O dissídio de Técnico em Manutenção de Aeronaves 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914105 no cargo de Técnico em Manutenção de Aeronaves.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 4.759,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.265 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itajuba - MG

R$ 8.799,21

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

604 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.

Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.

Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Técnico em Manutenção de Aeronaves

O Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais, desenhos técnicos mecânicos e elétricos de motopropulsores, estruturas, sistemas diversificados da aeronave e componentes aviônicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.

Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.

Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Identifica novos materiais utilizados na construção de peças de motores e de estruturas.

Repara motores convencionais e motores a reação (a jato), removendo-os, corrigindo defeitos, instalando acessórios, executando ensaios não destrutivos e realizando revisão geral Balanceia e instala motores.

Coleta amostras de fluidos para análise laboratorial.

Pode reparar aeronaves com motorização elétrica Repara estruturas de aeronaves, inspecionando-as a fim de detectar defeitos e verificando fixação de rebites.

Repara chapeamento, aplica materiais compósitos e trata estruturas contra corrosão.

Alinha superfícies em relação à fuselagem Repara sistema de combustível, examinando tipo de combustível, verificando nível e pressão do sistema e realizando destanqueamento (retirada de combustível dos tanques) Remove componentes, repara tanques, descontaminha o sistema, substitui componentes, e instala tanques.

Realiza revisão geral de componentes e abastece os tanques Realiza manutenção do sistema de trem de pouso, removendo rodas, pneus, trens de pouso, amortecedores, atuadores e sistema de freios, revisando sistema de emergência e sistema de freio automático, montando e ajustando componentes Lubrifica componentes mecânicos e realiza testes operacionais em componentes do trem de pouso.

Executa manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, verificando acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparando e instalando componentes Faz manutenção do sistema de comandos de voo, inspecionando funcionamento de componentes, removendo comandos e balanceando superfícies de comando.

Regula e instala comandos de voo Realiza manutenção do sistema interior de aeronaves, substituindo componentes de poltronas e revisando estado geral de poltronas e de cintos de segurança Repara componentes do sistema da copa (“galley”).

Conserta sistemas de som, vídeo, iluminação e comunicação Substitui pisos e trilhos e repara componentes das toaletes Executa manutenção em sistemas diversificados, cumprindo rotinas de inspeção de manutenção e executando serviços de substituição de peças ou equipamentos.

Substitui peças dos sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, e de detritos Substitui equipamentos de emergência Substitui peças do sistema antichuva e antigelo, bem como do sistema de detecção e extinção de fogo.

Pode realizar manutenção de sistemas hidráulicos Repara sistemas de hélices e de rotores de helicópteros, removendo-os e substituindo engrenagens, selos mecânicos e rolamentos Balanceia e monta os sistemas Ajusta conjunto de sincronismo de rotores Faz testes de componentes da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar seu funcionamento.

Testa funcionamento de motores, de sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, e de sistema antiderrapagem Realiza testes de freio do rotor de helicópteros e testes de funcionamento de rotores e hélices de helicópteros Preenche relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais Trabalha com segurança, aplicando conceitos de ergonomia e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinaliza áreas de manutenção e delimita áreas de risco Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves Realiza aterramento elétrico da aeronave em manutenção.

Funções do Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

O profissional Técnico em Manutenção de Aeronaves deve reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, demonstrar competências pessoais, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, reparar estruturas de aeronaves, realizar manutenção do sistema de comandos de voo, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, reparar motores convencionais e À reação, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, trabalhar com segurança, reparar sistema de combustível, realizar manutenção em diversos sistemas, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

Um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral deve verificar fixação dos rebites, instalar componentes elétricos e eletrônicos, testar sistema hidráulico, remover motores, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, remover trens de pouso fixos e móveis, interpretar diagramas lógicos, calibrar equipamentos eletrônicos, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, reparar chapeamento, destanquear aeronaves, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos), sinalizar áreas de manutenção, remover comandos de voo, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, testar o funcionamento das hélices, regular comandos de voo, testar o funcionamento dos motores, balancear motores, entelar estruturas e superfícies de manobra, demonstrar destreza digital, remover componentes do sistema de combustível, instalar comandos de voo, remover componentes do sistema hidráulico, substituir pisos e trilhos, interpretar ordens de serviço, preencher fichas de inspeção, substituir engrenagens da transmissão, pesar helicópteros e aviões, interpretar leitura de instrumentos, trabalhar de forma organizada, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, substituir equipamentos de emergência, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, inspecionar funcionamento dos componentes, substituir componentes do sistema, aplicar materiais compósitos, substituir componentes de poltronas, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, revisar sistema de emergência do trem de pouso, substituir selos mecânicos, realizar ensaios não destrutivos, monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, demonstrar precisão e controle, lubrificar componentes mecânicos, balancear superfícies de comando, demonstrar acuidade auditiva, revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros), realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, reparar tanque de combustível, realizar inspeção visual, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, remover rodas e pneus, remover hélices e rotores de helicópteros, tratar estruturas contra corrosão, balancear hélices e rotores de helicópteros, vestir equipamentos de proteção individual, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, substituir rolamentos, instalar componentes do sistema hidráulico, testar o funcionamento dos rotores, instalar motores, corrigir defeitos de funcionamento do motor, remover amortecedores e atuadores, revisar sistema de freio automático, testar freio do rotor de helicópteros, isolar área de testes de radar, alta frequência e motores, substituir peças do sistema de oxigênio, identificar defeitos, preencher relatórios de avarias, reparar componentes elétricos e eletrônicos, reparar componentes do sistema da copa (galley), balancear helicópteros e aviões, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, autocriticar-se, reparar componentes dos toaletes, alinhar superfícies em relação à fuselagem, demonstrar orientação espacial, montar componentes do sistema de trem de pouso, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, demonstrar acuidade visual, calibrar pneus e amortecedores, realizar revisão geral dos motores, demonstrar atenção seletiva, orientar balizamento de aeronaves, trabalhar em equipe, aterrar aeronave em manutenção, sugerir melhorias nos projetos, substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo, eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo), interpretar manuais, responsabilizar-se pelo serviço realizado, interpretar diagramas elétricos, remover sistema de freios, instalar acessórios do motor, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, abastecer tanques de combustíveis, substituir peças do sistema de água potável e detritos, demonstrar perseverança, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, testar sistema antiderrapagem, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, discriminar odores, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, instalar tanques de combustível, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, cumprir cronograma de trabalho, operar equipamentos de extinção de incêndio, inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, realizar revisão geral dos componentes, substituir mangueiras e tubulações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Técnico em Manutenção de Aeronaves ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Manutenção de Aeronaves e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção aeronáutica que ficou em 5.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Manutenção de Aeronaves em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Técnico em Manutenção de Aeronaves ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção aeronáutica 2024

O salário de Técnico em Manutenção de Aeronaves mostrado aqui é resultado do levantamento de 3594 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção aeronáutica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Manutenção de Aeronaves com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico em Manutenção de Aeronaves CBO 914105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Técnico em Manutenção de Aeronaves em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Técnico em Manutenção de Aeronaves por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 3.836,96 3.985,67 5.624,69 19,36 6.10%
Rio de Janeiro 40h 4.582,37 4.759,97 6.717,41 23,73 4.30%
Goiás 43h 2.652,34 2.755,14 3.888,14 12,75 7.60%
Minas Gerais 42h 3.716,50 3.860,54 5.448,11 18,32 6.30%
Paraná 43h 2.922,62 3.035,89 4.284,34 14,11 5.30%
Mato Grosso 44h 2.876,84 2.988,34 4.217,24 13,64 4.50%
Pará 42h 1.770,95 1.839,59 2.596,08 8,82 7.30%
Santa Catarina 43h 2.395,99 2.488,85 3.512,34 11,58 4.60%
Bahia 43h 3.125,92 3.247,07 4.582,37 15,17 4.90%
Amazonas 41h 3.034,34 3.151,94 4.448,11 15,31 8.00%
Rio Grande do Sul 43h 2.371,76 2.463,68 3.476,82 11,44 8.30%
Mato Grosso do Sul 43h 2.904,56 3.017,13 4.257,86 13,94 5.80%
Distrito Federal 41h 2.909,23 3.021,98 4.264,71 14,77 4.20%
Tocantins 43h 2.448,87 2.543,78 3.589,86 11,74 6.30%
Ceará 40h 2.245,98 2.333,03 3.292,44 11,55 7.90%
Pernambuco 40h 2.662,95 2.766,15 3.903,68 13,77 8.20%
Maranhão 43h 1.897,28 1.970,81 2.781,27 9,19 7.90%
Espírito Santo 43h 1.743,06 1.810,61 2.555,19 8,44 5.10%
Piauí 41h 3.213,13 3.337,67 4.710,22 16,41 6.40%
Alagoas 43h 4.313,97 4.481,17 6.323,96 21,01 7.90%
Roraima 41h 2.995,89 3.112,00 4.391,75 15,11 4.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Técnico em Manutenção de Aeronaves.

Dissídio de Técnico em Manutenção de Aeronaves por cidade

Quanto ganha um Técnico em Manutenção de Aeronaves nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Técnico em Manutenção de Aeronaves na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 40 4.538,06 4.713,94 6.652,46 23,66 5.70%
Guarulhos, SP 37 4.910,47 5.100,78 7.198,38 27,80 5.20%
Goiânia, GO 43 2.986,29 3.102,03 4.377,67 14,31 6.90%
São Paulo, SP 42 4.229,11 4.393,01 6.199,55 21,08 7.70%
São Carlos, SP 42 4.577,21 4.754,61 6.709,85 22,57 4.80%
São José dos Campos, SP 42 3.638,64 3.779,66 5.333,97 17,94 7.20%
Ribeirão Preto, SP 38 3.618,63 3.758,88 5.304,65 19,65 4.50%
Sorocaba, SP 44 2.979,83 3.095,32 4.368,21 14,08 6.80%
Belo Horizonte, MG 42 4.001,57 4.156,66 5.866,00 19,57 7.40%
Macaé, RJ 42 5.724,92 5.946,80 8.392,30 28,13 7.80%
Ananindeua, PA 42 1.375,11 1.428,41 2.015,81 6,79 5.10%
Jundiaí, SP 43 4.075,73 4.233,70 5.974,72 19,59 4.30%
Manaus, AM 40 3.167,38 3.290,14 4.643,15 16,26 4.20%
Tubarão, SC 44 1.577,81 1.638,97 2.312,96 7,45 4.40%
Brasília, DF 41 2.909,23 3.021,98 4.264,71 14,77 5.20%
Curitiba, PR 43 3.142,97 3.264,78 4.607,36 15,10 8.30%
Salvador, BA 43 2.750,92 2.857,54 4.032,64 13,43 6.30%
Osasco, SP 43 2.667,19 2.770,56 3.909,90 13,02 5.60%
Campo Grande, MS 43 3.110,31 3.230,86 4.559,49 14,91 6.20%
São José dos Pinhais, PR 42 3.466,08 3.600,42 5.081,02 17,06 7.70%
Porto Alegre, RS 42 2.524,47 2.622,31 3.700,68 12,42 8.30%
Rio Verde, GO 43 1.413,18 1.467,95 2.071,62 6,88 6.20%
Campinas, SP 42 4.060,80 4.218,19 5.952,83 20,07 7.40%
Recife, PE 39 2.986,85 3.102,61 4.378,50 15,85 6.30%
Fortaleza, CE 40 2.178,64 2.263,08 3.193,73 11,27 4.30%
Barreiras, BA 44 4.193,76 4.356,30 6.147,73 19,80 8.00%
Carapicuíba, SP 42 4.835,52 5.022,93 7.088,51 23,92 5.10%
Itajuba, MG 40 8.470,90 8.799,21 12.417,71 44,00 6.60%
Ponta Grossa, PR 42 4.294,46 4.460,91 6.295,36 21,40 5.60%
São José do Rio Preto, SP 44 2.322,10 2.412,10 3.404,03 11,07 6.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Técnico em Manutenção de Aeronaves. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Técnico em Manutenção de Aeronaves no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista 3.324,21 3.453,05 4.873,05 4.40%
Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação 4.153,41 4.314,39 6.088,59 4.90%
Transporte aéreo de passageiros regular 4.911,37 5.101,72 7.199,70 7.40%
Manutenção de aeronaves na pista 3.202,64 3.326,77 4.694,84 4.40%
Transporte aéreo de carga 3.556,59 3.694,43 5.213,69 7.70%
Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas 2.320,30 2.410,23 3.401,39 7.80%
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente 6.454,90 6.705,08 9.462,41 5.60%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.607,77 1.670,08 2.356,87 5.70%
Instalação e manutenção elétrica 1.401,80 1.456,13 2.054,93 5.30%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.008,61 2.086,46 2.944,47 8.00%
Fabricação de aeronaves 6.290,90 6.534,72 9.221,99 5.90%
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos 2.240,17 2.326,99 3.283,92 5.00%
Construção de edifícios 1.634,88 1.698,24 2.396,61 7.00%
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem 2.652,60 2.755,40 3.888,51 4.60%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 1.509,25 1.567,74 2.212,44 5.20%
Cursos de pilotagem 2.407,73 2.501,05 3.529,55 7.10%
Comércio varejista de outros produtos 3.468,81 3.603,25 5.085,01 5.10%
Locação de mão-de-obra temporária 3.051,35 3.169,61 4.473,05 4.30%
Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas 1.378,69 1.432,13 2.021,06 6.30%
Cultivo de soja 4.364,38 4.533,53 6.397,86 5.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.