O dissídio de Supervisor Pedagógico 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239430 no cargo de Supervisor Pedagógico.

Estado com maior salário médio

Sergipe

R$ 8.526,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

972 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guajará-mirim - RO

R$ 4.625,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

467 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Cursos Preparatórios para Concursos

R$ 29.242,50

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

1.039 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de ensino Planeja e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista ações de melhoria na atuação da equipe escolar, dos docentes, do desempenho dos alunos, gestão da escola Promove ações coletivas e individuais de orientação, identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de análise de desempenho, de práticas educacionais, das atividades didáticas e curriculares, de relacionamentos interpessoais e resolução de conflitos, elaboração de proposta pedagógica, cumprimento da legislação e do regimento escolar, objetivando identificar e solucionar eventuais dificuldades do contexto escolar em relação ao processo de ensino e aprendizagem.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental

O que faz um Supervisor Pedagógico

O Supervisor de ensino planeja, realiza e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista assessorar a escola na atuação da equipe escolar e dos docentes, na melhoria do desempenho dos alunos e nas estratégias de gestão escolar Define e implementa estratégias para o processo de supervisão educacional, promovendo encontros e reuniões, entrevistas individuais e coletivas, elaborando instrumentos e cronograma para acompanhamento, análise, avaliação e orientação dos processos administrativos e didático-pedagógicos desenvolvidos no ambiente escolar.

Implementa e coordena as etapas do processo de supervisão educacional, avaliando as relações entre professores e alunos, os objetivos educacionais da escola, os planos de curso, de ensino e de aula dos docentes, as metodologias e atividades de ensino e aprendizagem propostas, o processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem, os recursos didáticos e materiais utilizados.

, as condições físicas e de infraestrutura, de higiene e saúde e dos ambientes pedagógicos Analisa as ações de acompanhamento e orientação educacional e vocacional, considerando a promoção de uma prática de qualidade e que atenda às necessidades coletivas e individuais dos educandos, para o pleno exercício de sua cidadania.

Avalia os processos administrativos e de gestão escolar no que se refere ao planejamento estratégico, setorial e operacional, analisando os objetivos, princípios e diretrizes definidos na proposta pedagógica, as prioridades, dados de evasão escolar, o cumprimento da legislação educacional, as decisões a serem implementadas, a administração das dificuldades e a proposição de medidas de melhorias e adequações Analisa dados e indicadores, orienta e propõe ações de melhorias na organização e funcionamento da unidade escolar, na discussão de temáticas que envolvam o desenvolvimento de competências e dos aspectos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, os valores coletivos assumidos, na operacionalização e desenvolvimento dos processos implementados.

Orienta os docentes sobre o cumprimento dos objetivos do curso, da integração e sequência dos componentes curriculares, da aplicação de metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, dos procedimentos para o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do processo educativo.

Dialoga com alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem, o nível de satisfação com a escola, seu desempenho individual, suas oportunidades de autodesenvolvimento e de formação continuada, seus relacionamentos pessoais e interpessoais, as condições de integração escola-família Propõe ações e projetos, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.

Promove estudos e discussões sobre os processos implementados pela escola, considerando proposta pedagógica, currículo e metodologias de ensino, planos de curso, de ensino e de aulas, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Propõe medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Supervisor de ensino

O profissional Supervisor Pedagógico deve promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Supervisor de ensino

Um Supervisor de ensino deve fornecer subsídios teóricos, dimensionar os problemas, auto avaliar-se, participar de cursos, seminários e congressos, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, visitar rotineiramente as escolas, administrar tempo, participar das avaliações externas, estimular o senso de justiça, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, planejar reuniões com equipes de trabalho, articular a ação da escola com outras instituições, sugerir mudanças no projeto pedagógico, estimular o respeito mútuo, administrar recursos de trabalho, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, observar o desempenho das classes, contextualizar historicamente a escola, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, olhar com intencionalidade pedagógica, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, criar mecanismos de participação/interação, detectar eventuais problemas educacionais, valorizar experiências pedagógicas significativas, orientar atividades interdisciplinares, interagir com os pais, selecionar referencial teórico, avaliar a instituição escolar, estimular a criatividade, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, demonstrar criatividade, respeitar a alteridade, publicar experiências pedagógicas, administrar a demanda por vagas, avaliar a implementação de projetos educacionais, estimular o senso crítico, divulgar resultados de avaliação, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, avaliar o desempenho das classes/turmas, elaborar textos de orientação, socializar informações, divulgar deliberações, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, atualizar-se continuamente, construir sistema de avaliação, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, selecionar bibliografia, assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas, avaliar os planos diretores, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, criar clima favorável de trabalho, elaborar relatórios, criar espaços para o exercício da diversidade, estimular a participação nas instituições associativas, estimular a participação dos diferentes sujeitos, demonstrar versatilidade, estimular a cooperação, propor soluções para problemas educacionais detectados, estimular valores estéticos, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, produzir material de apoio pedagógico, demonstrar flexibilidade, organizar reuniões com equipes de trabalho, construir instrumentos de avaliação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, identificar os princípios norteadores da escola/instituição, entrevistar, respeitar a autonomia do educador, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, pesquisar práticas educativas, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, emitir pareceres, intermediar conflitos entre a escola e a família, verificar o cumprimento das metas, emitir pareceres para autorização de escolas particulares, equalizar informações, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, organizar grupos de estudos, assessorar as escolas/instituições, formar-se continuamente, assessorar o trabalho docente, trabalhar em equipe, administrar conflitos, observar conselhos de classe e de escola, formar equipes de trabalho, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, analisar o desempenho das classes, estimular a solidariedade, criar espaços de participação/interação, demonstrar proatividade, promover trocas de experiências, avaliar o desempenho profissional dos educadores, intervir na aplicação de medidas disciplinares, estimular a transparência na condução dos trabalhos, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, estruturar os tempos pedagógicos, divulgar experiências pedagógicas, dominar a língua portuguesa, administrar a progressão da aprendizagem, coordenar reuniões, desenvolver a autoestima, respeitar as diversidades, respeitar a autoria do educador, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, demonstrar capacidade de observação, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, participar da avaliação proposta pela instituição, acompanhar a produção dos alunos, organizar encontros, congressos e seminários, estudar continuamente, expressar-se com clareza, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, compreender o contexto.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Supervisor Pedagógico ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor Pedagógico e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 5.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor Pedagógico em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor Pedagógico ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025

O salário de Supervisor Pedagógico mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.957 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor Pedagógico com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor Pedagógico CBO 239430 salário