O dissídio de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231110 no cargo de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos).

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 7.009,48

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

23.773 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.974,67

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

16.844 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Instituições de Longa Permanência para Idosos

R$ 4.575,37

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

23.447 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.

Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.

Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.

Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos)

O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.

Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.

Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.

Estabelece a rotina de cuidados do berçário.

Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.

Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.

Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.

Funções do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

O profissional Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) deve demonstrar competências pessoais, interagir com a família e a comunidade, avaliar as práticas pedagógicas, organizar as atividades, pesquisar, planejar a prática educacional, realizar tarefas administrativas, cuidar dos alunos, promover a educação dos alunos, promover a relação ensino-aprendizagem.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) deve demonstrar criatividade, auxiliar os alunos na colocação roupas, convidar personalidades e entidades, criar recursos didáticos, criar situações de aprendizagem, sondar necessidades e potencialidades do grupo, prestar primeiros socorros, atender pais, programar atividades extraclasses, controlar a saída de alunos, organizar comemorações de aniversário, ministrar aulas, avaliar o desenvolvimento cognitivo, comprar material, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, proceder à retirada da mamadeira, atender alunos, individualmente, pesquisar conteúdos, cantar, demonstrar bom humor, receber alunos novos, registrar ocorrências, selecionar recursos didáticos, desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), demonstrar capacidade de tomar decisões, analisar situações de aprendizagem, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, promover a convivência social (socializar), programar atividades diárias, observar a interação dos alunos, demonstrar empatia, preparar projetos para interação com a comunidade, preencher documentos com informações dos alunos, organizar o espaço das atividades, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, reelaborar o planejamento, corrigir trabalhos com os alunos, realizar autoavaliação, definir estratégias pedagógicas, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída), conferir material, ler para os alunos, demonstrar ética, agrupar os alunos, organizar eventos, orientar sobre noções de segurança, brincar com os alunos, discutir casos específicos com a coordenação, avaliar o desenvolvimento psicomotor, realizar visitas temáticas, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, organizar o material didático, orientar os pais sobre alimentação saudável, organizar a refeição, prestar esclarecimento aos pais, passear com os alunos, orientar sobre hábitos alimentares, preparar adaptação de casos especiais, participar de cursos e treinamentos profissionais, alimentar os alunos, estimar a necessidade de material, trabalhar áreas de conhecimento, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, mediar situações de conflitos no grupo, improvisar atividades, alfabetizar os alunos, demonstrar preparo físico, escrever para os alunos, desenvolver trabalhos coletivos, acompanhar a refeição, dançar, estudar casos (situações especiais), estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, guardar o material, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), convocar pais de alunos, demonstrar disciplina, demonstrar dinamismo, demonstrar alegria, passar lição de casa, demonstrar paciência, trocar fraldas e roupas em geral, participar de eventos da comunidade, organizar a entrada e a saída dos alunos, manter-se atualizado, planejar a rotina dos alunos, intervir em situações de risco para os alunos, preparar o ambiente para as atividades, demonstrar sensibilidade, estabelecer limites, registrar frequência dos alunos, pesquisar recursos didáticos, promover atividades integradoras, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), registrar entrevistas com os pais, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, rever normas de conduta com as crianças, reconhecer as características do grupo e subgrupos, receber comunicados dos pais (agenda, circular), demonstrar flexibilidade, contar histórias, demonstrar organização, acompanhar momento de sono, mostrar-se atento, sondar o conhecimento prévio dos alunos, estabelecer normas e regras de conduta, levantar bibliografia, promover encontros e atividades com os pais, dramatizar histórias e situações do cotidiano, documentar as observações, observar o comportamento dos alunos, construir material didático, proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter), selecionar material, definir conteúdo programático do ano letivo, encaminhar documentos e relatórios à secretaria, acolher os alunos, requisitar material, demonstrar bom senso, orientar sobre noções de higiene, ministrar reuniões de pais, preparar a sala, revisar o planejamento, banhar alunos, demonstrar autocontrole, estabelecer rotinas, definir critérios de agrupamentos de alunos, demonstrar disposição, elaborar instrumentos de avaliação, expor conteúdos, demonstrar capacidade de compreensão oral, preparar projetos pedagógicos, preparar reunião de pais, enviar comunicados ao pais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2025

O salário de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 38.702 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos) CBO 231110 salário