3.145,71 | 4.439,31 | 5.50% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.181,28 | 4.343,33 | 6.129,44 | 5.10% | |
Atividades de organizações religiosas | 3.313,96 | 3.442,40 | 4.858,02 | 7.20% | |
Educação superior - graduação | 3.723,23 | 3.867,53 | 5.457,97 | 4.70% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.846,85 | 2.957,19 | 4.173,27 | 4.20% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.277,25 | 3.404,27 | 4.804,20 | 7.70% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 8.20% | |
Cursos preparatórios para concursos | 6.944,60 | 7.213,75 | 10.180,26 | 7.90% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.171,58 | 3.294,50 | 4.649,30 | 8.10% | |
Comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações | 3.347,88 | 3.477,63 | 4.907,74 | 6.80% | |
Albergues assistenciais | 1.858,57 | 1.930,60 | 2.724,52 | 6.60% | |
Ensino de idiomas | 4.267,02 | 4.432,40 | 6.255,14 | 7.00% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 4.347,98 | 4.516,50 | 6.373,82 | 5.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |