O dissídio de Secretário Sênior Trilíngüe 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252315 no cargo de Secretário Sênior Trilíngüe.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.242,88
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
69 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 6.108,63
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
24 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretária trilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em duas línguas estrangeiras Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.
O que faz um Secretário Sênior Trilíngüe
O Secretária trilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.
Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos.
Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.
Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.
Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em três idiomas.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.
Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.
Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.
Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em dois idiomas estrangeiros – inglês e/ou espanhol e/ou alemão e/ou francês e/ou italiano e/ ou japonês e/ ou chinês, entre outras possibilidades, além da língua nacional.
Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e línguas estrangeiras de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .
Funções do Secretária trilíngüe
O profissional Secretário Sênior Trilíngüe deve supervisionar equipes de trabalho, gerir suprimentos, gerenciar informações, arquivar documentos físicos e eletrônicos, assessorar executivo(s) / Área(s), demonstrar competências pessoais, prestar serviços em idioma estrangeiro, controlar correspondência física e eletrônica, elaborar documentos, atender pessoas (cliente externo e interno), organizar eventos e viagens.
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Secretária trilíngüe
Um Secretária trilíngüe deve fazer ligações telefônicas, colher assinatura, elaborar planilhas e gráficos, preparar apresentações, despachar com o(s) executivo(s), estabelecer cronograma de atividades, acompanhar processos, demonstrar discrição, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, traduzir documentos, elaborar ficha de avaliação, cotar preços, levantar necessidades de material, transcrever textos, ordenar documentos, tomar ditados, elaborar convites e convocações, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, transmitir fax, demonstrar espírito de liderança, definir horários, preparar sala/local, controlar cronogramas, datilografar documentos, revisar traduções, identificar o assunto, avaliar a equipe, confirmar presença, elaborar atas, demonstrar sensibilidade, administrar arquivos, escolher cardápio, dar suporte em reuniões, demonstrar paciência, demonstrar senso de organização, confeccionar clippings, adaptar espaço para armazenagem, cadastrar documentos, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, elaborar relatórios, formular pedidos de compra, demonstrar capacidade de retórica, anotar informações, secretariar reuniões, atualizar arquivos, atender pedidos e solicitações, encaminhar certificados, classificar documentos, fornecer informações, transmitir recados, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar dinamismo, redigir documentos em idioma estrangeiro, solicitar verbas, conferir material, divulgar informações, trabalhar sob pressão, dar suporte durante o evento, priorizar compromissos e ligações telefônicas, fazer checklist, cobrar relatórios, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, protocolar correspondência, demonstrar iniciativa, pesquisar informações e dados, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, acompanhar contratos e garantias, administrar pendências, monitorar horários de entrada e saída, estabelecer atribuições da equipe, ciceronear visitas, demonstrar proatividade, identificar a natureza do documento, programar as atividades da equipe, recepcionar pessoas, registrar correspondência, elaborar base de dados, encaminhar ligações telefônicas, comprar material, equipamento e mobiliário, trabalhar em equipe, receber correspondência, anotar recados, monitorar o trabalho da equipe, filtrar ligações telefônicas, enviar correspondência, capacitar equipe, requisitar material, sintetizar textos em idioma estrangeiro, orientar pessoas, marcar compromissos, dar suporte a expatriados, ler documentos, cobrar respostas, formatar documentos, encaminhar pessoas, arquivar correspondência, reservar sala/local, direcionar informações, contratar expositores e palestrantes, contornar situações adversas, reproduzir documentos, redigir documentos, enviar convite ou convocação, atender ligações telefônicas, controlar prazos, triar correspondência, elaborar prestação de contas, adaptar-se a mudanças, prestar serviço de intérprete, administrar estresse, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), encaminhar documentos, administrar conflitos, contratar serviços de terceiros, cancelar compromissos, digitar documentos, cobrar ações, pesquisar local, controlar malote, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), administrar agenda do(s) executivo(s), elaborar lista de presença, manter atualizado o banco de dados, selecionar pessoal, consultar profissionais de outras áreas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Secretário Sênior Trilíngüe ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Secretário Sênior Trilíngüe e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.50% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Secretário Sênior Trilíngüe em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Secretário Sênior Trilíngüe ficou em 4.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024
O salário de Secretário Sênior Trilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 234 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Secretário Sênior Trilíngüe com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Secretário Sênior Trilíngüe em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 4.084,57 | 4.242,88 | 5.987,67 | 19,97 | 7.70% |
Minas Gerais | 43h | 1.870,21 | 1.942,69 | 2.741,59 | 9,07 | 8.00% |
Goiás | 44h | 1.462,02 | 1.518,68 | 2.143,21 | 6,94 | 7.20% |
Espírito Santo | 41h | 1.454,26 | 1.510,63 | 2.131,84 | 7,32 | 7.80% |
Distrito Federal | 44h | 2.685,12 | 2.789,19 | 3.936,19 | 12,82 | 6.00% |
Santa Catarina | 44h | 2.243,91 | 2.330,87 | 3.289,40 | 10,59 | 7.80% |
Paraná | 42h | 2.484,03 | 2.580,30 | 3.641,40 | 12,15 | 8.00% |
Rio de Janeiro | 42h | 3.049,67 | 3.167,87 | 4.470,59 | 15,02 | 7.10% |
Mato Grosso | 44h | 2.116,47 | 2.198,50 | 3.102,59 | 10,08 | 6.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Secretário Sênior Trilíngüe. |
Dissídio de Secretário Sênior Trilíngüe por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 5.880,71 | 6.108,63 | 8.620,68 | 29,35 | 5.10% |
Brasília, DF | 44 | 2.685,12 | 2.789,19 | 3.936,19 | 12,82 | 5.60% |
Barueri, SP | 41 | 4.641,04 | 4.820,91 | 6.803,41 | 23,26 | 6.40% |
Goiânia, GO | 44 | 1.551,47 | 1.611,60 | 2.274,34 | 7,33 | 8.20% |
São José do Rio Preto, SP | 44 | 2.103,70 | 2.185,23 | 3.083,86 | 9,93 | 8.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Secretário Sênior Trilíngüe. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Secretário Sênior Trilíngüe no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 2.211,08 | 2.296,78 | 3.241,28 | 7.00% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.380,18 | 1.433,67 | 2.023,23 | 6.30% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 1.576,88 | 1.638,00 | 2.311,59 | 7.00% | |
Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética | 2.101,04 | 2.182,47 | 3.079,97 | 6.30% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.658,79 | 2.761,83 | 3.897,58 | 7.50% | |
Serviços advocatícios | 4.202,78 | 4.365,67 | 6.160,96 | 7.70% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 5.50% | |
Atividades de fisioterapia | 1.535,49 | 1.595,00 | 2.250,91 | 6.40% | |
Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista | 3.913,33 | 4.065,00 | 5.736,65 | 4.30% | |
Serviços de diagnóstico por registro gráfico - ecg, eeg e outros exames análogos | 2.355,12 | 2.446,40 | 3.452,43 | 8.00% | |
Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais | 7.132,40 | 7.408,83 | 10.455,57 | 5.70% | |
Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares | 9.023,48 | 9.373,20 | 13.227,74 | 5.20% | |
Corretagem no aluguel de imóveis | 2.180,88 | 2.265,40 | 3.197,00 | 4.60% | |
Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias | 2.647,64 | 2.750,25 | 3.881,24 | 5.70% | |
Construção de edifícios | 4.398,63 | 4.569,11 | 6.448,07 | 7.20% | |
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis | 1.586,03 | 1.647,50 | 2.325,00 | 4.30% | |
Instituições de longa permanência para idosos | 1.611,30 | 1.673,75 | 2.362,05 | 5.40% | |
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal | 1.395,90 | 1.450,00 | 2.046,28 | 6.00% | |
Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp) | 1.363,41 | 1.416,25 | 1.998,65 | 6.10% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 11.648,54 | 12.100,00 | 17.075,88 | 5.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |