O dissídio de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 991115 no cargo de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos).
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 3.732,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
810 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Salgueiro - PE
R$ 4.540,17
Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
350 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) opera máquinas especiais em atividades de conservação e manutenção de vias permanentes, movimentando materiais diversos, executando a correção da geometria da via, efetuando a substituição de lastro contaminado por lastro tratado, e realizando esmerilhamento para ações preventivas e corretivas em trilhos Elabora relatório sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.
Providencia manutenção de máquinas e equipamentos Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
O Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) prepara-se para operação de máquinas especiais, verificando a programação de atividades de conservação e manutenção de via permanente e definindo prioridades Movimenta, com máquinas, materiais diversos – como britas, dormentes e trilhos - para realização de serviços de reparação dos componentes da via.
Executa a correção da geometria da via por meio de máquinas e equipamentos, analisando informações topográficas e geométricas e estabelecendo o limite de nivelamento e alinhamento.
Prepara a máquina, alimentando-a com dados geométricos Corrige alinhamento, nivelamento longitudinal e desnível transversal dos trilhos, monitorando instrumentos de correção da via.
Realiza ciclo de socaria do lastro, garantindo uma camada de apoio estável aos dormentes Instala máquina de desguarnecimento na via e monitora seu painel de controle, determinando a profundidade de corte da máquina, para remover lastro contaminado e recolocar lastro tratado.
Prepara a execução de esmerilhamento de trilhos, medindo o desgaste ondulatório de trilhos e definindo o método para realização do serviço.
Opera esmerilhadeira para ação preventiva e corretiva em trilhos, controlando a velocidade do trabalho, regulando e monitorando os ângulos e a pressão dos motores de esmerilhamento Avalia qualidade do esmerilhamento do trilho e anota detalhes do serviço executado.
Elabora relatório prestando informações sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.
Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Examina as condições gerais de equipamentos e máquinas especiais, troca peças danificadas e solicita serviço de manutenção, para solucionar problemas de funcionamento Encaminha equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho para aferição, auxiliando os técnicos na realização do serviço.
Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e respeitando os limites de velocidade da via Aplica procedimentos de segurança, mapeando áreas de risco, definindo riscos em potencial, sinalizando e isolando áreas Interdita linha em casos de emergência.
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Funções do Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos)
O profissional Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) deve trabalhar com segurança, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, desguarnecer lastro, realizar soldagem aluminotérmica, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, demonstrar competências pessoais, esmerilhar trilhos, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, comunicar-se, inspecionar vias.
Condições de trabalho da profissão
Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos)
Um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) deve demonstrar bom senso, examinar condições das ferramentas, determinar profundidade de corte da máquina desguarnecedora, avaliar local de depósito do rejeito, pedir autorização para interdição de linha, analisar informações topográficas e geométricas da via, demonstrar iniciativa, regular ângulos dos motores de esmerilhamento, anotar detalhes do serviço executado, regular pressão dos motores de esmerilhamento, varrer lastro, reforçar a marcação de parâmetros na via, interditar linha em situação de emergência, estabelecer limite de nivelamento e alinhamento da via, instalar máquina de desguarnecimento na via, socar lastro, peneirar brita para remoção de detritos, checar água de irrigação (máquina esmerilhadora) e extintores, operar esmerilhadeira para ação corretiva e ou preventiva em trilhos, aplicar procedimentos de segurança, monitorar o painel de controle da máquina desguarnecedora, regularizar lastro, examinar condições gerais do veículo, recolocar lastro tratado, descarregar trilhos, recolher objetos estranhos da via, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, encaminhar veículo para manutenção, avaliar qualidade do esmerilhamento do trilho, reciclar-se, definir riscos em potencial, descarregar britas e dormentes, definir método de esmerilhamento, trocar informações com outras áreas, relacionar pendências do equipamento, injetar produtos químicos nos dormentes, alimentar a máquina com dados geométricos, auxiliar técnicos na aferição de máquinas, examinar o estado do trilho, trabalhar em equipe, corrigir desnível transversal dos trilhos, demonstrar senso de ética, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, mapear áreas de risco, atentar para as normas de segurança, usar equipamentos de segurança individual, definir prioridades, posicionar carro esmerilhador na via, corrigir alinhamento, monitorar pressão e ângulos dos motores de esmerilhamento, remover equipamentos à oficina, lavar vias, corrigir nivelamento longitudinal, trocar peças danificadas, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, sinalizar vias, confirmar liberação de via para manutenção, operar veículo de inspeção geométrica da via, checar equipamento (check list), monitorar instrumentos de correção de via, controlar a velocidade de trabalho (do esmerilhamento), ajustar dados da máquina, classificar nível de falhas, participar da elaboração da programação de trabalho, demonstrar capacidade de concentração, medir desgaste ondulatório de trilhos, inteirar-se do trabalho a ser realizado, preparar a máquina, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, deslocar-se a pé pela via, analisar programação de inspeção, isolar áreas, carregar materiais diversos, demonstrar responsabilidade, remover lastro contaminado, comunicar ocorrências, respeitar limites de velocidade da via, conduzir trem esmerilhador até local de trabalho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) que ficou em 7.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) 2025
O salário de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 2839 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Conservadores de vias permanentes (trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos
- Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos)
- Inspetor de Via Permanente (trilhos)
- Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- Trabalhador de Linha Férrea
- Conservador de Via Permanente (trilhos)
- Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea
Valor do salário na CCT 2025 de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 1.944,33 | 2.019,69 | 2.850,25 | 9,20 | 7.70% |
Minas Gerais | 44h | 1.787,73 | 1.857,02 | 2.620,68 | 8,45 | 7.60% |
Paraná | 44h | 1.741,46 | 1.808,96 | 2.552,86 | 8,25 | 5.60% |
Espírito Santo | 43h | 2.681,26 | 2.785,18 | 3.930,53 | 12,86 | 8.00% |
Rio de Janeiro | 44h | 2.109,04 | 2.190,78 | 3.091,70 | 9,99 | 7.20% |
Pernambuco | 44h | 3.071,40 | 3.190,44 | 4.502,45 | 14,50 | 4.60% |
Bahia | 44h | 2.237,56 | 2.324,28 | 3.280,09 | 10,56 | 5.20% |
Goiás | 44h | 1.850,00 | 1.921,70 | 2.711,96 | 8,76 | 4.60% |
Santa Catarina | 44h | 2.105,11 | 2.186,70 | 3.085,93 | 9,97 | 4.80% |
Pará | 40h | 2.405,20 | 2.498,41 | 3.525,84 | 12,36 | 5.30% |
Maranhão | 44h | 1.906,95 | 1.980,85 | 2.795,44 | 9,08 | 5.70% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.163,21 | 2.247,05 | 3.171,11 | 10,21 | 8.00% |
Sergipe | 44h | 1.579,18 | 1.640,39 | 2.314,97 | 7,46 | 5.60% |
Mato Grosso | 44h | 1.934,34 | 2.009,31 | 2.835,60 | 9,13 | 5.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos). |
Dissídio de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Belo Horizonte, MG | 44 | 1.654,86 | 1.718,99 | 2.425,89 | 7,82 | 4.70% |
Curitiba, PR | 44 | 1.673,00 | 1.737,84 | 2.452,49 | 7,92 | 8.30% |
Serra, ES | 43 | 2.781,00 | 2.888,79 | 4.076,74 | 13,38 | 7.30% |
Hortolândia, SP | 44 | 1.512,26 | 1.570,87 | 2.216,86 | 7,14 | 7.90% |
São José dos Pinhais, PR | 44 | 1.408,57 | 1.463,17 | 2.064,86 | 6,65 | 5.90% |
São Paulo, SP | 44 | 2.863,30 | 2.974,27 | 4.197,38 | 13,56 | 7.00% |
Itu, SP | 44 | 1.564,02 | 1.624,64 | 2.292,74 | 7,38 | 6.80% |
Lavras, MG | 44 | 1.570,28 | 1.631,14 | 2.301,91 | 7,41 | 4.30% |
Maringá, PR | 44 | 2.010,88 | 2.088,82 | 2.947,80 | 9,49 | 7.60% |
Araraquara, SP | 44 | 1.595,18 | 1.657,00 | 2.338,41 | 7,53 | 6.80% |
Marechal Floriano, ES | 44 | 2.866,04 | 2.977,12 | 4.201,40 | 13,53 | 7.00% |
Brumado, BA | 44 | 2.311,73 | 2.401,33 | 3.388,83 | 10,92 | 6.70% |
Salto, SP | 44 | 1.595,18 | 1.657,00 | 2.338,41 | 7,53 | 7.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 44 | 2.398,76 | 2.491,73 | 3.516,40 | 11,38 | 4.10% |
Santa Helena de Goiás, GO | 44 | 1.561,63 | 1.622,16 | 2.289,23 | 7,37 | 6.20% |
Osasco, SP | 44 | 2.300,58 | 2.389,75 | 3.372,48 | 10,89 | 7.20% |
Belém, PA | 39 | 1.810,59 | 1.880,76 | 2.654,19 | 9,56 | 6.30% |
Presidente Prudente, SP | 44 | 1.778,53 | 1.847,46 | 2.607,19 | 8,40 | 6.90% |
Barra do Pirai, RJ | 44 | 1.562,97 | 1.623,55 | 2.291,20 | 7,38 | 7.20% |
Vitoria, ES | 44 | 2.067,65 | 2.147,78 | 3.031,01 | 9,76 | 8.30% |
Arapongas, PR | 44 | 1.636,88 | 1.700,32 | 2.399,55 | 7,73 | 6.10% |
São Luís, MA | 44 | 1.845,28 | 1.916,80 | 2.705,05 | 8,71 | 4.60% |
Salgueiro, PE | 44 | 4.370,77 | 4.540,17 | 6.407,22 | 20,64 | 5.60% |
Formiga, MG | 44 | 2.626,67 | 2.728,47 | 3.850,49 | 12,40 | 4.40% |
Campinas, SP | 44 | 2.363,14 | 2.454,73 | 3.464,19 | 11,16 | 5.70% |
Goiana, PE | 44 | 1.833,76 | 1.904,83 | 2.688,16 | 8,66 | 5.40% |
São José do Rio Preto, SP | 44 | 1.459,09 | 1.515,64 | 2.138,92 | 6,91 | 5.40% |
Ouro Preto, MG | 44 | 1.567,84 | 1.628,60 | 2.298,33 | 7,40 | 8.30% |
Praia Grande, SP | 44 | 1.547,63 | 1.607,61 | 2.268,71 | 7,31 | 7.20% |
Vila Velha, ES | 44 | 2.243,07 | 2.330,00 | 3.288,17 | 10,59 | 4.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Construção de rodovias e ferrovias | 1.939,73 | 2.014,91 | 2.843,50 | 5.50% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 1.500,01 | 1.558,15 | 2.198,91 | 4.40% | |
Construção de edifícios | 1.658,45 | 1.722,73 | 2.431,16 | 5.00% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.813,01 | 2.922,03 | 4.123,66 | 6.00% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.131,29 | 2.213,90 | 3.124,32 | 5.40% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 2.005,43 | 2.083,15 | 2.939,80 | 7.70% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.216,68 | 2.302,59 | 3.249,49 | 8.30% | |
Manutenção e reparação de veículos ferroviários | 4.408,38 | 4.579,24 | 6.462,36 | 7.00% | |
Serviços de engenharia | 2.379,55 | 2.471,77 | 3.488,23 | 8.10% | |
Atividades de apoio à produção florestal | 1.847,29 | 1.918,89 | 2.707,99 | 7.70% | |
Atividades de limpeza não especificadas anteriormente | 1.913,66 | 1.987,83 | 2.805,28 | 8.20% | |
Obras de terraplenagem | 2.372,97 | 2.464,94 | 3.478,60 | 6.60% | |
Atividades paisagísticas | 1.872,36 | 1.944,92 | 2.744,73 | 7.00% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 2.015,21 | 2.093,32 | 2.954,15 | 8.00% | |
Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes | 1.547,63 | 1.607,61 | 2.268,71 | 4.20% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.657,39 | 2.760,39 | 3.895,54 | 8.10% | |
Construção de obras-de-arte especiais | 2.806,33 | 2.915,09 | 4.113,86 | 8.00% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos agrícolas sem operador | 1.451,21 | 1.507,45 | 2.127,37 | 6.70% | |
Obras de fundações | 4.532,48 | 4.708,14 | 6.644,27 | 5.20% | |
Pintura para sinalização em pistas rodoviárias e aeroportos | 2.357,29 | 2.448,65 | 3.455,61 | 5.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |