O dissídio de Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914110 no cargo de Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.540,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

34 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belo Horizonte - MG

R$ 4.955,70

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

24 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio a Varejo de Peças e Acessórios Novos para Veículos Automotores

R$ 4.633,55

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviço de Táxi Aéreo e Locação de Aeronaves com Tripulação

30 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de sistemas hidráulicos de aeronaves (aviões e helicópteros), na pista ou no hangar, aplicando técnicas de detecção de defeitos, executando procedimentos de remoção e de instalação de componentes e fazendo ajustes nos componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos Testa o funcionamento de componentes e do sistema revisado.

Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves

O Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais e desenhos técnicos mecânicos e elétricos de sistemas hidráulicos da aeronave e de componentes elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.

Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, a fim de cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.

Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Realiza manutenção de sistemas hidráulicos, na pista ou no hangar, executando testes e examinando uniões, juntas e outros componentes do sistema – utilizando instrumentos ou por observação direta, para identificação de defeitos.

Remove o componente defeituoso, isolando o circuito hidráulico, utilizando ferramentas comuns e específicas, para realizar sua manutenção na oficina do hangar Substitui mangueiras e tubulações.

Elimina vazamentos, variação de pressão e nível de óleo, entre outros defeitos.

Instala componentes – revisados ou novos, empregando ferramentas apropriadas e fluidos hidráulicos, para restabelecer o pleno funcionamento do sistema hidráulico Monitora níveis de fluidos hidráulicos, de lubrificantes e de pressão do sistema.

Procede à renovação do fluido hidráulico do sistema e elimina o ar existente na canalização, utilizando chaves e equipamentos especiais, para devolver as condições exigidas ao sistema.

Substitui componentes que tenham atingido o tempo-limite, usando ferramentas convenientes e fluido hidráulico, para garantir a segurança de operação das aeronaves Revisa funcionamento de bombas, atuadores, reservatórios, válvulas, filtros e outros componentes Ajusta componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos.

Realiza testes de componentes de sistemas hidráulicos da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar que o seu funcionamento atende às especificações técnicas Testa funcionamento de bombas, atuadores, válvulas e outros componentes Comprova o funcionamento do sistema revisado, observando indicações de instrumentos de painéis, para certificar-se da exatidão dos serviços concluídos.

Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos, e interpretando leitura de instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas Comunica à supervisão eventuais anormalidades encontradas em outras partes da aeronave - oralmente ou por escrito - a fim de colaborar com outros serviços de manutenção aeronáutica.

Elabora documentos, preenchendo relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais.

Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI), aplicando conceitos de ergonomia nas atividades de manutenção, sinalizando áreas de manutenção e delimitando áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves.

Realiza aterramento elétrico de aeronave em manutenção.

Funções do Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)

O profissional Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves deve realizar manutenção do sistema de comandos de voo, reparar estruturas de aeronaves, realizar manutenção em diversos sistemas, reparar motores convencionais e À reação, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, reparar sistema de combustível, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, realizar manutenção de sistemas hidráulicos.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)

Um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) deve balancear motores, revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros), operar equipamentos de extinção de incêndio, demonstrar precisão e controle, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, substituir componentes de poltronas, cumprir cronograma de trabalho, instalar comandos de voo, discriminar odores, verificar fixação dos rebites, revisar sistema de emergência do trem de pouso, substituir peças do sistema de água potável e detritos, reparar componentes do sistema da copa (galley), instalar acessórios do motor, remover hélices e rotores de helicópteros, pesar helicópteros e aviões, balancear helicópteros e aviões, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, substituir peças do sistema de oxigênio, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, abastecer tanques de combustíveis, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, substituir selos mecânicos, orientar balizamento de aeronaves, substituir rolamentos, corrigir defeitos de funcionamento do motor, testar o funcionamento dos motores, alinhar superfícies em relação à fuselagem, demonstrar perseverança, instalar motores, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, remover sistema de freios, interpretar ordens de serviço, trabalhar de forma organizada, entelar estruturas e superfícies de manobra, testar sistema antiderrapagem, remover motores, instalar componentes do sistema hidráulico, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, reparar componentes dos toaletes, montar componentes do sistema de trem de pouso, realizar revisão geral dos componentes, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, balancear superfícies de comando, destanquear aeronaves, reparar tanque de combustível, aterrar aeronave em manutenção, balancear hélices e rotores de helicópteros, instalar componentes elétricos e eletrônicos, substituir mangueiras e tubulações, instalar tanques de combustível, trabalhar em equipe, realizar inspeção visual, regular comandos de voo, remover amortecedores e atuadores, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, demonstrar acuidade auditiva, identificar defeitos, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, demonstrar atenção seletiva, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, sugerir melhorias nos projetos, preencher relatórios de avarias, substituir pisos e trilhos, remover componentes do sistema de combustível, eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo), substituir componentes do sistema, descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos), responsabilizar-se pelo serviço realizado, demonstrar acuidade visual, testar o funcionamento das hélices, reparar chapeamento, interpretar manuais, testar sistema hidráulico, realizar revisão geral dos motores, inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, revisar sistema de freio automático, tratar estruturas contra corrosão, sinalizar áreas de manutenção, preencher fichas de inspeção, aplicar materiais compósitos, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, calibrar equipamentos eletrônicos, autocriticar-se, reparar componentes elétricos e eletrônicos, substituir equipamentos de emergência, testar freio do rotor de helicópteros, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, remover componentes do sistema hidráulico, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, demonstrar destreza digital, remover rodas e pneus, remover comandos de voo, calibrar pneus e amortecedores, substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, inspecionar funcionamento dos componentes, lubrificar componentes mecânicos, interpretar diagramas elétricos, substituir engrenagens da transmissão, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, testar o funcionamento dos rotores, isolar área de testes de radar, alta frequência e motores, interpretar diagramas lógicos, remover trens de pouso fixos e móveis, demonstrar orientação espacial, interpretar leitura de instrumentos, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, realizar ensaios não destrutivos, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, vestir equipamentos de proteção individual.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção aeronáutica que ficou em 7.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção aeronáutica 2025

O salário de Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves mostrado aqui é resultado do levantamento de 181 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção aeronáutica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves CBO 914110 salário