O dissídio de Trabalhador de Linha Férrea 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 991105 no cargo de Trabalhador de Linha Férrea.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 2.337,50
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
2.509 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Serra - ES
R$ 2.255,06
Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
1.312 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Conservador de via permanente (trilhos) executa atividades de conservação e manutenção de via permanente, percorrendo o local para inteirar-se do trabalho a ser realizado, reparando e substituindo trilhos e outros componentes da via, e fazendo a limpeza da área Comunica-se com o centro de controle operacional, confirmando liberação de via para realização dos serviços.
Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Trabalhador de Linha Férrea
O Conservador de via permanente (trilhos) prepara-se para a execução de atividades de conservação e manutenção de via permanente, analisando a programação de atividades e deslocando-se para a via Inteira-se do trabalho a ser realizado, verificando trincas, cavidades e fixação dos trilhos, conferindo o sistema de drenagem da via, examinando os componentes dos aparelhos de mudança de vias (AMV), e observando o funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos.
Executa a reparação de componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, corrigindo bitola, esmerilhando os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV), dos trilhos e das juntas, recompondo lastro, esmerilhando rebarbas e cavidades, nivelando linha, e aliviando tensão térmica dos trilhos.
Realiza a substituição de componentes da via, descarregando materiais diversos Troca trilhos, dormentes e lastros.
Preenche com britas os vãos entre os novos dormentes Substitui a fixação de trilhos e os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV).
Remove lastro contaminado e recoloca lastro tratado.
Faz a limpeza da via, lavando-a Poda árvores e roça o leito da via.
Peneira brita para remoção de detritos.
Limpa placas deslizantes e recolhe objetos estranhos da via Retira e ensaca animais mortos, detritos, troncos, galhos e folhas Preenche formulários, informando as atividades desenvolvidas, as horas de trabalho cumpridas e as ocorrências.
Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados, examinando suas condições de funcionamento e fazendo sua limpeza Encaminha máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho para aferição.
Solicita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, relacionando os problemas detectados durante o funcionamento Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual.
Aplica procedimentos de segurança, sinalizando e isolando área de trabalho na via, interditando linha em caso de emergência, e removendo animais da via.
Funções do Conservador de via permanente (trilhos)
O profissional Trabalhador de Linha Férrea deve realizar soldagem aluminotérmica, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, demonstrar competências pessoais, desguarnecer lastro, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, trabalhar com segurança, comunicar-se, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, inspecionar vias, esmerilhar trilhos.
Condições de trabalho da profissão
Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Conservador de via permanente (trilhos)
Um Conservador de via permanente (trilhos) deve examinar o estado do trilho, reciclar-se, substituir fixação de trilhos, comunicar ocorrências, confirmar liberação de via para manutenção, classificar nível de falhas, inspecionar materiais recuperados, recompor lastro manualmente, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, substituir dormentes, cortar trilho, substituir componentes do amv (aparelho de movimentação de via), comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, socar lastro manualmente, recolocar lastro tratado, esmerilhar manualmente rebarbas e cavidades, nivelar linha manualmente, injetar produtos químicos nos dormentes, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, corrigir bitola, peneirar brita para remoção de detritos, aplicar procedimentos de segurança, preencher com britas vãos entre dormentes, substituir trilhos, inteirar-se do trabalho a ser realizado, verificar componentes de amv, remover lastro contaminado, pulverizar produtos químicos na via (capina química), usar equipamentos de segurança individual, varrer lastro, descarregar trilhos, demonstrar iniciativa, conferir juntas, furar trilhos, verificar funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos, isolar áreas, roçar leito da via, descarregar britas e dormentes, limpar placas deslizantes, aliviar tensão térmica dos trilhos, demonstrar responsabilidade, deslocar-se a pé pela via, trocar informações com outras áreas, analisar programação de inspeção, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, lavar vias, inspecionar sistema de drenagem da via, demonstrar capacidade de concentração, podar árvores, trabalhar em equipe, remover animais da via, sinalizar vias, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, substituir parafusos, recolher objetos estranhos da via, carregar materiais diversos, pedir autorização para interdição de linha, examinar condições das ferramentas, inspecionar vias conforme normas de segurança, demonstrar bom senso, relacionar pendências do equipamento, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, anotar detalhes do serviço executado, substituir lastros, furar dormentes, interditar linha em situação de emergência, demonstrar senso de ética, atentar para as normas de segurança.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Trabalhador de Linha Férrea ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Trabalhador de Linha Férrea e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) que ficou em 4.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Trabalhador de Linha Férrea em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Trabalhador de Linha Férrea ficou em 7.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) 2024
O salário de Trabalhador de Linha Férrea mostrado aqui é resultado do levantamento de 7778 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Conservadores de vias permanentes (trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Trabalhador de Linha Férrea com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- Operador de Máquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (trilhos)
- Conservador de Via Permanente (trilhos)
- Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea
- Inspetor de Via Permanente (trilhos)
- Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- Soldador Aluminotérmico em Conservação de Trilhos
Valor do salário na CCT 2024 de Trabalhador de Linha Férrea em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Minas Gerais | 44h | 1.495,73 | 1.553,70 | 2.192,63 | 7,09 | 4.10% |
São Paulo | 44h | 1.584,85 | 1.646,27 | 2.323,27 | 7,49 | 6.40% |
Paraná | 44h | 1.572,06 | 1.632,99 | 2.304,53 | 7,43 | 8.10% |
Rio de Janeiro | 44h | 1.583,24 | 1.644,60 | 2.320,91 | 7,51 | 8.10% |
Espírito Santo | 43h | 2.132,04 | 2.214,67 | 3.125,41 | 10,28 | 8.20% |
Bahia | 44h | 1.442,58 | 1.498,49 | 2.114,72 | 6,82 | 5.60% |
Ceará | 44h | 1.463,75 | 1.520,48 | 2.145,74 | 6,92 | 8.20% |
Maranhão | 43h | 1.534,84 | 1.594,33 | 2.249,96 | 7,36 | 4.90% |
Rio Grande do Sul | 44h | 1.615,28 | 1.677,88 | 2.367,88 | 7,63 | 5.10% |
Goiás | 44h | 1.786,91 | 1.856,16 | 2.619,47 | 8,49 | 8.30% |
Pará | 44h | 1.974,65 | 2.051,18 | 2.894,68 | 9,39 | 8.30% |
Sergipe | 44h | 1.509,65 | 1.568,16 | 2.213,03 | 7,16 | 8.30% |
Pernambuco | 44h | 1.370,06 | 1.423,16 | 2.008,41 | 6,48 | 7.70% |
Rondônia | 43h | 1.527,21 | 1.586,40 | 2.238,78 | 7,31 | 6.70% |
Mato Grosso | 44h | 1.458,19 | 1.514,70 | 2.137,59 | 6,89 | 8.20% |
Santa Catarina | 44h | 1.739,58 | 1.807,00 | 2.550,10 | 8,21 | 7.10% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.427,13 | 1.482,44 | 2.092,06 | 6,74 | 4.10% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 1.708,59 | 1.774,81 | 2.504,67 | 8,12 | 5.70% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Trabalhador de Linha Férrea. |
Dissídio de Trabalhador de Linha Férrea por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Belo Horizonte, MG | 44 | 1.502,41 | 1.560,64 | 2.202,43 | 7,12 | 5.70% |
Curitiba, PR | 44 | 1.592,10 | 1.653,81 | 2.333,90 | 7,52 | 7.30% |
São Paulo, SP | 44 | 1.930,95 | 2.005,79 | 2.830,62 | 9,13 | 7.10% |
Hortolândia, SP | 44 | 1.374,08 | 1.427,33 | 2.014,29 | 6,49 | 5.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 44 | 1.674,85 | 1.739,76 | 2.455,21 | 7,97 | 7.20% |
Brumado, BA | 44 | 1.438,59 | 1.494,34 | 2.108,86 | 6,79 | 5.30% |
Araraquara, SP | 44 | 1.445,84 | 1.501,88 | 2.119,49 | 6,83 | 6.90% |
Barbacena, MG | 44 | 1.437,60 | 1.493,32 | 2.107,41 | 6,79 | 5.90% |
Barra do Pirai, RJ | 44 | 1.441,46 | 1.497,33 | 2.113,08 | 6,81 | 7.20% |
Serra, ES | 43 | 2.170,93 | 2.255,06 | 3.182,41 | 10,45 | 6.20% |
Lavras, MG | 44 | 1.456,16 | 1.512,60 | 2.134,63 | 6,88 | 5.80% |
Campinas, SP | 44 | 1.781,70 | 1.850,76 | 2.611,85 | 8,41 | 5.80% |
Salto, SP | 44 | 1.450,68 | 1.506,91 | 2.126,59 | 6,85 | 4.30% |
Morretes, PR | 44 | 1.542,18 | 1.601,96 | 2.260,73 | 7,33 | 7.20% |
Itu, SP | 44 | 1.441,00 | 1.496,85 | 2.112,40 | 6,80 | 7.30% |
Ouro Preto, MG | 44 | 1.448,11 | 1.504,24 | 2.122,82 | 6,84 | 8.20% |
Arapongas, PR | 44 | 1.472,24 | 1.529,30 | 2.158,19 | 6,95 | 8.30% |
Caucaia, CE | 44 | 1.463,65 | 1.520,37 | 2.145,60 | 6,92 | 7.30% |
Vila Velha, ES | 44 | 2.086,02 | 2.166,87 | 3.057,95 | 9,91 | 4.20% |
Lorena, SP | 44 | 1.429,59 | 1.485,00 | 2.095,68 | 6,75 | 4.60% |
Arantina, MG | 44 | 1.435,72 | 1.491,36 | 2.104,66 | 6,78 | 4.30% |
Passa Vinte, MG | 44 | 1.434,90 | 1.490,51 | 2.103,46 | 6,78 | 6.40% |
Lagoa Dourada, MG | 44 | 1.436,90 | 1.492,59 | 2.106,39 | 6,78 | 6.80% |
São José dos Pinhais, PR | 44 | 1.514,31 | 1.573,00 | 2.219,86 | 7,15 | 4.10% |
São Cristóvão, SE | 44 | 1.513,77 | 1.572,44 | 2.219,07 | 7,18 | 4.60% |
Ouro Branco, MG | 44 | 1.429,59 | 1.485,00 | 2.095,68 | 6,75 | 6.10% |
Mairinque, SP | 44 | 1.590,81 | 1.652,46 | 2.332,01 | 7,51 | 5.90% |
Açailândia, MA | 44 | 1.440,64 | 1.496,47 | 2.111,87 | 6,80 | 6.60% |
Marabá, PA | 44 | 1.895,62 | 1.969,09 | 2.778,84 | 9,04 | 5.90% |
Nova Era, MG | 44 | 1.446,13 | 1.502,18 | 2.119,92 | 6,85 | 6.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Trabalhador de Linha Férrea. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Trabalhador de Linha Férrea no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Construção de rodovias e ferrovias | 1.539,67 | 1.599,34 | 2.257,04 | 7.80% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 1.463,47 | 1.520,19 | 2.145,34 | 4.70% | |
Transporte ferroviário de carga | 1.672,29 | 1.737,10 | 2.451,45 | 7.20% | |
Construção de edifícios | 1.635,76 | 1.699,15 | 2.397,90 | 7.10% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.574,82 | 1.635,85 | 2.308,56 | 6.90% | |
Serviços de engenharia | 1.611,27 | 1.673,72 | 2.362,01 | 8.00% | |
Serviços de usinagem, tornearia e solda | 1.492,21 | 1.550,05 | 2.187,47 | 5.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.589,32 | 1.650,92 | 2.329,83 | 6.40% | |
Manutenção e reparação de máquinas-ferramenta | 1.567,91 | 1.628,68 | 2.298,44 | 4.30% | |
Instalação e manutenção elétrica | 1.652,20 | 1.716,23 | 2.422,00 | 6.70% | |
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso geral | 2.233,54 | 2.320,10 | 3.274,20 | 4.30% | |
Instalação de máquinas e equipamentos industriais | 1.745,79 | 1.813,46 | 2.559,20 | 5.70% | |
Construção de obras-de-arte especiais | 2.418,65 | 2.512,38 | 3.545,55 | 6.50% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 2.228,47 | 2.314,84 | 3.266,77 | 6.00% | |
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso na extração mineral, exceto na extração de petróleo | 1.868,75 | 1.941,18 | 2.739,45 | 4.90% | |
Fabricação de artefatos de cimento para uso na construção | 1.559,07 | 1.619,50 | 2.285,49 | 7.30% | |
Administração pública em geral | 1.420,93 | 1.476,00 | 2.082,98 | 8.30% | |
Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação | 1.429,59 | 1.485,00 | 2.095,68 | 5.80% | |
Reparação e manutenção de outros objetos e equipamentos pessoais e domésticos | 1.376,78 | 1.430,14 | 2.018,26 | 5.00% | |
Criação de camarões em água salgada e salobra | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 4.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |