O dissídio de Mecânico de Diesel e Eletricidade 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico de Diesel e Eletricidade.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.768,01
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.095 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Apore - GO
R$ 4.438,57
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.809 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Mecânico de Diesel e Eletricidade
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O profissional Mecânico de Diesel e Eletricidade deve realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, demonstrar competências pessoais, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, reparar componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve testar sistema eletroeletrônico do freio abs, interpretar desenhos e normas técnicas, trabalhar com atenção seletiva, identificar áreas de risco, manter relacionamento interpessoal, identificar tipos de transmissão e funcionamento, reparar bomba injetora, testar estanqueidade do sistema de alimentação, reparar sistema de escapamento, remover o motor do veículo, limpar filtros de transmissão, trocar rolamentos de rodas, trocar válvula injetora, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, trocar terminais esféricos (pivôs), reparar caixa de direção, reparar sistema elétrico, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, confirmar plano de manutenção com o cliente, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trocar sensores térmicos, lubrificar articulações da suspensão, trocar componentes da unidade hidráulica, trocar mangueiras, correias e polias, regular freios, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, manter o local de trabalho organizado, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, trocar componentes eletroeletrônicos, conferir peças no recebimento, substituir braços do sistema, realizar teste de emissão de poluentes, instalar motor no veículo, realizar o trabalho de modo eficiente, vestir equipamentos de proteção individual, testar válvulas injetoras, trocar molas, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar fluidos hidráulicos, efetuar limpeza geral, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, trocar peças do sistema de escapamento, coordenar braços e pernas, trocar vedantes de óleo e água, trocar filtros e lubrificantes, substituir bolsas de ar, demonstrar destreza manual, orçar serviços manuais e por computador, ajustar cubos de rodas, trabalhar em equipe, trocar válvulas pneumáticas, trocar peças com defeito de fabricação, realizar manutenção da bomba hidráulica, desmontar o motor, testar motor no veículo, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, instalar sistemas de transmissão no veículo, trocar buchas, reparar unidade hidráulica, sangrar sistema de freios, identificar sons no ambiente, substituir agregados da suspensão, trocar radiadores, reparar válvula injetora (diesel), orientar o cliente no uso correto do veículo, alinhar sistema de direção, trocar sistema de embreagem, reparar chassis, preencher requisição de material, enviar peças para retificação, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trabalhar com responsabilidade, reparar válvulas pneumáticas, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, reparar sistema de carga e partida, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, ajustar componentes pneumáticos, remover sistemas de transmissão, preencher ordem de serviço, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, reparar bomba d'água, desmontar sistema de transmissão, montar motor, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, testar desempenho do motor em dinamômetro, avaliar satisfação do cliente, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), testar pressão de alimentação e vazão, reparar sistema de arrefecimento, realizar manutenção do compressor de ar, manter-se atualizado profissionalmente, trocar amortecedores, demonstrar orientação espacial, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, ajustar válvulas no motor, controlar dimensional das peças, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, reparar bomba de combustível, trocar tensores, reparar sistema de sobrealimentação, drenar filtros da linha de alimentação, testar circuitos eletroeletrônicos, testar sistema de transmissão no veículo, estimar tempo de execução, identificar o trabalho a ser realizado, regular sistema de ignição e injeção, cumprir compromissos assumidos, reparar bomba hidráulica da direção.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Mecânico de Diesel e Eletricidade ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Diesel e Eletricidade e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 6.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Diesel e Eletricidade em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico de Diesel e Eletricidade ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2024
O salário de Mecânico de Diesel e Eletricidade mostrado aqui é resultado do levantamento de 41703 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Diesel e Eletricidade com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores)
- Retificador de Motores de Veículos
- Mecânico de Testes de Automotores
- Retificador de Motores a Diesel
- Auxiliar de Mecânico de Autos
- Mecânico de Manutenção de Automóveis
- Mecânico de Freios de Automóveis
- Mecânico de Radiadores
- Mecânico de Manutenção de Motores a Álcool
- Mecânico de Manutenção de Motocicletas
Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico de Diesel e Eletricidade em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.664,73 | 2.768,01 | 3.906,30 | 12,66 | 4.60% |
Minas Gerais | 43h | 2.218,01 | 2.303,97 | 3.251,44 | 10,62 | 5.00% |
Paraná | 44h | 2.317,91 | 2.407,74 | 3.397,88 | 11,00 | 7.80% |
Santa Catarina | 44h | 2.462,29 | 2.557,72 | 3.609,54 | 11,65 | 6.60% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.346,41 | 2.437,35 | 3.439,66 | 11,12 | 5.70% |
Goiás | 44h | 2.394,19 | 2.486,98 | 3.509,70 | 11,37 | 6.40% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.401,08 | 2.494,14 | 3.519,80 | 11,52 | 6.50% |
Mato Grosso | 44h | 2.460,33 | 2.555,68 | 3.606,65 | 11,66 | 8.20% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.599,62 | 2.700,37 | 3.810,84 | 12,36 | 6.10% |
Bahia | 43h | 2.012,20 | 2.090,19 | 2.949,73 | 9,62 | 7.20% |
Espírito Santo | 44h | 2.171,96 | 2.256,14 | 3.183,94 | 10,35 | 5.40% |
Pará | 44h | 2.068,12 | 2.148,27 | 3.031,70 | 9,87 | 7.70% |
Pernambuco | 44h | 1.987,24 | 2.064,26 | 2.913,14 | 9,48 | 4.10% |
Ceará | 44h | 2.223,28 | 2.309,45 | 3.259,17 | 10,56 | 6.40% |
Maranhão | 43h | 2.230,37 | 2.316,81 | 3.269,55 | 10,84 | 6.80% |
Rondônia | 44h | 2.037,84 | 2.116,82 | 2.987,32 | 9,67 | 7.20% |
Distrito Federal | 43h | 2.184,77 | 2.269,44 | 3.202,70 | 10,52 | 6.10% |
Amazonas | 44h | 2.454,64 | 2.549,78 | 3.598,32 | 11,71 | 4.40% |
Sergipe | 44h | 1.951,57 | 2.027,21 | 2.860,86 | 9,26 | 5.70% |
Alagoas | 44h | 1.854,05 | 1.925,90 | 2.717,89 | 8,80 | 7.50% |
Tocantins | 43h | 2.058,15 | 2.137,92 | 3.017,09 | 9,85 | 8.20% |
Paraíba | 44h | 1.947,33 | 2.022,80 | 2.854,63 | 9,21 | 6.50% |
Piauí | 44h | 1.839,63 | 1.910,93 | 2.696,76 | 8,76 | 5.00% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.866,31 | 1.938,64 | 2.735,87 | 8,85 | 7.30% |
Amapá | 44h | 2.193,79 | 2.278,82 | 3.215,94 | 10,37 | 5.70% |
Acre | 44h | 1.968,91 | 2.045,22 | 2.886,28 | 9,32 | 7.30% |
Roraima | 44h | 1.987,68 | 2.064,72 | 2.913,79 | 9,46 | 8.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Diesel e Eletricidade. |
Dissídio de Mecânico de Diesel e Eletricidade por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 2.857,62 | 2.968,37 | 4.189,05 | 13,74 | 4.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.498,70 | 2.595,54 | 3.662,90 | 11,95 | 4.70% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 2.160,00 | 2.243,71 | 3.166,40 | 10,29 | 6.80% |
Curitiba, PR | 43 | 2.534,76 | 2.633,00 | 3.715,78 | 12,15 | 7.20% |
Goiânia, GO | 44 | 2.340,70 | 2.431,42 | 3.431,29 | 11,11 | 4.60% |
Três Lagoas, MS | 44 | 2.501,73 | 2.598,69 | 3.667,35 | 11,86 | 6.20% |
Contagem, MG | 43 | 2.320,60 | 2.410,54 | 3.401,83 | 11,10 | 8.00% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 2.864,36 | 2.975,37 | 4.198,94 | 13,70 | 7.30% |
Uberlândia, MG | 44 | 2.221,31 | 2.307,40 | 3.256,28 | 10,53 | 7.90% |
Rio Verde, GO | 44 | 2.208,52 | 2.294,12 | 3.237,53 | 10,50 | 6.60% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 2.006,39 | 2.084,15 | 2.941,22 | 9,52 | 4.90% |
Campinas, SP | 44 | 2.816,30 | 2.925,45 | 4.128,48 | 13,31 | 5.70% |
Guarulhos, SP | 44 | 3.052,40 | 3.170,70 | 4.474,59 | 14,44 | 4.60% |
Rondonópolis, MT | 44 | 2.210,29 | 2.295,96 | 3.240,12 | 10,48 | 4.10% |
Campo Grande, MS | 44 | 2.112,88 | 2.194,77 | 3.097,32 | 10,07 | 4.40% |
Brasília, DF | 43 | 2.184,77 | 2.269,44 | 3.202,70 | 10,52 | 6.50% |
Itajaí, SC | 44 | 2.751,56 | 2.858,21 | 4.033,59 | 13,00 | 4.30% |
Porto Alegre, RS | 44 | 2.498,24 | 2.595,06 | 3.662,23 | 11,90 | 7.80% |
Jundiaí, SP | 44 | 2.698,57 | 2.803,16 | 3.955,90 | 12,74 | 7.10% |
Maringá, PR | 43 | 2.347,32 | 2.438,29 | 3.440,99 | 11,24 | 8.10% |
Fortaleza, CE | 44 | 2.297,61 | 2.386,66 | 3.368,13 | 10,87 | 6.50% |
Cuiabá, MT | 44 | 2.430,98 | 2.525,20 | 3.563,64 | 11,58 | 8.00% |
Cascavel, PR | 44 | 2.293,78 | 2.382,68 | 3.362,51 | 10,86 | 4.10% |
Manaus, AM | 44 | 2.425,27 | 2.519,26 | 3.555,26 | 11,58 | 5.10% |
Chapeco, SC | 44 | 2.690,10 | 2.794,36 | 3.943,49 | 12,73 | 7.00% |
Limeira, SP | 44 | 2.952,94 | 3.067,39 | 4.328,79 | 13,96 | 7.20% |
Lençóis Paulista, SP | 44 | 2.921,31 | 3.034,53 | 4.282,42 | 13,88 | 6.90% |
Uberaba, MG | 43 | 2.331,81 | 2.422,19 | 3.418,26 | 11,20 | 6.40% |
Guaíba, RS | 43 | 2.724,38 | 2.829,97 | 3.993,74 | 13,07 | 4.40% |
Mucuri, BA | 43 | 1.988,29 | 2.065,35 | 2.914,69 | 9,51 | 4.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Diesel e Eletricidade. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Mecânico de Diesel e Eletricidade no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 2.141,66 | 2.224,67 | 3.139,52 | 7.00% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 2.100,52 | 2.181,93 | 3.079,20 | 7.70% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.489,66 | 2.586,15 | 3.649,66 | 5.60% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 2.550,39 | 2.649,24 | 3.738,69 | 5.40% | |
Comércio por atacado de caminhões novos e usados | 2.026,05 | 2.104,58 | 2.970,04 | 6.60% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana | 2.350,69 | 2.441,80 | 3.445,94 | 8.00% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 2.059,20 | 2.139,00 | 3.018,63 | 7.70% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.690,75 | 2.795,03 | 3.944,43 | 6.80% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.435,98 | 2.530,39 | 3.570,96 | 5.70% | |
Fabricação de álcool | 3.505,37 | 3.641,23 | 5.138,61 | 4.60% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana | 2.534,06 | 2.632,27 | 3.714,74 | 6.30% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.518,33 | 2.615,93 | 3.691,68 | 5.50% | |
Fabricação de açúcar em bruto | 2.791,84 | 2.900,04 | 4.092,62 | 5.10% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual | 2.576,25 | 2.676,10 | 3.776,59 | 8.30% | |
Locação de automóveis sem condutor | 2.743,90 | 2.850,25 | 4.022,35 | 5.70% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 3.423,55 | 3.556,24 | 5.018,67 | 8.10% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal | 2.578,89 | 2.678,84 | 3.780,47 | 8.00% | |
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar | 1.919,66 | 1.994,06 | 2.814,07 | 4.60% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 2.742,00 | 2.848,27 | 4.019,56 | 6.30% | |
Obras de terraplenagem | 3.011,27 | 3.127,97 | 4.414,29 | 7.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |