O dissídio de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231110 no cargo de Professor de Jardim de Infância (nível Superior).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.764,14

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

25.743 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Maracanaú - CE

R$ 15.579,92

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

19.219 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.

Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.

Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.

Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Jardim de Infância (nível Superior)

O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.

Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.

Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.

Estabelece a rotina de cuidados do berçário.

Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.

Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.

Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.

Funções do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

O profissional Professor de Jardim de Infância (nível Superior) deve interagir com a família e a comunidade, avaliar as práticas pedagógicas, promover a educação dos alunos, planejar a prática educacional, cuidar dos alunos, realizar tarefas administrativas, pesquisar, demonstrar competências pessoais, organizar as atividades, promover a relação ensino-aprendizagem.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) deve promover atividades integradoras, definir conteúdo programático do ano letivo, dramatizar histórias e situações do cotidiano, programar atividades diárias, observar a interação dos alunos, atender pais, alimentar os alunos, desenvolver trabalhos coletivos, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, planejar a rotina dos alunos, avaliar o desenvolvimento psicomotor, estabelecer limites, demonstrar bom humor, preparar a sala, preparar reunião de pais, demonstrar autocontrole, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, discutir casos específicos com a coordenação, atender alunos, individualmente, elaborar instrumentos de avaliação, comprar material, demonstrar alegria, estabelecer normas e regras de conduta, corrigir trabalhos com os alunos, prestar esclarecimento aos pais, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, improvisar atividades, demonstrar dinamismo, demonstrar empatia, demonstrar bom senso, enviar comunicados ao pais, registrar entrevistas com os pais, observar o comportamento dos alunos, cantar, convidar personalidades e entidades, registrar frequência dos alunos, dançar, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, realizar autoavaliação, convocar pais de alunos, proceder à retirada da mamadeira, demonstrar flexibilidade, preencher documentos com informações dos alunos, demonstrar sensibilidade, ministrar aulas, mostrar-se atento, proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter), estimar a necessidade de material, organizar a refeição, ler para os alunos, pesquisar recursos didáticos, realizar visitas temáticas, organizar a entrada e a saída dos alunos, criar recursos didáticos, selecionar recursos didáticos, orientar sobre hábitos alimentares, ministrar reuniões de pais, selecionar material, preparar projetos pedagógicos, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, promover a convivência social (socializar), requisitar material, demonstrar paciência, participar de eventos da comunidade, orientar os pais sobre alimentação saudável, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), documentar as observações, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), lidar com a diversidade cultural, social e econômica, banhar alunos, orientar sobre noções de segurança, controlar a saída de alunos, reelaborar o planejamento, rever normas de conduta com as crianças, brincar com os alunos, receber comunicados dos pais (agenda, circular), acompanhar a refeição, acompanhar momento de sono, demonstrar disposição, criar situações de aprendizagem, passar lição de casa, manter-se atualizado, organizar eventos, estudar casos (situações especiais), guardar o material, expor conteúdos, trocar fraldas e roupas em geral, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, demonstrar ética, prestar primeiros socorros, sondar necessidades e potencialidades do grupo, organizar o material didático, promover encontros e atividades com os pais, estabelecer rotinas, registrar ocorrências, organizar o espaço das atividades, definir estratégias pedagógicas, mediar situações de conflitos no grupo, trabalhar áreas de conhecimento, receber alunos novos, revisar o planejamento, construir material didático, definir critérios de agrupamentos de alunos, levantar bibliografia, analisar situações de aprendizagem, acolher os alunos, alfabetizar os alunos, organizar comemorações de aniversário, demonstrar preparo físico, reconhecer as características do grupo e subgrupos, programar atividades extraclasses, orientar sobre noções de higiene, preparar projetos para interação com a comunidade, desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), sondar o conhecimento prévio dos alunos, pesquisar conteúdos, demonstrar criatividade, preparar o ambiente para as atividades, preparar adaptação de casos especiais, avaliar o desenvolvimento cognitivo, conferir material, contar histórias, passear com os alunos, intervir em situações de risco para os alunos, encaminhar documentos e relatórios à secretaria, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, demonstrar disciplina, agrupar os alunos, demonstrar organização, demonstrar capacidade de tomar decisões, escrever para os alunos, demonstrar capacidade de compreensão oral, participar de cursos e treinamentos profissionais, auxiliar os alunos na colocação roupas, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída).

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Jardim de Infância (nível Superior) ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 7.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Jardim de Infância (nível Superior) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Jardim de Infância (nível Superior) ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2024

O salário de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 38730 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Jardim de Infância (nível Superior) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) CBO 231110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Jardim de Infância (nível Superior) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 39h 3.623,69 3.764,14 5.312,06 19,14 6.60%
Santa Catarina 35h 2.195,20 2.280,28 3.218,00 13,01 5.50%
Minas Gerais 33h 2.479,06 2.575,14 3.634,11 15,65 7.80%
Rio Grande do Sul 33h 2.115,73 2.197,73 3.101,50 13,13 7.50%
Paraná 37h 2.354,21 2.445,46 3.451,10 13,17 4.50%
Ceará 41h 1.972,38 2.048,83 2.891,37 9,90 6.80%
Rio de Janeiro 29h 2.547,61 2.646,35 3.734,61 18,54 8.10%
Bahia 33h 2.134,31 2.217,03 3.128,73 13,32 5.40%
Goiás 32h 2.255,38 2.342,79 3.306,21 14,87 6.80%
Mato Grosso do Sul 32h 2.368,21 2.459,99 3.471,61 15,21 7.50%
Distrito Federal 30h 2.644,69 2.747,19 3.876,92 18,11 6.30%
Pernambuco 28h 2.155,40 2.238,93 3.159,65 16,09 6.00%
Mato Grosso 30h 2.581,26 2.681,30 3.783,93 17,97 4.20%
Amazonas 42h 1.645,09 1.708,85 2.411,57 8,23 7.00%
Espírito Santo 31h 2.179,62 2.264,10 3.195,16 14,73 5.30%
Pará 33h 2.201,27 2.286,58 3.226,90 13,94 5.10%
Rio Grande do Norte 38h 2.255,59 2.343,01 3.306,52 12,20 7.30%
Maranhão 32h 2.400,04 2.493,06 3.518,27 15,49 6.90%
Rondônia 36h 1.901,21 1.974,89 2.787,03 11,02 5.30%
Paraíba 34h 2.360,18 2.451,66 3.459,85 14,53 7.10%
Sergipe 35h 2.369,90 2.461,75 3.474,09 14,23 4.70%
Alagoas 33h 2.403,79 2.496,95 3.523,78 15,08 6.60%
Amapá 42h 1.705,41 1.771,51 2.500,01 8,47 6.80%
Acre 41h 2.884,51 2.996,31 4.228,48 14,55 7.10%
Roraima 42h 1.533,48 1.592,91 2.247,96 7,60 7.60%
Piauí 22h 2.887,75 2.999,67 4.233,23 26,69 7.10%
Tocantins 36h 3.136,12 3.257,66 4.597,31 18,32 4.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Jardim de Infância (nível Superior).

Dissídio de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) por cidade

Quanto ganha um Professor de Jardim de Infância (nível Superior) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Jardim de Infância (nível Superior) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 40 3.961,78 4.115,33 5.807,67 20,51 7.70%
Guarulhos, SP 43 2.622,89 2.724,55 3.844,96 12,65 7.20%
Fortaleza, CE 42 1.671,56 1.736,34 2.450,38 8,26 4.30%
Belo Horizonte, MG 33 3.079,02 3.198,36 4.513,62 19,18 5.40%
Franca, SP 43 2.305,87 2.395,24 3.380,23 11,26 6.20%
Ribeirão Preto, SP 42 3.257,88 3.384,14 4.775,81 16,22 4.60%
Londrina, PR 38 2.285,23 2.373,80 3.349,98 12,63 4.10%
Porto Alegre, RS 32 2.615,50 2.716,87 3.834,13 16,78 4.20%
Campinas, SP 32 2.945,06 3.059,20 4.317,24 19,03 5.90%
Curitiba, PR 38 2.229,82 2.316,24 3.268,75 12,25 7.30%
São Bernardo do Campo, SP 34 2.224,75 2.310,98 3.261,32 13,72 5.80%
Criciúma, SC 35 2.063,10 2.143,06 3.024,35 12,14 6.10%
Maringá, PR 39 1.532,88 1.592,29 2.247,08 8,21 4.40%
Rio de Janeiro, RJ 27 1.999,24 2.076,73 2.930,74 15,15 5.50%
Imbituba, SC 23 2.278,37 2.366,67 3.339,91 20,88 4.80%
Brasília, DF 30 2.644,69 2.747,19 3.876,92 18,11 7.70%
Joinville, SC 40 2.100,46 2.181,87 3.079,12 10,98 8.00%
Salvador, BA 34 2.338,87 2.429,52 3.428,61 14,43 8.30%
São José dos Campos, SP 37 2.561,55 2.660,82 3.755,04 14,29 4.80%
Juiz de Fora, MG 34 2.276,52 2.364,75 3.337,21 13,80 5.30%
Florianópolis, SC 36 2.348,19 2.439,20 3.442,27 13,52 6.70%
Campo Grande, MS 31 2.321,68 2.411,67 3.403,41 15,64 6.20%
Erechim, RS 39 2.203,49 2.288,89 3.230,15 11,79 5.70%
Itajaí, SC 40 2.088,74 2.169,69 3.061,94 10,90 4.80%
Manaus, AM 42 1.602,11 1.664,21 2.348,58 7,92 4.90%
Sorocaba, SP 33 2.427,18 2.521,25 3.558,07 15,08 8.10%
Passo Fundo, RS 29 1.970,06 2.046,42 2.887,96 14,29 7.40%
Blumenau, SC 42 2.367,43 2.459,19 3.470,48 11,82 7.70%
Suzano, SP 33 2.141,45 2.224,44 3.139,20 13,49 7.60%
Goiânia, GO 28 2.270,64 2.358,64 3.328,58 16,76 6.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Jardim de Infância (nível Superior). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Jardim de Infância (nível Superior) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação infantil - creche 3.432,96 3.566,01 5.032,46 8.30%
Educação infantil - pré-escola 2.142,22 2.225,24 3.140,33 7.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.134,78 3.256,28 4.595,36 7.70%
Ensino fundamental 2.603,75 2.704,67 3.816,91 5.20%
Administração pública em geral 2.963,93 3.078,80 4.344,89 7.70%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.403,70 3.535,62 4.989,57 4.30%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.293,30 3.420,94 4.827,73 8.20%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.896,46 3.008,72 4.245,99 4.60%
Ensino médio 2.888,38 3.000,32 4.234,15 7.80%
Atividades de organizações religiosas 2.317,02 2.406,82 3.396,58 6.30%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 2.817,63 2.926,83 4.130,44 7.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 2.484,92 2.581,23 3.642,71 7.90%
Atividades de apoio à gestão de saúde 3.530,47 3.667,30 5.175,41 4.80%
Educação profissional de nível técnico 2.881,14 2.992,81 4.223,54 5.00%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 3.026,25 3.143,54 4.436,26 6.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.404,73 2.497,94 3.525,16 6.50%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 2.031,56 2.110,30 2.978,12 7.80%
Instituições de longa permanência para idosos 3.923,51 4.075,58 5.751,58 4.40%
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente 1.554,82 1.615,08 2.279,26 7.90%
Educação superior - graduação 2.939,08 3.052,99 4.308,48 4.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.