O dissídio de Mecânico de Manutenção de Aviões 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914105 no cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 4.794,33

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.280 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.163,94

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

530 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Aeronaves

R$ 9.138,18

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Manutenção e Reparação de Aeronaves

1.059 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.

Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.

Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Mecânico de Manutenção de Aviões

O Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais, desenhos técnicos mecânicos e elétricos de motopropulsores, estruturas, sistemas diversificados da aeronave e componentes aviônicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.

Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.

Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Identifica novos materiais utilizados na construção de peças de motores e de estruturas.

Repara motores convencionais e motores a reação (a jato), removendo-os, corrigindo defeitos, instalando acessórios, executando ensaios não destrutivos e realizando revisão geral Balanceia e instala motores.

Coleta amostras de fluidos para análise laboratorial.

Pode reparar aeronaves com motorização elétrica Repara estruturas de aeronaves, inspecionando-as a fim de detectar defeitos e verificando fixação de rebites.

Repara chapeamento, aplica materiais compósitos e trata estruturas contra corrosão.

Alinha superfícies em relação à fuselagem Repara sistema de combustível, examinando tipo de combustível, verificando nível e pressão do sistema e realizando destanqueamento (retirada de combustível dos tanques) Remove componentes, repara tanques, descontaminha o sistema, substitui componentes, e instala tanques.

Realiza revisão geral de componentes e abastece os tanques Realiza manutenção do sistema de trem de pouso, removendo rodas, pneus, trens de pouso, amortecedores, atuadores e sistema de freios, revisando sistema de emergência e sistema de freio automático, montando e ajustando componentes Lubrifica componentes mecânicos e realiza testes operacionais em componentes do trem de pouso.

Executa manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, verificando acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparando e instalando componentes Faz manutenção do sistema de comandos de voo, inspecionando funcionamento de componentes, removendo comandos e balanceando superfícies de comando.

Regula e instala comandos de voo Realiza manutenção do sistema interior de aeronaves, substituindo componentes de poltronas e revisando estado geral de poltronas e de cintos de segurança Repara componentes do sistema da copa (“galley”).

Conserta sistemas de som, vídeo, iluminação e comunicação Substitui pisos e trilhos e repara componentes das toaletes Executa manutenção em sistemas diversificados, cumprindo rotinas de inspeção de manutenção e executando serviços de substituição de peças ou equipamentos.

Substitui peças dos sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, e de detritos Substitui equipamentos de emergência Substitui peças do sistema antichuva e antigelo, bem como do sistema de detecção e extinção de fogo.

Pode realizar manutenção de sistemas hidráulicos Repara sistemas de hélices e de rotores de helicópteros, removendo-os e substituindo engrenagens, selos mecânicos e rolamentos Balanceia e monta os sistemas Ajusta conjunto de sincronismo de rotores Faz testes de componentes da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar seu funcionamento.

Testa funcionamento de motores, de sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, e de sistema antiderrapagem Realiza testes de freio do rotor de helicópteros e testes de funcionamento de rotores e hélices de helicópteros Preenche relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais Trabalha com segurança, aplicando conceitos de ergonomia e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinaliza áreas de manutenção e delimita áreas de risco Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves Realiza aterramento elétrico da aeronave em manutenção.

Funções do Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

O profissional Mecânico de Manutenção de Aviões deve demonstrar competências pessoais, realizar manutenção do sistema de comandos de voo, reparar motores convencionais e À reação, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, reparar sistema de combustível, reparar estruturas de aeronaves, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, trabalhar com segurança, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, realizar manutenção em diversos sistemas.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

Um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral deve preencher fichas de inspeção, entelar estruturas e superfícies de manobra, vestir equipamentos de proteção individual, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, inspecionar funcionamento dos componentes, remover rodas e pneus, realizar revisão geral dos componentes, substituir pisos e trilhos, interpretar leitura de instrumentos, aplicar materiais compósitos, testar sistema hidráulico, remover amortecedores e atuadores, discriminar odores, realizar inspeção visual, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo), remover componentes do sistema de combustível, interpretar manuais, demonstrar perseverança, calibrar pneus e amortecedores, demonstrar acuidade auditiva, revisar sistema de emergência do trem de pouso, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, pesar helicópteros e aviões, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, substituir peças do sistema de oxigênio, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, instalar componentes elétricos e eletrônicos, responsabilizar-se pelo serviço realizado, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, sinalizar áreas de manutenção, operar equipamentos de extinção de incêndio, descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos), remover trens de pouso fixos e móveis, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, preencher relatórios de avarias, testar o funcionamento dos motores, demonstrar precisão e controle, realizar ensaios não destrutivos, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, trabalhar em equipe, substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo, substituir selos mecânicos, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, lubrificar componentes mecânicos, substituir mangueiras e tubulações, balancear superfícies de comando, balancear hélices e rotores de helicópteros, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, substituir engrenagens da transmissão, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, substituir peças do sistema de água potável e detritos, instalar tanques de combustível, balancear motores, aterrar aeronave em manutenção, substituir componentes do sistema, substituir rolamentos, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, montar componentes do sistema de trem de pouso, demonstrar destreza digital, demonstrar orientação espacial, interpretar diagramas lógicos, interpretar ordens de serviço, remover hélices e rotores de helicópteros, destanquear aeronaves, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, substituir componentes de poltronas, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, instalar componentes do sistema hidráulico, revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros), corrigir defeitos de funcionamento do motor, remover componentes do sistema hidráulico, interpretar diagramas elétricos, demonstrar acuidade visual, instalar motores, remover sistema de freios, monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, calibrar equipamentos eletrônicos, remover comandos de voo, verificar fixação dos rebites, revisar sistema de freio automático, identificar defeitos, remover motores, regular comandos de voo, instalar comandos de voo, isolar área de testes de radar, alta frequência e motores, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, cumprir cronograma de trabalho, reparar componentes do sistema da copa (galley), testar o funcionamento das hélices, reparar componentes dos toaletes, tratar estruturas contra corrosão, testar sistema antiderrapagem, instalar acessórios do motor, reparar chapeamento, abastecer tanques de combustíveis, realizar revisão geral dos motores, alinhar superfícies em relação à fuselagem, substituir equipamentos de emergência, orientar balizamento de aeronaves, inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, reparar tanque de combustível, testar o funcionamento dos rotores, trabalhar de forma organizada, testar freio do rotor de helicópteros, autocriticar-se, balancear helicópteros e aviões, demonstrar atenção seletiva, sugerir melhorias nos projetos, reparar componentes elétricos e eletrônicos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Manutenção de Aviões ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção aeronáutica que ficou em 3.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Aviões em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Manutenção de Aviões ficou em 6.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção aeronáutica 2025

O salário de Mecânico de Manutenção de Aviões mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.594 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção aeronáutica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Aviões com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Manutenção de Aviões CBO 914105 salário