O dissídio de Teleoperador 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422210 no cargo de Teleoperador.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 1.860,73

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.173 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 1.716,97

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

9.665 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Extração de Petróleo e Gás Natural

R$ 4.469,15

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Teleatendimento

17.614 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Teleoperador opera plataforma de atendimento telefônico, direcionando chamadas, fornecendo informações e auxiliando usuários Programa, viabiliza e acompanha chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas.

Organiza e atualiza banco de dados e cadastros Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas Atua em conformidade com as normas nacionais e internacionais de telecomunicações, com protocolos de atendimento da operadora e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

O que faz um Teleoperador

O Teleoperador opera plataforma de atendimento telefônico, com equipamentos e sistema de telefonia digital - integração entre computador e telefonia -, de telefonia móvel corporativa ou de telefonia analógica Atua em centrais de atendimento e em áreas de apoio de instituições e empresas de diversos segmentos.

Atende ligações, direcionando chamadas locais, nacionais e internacionais.

Fornece informações, pesquisando arquivos, bancos de dados ou materiais de referência para responder às perguntas feitas pelo usuário Programa, viabiliza e acompanha - além de chamadas convencionais - chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas, como entre pessoas falando em diferentes idiomas, entre surdos e ouvintes e entre bordo-terra e terra-bordo.

Oferece auxílio a pessoas que estão em situações de emergência Pode realizar e transferir chamadas locais, nacionais e internacionais, conforme solicitações internas e demandas externas.

Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas e dados sobre os atendimentos.

Tarifa e informa valor de ligações telefônicas Além de telefone, comunica-se por meio de mensagens eletrônicas.

Digita, revisa, envia e arquiva e-mails.

Organiza banco de dados e cadastros, registrando e atualizando informações, tais como números de telefone, produtos e serviços da empresa ou instituição e relações de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Pode comunicar-se em língua estrangeira.

Funções do Teleoperador

O profissional Teleoperador deve elaborar escalas de trabalho, fornecer informações, atender o cliente, prestar serviços, comunicar-se, cadastrar informações, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, monitorar atendimentos.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.

Atividades exercidas por um Teleoperador

Um Teleoperador deve solicitar auxílio de operadoras internacionais, operar plataforma de atendimento telefônico, adequar o tom de voz, saudar o cliente, informar horário de atendimento, dominar o idioma inglês, identificar necessidades do cliente, cadastrar números de telefones, demonstrar capacidade de assimilação, preencher bilhete, digitar mensagem, identificar-se (nome do atendente), responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, falar formalmente, demonstrar respeito com o cliente, transmitir informações corretamente, demonstrar objetividade, registrar reclamações de trote, ouvir o cliente, digitar teclados, pesquisar normas para ligações internacionais (info), consultar banco de dados de procedimentos via internet, pesquisar restrições do telefone, especificar atendimentos diários, direcionar cliente a outros serviços, demonstrar entusiasmo, acompanhar ligação, sugerir agenda de folgas, interceptar ligações, registrar pendências de informações, conservar equipamentos de trabalho, retornar contato com cliente, informar números de telefones nacionais e internacionais, informar valor de ligações concluídas via operador, demonstrar paciência, informar fuso-horário, comunicar-se em outros idiomas, pronunciar-se claramente, pesquisar banco de dados telefônico, encaminhar reclamações ao supervisor, sondar tipo de solicitação de serviço, transferir chamadas internas e externas, informar alteração de número telefônico, completar ligações terra-bordo e bordo-terra, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, averiguar números solicitados no exterior, programar mensagem, intermediar ligação entre surdo e ouvinte, consultar terminal de informações, informar tarifas, escutar atentamente (saber ouvir), identificar tipo de chamada, demonstrar prontidão, demonstrar cordialidade, localizar pessoas, demonstrar segurança, agendar chamadas com intérprete, identificar origem da chamada, manter sigilo, informar códigos de área nacionais e internacionais, demonstrar pontualidade, completar chamadas nacionais e internacionais, higienizar equipamentos de trabalho, demonstrar agilidade, demonstrar imparcialidade, identificar código de serviço na tela do computador, ler mensagem para cliente, demonstrar autocontrole, atentar para comunicados na tela do computador, informar números de telefones internos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Teleoperador ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Teleoperador e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 4.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Teleoperador em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Teleoperador ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2025

O salário de Teleoperador mostrado aqui é resultado do levantamento de 20.419 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Teleoperador com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Teleoperador CBO 422210 salário