O dissídio de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231310 no cargo de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 10.470,86

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.233 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Recife - PE

R$ 6.126,73

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

326 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas para, transpondo o mundo ao seu redor, se expressarem por meio de artes visuais, dança, música, teatro, dentre outras manifestações artísticas.

Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de educação artística do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Define conteúdo programático, situações de aprendizagem e estratégias de ensino e de avaliação.

Prepara e seleciona recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais, fotografia, dança, interpretação teatral, música, dentre outras.

Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Estabelece extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando a área do conhecimento, a diversidade da turma, e o interesse dos alunos.

Ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos sociais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para reflexão sobre diversos temas, tais como problemas da sociedade contemporânea, arte, cultura e estética Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros.

Desenvolve as capacidades de expressão e de comunicação nas manifestações de arte e de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como visitar exposições de arte, assistir peças de teatro, entre outras atividades.

Pode acessar museus pela Internet, permitindo que os alunos observem detalhes das obras de arte, dos artefatos expostos e da arquitetura dos espaços Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de educação artística do ensino fundamental

O profissional Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve comunicar-se, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, demonstrar competências pessoais, estudar, promover a educação dos alunos, planejar cursos, aulas e atividades escolares, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de educação artística do ensino fundamental

Um Professor de educação artística do ensino fundamental deve propor critérios para a composição das classes, demonstrar solidariedade, elaborar os instrumentos de avaliação, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, realizar reuniões com os pais para orientação, empregar recursos e procedimentos didáticos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, organizar atividades comunitárias, demonstrar criatividade e iniciativa, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, analisar a autoavaliação dos alunos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, demonstrar capacidade de diálogo, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, dialogar com a direção e coordenações da escola, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, expressar-se com clareza, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, aprender novas tecnologias, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, sistematizar o conhecimento, consultar legislação, registrar atividades culturais e pedagógicas, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, discutir projetos interdisciplinares com colegas, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, prever participação em eventos culturais e científicos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, elaborar o projeto pedagógico, estabelecer as metodologias de ensino, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, analisar o plano de gestão da escola, avaliar a frequência dos alunos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, contextualizar os conhecimentos, demonstrar liderança, participar da elaboração do plano de gestão da escola, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, estimular a troca de conhecimento, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, definir processos e critérios de avaliação, preencher formulários com notas e faltas, propor regras comuns para comunidade escolar, selecionar os conteúdos, elencar temas para projetos pedagógicos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, ler literatura específica da área de conhecimento, assumir funções administrativo-pedagógicas, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, prever recursos materiais e didáticos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, criar situações múltiplas de aprendizagem, debater projetos interdisciplinares com os alunos, registrar atividades extracurriculares, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, possibilitar a apropriação de conhecimentos, trocar experiências com os professores através de reuniões, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, orientar a autoavaliação dos alunos, consultar bibliotecas, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, demonstrar pontualidade e assiduidade, decodificar diferentes códigos e linguagens, preencher diário de classe, construir relações de confiança com os alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, participar das assembleias escolares, conviver com as ideias ou posições contrárias, trabalhar em equipe, propor atividades culturais, organizar a bibliografia, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, demonstrar controle emocional, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, listar material escolar básico, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, propor estudos interdisciplinares, participar da gestão escolar nos colegiados, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, ministrar aulas, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, colocar-se disponível para os alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, acompanhar as mudanças na área da educação, registrar avaliações e resultados, revelar interesses multidisciplinares, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, respeitar a heterogeneidade dos alunos, respeitar os limites dos alunos, agir eticamente, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, propor opções para o horário de trabalho, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 4.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024

O salário de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 2775 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 231310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 26h 3.501,81 3.637,53 5.133,40 27,57 8.20%
Rio de Janeiro 25h 3.473,06 3.607,66 5.091,24 28,32 6.60%
Santa Catarina 27h 3.119,37 3.240,27 4.572,76 23,77 5.40%
Minas Gerais 23h 3.267,34 3.393,97 4.789,67 29,89 7.60%
Rio Grande do Sul 27h 2.467,06 2.562,68 3.616,53 19,12 4.40%
Paraná 24h 2.760,71 2.867,70 4.046,99 23,81 4.50%
Bahia 32h 2.639,76 2.742,07 3.869,69 17,21 6.70%
Pernambuco 33h 5.191,17 5.392,36 7.609,87 33,14 4.50%
Distrito Federal 26h 3.973,36 4.127,36 5.824,65 31,53 4.50%
Goiás 28h 3.264,98 3.391,52 4.786,21 23,96 6.10%
Pará 29h 4.280,78 4.446,69 6.275,31 30,17 6.30%
Acre 41h 2.757,78 2.864,66 4.042,70 13,96 5.50%
Espírito Santo 31h 3.504,11 3.639,92 5.136,76 23,14 6.40%
Mato Grosso do Sul 23h 2.277,62 2.365,89 3.338,81 20,51 6.20%
Rio Grande do Norte 34h 3.721,98 3.866,24 5.456,15 23,07 4.20%
Ceará 34h 3.352,17 3.482,09 4.914,04 20,35 6.10%
Mato Grosso 29h 2.685,90 2.790,00 3.937,33 19,32 4.80%
Maranhão 34h 8.093,84 8.407,54 11.864,97 49,55 7.60%
Amazonas 33h 6.743,20 7.004,55 9.885,03 43,01 4.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Dissídio de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade

Quanto ganha um Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 23 4.128,77 4.288,78 6.052,46 37,61 6.30%
Limeira, SP 30 3.553,66 3.691,39 5.209,39 24,56 4.30%
Rio de Janeiro, RJ 24 3.666,49 3.808,59 5.374,80 31,64 7.50%
Porto Alegre, RS 36 2.471,31 2.567,09 3.622,75 14,09 4.40%
Brasília, DF 26 3.973,36 4.127,36 5.824,65 31,53 5.50%
Capixaba, AC 44 2.820,96 2.930,30 4.135,32 13,32 6.10%
Salvador, BA 36 2.841,78 2.951,92 4.165,84 16,36 5.80%
Recife, PE 32 5.898,14 6.126,73 8.646,23 37,79 5.40%
Belo Horizonte, MG 19 3.622,85 3.763,27 5.310,83 39,33 4.90%
Uberlândia, MG 20 2.455,89 2.551,08 3.600,16 25,60 4.10%
Belém, PA 33 5.519,16 5.733,06 8.090,67 35,18 5.30%
Florianópolis, SC 24 2.718,59 2.823,95 3.985,25 23,11 7.30%
Natal, RN 33 2.902,83 3.015,33 4.255,33 18,13 8.00%
Curitiba, PR 30 3.485,40 3.620,49 5.109,34 24,02 7.10%
Imbituba, SC 26 2.709,73 2.814,75 3.972,26 21,77 5.70%
Monte Alto, SP 30 3.189,20 3.312,80 4.675,12 22,09 5.80%
Campo Grande, MS 20 2.084,26 2.165,04 3.055,37 22,08 7.20%
Campinas, SP 18 2.928,94 3.042,45 4.293,60 33,30 5.60%
Rio Claro, SP 23 3.262,07 3.388,50 4.781,95 29,01 7.60%
São José dos Campos, SP 22 2.616,37 2.717,77 3.835,40 24,35 7.00%
Jundiaí, SP 25 3.037,60 3.155,33 4.452,90 25,34 5.20%
Sorocaba, SP 32 4.894,70 5.084,40 7.175,26 31,73 6.90%
Londrina, PR 24 2.594,69 2.695,25 3.803,62 22,09 7.50%
Goiânia, GO 32 4.956,53 5.148,63 7.265,90 32,23 4.80%
Barra do Pirai, RJ 14 2.182,97 2.267,58 3.200,08 31,33 4.80%
Fortaleza, CE 36 1.967,08 2.043,32 2.883,59 11,32 6.30%
Niterói, RJ 21 3.876,51 4.026,75 5.682,67 38,81 6.20%
Pilar do Sul, SP 28 3.365,50 3.495,93 4.933,57 24,97 4.50%
Eldorado, SP 30 3.132,04 3.253,43 4.591,34 21,69 7.70%
Manaus, AM 33 6.743,20 7.004,55 9.885,03 43,01 5.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.614,71 3.754,81 5.298,90 6.30%
Administração pública em geral 3.250,93 3.376,92 4.765,61 6.30%
Educação infantil - pré-escola 3.698,91 3.842,26 5.422,32 7.60%
Ensino médio 3.596,57 3.735,96 5.272,30 4.40%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.034,65 3.152,26 4.448,57 6.40%
Educação infantil - creche 3.532,37 3.669,27 5.178,19 6.00%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.188,55 2.273,37 3.208,25 4.10%
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados 1.431,52 1.487,00 2.098,50 8.10%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.865,28 2.976,33 4.200,28 4.70%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 3.822,73 3.970,89 5.603,84 4.20%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.157,39 2.241,01 3.162,58 8.20%
Atividades de condicionamento físico 2.375,25 2.467,31 3.481,95 4.10%
Atividades de organizações religiosas 3.680,76 3.823,42 5.395,72 5.50%
Educação profissional de nível técnico 3.963,25 4.116,85 5.809,82 6.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.147,87 2.231,11 3.148,61 5.00%
Locação de mão-de-obra temporária 4.388,54 4.558,63 6.433,27 5.00%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 18.168,19 18.872,33 26.633,20 7.20%
Educação superior - graduação e pós-graduação 2.281,91 2.370,35 3.345,11 4.10%
Educação superior - graduação 2.075,72 2.156,17 3.042,85 6.90%
Atividades de apoio à gestão de saúde 1.827,02 1.897,83 2.678,28 6.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.