O dissídio de Mecânico de Manutenção de Ônibus 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.768,01
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.095 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Apore - GO
R$ 4.438,57
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.809 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Mecânico de Manutenção de Ônibus
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O profissional Mecânico de Manutenção de Ônibus deve testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve ajustar componentes pneumáticos, testar estanqueidade do sistema de alimentação, limpar filtros de transmissão, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, realizar teste de emissão de poluentes, realizar manutenção do compressor de ar, testar desempenho do motor em dinamômetro, realizar manutenção da bomba hidráulica, reparar bomba hidráulica da direção, conferir peças no recebimento, reparar válvulas pneumáticas, montar motor, reparar sistema de sobrealimentação, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, desmontar sistema de transmissão, testar válvulas injetoras, trocar componentes eletroeletrônicos, manter relacionamento interpessoal, demonstrar orientação espacial, demonstrar destreza manual, trocar radiadores, realizar o trabalho de modo eficiente, testar motor no veículo, coordenar braços e pernas, identificar áreas de risco, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, drenar filtros da linha de alimentação, identificar sons no ambiente, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), trocar vedantes de óleo e água, reparar sistema de carga e partida, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar sistema de arrefecimento, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, trocar peças do sistema de escapamento, trocar válvula injetora, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, testar pressão de alimentação e vazão, preencher ordem de serviço, ajustar cubos de rodas, trocar terminais esféricos (pivôs), realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, identificar o trabalho a ser realizado, trocar componentes da unidade hidráulica, controlar dimensional das peças, alinhar sistema de direção, trabalhar com atenção seletiva, manter o local de trabalho organizado, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, remover sistemas de transmissão, trocar molas, substituir bolsas de ar, trocar sistema de embreagem, reparar bomba de combustível, regular freios, trocar válvulas pneumáticas, reparar sistema elétrico, sangrar sistema de freios, testar sistema de transmissão no veículo, interpretar diagramas eletroeletrônicos, enviar peças para retificação, instalar motor no veículo, orçar serviços manuais e por computador, trocar peças com defeito de fabricação, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, substituir agregados da suspensão, preencher requisição de material, trocar sensores térmicos, trocar mangueiras, correias e polias, reparar caixa de direção, trocar fluidos hidráulicos, interpretar desenhos e normas técnicas, lubrificar articulações da suspensão, reparar sistema de escapamento, desmontar o motor, trocar amortecedores, reparar unidade hidráulica, reparar bomba d'água, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar tensores, reparar bomba injetora, remover o motor do veículo, testar circuitos eletroeletrônicos, avaliar satisfação do cliente, manter-se atualizado profissionalmente, efetuar limpeza geral, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, reparar válvula injetora (diesel), vestir equipamentos de proteção individual, substituir braços do sistema, instalar sistemas de transmissão no veículo, estimar tempo de execução, trabalhar em equipe, ajustar válvulas no motor, trocar filtros e lubrificantes, trocar rolamentos de rodas, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, trabalhar com responsabilidade, cumprir compromissos assumidos, orientar o cliente no uso correto do veículo, trocar buchas, reparar chassis, confirmar plano de manutenção com o cliente, regular sistema de ignição e injeção, identificar tipos de transmissão e funcionamento, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Mecânico de Manutenção de Ônibus ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 6.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Ônibus em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico de Manutenção de Ônibus ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2024
O salário de Mecânico de Manutenção de Ônibus mostrado aqui é resultado do levantamento de 41703 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Mecânico de Direção e Freios de Automóveis
- Mecânico de Diesel e Eletricidade
- Retificador de Motores de Automóveis
- Mecânico de Automóveis e Caminhões
- Afinador de Motores a Diesel
- Mecânico de Motor de Explosão
- Mecânico de Veículos
- Mecânico de Câmbio
- Reparador de Empilhadeiras
- Mecânico de Manutenção de Empilhadeiras e Outros Veículos de Cargas Leves
Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico de Manutenção de Ônibus em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.664,73 | 2.768,01 | 3.906,30 | 12,66 | 4.20% |
Minas Gerais | 43h | 2.218,01 | 2.303,97 | 3.251,44 | 10,62 | 7.80% |
Paraná | 44h | 2.317,91 | 2.407,74 | 3.397,88 | 11,00 | 6.40% |
Santa Catarina | 44h | 2.462,29 | 2.557,72 | 3.609,54 | 11,65 | 5.70% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.346,41 | 2.437,35 | 3.439,66 | 11,12 | 6.70% |
Goiás | 44h | 2.394,19 | 2.486,98 | 3.509,70 | 11,37 | 6.40% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.401,08 | 2.494,14 | 3.519,80 | 11,52 | 7.80% |
Mato Grosso | 44h | 2.460,33 | 2.555,68 | 3.606,65 | 11,66 | 6.10% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.599,62 | 2.700,37 | 3.810,84 | 12,36 | 4.50% |
Bahia | 43h | 2.012,20 | 2.090,19 | 2.949,73 | 9,62 | 4.80% |
Espírito Santo | 44h | 2.171,96 | 2.256,14 | 3.183,94 | 10,35 | 7.80% |
Pará | 44h | 2.068,12 | 2.148,27 | 3.031,70 | 9,87 | 5.00% |
Pernambuco | 44h | 1.987,24 | 2.064,26 | 2.913,14 | 9,48 | 5.60% |
Ceará | 44h | 2.223,28 | 2.309,45 | 3.259,17 | 10,56 | 6.80% |
Maranhão | 43h | 2.230,37 | 2.316,81 | 3.269,55 | 10,84 | 5.30% |
Rondônia | 44h | 2.037,84 | 2.116,82 | 2.987,32 | 9,67 | 5.80% |
Distrito Federal | 43h | 2.184,77 | 2.269,44 | 3.202,70 | 10,52 | 5.10% |
Amazonas | 44h | 2.454,64 | 2.549,78 | 3.598,32 | 11,71 | 5.80% |
Sergipe | 44h | 1.951,57 | 2.027,21 | 2.860,86 | 9,26 | 4.60% |
Alagoas | 44h | 1.854,05 | 1.925,90 | 2.717,89 | 8,80 | 4.30% |
Tocantins | 43h | 2.058,15 | 2.137,92 | 3.017,09 | 9,85 | 7.00% |
Paraíba | 44h | 1.947,33 | 2.022,80 | 2.854,63 | 9,21 | 8.30% |
Piauí | 44h | 1.839,63 | 1.910,93 | 2.696,76 | 8,76 | 4.50% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.866,31 | 1.938,64 | 2.735,87 | 8,85 | 5.80% |
Amapá | 44h | 2.193,79 | 2.278,82 | 3.215,94 | 10,37 | 4.70% |
Acre | 44h | 1.968,91 | 2.045,22 | 2.886,28 | 9,32 | 7.00% |
Roraima | 44h | 1.987,68 | 2.064,72 | 2.913,79 | 9,46 | 7.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Manutenção de Ônibus. |
Dissídio de Mecânico de Manutenção de Ônibus por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 2.857,62 | 2.968,37 | 4.189,05 | 13,74 | 7.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.498,70 | 2.595,54 | 3.662,90 | 11,95 | 7.00% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 2.160,00 | 2.243,71 | 3.166,40 | 10,29 | 5.50% |
Curitiba, PR | 43 | 2.534,76 | 2.633,00 | 3.715,78 | 12,15 | 4.30% |
Goiânia, GO | 44 | 2.340,70 | 2.431,42 | 3.431,29 | 11,11 | 6.50% |
Três Lagoas, MS | 44 | 2.501,73 | 2.598,69 | 3.667,35 | 11,86 | 5.50% |
Contagem, MG | 43 | 2.320,60 | 2.410,54 | 3.401,83 | 11,10 | 4.70% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 2.864,36 | 2.975,37 | 4.198,94 | 13,70 | 6.90% |
Uberlândia, MG | 44 | 2.221,31 | 2.307,40 | 3.256,28 | 10,53 | 6.80% |
Rio Verde, GO | 44 | 2.208,52 | 2.294,12 | 3.237,53 | 10,50 | 5.80% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 2.006,39 | 2.084,15 | 2.941,22 | 9,52 | 6.90% |
Campinas, SP | 44 | 2.816,30 | 2.925,45 | 4.128,48 | 13,31 | 4.10% |
Guarulhos, SP | 44 | 3.052,40 | 3.170,70 | 4.474,59 | 14,44 | 7.70% |
Rondonópolis, MT | 44 | 2.210,29 | 2.295,96 | 3.240,12 | 10,48 | 6.60% |
Campo Grande, MS | 44 | 2.112,88 | 2.194,77 | 3.097,32 | 10,07 | 5.40% |
Brasília, DF | 43 | 2.184,77 | 2.269,44 | 3.202,70 | 10,52 | 7.10% |
Itajaí, SC | 44 | 2.751,56 | 2.858,21 | 4.033,59 | 13,00 | 4.60% |
Porto Alegre, RS | 44 | 2.498,24 | 2.595,06 | 3.662,23 | 11,90 | 6.20% |
Jundiaí, SP | 44 | 2.698,57 | 2.803,16 | 3.955,90 | 12,74 | 5.90% |
Maringá, PR | 43 | 2.347,32 | 2.438,29 | 3.440,99 | 11,24 | 6.80% |
Fortaleza, CE | 44 | 2.297,61 | 2.386,66 | 3.368,13 | 10,87 | 5.50% |
Cuiabá, MT | 44 | 2.430,98 | 2.525,20 | 3.563,64 | 11,58 | 5.10% |
Cascavel, PR | 44 | 2.293,78 | 2.382,68 | 3.362,51 | 10,86 | 6.80% |
Manaus, AM | 44 | 2.425,27 | 2.519,26 | 3.555,26 | 11,58 | 8.10% |
Chapeco, SC | 44 | 2.690,10 | 2.794,36 | 3.943,49 | 12,73 | 6.10% |
Limeira, SP | 44 | 2.952,94 | 3.067,39 | 4.328,79 | 13,96 | 6.80% |
Lençóis Paulista, SP | 44 | 2.921,31 | 3.034,53 | 4.282,42 | 13,88 | 5.40% |
Uberaba, MG | 43 | 2.331,81 | 2.422,19 | 3.418,26 | 11,20 | 7.50% |
Guaíba, RS | 43 | 2.724,38 | 2.829,97 | 3.993,74 | 13,07 | 4.30% |
Mucuri, BA | 43 | 1.988,29 | 2.065,35 | 2.914,69 | 9,51 | 5.80% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Ônibus. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Ônibus no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 2.141,66 | 2.224,67 | 3.139,52 | 7.60% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 2.100,52 | 2.181,93 | 3.079,20 | 4.80% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.489,66 | 2.586,15 | 3.649,66 | 7.40% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 2.550,39 | 2.649,24 | 3.738,69 | 5.30% | |
Comércio por atacado de caminhões novos e usados | 2.026,05 | 2.104,58 | 2.970,04 | 6.80% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana | 2.350,69 | 2.441,80 | 3.445,94 | 7.00% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 2.059,20 | 2.139,00 | 3.018,63 | 6.40% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.690,75 | 2.795,03 | 3.944,43 | 7.90% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.435,98 | 2.530,39 | 3.570,96 | 4.30% | |
Fabricação de álcool | 3.505,37 | 3.641,23 | 5.138,61 | 6.10% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana | 2.534,06 | 2.632,27 | 3.714,74 | 4.10% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.518,33 | 2.615,93 | 3.691,68 | 7.00% | |
Fabricação de açúcar em bruto | 2.791,84 | 2.900,04 | 4.092,62 | 6.00% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual | 2.576,25 | 2.676,10 | 3.776,59 | 4.80% | |
Locação de automóveis sem condutor | 2.743,90 | 2.850,25 | 4.022,35 | 7.00% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 3.423,55 | 3.556,24 | 5.018,67 | 4.40% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal | 2.578,89 | 2.678,84 | 3.780,47 | 5.10% | |
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar | 1.919,66 | 1.994,06 | 2.814,07 | 8.10% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 2.742,00 | 2.848,27 | 4.019,56 | 5.40% | |
Obras de terraplenagem | 3.011,27 | 3.127,97 | 4.414,29 | 4.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |