O dissídio de Tecnólogo em Gestão Pública 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142120 no cargo de Tecnólogo em Gestão Pública.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 7.484,27

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

512 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 7.640,11

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

277 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Tecnólogo em gestão administrativo- financeira atua na gestão administrativo-financeira de empresa, estudando e interpretando conjuntura e cenários econômicos, realizando estudos de viabilidade financeira, e analisando indicadores administrativos, econômicos e financeiros de desempenho, para subsidiar tomada de decisão e contribuir nos processos de planejamento, de otimização dos investimentos e de gerenciamento das atividades Colabora na elaboração da oferta de produtos e serviços financeiros.

Avalia fontes potenciais de captação de recursos financeiros Promove a inserção de tecnologias digitais na área administrativo-financeira Acompanha rotinas e processos financeiros e administrativos.

Administra pessoal e recursos materiais Emite parecer técnico e elabora relatórios analíticos Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Tecnólogo em Gestão Pública

O Tecnólogo em gestão administrativo- financeira participa do planejamento administrativo e financeiro, coletando, organizando e analisando informações gerenciais Analisa conjuntura e cenários econômicos Interage com outras empresas e instituições.

Elabora estudos de viabilidade financeira.

Identifica e analisa informações de clientes, como suas necessidades e reclamações Pesquisa, interpreta e analisa normas internas e externas aplicáveis à gestão administrativo-financeira.

Elabora relatórios analíticos, como forma de apoio à construção do orçamento e ao planejamento corporativo na área administrativo-financeira Participa da elaboração de planos de contingência.

Elabora critérios para definição de parceiros.

Propõe metas para o setor Divulga metas e objetivos corporativos para as equipes de trabalho.

Elabora indicadores de desempenho nas áreas administrativa, econômica e financeira, para auxílio ao planejamento, à tomada de decisões e à gestão do negócio.

Realiza a revisão de documentos referenciais das áreas administrativa e financeira Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos Emite instruções de serviço.

Colabora na elaboração da oferta de produtos e serviços financeiros Avalia custos de fontes de financiamento e de produção Participa da negociação de garantias e instrumentos financeiros de proteção.

Monitora cumprimento de exigências contratuais Avalia fontes potenciais de captação e analisa destinos de aplicação de recursos financeiros.

Acompanha rotinas e processos financeiros, verificando execução orçamentária e exercendo controle sobre receitas, contas a pagar, custos e contas contábeis Articula soluções de fluxo de caixa Atua nas ações de crédito e cobrança, controlando inadimplência e monitorando operações de crédito e carteiras de títulos em cobrança.

Pode efetuar pagamentos e repasses para terceiros Atua em processos de administração de recursos materiais, levantando cotação de materiais e serviços, atestando recebimento de materiais e serviços, e administrando estoque de materiais Requisita serviços de manutenção de instalações e equipamentos.

Participa da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores Acompanha indicadores de desempenho da área administrativo-financeira Atende auditoria interna e externa.

Monitora a solução de não conformidades apontadas em auditorias Inspeciona condições de atendimento aos usuários dos serviços da área administrativo-financeira Presta orientações ao usuário e busca solucionar seu problema Elabora relatórios analíticos para acompanhamento de resultados administrativos e financeiros da empresa Emite parecer técnico na área de gestão administrativo-financeira.

Analisa relatórios gerenciais Pode desenvolver e aplicar inovações tecnológicas nos processos administrativo-financeiros, para aperfeiçoamento de fluxo de trabalho e maximização de resultados Participa de projetos específicos Promove a inserção de tecnologias digitais na área administrativo-financeira, fazendo uso de sistema informatizado de inteligência de negócios, sistema de planejamento de recursos empresariais, sistemas analíticos aplicados, entre outros Administra equipes de trabalho, identificando necessidades de novas funções e determinando perfil de trabalhadores da área Participa do processo de contratação e avalia desempenho Pode levar em conta preceitos de “compliance” para contratação ou promoção Divulga resultados do trabalho das equipes Realiza implantação de normas de qualidade e de gestão, bem como de outras convenções adotadas pela empresa Supervisiona cumprimento de normas de segurança e faz controle de aspectos de ergonomia no ambiente de trabalho Zela pela preservação do meio ambiente.

Funções do Tecnólogo em gestão administrativo- financeira

O profissional Tecnólogo em Gestão Pública deve gerenciar pessoas, administrar recursos materiais e serviços terceirizados, atender cliente e/ou cooperado, planejar processos administrativos, financeiros e de riscos, administrar contratos de transferência de riscos, demonstrar competências pessoais, zelar pela segurança, higiene e saúde no trabalho, comunicar-se, gerenciar riscos, gerir rotinas administrativas e financeiras.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes administrativos, financeiros, de riscos os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Tecnólogo em gestão administrativo- financeira

Um Tecnólogo em gestão administrativo- financeira deve supervisionar comunicação visual, atender auditoria interna e externa, inventariar imobilizados, demonstrar comprometimento, estabelecer diretrizes financeiras, planejar implantação de normas de qualidade, atestar recebimento de materiais e serviços, requisitar instalação de equipamentos, negociar garantias, sugerir promoção de funcionários, identificar necessidade de novas funções, demonstrar versatilidade, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, aperfeiçoar fluxo de trabalho, demonstrar visão organizacional global, demonstrar capacidade de decisão, demonstrar capacidade de antever cenários, demonstrar empatia, distribuir tarefas, levantar cotação de materiais e serviços, liberar verba para despesas de pequeno vulto, controlar inadimplência, interagir com demais áreas da empresa, negociar parcelamento de débitos, administrar estoques de materiais, demonstrar capacidade de gerenciar conflitos, cooperar na definição de leiaute, demonstrar capacidade de questionamento, efetuar pagamentos e repasses para terceiros, traçar plano orçamentário, interagir com empresas e instituições, emitir instruções de serviço, demonstrar fluência verbal e escrita, arquivar documentos confidenciais, validar documentos, acompanhar execução orçamentária, demonstrar persuasão, gerenciar assiduidade e pontualidade, analisar relatórios gerenciais, analisar contexto conjuntural, participar do processo de contratação de funcionários, elaborar relatórios gerenciais, avaliar desempenho de funcionários, divulgar metas e objetivos para funcionários, inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança, determinar perfil de funcionários da área, estabelecer critérios de seleção de parceiros, controlar contas a pagar, identificar necessidades do cliente e/ou cooperado, elaborar estudos de viabilidade financeira, demonstrar capacidade de avaliação, conduzir reuniões e apresentações, estabelecer estratégias, controlar conciliação de pagamentos e depósitos bancários, selecionar parceiros e fornecedores, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, participar da elaboração de contratos, avaliar prestadores de serviços e fornecedores, liberar crédito, verificar regularidade fiscal de fornecedores, demonstrar liderança, inspecionar condições de atendimento, controlar receitas, controlar contratos de fornecedores, zelar pela limpeza, participar de projetos específicos, estabelecer indicadores de desempenho, providenciar condições ambientais (luz, ar condicionado), definir metas do setor, monitorar o cumprimento de exigências contratuais, oferecer produtos e serviços, requisitar manutenção de instalações e equipamentos, decidir sobre desligamento de funcionários, estabelecer plano de contingência, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, conduzir processo de implantação de normas de qualidade, demonstrar capacidade de motivar funcionários, contratar serviços terceirizados, participar de reuniões, divulgar código de ética da empresa, controlar contas contábeis, acompanhar indicadores de desempenho, orientar cliente e/ou cooperado, demonstrar proatividade, controlar custos, participar da elaboração de planos de contingência, contratar seguros, realocar funcionários, verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados, estabelecer diretrizes administrativas, receber reclamações de cliente e/ou cooperado, supervisionar cumprimento de normas de segurança/preservação do meio ambiente, cadastrar fornecedores, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, acompanhar a solução de não-conformidades apontadas pela auditoria, demonstrar flexibilidade, divulgar resultados da equipe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Tecnólogo em Gestão Pública ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Tecnólogo em Gestão Pública e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes administrativos, financeiros, de riscos que ficou em 4.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Tecnólogo em Gestão Pública em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Tecnólogo em Gestão Pública ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes administrativos, financeiros, de riscos 2024

O salário de Tecnólogo em Gestão Pública mostrado aqui é resultado do levantamento de 1473 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes administrativos, financeiros, de riscos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Tecnólogo em Gestão Pública com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Tecnólogo em Gestão Pública CBO 142120 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Tecnólogo em Gestão Pública em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Tecnólogo em Gestão Pública por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 6.063,24 6.298,23 8.888,25 30,11 5.20%
Ceará 43h 5.508,32 5.721,80 8.074,78 26,34 6.10%
Rio de Janeiro 40h 7.205,02 7.484,27 10.562,02 37,71 5.10%
Minas Gerais 42h 4.565,06 4.741,99 6.692,04 22,43 7.00%
Paraná 43h 4.566,54 4.743,52 6.694,20 22,28 8.20%
Espírito Santo 42h 5.898,83 6.127,45 8.647,25 28,87 7.30%
Distrito Federal 41h 4.475,43 4.648,88 6.560,64 22,71 7.80%
Bahia 41h 6.098,56 6.334,92 8.940,03 30,61 5.20%
Rio Grande do Sul 43h 6.863,25 7.129,25 10.061,01 33,24 8.20%
Santa Catarina 41h 2.734,47 2.840,45 4.008,53 13,78 5.70%
Goiás 43h 4.098,52 4.257,36 6.008,12 19,76 5.40%
Pernambuco 43h 3.719,45 3.863,60 5.452,43 18,02 6.80%
Mato Grosso 43h 5.281,29 5.485,98 7.741,98 25,67 5.50%
Mato Grosso do Sul 44h 3.678,50 3.821,07 5.392,41 17,48 7.90%
Pará 41h 6.144,02 6.382,14 9.006,67 31,52 4.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Tecnólogo em Gestão Pública.

Dissídio de Tecnólogo em Gestão Pública por cidade

Quanto ganha um Tecnólogo em Gestão Pública nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Tecnólogo em Gestão Pública na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 7.252,15 7.533,23 10.631,11 36,06 4.10%
Fortaleza, CE 43 5.454,51 5.665,91 7.995,90 26,11 6.70%
Rio de Janeiro, RJ 40 7.355,05 7.640,11 10.781,95 38,43 5.70%
Curitiba, PR 42 4.632,85 4.812,41 6.791,42 22,69 6.50%
Jaguariúna, SP 40 5.456,12 5.667,58 7.998,26 28,34 4.60%
Belo Horizonte, MG 42 5.505,42 5.718,79 8.070,53 27,15 5.60%
Vitoria, ES 42 6.488,90 6.740,39 9.512,24 31,82 6.70%
Brasília, DF 41 4.475,43 4.648,88 6.560,64 22,71 4.60%
Salvador, BA 41 6.256,29 6.498,77 9.171,25 31,49 7.60%
Chapeco, SC 43 2.365,94 2.457,64 3.468,29 11,40 5.00%
Eusébio, CE 44 6.043,90 6.278,15 8.859,91 28,67 4.60%
Sorocaba, SP 42 4.263,86 4.429,12 6.250,50 21,03 8.10%
Goiânia, GO 43 4.647,70 4.827,83 6.813,17 22,72 4.50%
Batatais, SP 43 1.965,36 2.041,53 2.881,07 9,39 5.70%
São João da Barra, RJ 40 6.958,08 7.227,75 10.200,02 36,14 7.50%
Recife, PE 42 3.200,94 3.325,00 4.692,34 15,96 5.90%
Barueri, SP 44 5.217,37 5.419,58 7.648,28 24,82 7.20%
Campinas, SP 42 5.695,65 5.916,39 8.349,39 28,30 6.70%
Betim, MG 44 4.167,72 4.329,25 6.109,57 19,68 5.00%
São José dos Campos, SP 44 5.762,85 5.986,20 8.447,91 27,21 5.70%
Santos, SP 42 4.211,41 4.374,63 6.173,61 20,83 5.70%
Santa Cruz do Sul, RS 42 8.848,07 9.191,00 12.970,61 43,77 6.30%
Macaubal, SP 40 5.198,52 5.400,00 7.620,64 27,00 4.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Tecnólogo em Gestão Pública. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Tecnólogo em Gestão Pública no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Consultoria em tecnologia da informação 5.768,27 5.991,83 8.455,86 6.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.984,80 5.177,99 7.307,34 7.70%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 3.391,73 3.523,19 4.972,03 6.50%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 4.825,07 5.012,08 7.073,20 6.50%
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc 6.553,78 6.807,78 9.607,35 5.20%
Serviços de assistência social sem alojamento 7.944,14 8.252,03 11.645,51 7.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 12.480,55 12.964,26 18.295,55 7.10%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 3.884,56 4.035,12 5.694,48 4.70%
Moagem de trigo e fabricação de derivados 5.400,09 5.609,39 7.916,13 6.90%
Administração de obras 6.534,39 6.787,64 9.578,93 5.80%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 7.234,82 7.515,22 10.605,71 8.10%
Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão 13.649,04 14.178,04 20.008,48 4.80%
Educação superior - graduação 4.331,41 4.499,28 6.349,53 5.60%
Serviços de engenharia 5.498,00 5.711,09 8.059,66 8.00%
Atividades de contabilidade 3.657,45 3.799,20 5.361,55 4.10%
Educação superior - graduação e pós-graduação 4.370,20 4.539,58 6.406,39 4.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.214,41 4.377,75 6.178,01 6.30%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 3.497,00 3.632,54 5.126,35 4.30%
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário 3.522,55 3.659,08 5.163,80 7.00%
Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais 4.849,22 5.037,17 7.108,60 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.