O dissídio de Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 991120 no cargo de Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos.

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 4.845,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

48 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Contagem - MG

17 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos realiza soldagem aluminotérmica em trilho, examinando o estado do trilho, efetuando seu corte, alinhando, nivelando e preaquecendo as extremidades após o corte, preenchendo o espaço entre as extremidades com solda, e fazendo rebarbagem da superfície do trilho e esmerilhamento do local soldado para acabamento do processo de conservação e reparação Planeja o trabalho, definindo os procedimentos técnicos a serem adotados de acordo com o perfil do trilho e as condições da via.

Elabora relatório sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas Cumpre legislação, procedimentos técnicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos

O Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos planeja a realização de soldagem aluminotérmica, examinando o estado da via permanente e verificando trincas, cavidades e fixação dos trilhos Define os procedimentos técnicos a serem adotados de acordo com as condições da via permanente e o perfil do trilho.

Seleciona o material para soldagem.

Realiza a limpeza da superfície do trilho, retira a fixação dos dormentes adjacentes e realiza o corte do trilho, a frio ou a quente Alinha e nivela as extremidades do trilho.

Monta formas no local a ser soldado, faz a aplicação de areia de vedação e executa a fixação de prensa Prepara o cadinho refratário, para fixá-lo sobre as formas.

Confere o espaçamento entre as extremidades do trilho, que será preenchido, e prepara o material de soldagem e a porção de solda.

Carrega o cadinho com carga aquecida de solda e faz o pré-aquecimento das extremidades do trilho com maçarico, controlando a temperatura Após a corrida da solda para dentro das formas, retira o cadinho e o porta-escória.

Cronometra o tempo de esfriamento do metal líquido, para retirar a prensa e as formas.

Faz a rebarbagem da superfície do trilho, esmerilha o local soldado, alinha e nivela as extremidades do trilho, para o acabamento e a preparação para os ensaios de ultrassom ou líquido penetrante Pode realizar os ensaios com líquidos penetrantes, para detectar possíveis descontinuidades superficiais – tais como trincas, poros e dobras -, tornando-as facilmente visíveis na inspeção do serviço realizado Finaliza o serviço providenciando o nivelamento - com socaria manual dos dormentes sob a junta -, complementação das fixações e remoção de resíduos.

Elabora relatório prestando informações sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Examina as condições gerais de ferramentas e troca peças danificadas.

Solicita serviço de manutenção, para solucionar problemas de funcionamento de máquinas e equipamentos Encaminha máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho para aferição.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual Atua na prevenção de acidentes, incêndios e explosões Aplica procedimentos de segurança, mapeando áreas de risco, definindo riscos em potencial, sinalizando e isolando áreas.

Interdita linha em casos de emergência.

Funções do Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos

O profissional Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos deve trabalhar com segurança, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, inspecionar vias, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, esmerilhar trilhos, realizar soldagem aluminotérmica.

Condições de trabalho da profissão

Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos

Um Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos deve atentar para as normas de segurança, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, comunicar ocorrências, inteirar-se do trabalho a ser realizado, pedir autorização para interdição de linha, anotar detalhes do serviço executado, preencher com solda espaçamento entre trilhos, rebarbar superfície do trilho, trocar peças danificadas, examinar o estado do trilho, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, preparar porção de solda, substituir trilhos, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar iniciativa, alinhar pontas dos trilhos, nivelar pontas dos trilhos, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, aliviar tensão térmica dos trilhos, trocar informações com outras áreas, esmerilhar local soldado, preparar material de soldagem, demonstrar bom senso, realizar ensaios com líquidos penetrantes, esmerilhar manualmente rebarbas e cavidades, relacionar pendências do equipamento, reciclar-se, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, demonstrar responsabilidade, sinalizar vias, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, aplicar procedimentos de segurança, aquecer pontas dos trilhos com maçarico, isolar áreas, montar forma no local a ser soldado, substituir dormentes, definir riscos em potencial, cortar trilho, deslocar-se a pé pela via, usar equipamentos de segurança individual, classificar nível de falhas, conferir espaçamento entre soldas, trabalhar em equipe, confirmar liberação de via para manutenção, interditar linha em situação de emergência, demonstrar senso de ética, examinar condições das ferramentas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) que ficou em 4.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos ficou em 4.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) 2024

O salário de Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos mostrado aqui é resultado do levantamento de 156 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Conservadores de vias permanentes (trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos CBO 991120 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.474,51 2.570,42 3.627,45 11,68 5.10%
Minas Gerais 43h 2.157,27 2.240,88 3.162,40 10,36 5.50%
Espírito Santo 41h 2.839,83 2.949,89 4.162,98 14,39 5.50%
Paraná 44h 2.794,30 2.902,60 4.096,24 13,19 5.80%
Rio Grande do Sul 44h 2.354,24 2.445,48 3.451,14 11,12 7.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos.

Dissídio de Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos por cidade

Quanto ganha um Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Contagem, MG 42 1.482,19 1.539,64 2.172,79 7,29 8.30%
São Paulo, SP 44 2.656,28 2.759,23 3.893,91 12,54 5.10%
Belo Horizonte, MG 44 2.929,20 3.042,73 4.293,99 13,95 5.90%
Hortolândia, SP 44 2.138,23 2.221,10 3.134,48 10,10 7.80%
Ouro Preto, MG 44 2.201,92 2.287,26 3.227,85 10,40 7.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Construção de rodovias e ferrovias 2.622,59 2.724,24 3.844,53 6.00%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 1.479,71 1.537,05 2.169,14 8.30%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.138,23 2.221,10 3.134,48 6.90%
Montagem de estruturas metálicas 2.548,24 2.647,00 3.735,53 5.60%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.773,75 2.881,25 4.066,11 5.30%
Operações de terminais 3.131,17 3.252,53 4.590,07 4.90%
Testes e análises técnicas 2.815,87 2.925,00 4.127,85 7.30%
Obras de montagem industrial 3.272,76 3.399,60 4.797,62 7.10%
Fabricação de móveis com predominância de metal 2.449,32 2.544,25 3.590,52 6.90%
Serviços de usinagem, tornearia e solda 1.922,97 1.997,50 2.818,93 5.10%
Fabricação de conservas de peixes, crustáceos e moluscos 1.790,64 1.860,04 2.624,94 7.00%
Construção de edifícios 1.899,58 1.973,20 2.784,64 5.20%
Manutenção e reparação de veículos ferroviários 2.214,18 2.300,00 3.245,83 7.70%
Comércio varejista de ferragens e ferramentas 2.773,02 2.880,50 4.065,04 5.10%
Fabricação de estruturas metálicas 2.817,79 2.927,00 4.130,67 5.30%
Seleção e agenciamento de mão-de-obra 2.223,81 2.310,00 3.259,94 6.60%
Fabricação de alimentos para animais 2.435,60 2.530,00 3.570,41 4.70%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários usados 1.578,25 1.639,42 2.313,60 6.90%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.684,71 1.750,00 2.469,65 7.90%
Fabricação de laticínios 2.506,84 2.604,00 3.674,84 5.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.