O dissídio de Supervisor Pedagógico 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239430 no cargo de Supervisor Pedagógico.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso

R$ 6.032,80

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

969 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Concordia - SC

R$ 7.821,44

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

427 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de ensino Planeja e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista ações de melhoria na atuação da equipe escolar, dos docentes, do desempenho dos alunos, gestão da escola Promove ações coletivas e individuais de orientação, identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de análise de desempenho, de práticas educacionais, das atividades didáticas e curriculares, de relacionamentos interpessoais e resolução de conflitos, elaboração de proposta pedagógica, cumprimento da legislação e do regimento escolar, objetivando identificar e solucionar eventuais dificuldades do contexto escolar em relação ao processo de ensino e aprendizagem.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental

O que faz um Supervisor Pedagógico

O Supervisor de ensino planeja, realiza e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista assessorar a escola na atuação da equipe escolar e dos docentes, na melhoria do desempenho dos alunos e nas estratégias de gestão escolar Define e implementa estratégias para o processo de supervisão educacional, promovendo encontros e reuniões, entrevistas individuais e coletivas, elaborando instrumentos e cronograma para acompanhamento, análise, avaliação e orientação dos processos administrativos e didático-pedagógicos desenvolvidos no ambiente escolar.

Implementa e coordena as etapas do processo de supervisão educacional, avaliando as relações entre professores e alunos, os objetivos educacionais da escola, os planos de curso, de ensino e de aula dos docentes, as metodologias e atividades de ensino e aprendizagem propostas, o processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem, os recursos didáticos e materiais utilizados.

, as condições físicas e de infraestrutura, de higiene e saúde e dos ambientes pedagógicos Analisa as ações de acompanhamento e orientação educacional e vocacional, considerando a promoção de uma prática de qualidade e que atenda às necessidades coletivas e individuais dos educandos, para o pleno exercício de sua cidadania.

Avalia os processos administrativos e de gestão escolar no que se refere ao planejamento estratégico, setorial e operacional, analisando os objetivos, princípios e diretrizes definidos na proposta pedagógica, as prioridades, dados de evasão escolar, o cumprimento da legislação educacional, as decisões a serem implementadas, a administração das dificuldades e a proposição de medidas de melhorias e adequações Analisa dados e indicadores, orienta e propõe ações de melhorias na organização e funcionamento da unidade escolar, na discussão de temáticas que envolvam o desenvolvimento de competências e dos aspectos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, os valores coletivos assumidos, na operacionalização e desenvolvimento dos processos implementados.

Orienta os docentes sobre o cumprimento dos objetivos do curso, da integração e sequência dos componentes curriculares, da aplicação de metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, dos procedimentos para o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do processo educativo.

Dialoga com alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem, o nível de satisfação com a escola, seu desempenho individual, suas oportunidades de autodesenvolvimento e de formação continuada, seus relacionamentos pessoais e interpessoais, as condições de integração escola-família Propõe ações e projetos, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.

Promove estudos e discussões sobre os processos implementados pela escola, considerando proposta pedagógica, currículo e metodologias de ensino, planos de curso, de ensino e de aulas, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Propõe medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Supervisor de ensino

O profissional Supervisor Pedagógico deve viabilizar o trabalho coletivo, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de ensino

Um Supervisor de ensino deve demonstrar flexibilidade, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, socializar informações, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, dimensionar os problemas, sugerir mudanças no projeto pedagógico, equalizar informações, emitir pareceres para autorização de escolas particulares, estruturar os tempos pedagógicos, participar das avaliações externas, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas, avaliar os planos diretores, olhar com intencionalidade pedagógica, selecionar referencial teórico, divulgar deliberações, estimular a solidariedade, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, identificar os princípios norteadores da escola/instituição, selecionar bibliografia, detectar eventuais problemas educacionais, estimular a transparência na condução dos trabalhos, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, administrar recursos de trabalho, formar-se continuamente, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, estudar continuamente, emitir pareceres, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, verificar o cumprimento das metas, visitar rotineiramente as escolas, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, avaliar a implementação de projetos educacionais, estimular a participação nas instituições associativas, auto avaliar-se, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, respeitar as diversidades, organizar grupos de estudos, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, publicar experiências pedagógicas, demonstrar capacidade de observação, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, estimular a participação dos diferentes sujeitos, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, trabalhar em equipe, respeitar a autoria do educador, articular a ação da escola com outras instituições, estimular a criatividade, observar o desempenho das classes, administrar a progressão da aprendizagem, administrar conflitos, fornecer subsídios teóricos, promover trocas de experiências, contextualizar historicamente a escola, demonstrar criatividade, intermediar conflitos entre a escola e a família, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, analisar o desempenho das classes, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, elaborar textos de orientação, respeitar a autonomia do educador, dominar a língua portuguesa, administrar tempo, administrar a demanda por vagas, divulgar resultados de avaliação, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, assessorar as escolas/instituições, estimular a cooperação, participar da avaliação proposta pela instituição, expressar-se com clareza, estimular o senso crítico, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, desenvolver a autoestima, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, atualizar-se continuamente, estimular o respeito mútuo, pesquisar práticas educativas, planejar reuniões com equipes de trabalho, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, estimular valores estéticos, interagir com os pais, acompanhar a produção dos alunos, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, compreender o contexto, organizar reuniões com equipes de trabalho, elaborar relatórios, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, construir sistema de avaliação, orientar atividades interdisciplinares, coordenar reuniões, construir instrumentos de avaliação, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, entrevistar, propor soluções para problemas educacionais detectados, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, assessorar o trabalho docente, estimular o senso de justiça, avaliar o desempenho profissional dos educadores, observar conselhos de classe e de escola, criar clima favorável de trabalho, formar equipes de trabalho, avaliar a instituição escolar, organizar encontros, congressos e seminários, demonstrar versatilidade, avaliar o desempenho das classes/turmas, respeitar a alteridade, valorizar experiências pedagógicas significativas, criar espaços de participação/interação, divulgar experiências pedagógicas, participar de cursos, seminários e congressos, criar espaços para o exercício da diversidade, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, criar mecanismos de participação/interação, intervir na aplicação de medidas disciplinares, demonstrar proatividade, produzir material de apoio pedagógico.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Supervisor Pedagógico ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor Pedagógico e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 4.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor Pedagógico em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Supervisor Pedagógico ficou em 6.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024

O salário de Supervisor Pedagógico mostrado aqui é resultado do levantamento de 4682 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor Pedagógico com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor Pedagógico CBO 239430 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Supervisor Pedagógico em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Supervisor Pedagógico por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 38h 4.071,99 4.229,81 5.969,23 22,34 4.50%
Minas Gerais 34h 3.298,63 3.426,47 4.835,54 20,09 6.00%
Santa Catarina 41h 3.833,09 3.981,65 5.619,02 19,28 5.90%
Rio de Janeiro 38h 3.421,67 3.554,28 5.015,91 18,54 6.40%
Pernambuco 42h 2.549,89 2.648,71 3.737,94 12,51 6.20%
Ceará 40h 3.488,58 3.623,78 5.113,99 18,04 7.90%
Rio Grande do Sul 36h 4.027,85 4.183,96 5.904,53 23,39 4.30%
Paraná 36h 2.883,00 2.994,73 4.226,26 16,65 4.90%
Bahia 41h 2.875,47 2.986,92 4.215,23 14,59 5.50%
Goiás 40h 2.569,66 2.669,25 3.766,92 13,32 5.20%
Distrito Federal 41h 3.668,96 3.811,16 5.378,42 18,49 6.40%
Espírito Santo 36h 4.132,21 4.292,36 6.057,50 23,71 7.10%
Amazonas 42h 3.034,38 3.151,98 4.448,17 15,18 6.20%
Maranhão 39h 3.764,73 3.910,64 5.518,81 20,09 5.80%
Paraíba 35h 2.733,29 2.839,23 4.006,80 16,19 6.70%
Pará 41h 2.275,56 2.363,75 3.335,79 11,45 6.40%
Sergipe 41h 2.676,66 2.780,40 3.923,79 13,67 8.20%
Mato Grosso 34h 5.807,71 6.032,80 8.513,67 35,35 4.90%
Rio Grande do Norte 38h 3.039,15 3.156,94 4.455,17 16,59 5.20%
Rondônia 41h 2.999,29 3.115,54 4.396,74 15,09 8.00%
Piauí 41h 2.688,88 2.793,09 3.941,69 13,50 7.80%
Mato Grosso do Sul 40h 2.871,45 2.982,74 4.209,34 14,78 5.20%
Acre 44h 3.020,21 3.137,26 4.427,40 14,35 6.60%
Alagoas 37h 2.500,15 2.597,05 3.665,03 14,22 8.00%
Tocantins 41h 3.276,41 3.403,39 4.802,97 16,44 7.00%
Roraima 42h 2.249,50 2.336,68 3.297,60 11,21 7.00%
Amapá 40h 2.100,22 2.181,62 3.078,76 10,91 6.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Supervisor Pedagógico.

Dissídio de Supervisor Pedagógico por cidade

Quanto ganha um Supervisor Pedagógico nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Supervisor Pedagógico na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 36 5.057,90 5.253,93 7.414,50 29,14 5.40%
Indaial, SC 43 2.628,48 2.730,35 3.853,16 12,84 6.60%
Rio de Janeiro, RJ 38 3.686,97 3.829,87 5.404,83 20,17 5.90%
Recife, PE 42 2.479,76 2.575,87 3.635,14 12,15 7.00%
Fortaleza, CE 40 3.563,45 3.701,56 5.223,76 18,63 7.20%
Belo Horizonte, MG 34 4.504,37 4.678,94 6.603,06 27,29 6.10%
Brasília, DF 41 3.668,96 3.811,16 5.378,42 18,49 7.50%
Salvador, BA 42 2.729,06 2.834,84 4.000,60 13,43 6.00%
Manaus, AM 42 2.963,91 3.078,78 4.344,87 14,81 5.80%
Taubaté, SP 44 3.353,11 3.483,06 4.915,40 15,97 5.20%
Goiânia, GO 40 2.680,87 2.784,77 3.929,96 13,93 8.10%
Porto Alegre, RS 37 3.833,85 3.982,44 5.620,14 21,66 4.10%
Curitiba, PR 38 3.474,55 3.609,22 5.093,44 18,79 7.90%
Aracaju, SE 41 2.696,82 2.801,34 3.953,33 13,74 7.60%
Uberlândia, MG 25 2.096,24 2.177,48 3.072,93 17,43 5.80%
Batatais, SP 34 2.518,32 2.615,92 3.691,66 15,20 5.10%
São Luís, MA 39 3.660,15 3.802,00 5.365,50 19,51 7.40%
Montes Claros, MG 36 3.444,72 3.578,23 5.049,70 20,02 7.40%
Florianópolis, SC 41 4.788,61 4.974,20 7.019,74 24,35 6.70%
Contagem, MG 41 3.205,85 3.330,10 4.699,54 16,12 5.40%
Sete Lagoas, MG 38 5.994,48 6.226,81 8.787,46 32,77 5.90%
Joinville, SC 38 3.595,26 3.734,61 5.270,39 19,59 7.00%
Natal, RN 37 2.391,63 2.484,32 3.505,95 13,53 5.60%
Guarulhos, SP 27 2.391,72 2.484,41 3.506,08 18,57 6.50%
Cuiabá, MT 36 7.462,38 7.751,60 10.939,29 42,85 6.10%
Concordia, SC 44 7.529,62 7.821,44 11.037,86 35,67 5.70%
Campina Grande, PB 31 2.731,80 2.837,68 4.004,62 18,38 7.30%
Teresina, PI 41 2.713,63 2.818,81 3.977,98 13,66 6.90%
Maringá, PR 40 3.654,40 3.796,03 5.357,07 18,88 7.50%
Serra, ES 36 2.894,41 3.006,59 4.242,98 16,57 5.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Supervisor Pedagógico. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Supervisor Pedagógico no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.128,46 3.249,71 4.586,09 4.20%
Ensino fundamental 3.421,65 3.554,26 5.015,88 4.90%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.292,16 5.497,27 7.757,91 4.90%
Educação superior - graduação 2.882,06 2.993,76 4.224,88 5.00%
Educação infantil - pré-escola 2.725,89 2.831,54 3.995,95 6.50%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.614,73 3.754,82 5.298,92 4.40%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.896,14 3.008,38 4.245,52 6.40%
Educação infantil - creche 2.577,92 2.677,83 3.779,04 5.10%
Ensino médio 3.971,71 4.125,64 5.822,23 4.80%
Educação profissional de nível técnico 2.387,30 2.479,83 3.499,61 6.90%
Ensino de idiomas 2.792,37 2.900,59 4.093,41 7.40%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.634,66 3.775,53 5.328,13 6.00%
Administração pública em geral 5.384,18 5.592,85 7.892,80 8.20%
Treinamento em informática 1.660,07 1.724,41 2.433,55 7.30%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 3.868,83 4.018,78 5.671,42 7.80%
Educação superior - pós-graduação e extensão 3.880,53 4.030,92 5.688,56 7.40%
Produção e promoção de eventos esportivos 2.553,39 2.652,35 3.743,07 5.10%
Formação de condutores 2.023,10 2.101,51 2.965,72 6.00%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.966,89 4.120,63 5.815,16 6.50%
Cursos preparatórios para concursos 4.271,96 4.437,53 6.262,37 5.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.