O dissídio de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta).

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 2.699,65

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

289.312 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 2.353,52

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

38.591 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano

R$ 4.334,82

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

444.660 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.

Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta)

O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.

Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.

Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.

Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.

Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

O profissional Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) deve demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, operar equipamentos, movimentar cargas volumosas e pesadas, realizar inspeções e reparos no veículo, comunicar-se em tempo real, prestar socorro, definir rotas, vistoriar cargas transportadas, verificar documentos do veículo e da carga, transportar cargas.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.

Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve controlar velocidade de batimento do balão, contatar seguradora, dimensionar peso da carga, demonstrar rapidez de reflexos, contar cabeças de animais, dominar noções básicas de primeiros socorros, operar empilhadeira com funções múltiplas, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, conferir mercadorias, entregar mercadorias, montar relatório de avarias no veículo, conferir ponto de descarga de inflamável, movimentar cargas perigosas, amarrar carga, verificar limite máximo de carga do veículo, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, demonstrar coerência, comunicar a chegada e saída do cliente à central, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, arrumar carga de acordo com o peso, definir pontos de abastecimento, transportar carga excedente em veículo específico, participar de treinamentos, manusear cargas por meio de empilhadeira, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), comunicar a saída à central, verificar certificados de vacina dos animais, identificar irregularidades na superfície, planejar itinerário, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, comunicar-se via satélite (sistema gps), manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, conferir quantidade de carga, cumprir leis de trânsito, inspecionar a lataria, dominar noções básicas de mecânica, medir altura da carga, ter consciência dos limites da máquina, examinar acondicionamento da carga, obter informações precisas sobre o local do acidente, respeitar os limites da sua força física, manusear alavanca de compressão da betoneira, inspecionar parte mecânica, verificar vazamentos de carga, carregar veículo com peso limite estabelecido, demonstrar capacidade de resistência física, definir ponto de equilíbrio da carga, inspecionar ferramentas obrigatórias, conferir ponto de carga na base (combustível), operar caminhão-pipa, gerenciar autonomia do veículo, conferir a posição dos animais na gaiola, inspecionar água e óleo, propor mudanças operacionais, posicionar veículo para carga e descarga, demonstrar determinação, desenvolver dirigibilidade para carga viva, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, coletar mercadorias, evitar o raio de ação de empilhadeiras, observar posicionamento de carga suspensa, conferir manifesto, sinalizar local de acidente, comunicar-se por rádio, transportar produtos minerais em caçamba, preservar integridade da carga, enviar mensagem de desvio de rota à central, elevar cargas, realizar manutenção corretiva, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, conferir a carga com a nota fiscal, inspecionar pneus, trajar-se adequadamente, identificar ruídos estranhos do veículo, anotar informações no diário de bordo, centralizar cargas, travar locks de contêiner, operar caminhão bomba de lança e arrasto, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), identificar altura, comprimento e largura do veículo, transportar cargas vivas em gaiola, demonstrar senso de responsabilidade, pesquisar itinerários, inspecionar parte elétrica, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, realizar manutenção preventiva, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, operar sistema bottom load, transportar contêiner em porta-contêineres, manusear carga com segurança, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, operar veículo com plataforma e motosserra, controlar descarga do concreto, selecionar veículo por tipo de carga, comunicar a chegada à central, transportar grãos em caminhões graneleiros, operar equipamentos de combate a incêndio, transportar carga resfriada em baú isotérmico, enlonar carga, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, realizar pequenos reparos no veículo, verificar cabos de aço, conferir lacre, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, controlar tempo de descarga do concreto, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, transportar líquidos em caminhão-tanque, isolar área de descarga, com cones, distribuir o peso em partes iguais, identificar avarias na mercadoria, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), transportar carga dimensionada em veículos especiais, dominar funcionamento da máquina, definir tempo de permanência na direção do veículo, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, transportar concreto em caminhão betoneira, operar rampa hidráulica (cegonheira), prestar serviços com qualidade, dominar noções básicas de condução econômica, propor itinerários, conferir roteiro, distribuir peso da carga entre eixos, conferir peso e volume da carga.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 3.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025

O salário de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) CBO 782510 salário